Com tantas coisas acontecendo e a ansiedade a mil, escolher o melhor enxoval para o seu bebê pode parecer um grande desafio, concorda? E não é para menos!

São tantas opções, detalhes e pecinhas de roupa que… Fica difícil selecionar o que é melhor ou pior. A vontade, muitas vezes, pode ser a de comprar tudo, não é mesmo?

Mas, como sabemos que as finanças nem sempre permitem um comportamento mais compulsivo nessas horas (e é até bom que iniba um consumismo desenfreado), é necessário planejar e fazer uma compra assertiva.

Para isso, selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher um enxoval lindo para o seu bebê. Não deixe de conferir a seguir!

Publicidade

Veja mais: Rede de apoio: O que é? Como desenvolver?

escolher o melhor enxoval para o seu bebê

Lindas roupinhas de bebê. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como escolher o melhor enxoval para o seu bebê?

Apesar de não haver um método infalível de como escolher o melhor enxoval para o seu bebê, existem passos e ações que podem ajudá-la a ter melhores decisões nesse processo.

Separamos algumas dessas ações com o intuito de sugerir alguns passos relevantes. Veja a seguir:

1. Comece com antecedência e pesquise preços, produtos, qualidade

A primeira dica para escolher o melhor enxoval para o seu bebê é começar com antecedência. Sim, o quanto antes, melhor.

Isso evita que a ansiedade da mamãe acabe fazendo com que tudo seja adquirido sem critério algum.

Publicidade

Além disso, você terá mais tempo para poder pesquisar preços, qualidade de produto, custo-benefício, etc.

Claro que o mais recomendado é que as compras comecem depois do primeiro trimestre, mas o que queremos dizer com antecedência é que é interessante evitar que a compra seja feita, por exemplo, apenas no oitavo mês.

Veja mais: Chupeta para bebê: 15 perguntas e respostas sobre o assunto 

escolher o melhor enxoval para o seu bebê

Bebê fofo ao ar livre. Foto: Canva

2. Como escolher o melhor enxoval para o seu bebê: Tenha uma lista de compras e um “teto de gastos”

Antes de sair por aí se aventurando nas lojas de itens para bebês, considere fazer uma listinha.

Inclusive, aqui no site do Mil Dicas de Mãe nós desenvolvemos uma lista de enxoval de bebê para imprimir. Não deixe de conferir!

Publicidade

Com essa lista em mãos, você pode riscar o que acredita não ser necessário no momento, ao mesmo tempo em que pode clarificar a mente com relação ao que é indispensável.

Além disso tudo, não se esqueça de estabelecer um limite de gastos de acordo com as finanças da família. Isso pode ajudar a evitar aquele comportamento compulsivo de querer comprar tudo que tem pela frente só porque “é fofo”, rs.

3. Procure opções usadas para itens mais caros, como berço e cômoda

Sabe aqueles itens mais caros que costumam deixar a conta mais salgada na hora de escolher o melhor enxoval para o seu bebê? Então… Eles podem ser adquiridos em lojas de produtos usados ou até mesmo de outras pessoas.

Por exemplo, você pode comprar a cômoda daquela sua amiga que não usa mais… Ou o berço na loja de móveis usados.

Isso ajuda a economizar um pouquinho mais e, ao mesmo tempo, garante que o enxoval fique ainda mais completo.

Pesquisar, nessas horas, é muito importante. E não se esqueça da pesquisa na internet também, combinado?

Veja mais: Como reaproveitar móveis para quarto de bebê?

Mulher posando para a foto com roupinhas do seu bebê. Foto: Canva

4. Como escolher o melhor enxoval para o seu bebê: Lembre-se de que o bebê cresce rápido e o consumismo aqui pode ser bem ruim

Cuidado com aquele comportamento de comprar muitas roupinhas fofas para o seu bebê recém-nascido, viu? Apesar de ser muito agradável ter um enxoval bem grande e completinho, não podemos nos esquecer de que os bebês crescem rápido.

Por isso, optar por comprar o essencial, na quantidade ideal, pode ser mais inteligente do que se deixar levar pelo consumismo.

5. Opte por produtos que sejam fáceis de combinar

Quando estiver escolhendo as roupinhas do seu bebê, lembre-se da tática de selecionar opções que sejam mais fáceis de combinar.

Isto é, se você é do tipo que ama montar looks para o pequeno, nada de comprar combinações que só têm uma forma de usar, hein? Pois isso poderia encarecer ainda mais a sua compra.

Opte sempre por algumas peças neutras, que podem formar diversas combinações confortáveis e bem fofinhas. Acredite, isso faz toda a diferença!

Mulher separando as roupinhas do seu bebê. Foto: Canva

6. Como escolher o melhor enxoval para o seu bebê: Saiba quais são os itens indispensáveis e os “complementares”

Saber exatamente o que é indispensável e o que realmente complementa a compra também é um dos passos para escolher o melhor enxoval para o seu bebê.

Dessa maneira, você consegue economizar um bocado no final. Caso sobre uma graninha, pode usar para os complementos, mas entendendo que eles não devem “abocanhar” as suas finanças, ok?

É o caso de ter muitos sapatinhos, por exemplo. Embora alguns pares sejam essenciais, adquirir muitas opções diferentes pode impedir que você consiga usar todos a tempo, tornando a compra obsoleta.

Por isso, saiba exatamente o que não pode faltar e o que pode ser complemento mais tarde.

Veja mais: Lista de enxoval para gêmeos – Lista completa!

7. Peça ajuda para a sua rede de apoio

A sua rede de apoio também pode te ajudar a escolher o melhor enxoval para o seu bebê! Afinal de contas, eles também têm opiniões e, no caso das mamães, têm vivências que podem contribuir para a sua escolha ser mais assertiva.

Pergunte para as mamães o que elas acreditam que não pode faltar e o que, na opinião delas, acabou sendo “dinheiro jogado fora”.

Dessa forma, você evita os equívocos que já foram cometidos e pode aprender formas eficientes de selecionar as peças para o seu enxoval.

8. Como escolher o melhor enxoval para o seu bebê: Compre peças de roupa de diferentes tamanhos e estações

Lembre-se de comprar peças que sejam de tamanhos maiores também. Até porque, o bebê cresce rápido, e não devemos focar apenas nos itens que são para recém-nascidos, ok?

Dessa maneira você cria uma “folguinha” até ter que precisar fazer uma nova compra.

Além dos tamanhos diferentes, não se esqueça de considerar as estações. Tudo isso pode ajudá-la a organizar melhor o enxoval e garantir que o seu bebê tenha tudo o que ele precisa.

Lindo enxoval de bebê em tons terrosos. Foto: Canva

9. Pesquise por brechós on-line

Os brechós on-line também são ótimos para quem busca formas de escolher o melhor enxoval para o seu bebê e economizar. Basta pesquisar, no Instagram, por exemplo, alguns brechós da sua região ou que vendam on-line, para assim poder adquirir itens que sejam adequados para o seu caso e, acima disso, mais baratinhos do que os preços convencionais de mercado.

Apenas lembre-se de também avaliar se o brechó on-line é realmente de confiança, a fim de não cair em nenhum golpe que mais atrapalhe do que ajude, viu?

Inclusive, conversar com outras mamães para saber mais sobre onde elas compram as roupinhas usadas também é relevante.

Esperamos que todas essas dicas possam ajudá-la a escolher o melhor enxoval para o seu bebê! Boa sorte nas suas compras!

Veja também: Estresse: Você anda estressada? Confira 9 dicas para lidar.