No artigo de hoje, saiba tudo sobre o sono do bebê: quantas horas ele deve dormir, como criar uma rotina e como melhorar a qualidade do sono.

O que muitos pais não sabem é que o sono do bebê não é influenciado somente pelo que acontece próximo a hora de dormir, mas sim por tudo o que acontece durante o dia e a noite.

Se ele dormiu durante o dia, o que comeu, se ficou muito tempo diante de telas, se está passando por um salto de desenvolvimento ou pico de crescimento, se está com alguma dorzinha (como nascimento de dentes) e tantas outras coisas.

Por isso, para melhorar o sono do bebê, é preciso olhar o contexto geral da casa, da família e da rotina de todos. Bem como observar os sinais que o próprio pequeno dá.

Publicidade

Além disso, nós sabemos que, mesmo antes da chegada do novo membro da família, cada casa já tem a sua própria dinâmica.

Enquanto alguns pais trabalham até tarde e acabam dormindo só de madrugada, outros possuem uma rotina bem estabelecida. E há os que contam com horários mais flexíveis, podendo despertar quando quiserem.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Só que quando a criança entra em cena, é inegável que o reloginho dos cuidadores dá uma bagunçada. Ainda mais no começo, quando as mamadas noturnas são mais frequentes.

Por isso, é muito importante que a família, independente da rotina que costumava ter antes, se organize para criar uma nova rotina na casa.

Afinal, é fundamental que o bebê tenha uma boa noite de sono. Isso porque a qualidade do sono interfere na saúde em geral, na capacidade cognitiva e humor do pequeno, assim como na felicidade de toda a família.

Confira, a seguir, nossas dicas de como estabelecer essa rotina em casa e criar um ritual noturno com o bebê. Você vai ver como vai melhorar o sono dele!

Publicidade
Sono do bebê

Bebê asiático, com pijama listrado azul e branco, deitado em uma cama branca, dormindo. Crédito da foto: Freepik

Sono do bebê: De quanto sono meu filho precisa?  

Segundo a OCDC – Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, é recomendado que crianças de 3 meses durmam entre 14 e 17 horas por dia.

À medida que crescem, o número de horas de sono de que precisam diminui gradualmente, mas mesmo para as crianças de 1 ano e 5 meses, ainda é de 11 a 14 horas.

Embora parte desse sono venha na forma de cochilos, a maior parte dele se consolida em um longo período durante a noite.

A pergunta é: existe horário ideal para o bebê dormir?

Existe sim uma hora ideal, mas o mais importante é o tempo total de sono da criança.

O recomendado é que seja no máximo entre 20h e 21h porque, dependendo da faixa etária (como a dos recém-nascidos) a necessidade de sono pode ser de 12 horas.

Publicidade

Outra justificativa para esta resposta tem relação com a presença da melatonina, hormônio importante na indução do sono.

A produção deste hormônio ocorre principalmente a partir das 19h e tem a sua produção máxima nas primeiras quatro a cinco horas de sono.

A melatonina sofre influência da claridade, portanto luz forte ou estímulos visuais intensos como telas de celular ou videogame podem inibir a sua produção.

Vale lembrar que cada faixa etária possui as suas particularidades, o que implica em demandas de sono diferentes e capacidades de mantê-lo durante toda a noite também distintas.

Muitos bebês ainda mamam de madrugada nos primeiros meses, por exemplo, o que gera mais interrupções.

A partir dos 3 a 6 meses, os bebês já podem pular pelo menos uma mamada da madrugada passando a dormir direto durante 6 a 7 horas.

Os recém-nascidos dormem muito, mas não por muito tempo em uma única vez. A falta de sono é como um rito de passagem para as mães.

Felizmente, há formas de ajudar o seu recém-nascido a entrar em uma rotina regular, para que todos em casa possam dormir melhor.

Confira nossas dicas a seguir!

Sono do bebê

Bebê dormindo na cama. Crédito da foto: Freepik

Como colocar o bebê para dormir

Os hábitos de sono do seu bebê irão mudar conforme ele cresce. Algumas vezes, ele vai dormir muito, outras nem tanto.

Você pode ajudar você e seu bebê a terem um sono prolongado, estabelecendo uma boa rotina noturna desde cedo.

Comece um ritual noturno com o bebê em três passos simples:

  1. Banho morno;
  2. Massagem relaxante;
  3. Momento tranquilo.

Essa higiene do sono é recomendada para bebezinhos de todas as idades, pois ela além de estimular a sono, acalma o corpo e a mente, melhorando a qualidade desse sono.

Ela consiste em nada mais do que uma série de hábitos que podem auxiliar na hora de dormir de toda a família.

Para praticar a higiene do sono, comece tornando o ambiente da casa mais tranquilo e silencioso próximo a hora de dormir.

Diminua o ritmo aos poucos, apagando mais luzes se possível, desligando aparelhos eletrônicos e deixando clara a diferença entre o dia e a noite (um mais agitado e ativo, o outro calmo e relaxante).

Dê um banho morno no bebê e aposte nas massagem relaxantes.

A amamentação também é importante, por isso tente oferecer o peito quando o bebê acordar e estiver mais desperto, sempre observando os sinais de fome dele.

Agora para praticar durante o dia, você deve:

Se possível, manter a livre demanda ao amamentar.

Tratando-se de crianças maiores que já passaram pela introdução alimentar, tentar manter horários regulares para as refeições, e evitar lanches (principalmente mais pesados) próximo a hora de dormir.

Também falando de crianças maiores, fique de olho nas sonecas diurnas! Sono demais de dia pode sim afetar o sono noturno.

Como já dissemos anteriormente, o uso de telas durante o dia e próximo a hora de dormir pode afetar o sono infantil.

A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina, o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir. Portanto, nada de celular antes de dormir!

Crianças mais ativas durante o dia, que brincaram bastante, correram ou praticaram algum tipo de atividade que exige mais esforço, tendem a estar mais cansadinhas na hora de dormir, facilitando o sono.

Bebê deitado na cama dormindo. Crédito da foto: Freepik