Ficar atento aos sinais de que seu bebê pode estar com cólica é importante para auxiliar o pequeno nesse momento de adaptação. Afinal, a dor pode ser bem desconfortável, e quando os pais a percebem, podem oferecer massagens e cuidados que aliviam a sensação ruim.

Neste texto, elencamos uma série de considerações sobre esse assunto, além de apresentar algumas dicas que podem ajudar você. Acompanhe e saiba mais!

Veja mais: Maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez: 7 dicas!

sinais de que seu bebê pode estar com cólica

Bebê deitado e chorando. Foto: Canva

Publicidade

Conheça alguns dos principais sinais de que seu bebê pode estar com cólica

Os sinais de que seu bebê pode estar com cólica são bastante semelhantes entre um neném e outro. Eles tentam se contorcer para aliviar o desconforto e também choram bastante, mesmo estando alimentados, bem vestidos e limpinhos.

Portanto, não é um grande desafio detectar a cólica na criança, mas, ainda assim, podem ter papais e mamães com algumas dificuldades nesse momento. Por isso, a seguir, elencamos os principais sintomas para ajudar na hora de compreender o choro do bebê e descobrir se é algo relacionado às cólicas. Veja só:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Barriguinha endurecida

A barriguinha do bebê pode ficar um pouco mais inchada e endurecida, devido ao desenvolvimento dos gases intestinais. Nesses casos, se a criança começa a chorar, ao mesmo tempo em que a sua barriga parece um pouquinho maior do que o normal, pode ser que ela esteja com cólica.

Veja mais: Chupeta para bebê: 15 perguntas e respostas sobre o assunto 

2. Barulho de gases ou soltando gases

Sabe quando nós, adultos, temos má digestão e passamos a ouvir muitos barulhos em nossa barriga? Com o bebê é parecido. Se você perceber que, enquanto ele chora e reclama, é possível ouvir muito barulho de gases intestinais – além do considerado comum -, ele pode estar com dor. O mesmo vale para caso ele esteja soltando esses gases, ok?

3. Choro apesar de estar limpo, alimentado e aquecido

Vamos supor que o seu bebê começou a chorar. Você percebeu e trocou a fralda, deixando ele limpinho e cheiroso. Depois, colocou uma roupa mais quentinha ou mais fresquinha, de acordo com a temperatura ambiente. Em seguida, alimentou o seu filho normalmente. Mas… o choro ainda persiste.

Publicidade

Se o seu filho está teoricamente “confortável”, ou esperava-se que ele estivesse, mas o choro não cessa apesar disso, esse pode ser mais um dos sinais de que seu bebê pode estar com cólica.

sinais de que seu bebê pode estar com cólica

Bebê chorando enquanto está no colo. Foto: Canva

Veja mais: Crise de raiva: 6 dicas para acalmar uma criança nervosa

4. Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Flexiona as pernas

O bebê também pode demonstrar que está com cólica ao flexionar as pernas, como se essa fosse uma tentativa de aliviar a dor e desconforto. Se o seu filho estiver se revirando no berço e levando os joelhinhos perto do abdômen, fique de olho, pois realmente pode ser cólica.

5. Fica se contorcendo

Da mesma forma que o bebê pode ficar flexionando as perninhas, ele também pode contorcer o corpinho em diferentes direções. Basicamente, esse movimento é um reflexo que o pequeno tem para tentar aliviar o desconforto na barriga, já que, para ele, é algo completamente doloroso e difícil de compreender.

Veja mais: Como ensinar bebê a dormir sozinho – 12 dicas que podem te ajudar

Publicidade

6. Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Fecha bem as mãozinhas

Dentre os sinais de que seu bebê pode estar com cólica, também temos o comportamento de fechar as mãozinhas, deixando-as bem apertadas. O bebê pode se “retrair” por conta do desconforto, e por isso pressiona os dedinhos nas mãos, cerrando os punhos.

Mãe olhando para o bebê que está no seu colo chorando. Foto: Canva

7. Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Arqueia as costas

Outro sinal bastante comum é o de arquear as costas, tentando controlar a sensação de dor.

Perceba que o bebê movimenta o corpinho de diferentes formas, sempre tentando encontrar alguma posição de alívio, embora possa ter insucesso em suas tentativas.

Por conta disso, os pais devem atuar para proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida ao pequeno, nesses momentos. Continue lendo para saber mais.

O que fazer caso detecte os sinais de que seu bebê pode estar com cólica?

Se porventura você detectar um ou mais sinais de que seu bebê pode estar com cólica, é possível colocar em prática algumas ações bem simples para minimizar o desconforto no pequeno.

Dessa maneira, ele poderá ter momentos de alívio, diminuindo o choro e sentindo-se melhor. Veja algumas práticas interessantes:

1. Dar tapinhas no bumbum do bebê de bruços

Nesta situação, o ideal é que você se sente com os pés bem apoiados no chão, encostando uma perna na outra. Coloque o bebê de bruços no seu colo, com cuidado e sempre atento à forma como apoia o rostinho do pequeno, para que ele fique confortável. Em seguida, dê leves tapinhas no bumbum, para estimular uma verdadeira massagem.

O bebê pode começar a soltar gases depois disso, o que o ajudará a aliviar a cólica.

Leia mais: Sono do bebê como melhorar? Saiba como criar uma rotina

Bebê chorando enquanto está deitado na cama. Foto: Canva

2. Fazer compressas com paninho morno

As compressas morninhas estimulam a vasodilatação, relaxando os músculos e minimizando as sensações de dor causadas pelas cólicas intestinais. Sendo assim, considere molhar uma fraldinha em um pote com água morna, torcendo o excesso e apoiando-a sobre a barriga do bebê. Apenas se certifique para não deixar o paninho muito quente, ok? A pele do bebê é sensível. Lembre-se disso.

3. Banho morninho para aliviar a sensação de dor

Assim como as compressas podem ajudar a aliviar a dor, o banho morno também pode desencadear esse efeito. Considere deixar o seu bebê bem confortável, pois se o banho estiver muito desagradável, talvez seja interessante investir em outras alternativas, ok? Ou seja, se o bebê estiver com muita dor, e o banho nunca for o “forte” dele, talvez outras opções devam ser usadas aqui.

Veja mais: Como dar banho em um recém-nascido – Dicas importantes

Bebê pequeno chorando. Foto: Canva

4. Empurrar as perninhas em direção à barriga

Coloque o seu bebê deitado na cama, com a barriga para cima, bem confortável. Segure nos pezinhos e nas perninhas dele. Em seguida, flexione as perninhas em direção à barriga, dobrando os joelhos e apertando levemente a região. Isso pode ajudá-lo a relaxar, além de fazer com que ele solte mais gases, o que contribui para o alívio da dor.

5. Massagear a barriguinha do bebê

Uma massagem com um óleo morninho específico para bebês também pode ajudar nesses casos. Aproveite esse momento para cantarolar para o seu bebê, ou conversar com ele, pois isso também é interessante. Afinal, assim, ainda por cima, você criará um momento de conexão com o pequeno. Experimente!

 

Caso o seu bebê sofra muito com as cólicas, converse com o médico, ok? Para que ele investigue melhor a situação e prescreva bons cuidados nesse sentido.

Veja agora: Como escolher o melhor enxoval para o seu bebê?