Spa Day em casa: Você pratica o autocuidado? Ele é fundamental na vida da mulher, pois é um momento de relaxar e cuidar de si mesma. Além disso, é capaz de beneficiar a saúde, contribuir para o processo de autoconhecimento e, ainda, relaxar corpo e mente de uma só vez. 

Sabemos que com a correria entre trabalho, filhos, atividades e contas para pagar, não é fácil e nem sempre sobra um tempinho para cuidar de si. Afinal, são tantas as obrigações e preocupações da rotina que, muitas vezes, cuidar de si mesma acaba não sendo prioridade em nossas vidas. 

Porém, saiba que, ao dedicar alguns momentos do seu dia (ou mesmo do mês ou da semana, caso seu estilo de vida não permita com mais frequência) é um ato de amor próprio. É por isso que o autocuidado é tão importante!

Pensando nisso, preparamos aqui dicas simples, que não necessitam de muitos gastos ou planejamentos, mas que farão uma grande diferença na sua vida. Basta apenas organizar sua agenda pessoal e separar algumas horas para cuidar de si mesmo, portanto siga as dicas, respire e relaxe! 

Publicidade
autocuidado

Mulher branca de cabelos castanhos sorrindo e abraçando a si mesma. Fundo bege. Crédito da foto: Freepik

Por que o autocuidado é importante para as mulheres?

O autocuidado é uma prática importante para a vida de qualquer pessoa, mas especialmente para as mulheres. Infelizmente, muitas vezes as mulheres são educadas para colocar as necessidades dos outros antes das suas próprias e acabam negligenciando sua própria saúde e bem-estar.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O autocuidado pode assumir muitas formas, incluindo cuidados com a saúde física e mental, como uma alimentação saudável, exercícios regulares e visitas ao médico. Mas também pode envolver práticas como o desenvolvimento de hobbies e interesses pessoais, a prática de meditação e mindfulness, a criação de limites saudáveis com os outros e a busca de ajuda profissional quando necessário.

Spa Day em casa: Quais os benefícios do autocuidado?

Investir em autocuidado pode ter muitos benefícios para a vida da mulher. Em primeiro lugar, pode melhorar a saúde física e mental, ajudando a reduzir o estresse, melhorar o humor e aumentar a energia. Isso, por sua vez, pode levar a uma melhoria no desempenho no trabalho, nos relacionamentos e em outras áreas da vida.

Além disso, o autocuidado pode ajudar as mulheres a se sentirem mais empoderadas e no controle de suas próprias vidas. Ao dedicar tempo e atenção às suas próprias necessidades, as mulheres podem se sentir mais autoconfiantes e capazes de tomar decisões que sejam melhores para elas, em vez de se sentir sobrecarregadas pelas expectativas dos outros.

Por fim, o autocuidado pode ajudar as mulheres a se reconectarem com suas próprias identidades e a se lembrarem de suas paixões e interesses pessoais. Isso pode ser especialmente importante para as mulheres que são mães ou que têm muitas responsabilidades familiares, pois pode ser fácil se perder em tarefas diárias e se esquecer de si mesmas.

Publicidade

Em resumo, o autocuidado é uma prática essencial, pois pode levar a uma melhoria na saúde física e mental, aumentar o sentimento de empoderamento e controle, e ajudar as mulheres a se reconectarem com suas próprias identidades e interesses pessoais.

A seguir, confira 10 dicas incríveis que preparamos para você fazer um Spa Day em casa e praticar o autocuidado de maneira fácil e eficaz, trazendo muitos benefícios para a sua vida.

autocuidado

Mulher negra sorrindo, hidratando seu rosto, vestindo um robe e toalha branca na cabeça. Crédito da foto: Freepik

Autocuidado: 10 dicas infalíveis para fazer um Spa Day em casa

1) Dê um tempo das redes sociais

O primeiro passo do seu dia de beleza caseiro, por incrível que pareça, não tem nada a ver com cosméticos, mas sim, com a tecnologia e o quanto, muitas vezes, ela pode ser algo prejudicial para a sua saúde, tanto física quanto mental.

Portanto, comece seu dia se desconectando de todas as redes sociais que você costuma usar diariamente. Afinal, esse é um momento para que você entra em contato consigo mesma, e não seja bombardeada pelo feed repleto de informações novas, atualizações de amigos e anônimos (o que, muitas vezes, só faz mal).

Se quiser, vale até excluir de vez (ao invés de apenas deslogar) alguns aplicativos, nem que seja apenas por um dia. Assim, você potencializa a concentração e não corre o risco de dar uma espiadinha no feed do Instagram, Facebook ou TikTok.

Publicidade

Enfim, esse detox das redes sociais com certeza lhe fará bem e permitirá que você se concentre mais em si mesma. 

Spa Day em casa: 2) Prepare o ambiente

Escolha um local que seja aconchegante, tranquilo e transmita sensações como paz e bem estar, como o seu quarto, sala ou mesmo banheiro. 

É claro que alguns cuidados devem ser tomados no banheiro, mas você não precisa ficar lá o dia todo. Aliás, dá para usar alguns artifícios capazes de transformar até os cômodos menos convidativos em verdadeiros SPAs. Mas como?

  • Decorando o ambiente com velas aromáticas (algumas, inclusive, têm funções terapêuticas e calmantes);
  • Colocando uma playlist relaxante (existem diversas playlists no Spotify ou YouTube);
  • Acendendo seu incenso preferido, que também ajuda a trazer boas energias para a casa;
  • Borrifando óleos essenciais no ambiente;
  • Utilizando luzes em tons de azul e verde-claro, que também acalmam.

Para não errar no local eleito, aposte em cômodos da casa que tenham paredes claras e, também, a presença de plantinhas.

Ah! E escolha um dia da semana tranquilo, sem pendências de trabalho ou grandes compromissos. A ideia aqui é curtir seu cantinho, relaxar e nada mais. Um bom dia é ao final de semana, como o domingo, por exemplo. Assim, você já começa a semana preparada e do melhor jeito! 

Mulher de robe branco, sorrindo e segurando um espelho. Crédito da foto: Freepik

3) Tome um banho relaxante

Nada melhor do que um banho relaxante, não é mesmo? Seja no chuveiro ou na banheira, não importa.

Os banhos são ótimos para se desligar dos problemas – e é por isso que essa deve ser sua primeira etapa do Spa Day.

Se tiver banheira, abuse dos sais, espumas de banho e fique lá quanto tempo julgar necessário. Se não, aproveite a sensação da água do chuveiro caindo, use sabonetes perfumados e dê atenção especial para cada pedacinho do seu corpo.

Spa Day em casa: 4) Hidrate os cabelos

Aproveite o banho para fazer máscaras capilares de hidratação. Lave bem os cabelos, massageando com cuidado o couro cabeludo, aplique a máscara e deixe agir. Depois, enxágue com água fria ou morna e deixe os fios secarem naturalmente.

5) Faça uma esfoliação no corpo

Além de hidratar os cabelos, os momentos embaixo do chuveiro também servem para uma potente esfoliação no corpo, que limpa profundamente, elimina as células mortas e ainda promove maciez à pele.

Para, isso, escolha um esfoliante bem cheiroso e aplique do pescoço aos pés, fazendo movimentos circulares e enxaguando logo em seguida.

6) Lave, tonifique e hidrate o rosto

Ao sair do banho, continue o ritual de beleza focando na região do rosto, e cumprindo os três passos essenciais para uma rotina básica de cuidados com a pele:

  1. Higienize a face com um sabonete correspondente ao seu tipo de pele;
  2. Passe um tônico facial de limpeza com auxílio de um algodão;
  3. Por fim, passe seu hidratante facial favorito no rosto. 
Spa Day em casa

Mulher sorrindo, com toalha branca na cabeça, dentro da banheiro segurando uma flor. Crédito da foto: Freepik

4) Vista sua roupa mais confortável

O autocuidado também tem a ver com aquilo que nós vestimos, por isso a palavra mágica aqui é conforto! 

Dentre as opções do guarda-roupa, vista aquela que te deixa mais à vontade, seja um roupão felpudinho, conjunto de moletom, ou aquela camiseta larga de dormir.

Spa Day em casa: 5) Faça máscaras faciais

Para potencializar ainda mais a hidratação da pele, também é legal aplicar máscaras faciais, sejam elas as de papel, facilmente encontradas em perfumarias, ou as caseiras, feitas com argilas naturais.

Caso você opte por uma máscara industrializada, siga os passos da embalagem e deixe o produto agir conforme as instruções – geralmente, elas devem ser aplicadas no rosto por um período de dez a vinte minutos.

Enquanto os ativos penetram na pele, você pode ouvir sua música favorita, ler algumas páginas do seu livro ou apenas programar o alarme, fechar os olhos e ficar bem tranquila.

6) Massageie o rosto

Depois da aplicação e remoção da máscara, faça uma bela massagem facial, que melhora o aspecto da pele e, se feita com frequência, ajuda a deixá-la mais firme.

Para isso, dê batidinhas nas bochechas, faça movimentos circulares na área dos olhos e use as pontas dos dedos para esticar, da testa para as orelhas, a pele do rosto.

Spa Day em casa

Mulher branca, usando toalha e robe branco, sorrindo com hidrante no rosto. Crédito da foto: Freepik

Spa Day em casa: 7) Faça uma automassagem no corpo

Seguindo a massagem, agora é a vez do seu corpo! Para isso, tenha o seu hidratante para corpo favorito em mãos!

Que tal fazer uma automassagem? Ela relaxa e, ao mesmo tempo, desincha. Um jeito bem fácil é colocar as pernas em um ângulo de 90° (na parede, por exemplo) e massageá-las, sentido as linfas (virilha).

8) Faça um escalda-pés

Você sabia que o escalda-pés é uma prática milenar, presente em várias tradições e civilizações no decorrer dos séculos? Pois é, estima-se que há seis mil anos a técnica já era utilizada com a finalidade de proporcionar relaxamento e limpar profundamente os pés.

O ato consiste em basicamente colocar os pés em uma bacia de água quente até a altura das canelas. E, para fazer um escalda-pés perfeito, é muito fácil: basta uma bacia que caiba os seus pés, água morninha e algumas gotinhas de seu óleo essencial favorito (ou ervas da sua preferência). Pronto, temos um escalda-pés para relaxar!

Fique com os pés mergulhados por, pelo menos, meia hora. Você vai se sentir muito mais relaxada! E você ainda pode aproveitar esse tempo para ler o seu livro ou assistir um episódio da sua série preferida. 

Spa Day em casa: 9) Prepare a bebida que mais gosta 

E qual o melhor acompanhamento para um dia de cuidados com você? Sua bebida favorita, é claro!

Aqui, vale tudo: chás com efeito calmante (erva-doce, camomila, maracujá…), um chocolate quente, receitas com café para dar um up na energia, drinques com gin para refrescar, uma clássica tacinha de champanhe ou o que preferir. 

A seguir, confira uma breve receita de chá de camomila, que é provavelmente a mais famosa entre as ervas usadas por seu efeito calmante.

Além disso, a camomila tem propriedades vasodilatadoras, antiespasmódicas e digestivas. Ela ainda atua como relaxante muscular, alivia desconfortos digestivos e tem efeito tranquilizador.

Você pode comprar o chá de camomila já em saquinhos ou optar pelas flores e folhas secas.

  1. Primeiramente, ferva 500 ml de água;
  2. Após começar a ferver, acrescente as flores e folhas de camomila.
  3. Tampe o recipiente, aguarde 15 minutos e então coe.

Leia também: Mães ocupadas: 13 dicas incríveis para facilitar a rotina!

Spa Day em casa

Mulher negra, sentada em uma poltrona com os pés esticados no sofá, usando um vestido azul e tomando um chá. Crédito da foto: Freepik

10) Finalize o seu dia de autocuidado com uma meditação

Para fechar seu Spa Day caseiro do melhor jeito possível, reserve mais alguns minutinhos do seu dia para fazer uma meditação. E não há problema nenhum se você nunca praticou meditação na vida, pois hoje em dia existem diversos aplicativos focados no tema, que fornecem meditações guiadas de acordo com o tempo que você deseja ficar em silêncio. 

O exercício mais importante, dentro do processo meditativo, é se sentar com postura ereta, fechar os olhos e se concentrar na respiração: inspire e expire profundamente, repetidas vezes, até ficar com a sensação de calma no peito.

Depois de tudo, a dica é descansar! Vá dormir mais cedo e recarregue as baterias para a semana que te aguarda.

Não está com sono ou sobrou um tempinho valioso após todos esses cuidados? Então, se jogue no sofá, escolha um filminho divertido e um petisco da sua preferência. Porém nada de assistir a filmes, séries ou documentários com temas pesados, combinado? Escolha temáticas leves, como comédias românticas, histórias engraçadas, desenhos animados, etc. 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre práticas de autocuidado. Você tem mais alguma dica? Comente embaixo! E continue acompanhando o nosso blog Mil Dicas de Mãe para mais dicas incríveis!