Muitos pais podem não se dar conta disso, mas a verdade é que existem erros na hora de fazer o bebê dormir que podem atrapalhar o descanso dos pequenos e causar prejuízos para os adultos também. Afinal, qual pai ou qual mãe que nunca se sentiu cansado por “perder o sono” a noite toda por conta do choro do bebê? Pois é!
Acontece que, muitas vezes, a agitação da criança está associada a pequenos equívocos que ocorrem no dia a dia, ou mais especificamente antes de dormir, e é justamente sobre isso que falamos neste texto. Acompanhe e tire as suas dúvidas!
Leia mais: Privação do sono na maternidade: Dicas para lidar com ela!
Bebê fofo dormindo. Foto: Canva.
Conheça os erros na hora de fazer o bebê dormir que muitos pais cometem
Os erros na hora de fazer o bebê dormir não são uma regra. Isto é, não quer dizer que o fato de não cometer nenhum deles fará com que o bebê durma feito um anjinho durante horas a fio. Até porque, o comportamento humano não funciona dessa maneira, não é mesmo?
Ainda assim, estas ações, citadas na lista abaixo, podem prejudicar bastante o relaxamento e descanso da criança. Por isso, tomar o cuidado de não cometê-las no dia a dia é um caminho promissor para aumentar as chances de uma noite de sono mais agradável para o bebê e para os pais.
Tenha isso em mente ao implementar mudanças na rotina, ok? Não caia no conto de que existe mágica ou receita infalível para a criança dormir bem. Vá com os pés no chão e boa sorte!
1. Não criar uma rotina de qualidade
O primeiro ponto que nós, adultos, precisamos ter em mente, é o fato de que bebês e crianças precisam de rotina. Se nós, adultos, não funcionamos bem sem uma rotina, como que as crianças poderão funcionar?
Elas precisam de horários regulares para comer, brincar, tomar banho, relaxar e se agitar. Além disso, precisam de uma hora relativamente organizada para ir dormir e outra para acordar. Dessa maneira, o “reloginho interno” fica mais regulado, aumentando as chances de a criança dormir mais e melhor durante a noite.
Leia também: O que é importante na rotina de um bebê? Veja dicas!
Bebê dormindo no seu berço. Foto: Canva.
2. Erros na hora de fazer o bebê dormir: Estimular excessivamente antes de dormir
Talvez esse erro você conheça, mas existem alguns papais e mamães que não se dão conta dele: o estímulo excessivo antes de dormir.
A gente sabe, infelizmente muitos pais só se encontram, de fato, com seus bebês, no fim do dia, depois do trabalho e da creche. É neste momento que podem interagir, brincar, cantar, fazer cócegas… Porém, quando os estímulos são excessivos e muito próximo da hora de dormir, a criança pode ficar muito agitada e perder o sono.
Depois, na hora de colocá-la no berço, pode ser bem difícil “desligar o disjuntor” do pequeno.
3. Ignorar a hora do sono do bebê
As crianças apresentam sinais quando estão com muito sono e cansaço. Elas podem chorar com mais facilidade, esfregar os olhos, ficarem irritadas, etc. Se os pais ignoram esses sinais e deixam o bebê ficar completamente exausto, ele poderá ter dificuldades para dormir depois.
Isso porque, é um mito a ideia de que deixar a criança “acabada” de cansaço é a solução para ela dormir a noite toda. Não é bem assim!
Essa atitude apenas irá irritar a criança e fazer com que ela fique nervosa, estressada e com uma grande dificuldade para adormecer e permanecer dormindo depois.
Por isso, se o seu pequeno começou a ficar cansado, relaxe-o, diminua os estímulos, faça carinho e considere levá-lo para a cama logo, a fim de criar um ritmo de soninho mais saudável.
Veja mais: O sono do bebê: como fazer o bebê dormir à noite toda?
4. Erros na hora de fazer o bebê dormir: Alimentar excessivamente
Ver o bebê se alimentando é algo que dá prazer nos pais, não é mesmo? Porém, isso não pode servir de porta de entrada para uma alimentação excessiva, principalmente à noite.
Ou seja, cuidado para não oferecer comidinha demais para o bebê antes de levá-lo à cama. Além de não ser confortável dormir com a barriga muito cheia, ele pode, ainda, ter indigestão e mal-estar.
Por isso, o equilíbrio é tudo e um intervalo entre a janta e a hora de dormir também é importante.
Bebê dormindo profundamente. Foto: Canva.
5. Ambiente sem higiene do sono
Um ambiente com muito ruído, iluminação excessiva, muito quente ou muito frio, com mau odor… Tudo isso causa estímulos sensoriais na criança e nos adultos, e pode desencadear uma grande dificuldade para adormecer.
Portanto, crie um verdadeiro checklist de higiene do sono: verifique se a temperatura do quarto está agradável, observe se a roupa de cama está adequada para a temperatura ambiente, fique atento ao cheirinho da roupa de cama, e assim por diante.
Deixe o espaço bem confortável e relaxante, com luz baixa, som ambiente, etc. Isso tudo pode ajudar a criança a ficar mais calminha e pronta para dormir, além de se transformar em um verdadeiro ritual do sono.
Veja mais: Como praticar a higiene do sono com os filhos?
6. Erros na hora de fazer o bebê dormir: Usar telas antes de dormir
Assistir um filminho ou uma série favorita em família é algo super agradável, mesmo quando o desenho é infantil e quem está com a gente nem entende direito o que está passando na TV.
Porém, por mais que essa cena toda pareça aconchegante e confortável, a verdade é que o uso de telas não é nada interessante para os bebês. Além de não ser indicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, esse consumo, ainda, é muito ruim para o sono do neném na hora de ir para a cama.
Por isso, ao invés de ligar um desenho na TV, que tal a família se reunir em volta de um livro infantil? Pode ser algo super leve mesmo! E por mais que os adultos acreditem que a criança “não está entendendo nada”, na realidade ela está absorvendo muitos estímulos saudáveis que farão a diferença no futuro.
Experimente essa atividade ao invés das telas antes de dormir!
Bebê dormindo deitado de bruços. Foto: Canva.
7. Esquecer de acalmar o bebê antes de dormir
Como mencionamos anteriormente, muitos pais têm apenas os minutos antes de dormir para brincar com as crianças, por conta da rotina corrida. Entretanto, o hábito de hiperestimular os pequenos nesse momento pode prejudicar o soninho.
Por conta desse fator, um dos erros na hora de fazer o bebê dormir é justamente este: provocar a criança a ponto de deixá-la muito “acesa”, mas se esquecer de acalmá-la antes de colocá-la no berço.
Afinal, quem já testou sabe: brincar excessivamente com a criança e esperar que na hora de colocar ela na cama ela fique calminha e pronta para dormir, de um segundo ao outro, é algo inviável, concorda?
Sendo assim, comece a acalmar o bebê antes de levá-lo ao quarto para dormir. Se ele estiver muito agitado, pode ser que não seja o melhor momento de niná-lo.
Leia mais: 6 músicas de ninar (e que foram compostas de pais para filhos)
8. Comparar com o comportamento de outros bebês
Por fim, outro erro muito comum e que pode causar bastante frustração aos pais é o comportamento de sempre comparar a criança, Nunca, em hipótese alguma, fique comparando o sono do seu filho com o de outra criança.
Lembre-se sempre da premissa de que cada um de nós é único, e seu filho tem um ritmo que não pode ser comparado com o de ninguém.
Bebê dormindo abraçada no seu ursinho de pelúcia. Foto: Canva.
Se há dificuldades para fazer a criança dormir, teste possibilidades, mude a rotina e, principalmente, converse com um profissional da saúde quando necessário.
Afinal, às vezes, é necessário investigar mais a fundo o que pode estar acontecendo com o pequeno, a fim de restabelecer o equilíbrio e melhorar a qualidade do sono.
Tudo isso pode ajudar a evitar os erros na hora de fazer o bebê dormir e aumentar a qualidade de vida de toda a família.
Boa sorte na sua jornada!
Veja agora: