Muitos pais podem não se dar conta disso, mas a verdade é que existem erros na hora de fazer o bebê dormir que podem atrapalhar o descanso dos pequenos e causar prejuízos para os adultos também. Afinal, qual pai ou qual mãe que nunca se sentiu cansado por “perder o sono” a noite toda por conta do choro do bebê? Pois é!

Acontece que, muitas vezes, a agitação da criança está associada a pequenos equívocos que ocorrem no dia a dia, ou mais especificamente antes de dormir, e é justamente sobre isso que falamos neste texto. Acompanhe e tire as suas dúvidas!

Leia mais: Privação do sono na maternidade: Dicas para lidar com ela!

erros na hora de fazer o bebê dormir

Bebê fofo dormindo. Foto: Canva.

Publicidade

Conheça os erros na hora de fazer o bebê dormir que muitos pais cometem

Os erros na hora de fazer o bebê dormir não são uma regra. Isto é, não quer dizer que o fato de não cometer nenhum deles fará com que o bebê durma feito um anjinho durante horas a fio. Até porque, o comportamento humano não funciona dessa maneira, não é mesmo?

Ainda assim, estas ações, citadas na lista abaixo, podem prejudicar bastante o relaxamento e descanso da criança. Por isso, tomar o cuidado de não cometê-las no dia a dia é um caminho promissor para aumentar as chances de uma noite de sono mais agradável para o bebê e para os pais.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Tenha isso em mente ao implementar mudanças na rotina, ok? Não caia no conto de que existe mágica ou receita infalível para a criança dormir bem. Vá com os pés no chão e boa sorte!

1. Não criar uma rotina de qualidade

O primeiro ponto que nós, adultos, precisamos ter em mente, é o fato de que bebês e crianças precisam de rotina. Se nós, adultos, não funcionamos bem sem uma rotina, como que as crianças poderão funcionar?

Elas precisam de horários regulares para comer, brincar, tomar banho, relaxar e se agitar. Além disso, precisam de uma hora relativamente organizada para ir dormir e outra para acordar. Dessa maneira, o “reloginho interno” fica mais regulado, aumentando as chances de a criança dormir mais e melhor durante a noite.

Leia também: O que é importante na rotina de um bebê? Veja dicas!

Publicidade
erros na hora de fazer o bebê dormir

Bebê dormindo no seu berço. Foto: Canva.

2. Erros na hora de fazer o bebê dormir: Estimular excessivamente antes de dormir

Talvez esse erro você conheça, mas existem alguns papais e mamães que não se dão conta dele: o estímulo excessivo antes de dormir.

A gente sabe, infelizmente muitos pais só se encontram, de fato, com seus bebês, no fim do dia, depois do trabalho e da creche. É neste momento que podem interagir, brincar, cantar, fazer cócegas… Porém, quando os estímulos são excessivos e muito próximo da hora de dormir, a criança pode ficar muito agitada e perder o sono.

Depois, na hora de colocá-la no berço, pode ser bem difícil “desligar o disjuntor” do pequeno.

3. Ignorar a hora do sono do bebê

As crianças apresentam sinais quando estão com muito sono e cansaço. Elas podem chorar com mais facilidade, esfregar os olhos, ficarem irritadas, etc. Se os pais ignoram esses sinais e deixam o bebê ficar completamente exausto, ele poderá ter dificuldades para dormir depois.

Isso porque, é um mito a ideia de que deixar a criança “acabada” de cansaço é a solução para ela dormir a noite toda. Não é bem assim!

Publicidade

Essa atitude apenas irá irritar a criança e fazer com que ela fique nervosa, estressada e com uma grande dificuldade para adormecer e permanecer dormindo depois.

Por isso, se o seu pequeno começou a ficar cansado, relaxe-o, diminua os estímulos, faça carinho e considere levá-lo para a cama logo, a fim de criar um ritmo de soninho mais saudável.

Veja mais: O sono do bebê: como fazer o bebê dormir à noite toda?

4. Erros na hora de fazer o bebê dormir: Alimentar excessivamente

Ver o bebê se alimentando é algo que dá prazer nos pais, não é mesmo? Porém, isso não pode servir de porta de entrada para uma alimentação excessiva, principalmente à noite.

Ou seja, cuidado para não oferecer comidinha demais para o bebê antes de levá-lo à cama. Além de não ser confortável dormir com a barriga muito cheia, ele pode, ainda, ter indigestão e mal-estar.

Por isso, o equilíbrio é tudo e um intervalo entre a janta e a hora de dormir também é importante.

erros na hora de fazer o bebê dormir

Bebê dormindo profundamente. Foto: Canva.

5. Ambiente sem higiene do sono

Um ambiente com muito ruído, iluminação excessiva, muito quente ou muito frio, com mau odor… Tudo isso causa estímulos sensoriais na criança e nos adultos, e pode desencadear uma grande dificuldade para adormecer.

Portanto, crie um verdadeiro checklist de higiene do sono: verifique se a temperatura do quarto está agradável, observe se a roupa de cama está adequada para a temperatura ambiente, fique atento ao cheirinho da roupa de cama, e assim por diante.

Deixe o espaço bem confortável e relaxante, com luz baixa, som ambiente, etc. Isso tudo pode ajudar a criança a ficar mais calminha e pronta para dormir, além de se transformar em um verdadeiro ritual do sono.

Veja mais: Como praticar a higiene do sono com os filhos?

6. Erros na hora de fazer o bebê dormir: Usar telas antes de dormir

Assistir um filminho ou uma série favorita em família é algo super agradável, mesmo quando o desenho é infantil e quem está com a gente nem entende direito o que está passando na TV.

Porém, por mais que essa cena toda pareça aconchegante e confortável, a verdade é que o uso de telas não é nada interessante para os bebês. Além de não ser indicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, esse consumo, ainda, é muito ruim para o sono do neném na hora de ir para a cama.

Por isso, ao invés de ligar um desenho na TV, que tal a família se reunir em volta de um livro infantil? Pode ser algo super leve mesmo! E por mais que os adultos acreditem que a criança “não está entendendo nada”, na realidade ela está absorvendo muitos estímulos saudáveis que farão a diferença no futuro.

Experimente essa atividade ao invés das telas antes de dormir!

Bebê dormindo deitado de bruços. Foto: Canva.

7. Esquecer de acalmar o bebê antes de dormir

Como mencionamos anteriormente, muitos pais têm apenas os minutos antes de dormir para brincar com as crianças, por conta da rotina corrida. Entretanto, o hábito de hiperestimular os pequenos nesse momento pode prejudicar o soninho.

Por conta desse fator, um dos erros na hora de fazer o bebê dormir é justamente este: provocar a criança a ponto de deixá-la muito “acesa”, mas se esquecer de acalmá-la antes de colocá-la no berço.

Afinal, quem já testou sabe: brincar excessivamente com a criança e esperar que na hora de colocar ela na cama ela fique calminha e pronta para dormir, de um segundo ao outro, é algo inviável, concorda?

Sendo assim, comece a acalmar o bebê antes de levá-lo ao quarto para dormir. Se ele estiver muito agitado, pode ser que não seja o melhor momento de niná-lo.

Leia mais: 6 músicas de ninar (e que foram compostas de pais para filhos)

8. Comparar com o comportamento de outros bebês

Por fim, outro erro muito comum e que pode causar bastante frustração aos pais é o comportamento de sempre comparar a criança, Nunca, em hipótese alguma, fique comparando o sono do seu filho com o de outra criança.

Lembre-se sempre da premissa de que cada um de nós é único, e seu filho tem um ritmo que não pode ser comparado com o de ninguém.

Bebê dormindo abraçada no seu ursinho de pelúcia. Foto: Canva.

Se há dificuldades para fazer a criança dormir, teste possibilidades, mude a rotina e, principalmente, converse com um profissional da saúde quando necessário.

Afinal, às vezes, é necessário investigar mais a fundo o que pode estar acontecendo com o pequeno, a fim de restabelecer o equilíbrio e melhorar a qualidade do sono.

Tudo isso pode ajudar a evitar os erros na hora de fazer o bebê dormir e aumentar a qualidade de vida de toda a família.

Boa sorte na sua jornada!

Veja agora: