insônia infantil, apesar de nem sempre ser comentada, pode impactar profundamente a qualidade de vida e a saúde da criança. Além disso, as interrupções no sono podem desencadear efeitos significativos na saúde dos pais, que passarão a acordar junto com o pequeno.

Conhecer esse tipo de quadro clínico e buscar ajuda profissional quando necessário é uma questão importantíssima de saúde. Por isso, convidamos você para acompanhar este texto e saber mais sobre o assunto.

Depois, aproveite para ver o nosso conteúdo sobre bebê estar pronto para a Introdução Alimentar.

insônia infantil

Menina cansada apoiada sobre os seus livros. Foto: Canva.

Publicidade

O que é a insônia infantil?

A insônia infantil pode ser descrita como um caso clínico no qual a criança tem dificuldades para adormecer ou, então, acorda facilmente, como se estivesse sempre em um sono muito “leve”. Esse quadro nem sempre tem relação com alguma doença ou questão neurológica, pois, às vezes, a dificuldades para dormir pode estar associada, inclusive, a questões psicológicas da criança.

É o caso do pequeno que, por algum motivo, tem medo de dormir. Ele pode temer um pesadelo, sentir-se desconfortável no escuro, dentre outras possibilidades. Quanto a essas causas e situações, conversaremos mais adiante, neste conteúdo. Continue lendo para saber mais.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja também: Como ensinar regras sociais para uma criança?

Quais os sintomas da insônia infantil?

Os sintomas da insônia infantil são diversos, e também podem variar de acordo com a intensidade do quadro. Veja alguns possíveis sinais que a família pode começar a detectar na criança que está passando por uma fase de insônia:

  • Dificuldade para dormir;
  • Acorda facilmente;
  • Falta de rotina de sono;
  • Cansaço excessivo ao longo do dia;
  • Alterações no humor causadas pela fadiga;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldades para se concentrar, memorizar, etc.;
  • Comportamentos desadaptativos com relação ao sono em si.

Quais as possíveis causas da insônia infantil?

As causas da insônia infantil podem ser multifatoriais. Além disso, é importante ter em mente que cada situação pode ser única. Isso quer dizer que uma criança pode sofrer de insônia por medo dos pesadelos, enquanto outra pode estar muito sedentária. Por isso, é muito importante conversar com o pediatra para verificar, de fato, o que está acontecendo com o seu filho. Dessa maneira, o tratamento será mais personalizado e efetivo. Considere alguns pontos de reflexão quanto a isso:

Criança bocejando e demonstrando cansaço. Foto: Canva.

Publicidade

1. Falta de rotina

As crianças, assim como nós, adultos, precisam de uma rotina de sono e de descanso para que possam dormir bem. Se hoje ela dormir cedo, mas, amanhã dormir muito tarde, o corpinho da criança não se adapta a um horário. Isso pode fazê-la ter dificuldades para adormecer, ao mesmo tempo em que pode causar o efeito rebote de um sono excessivo.

Por conta disso, é imprescindível que a família avalie como tem sido essa rotina de descanso. Será que a criança realmente tem tido um horário para dormir e acordar, todos os dias? Lembre-se de que ela precisa aprender a dormir dessa forma. Assim, aos poucos, estabelece-se uma rotina capaz de fazê-la descansar mais e melhor.

Veja também: O que acontece se a criança não tiver rotina?

2. Questões emocionais

As questões emocionais também podem afetar a capacidade de “pegar” no sono. Se uma criança está tendo uma rotina com muitas atividades, a ponto de sofrer com ansiedade e estresse, isso poderá desregular o soninho dela.

Além disso, crianças que têm medo de dormir sozinha ficam preocupadas com os pesadelos ou acreditam que a noite é ruim também podem experimentar grandes dificuldades para adormecer.

Nesses casos, é importante os pais conversarem com a criança para tentar entender o que está acontecendo. Orientá-la sobre a importância do sono, explicar o que são os sonhos e desmistificar o escuro são ações que podem ser positivas.

Publicidade

Porém, quando essas conversas em casa não parecem surtir efeitos, é importante contar com a ajuda de um profissional, como um psicólogo infantil, por exemplo. Ele poderá orientar quanto às medidas que podem ser tomadas, bem como poderá acolher as questões da própria criança, dando a ela um suporte emocional que a ajude a atravessar o que está passando.

3. Doenças respiratórias

Em alguns casos, a insônia infantil pode ser apenas uma consequência de problemas respiratórios, como a apneia do sono. A criança pode vivenciar momentos de interrupção respiratória, fazendo-a ter um sono mais difícil, leve e de baixa qualidade.

Portanto, é importante que os pais também observem como essa criança tem dormido. Lembrando que alguns sintomas de apneia do sono em crianças são:

  • Sono muito agitado;
  • Sudorese excessiva na cama;
  • Mudança constante de posição;
  • A criança pode roncar enquanto dorme;
  • Acorda com facilidade;
  • Baixo rendimento escolar;
  • Dificuldades explícitas para respirar enquanto dorme;
  • Posições bizarras na hora de dormir.

Veja mais: Ervas para respirar melhor: 5 plantas para o bem-estar do aparelho respiratório

Família deitada na cama enquanto o bebê não adormece. Foto: Canva.

4. Mal-estar e enfermidades

Em alguns casos pontuais, a insônia infantil também pode ter ligação direta com alguma outra doença ou mesmo um mal-estar. Por exemplo, se a criança está comendo alimentos muito pesados à noite, pode estar acordando por conta de má digestão.

Da mesma maneira, se você oferece muito líquido ao seu filho antes de dormir, ele pode estar acordando constantemente para ir ao banheiro.

Além disso, febre, tosse, gripe, resfriado, entre outros casos semelhantes, também podem atrapalhar o descanso e o sono de qualquer indivíduo, inclusive das crianças. Por isso, fique atento à presença de outros sintomas que possam dar pistas dos motivos pelos quais o pequeno está dormindo mal.

5. Sedentarismo e maus hábitos

Má alimentação, sedentarismo, uso excessivo de telas, dentre outros hábitos ruins, também podem ser a mola propulsora para crises de insônia infantil. Nós precisamos dos exercícios físicos diários para melhorar a nossa qualidade de vida como um todo, inclusive o nosso sono.

Por conta disso, comece a incentivar mais a prática de atividades físicas, fomente uma rotina com uma boa alimentação, dentre outras medidas semelhantes que propiciem saúde, bem-estar e bom equilíbrio do corpo para o seu filho.

Veja mais: Brincadeiras para evitar o sedentarismo infantil: Veja ideias!

6. Estímulos excessivos antes de dormir

Se você permite que o seu filho fique no videogame até a hora de ir para cama, ou a sua casa é muito “barulhenta” à noite, com pessoas falando alto, música ligada, dentre outros estímulos nesse sentido, comece a mudar esse tipo de rotina.

Lembre-se de que a higiene do sono é importante para qualquer pessoa, inclusive para as crianças. Afinal, o excesso de estímulo pode atrapalhar o cérebro na hora de ele entender que é um momento para relaxar e descansar.

Sendo assim, crie um ambiente mais aconchegante à noite, com música mais baixinha, luminosidade reduzida, tom de voz menos elevado, e assim por diante. Também desligue os aparelhos eletrônicos ao menos uma hora antes de dormir. Acredite, isso pode fazer toda a diferença e, muitas vezes, a insônia infantil é apenas o reflexo de um cérebro hiperestimulado antes de dormir.

Almofada com máscara de dormir. Foto: Canva.

Como é o tratamento de insônia infantil?

Tudo depende da causa da insônia infantil. Se o problema está associado à rotina da família, será necessário fazer mudanças nesse sentido. Em contrapartida, se há alguma questão de saúde em jogo, o pediatra poderá prescrever algum medicamento, mudanças de hábitos, etc.

Em outros casos, quando a criança sofre com dificuldades para dormir por conta de questões emocionais, o psicólogo poderá ser acionado para avaliar a situação e, assim, orientar a família e a própria criança quanto às medidas que devem ser tornadas.

Assim sendo, o tratamento também pode vir a ser multidisciplinar, com áreas diferentes da saúde atuando juntas para melhorar a qualidade de vida da criança.

Esperamos que este conteúdo possa ter trazido informações interessantes para você. Até mais!

Veja agora: Como praticar a higiene do sono com os filhos?