Translator

 

Incluir as crianças nas tarefas domésticas não é uma missão simples, mas pode ser muito importante para o desenvolvimento delas. 

Para que os pequenos aprendam a se desenvolver completamente é preciso que eles estejam envolvidos em tarefas dentro de casa. Afinal, é importante que eles tenham responsabilidades desde cedo para que cresçam pessoas desenvolvidas e mais independentes.

Hoje, nós do Mil Dicas de Mãe vamos te dar algumas dicas de como incluir as crianças nas tarefas domésticas. Acompanhe!

Leia mais: Como (e a partir de quando) seu filho pode ajudar nas tarefas da casa

incluir as crianças nas tarefas domésticas

Menina organizando brinquedos no cesto. Foto: Canva.

A importância de incluir as crianças nas tarefas domésticas

Incluir as crianças nas tarefas domésticas é uma forma de desenvolver uma série de habilidades. Para além de simplesmente mandar as crianças arrumarem os brinquedos, é importante que elas realizem tarefas significativas e que vão ajudá-las em sua vida futura. 

Incentivar os seus filhos a cumprirem pequenas metas diárias é prepará-lo para o futuro e ajudá-lo a desenvolver habilidades que serão muito úteis para eles. 

Muitos pais preferem não envolver as crianças nas tarefas domésticas, mas envolvê-las é muito importante e pode ser bastante benéfico. Além disso, quanto mais novas as crianças começarem a realizar pequenas tarefas, mais fácil será para que elas cresçam ativas nas atividades domésticas. 

Por fim, é muito importante que as crianças cresçam tendo responsabilidades, assim, quanto mais você incluir as crianças nas tarefas domésticas, mais elas poderão desenvolver hábitos saudáveis, como de organização e de higiene. 

Atividades domésticas para cada idade

Cada idade exige que atividades diferentes sejam desenvolvidas. Você, como responsável por uma criança, precisa dar a ela tarefas domésticas que possam ser realizadas facilmente conforme a idade.

Compilamos algumas tarefas que podem ser realizadas pelas crianças em cada faixa etária. Veja abaixo: 

  • Entre um e dois anos: Com essas idades, as crianças podem parecer muito novas para realizar qualquer tarefa, mas você pode já começar a estimulá-las com pequenas atividades. A tarefa mais simples para essa idade é organizar os brinquedos e os próprios calçados;
  • Dos dois aos quatro anos: Durante essas idades as crianças podem organizar o próprio armário, ajudar os pais a secar a louça (é importante que sejam itens que não possam machucar a criança), ajudar a dobrar roupas e até preparar algumas refeições;
  • Entre os quatro e os seis anos: Esse período a criança já pode preparar o próprio lanche, organizar  a mochila da escola, tomar banho sozinha e se vestir sozinha;
  • Dos seis aos dez anos: Aqui o seu filho já está grande o suficiente para tarefas mais desafiadoras. Entre essas idades, a criança já pode limpar o próprio quarto, lavar a louça, colocar e tirar a mesa depois das refeições, ajudar os pais a cuidar do jardim entre outras atividades mais complexas. 

Entretanto, sempre observe a maturidade do seu filho e o auxilie em atividades que exigem algo mais complexo, combinado?

Leia mais: Como organizar o lar depois que os filhos saem de casa?

incluir as crianças nas tarefas domésticas

Família organizando a casa em conjunto. Foto: Canva.

Como incluir as crianças nas tarefas domésticas?

Agora que você já conhece algumas tarefas que podem ser realizadas conforme a idade do seu filho, nós vamos te ajudar com dicas para incluir as crianças nas tarefas domésticas

Não é uma tarefa fácil incluir as crianças na rotina de tarefas domésticas, mas é totalmente possível. É preciso que elas tenham exemplos em casa, nos quais todos realizem suas atividades diariamente. 

Além de ajudar no fortalecimento de laços familiares, a inclusão das crianças nas tarefas domésticas pode ser muito benéfico para o desenvolvimento delas. 

Acompanhe abaixo dicas de como incluir as crianças nas tarefas domésticas e coloque em prática com seus filhos. Vamos lá:

  1. Criar um sistema de recompensas;
  2. Transformar as tarefas em jogos divertidos;
  3. Estabelecer rotinas e responsabilidades claras;
  4. Envolvê-las na tomada de decisões sobre as tarefas;
  5. Dar responsabilidades de acordo com a idade e habilidades das crianças;
  6. Dividir as tarefas em etapas menores e mais gerenciáveis;
  7. Criar um quadro de responsabilidades visível;
  8. Estabelecer um tempo específico para as tarefas domésticas;
  9. Incentivar a autonomia, permitindo que escolham suas tarefas.

Confira também: Como voltar à rotina após uma viagem ou mudança? Veja dicas!

Criar um sistema de recompensas

É muito comum que para incluir as crianças nas tarefas domésticas os pais ofereçam pequenas recompensas para elas. 

Isso porque pode influenciar a criança a realizar mais tarefas durante um dia. Você pode criar com seus filhos um sistema de recompensas, perguntando algo que ele deseja muito e use como moeda de troca. 

Como, por exemplo, seu filho quer muito um novo brinquedo? Então ele vai ter que realizar as tarefinhas corretamente durante um mês para conseguir conquistar a recompensa. 

Esse sistema é ótimo para manter a criança focada em conquistar seu objetivo e ainda por cima poderá fazer com que ela se dedique para as tarefas de casa.

incluir as crianças nas tarefas domésticas

Menina ajudando na limpeza da casa. Foto: Canva.

Transformar as tarefas em jogos divertidos

Durante a realização das tarefas, você poderá transformá-las em jogos divertidos que atraiam a atenção das crianças. 

Você poderá criar competições divertidas e engraçadas para envolver melhor as crianças nas atividades diárias. Nesses jogos divertidos, você pode incluir as recompensas, tais como comer um doce ou assistir tv, ou até mesmo um passeio com o pequeno. 

Com essa junção de transformar as tarefas em jogos com o sistema de recompensas, seu filho poderá ficar bem mais interessado nas atividades diárias. 

Veja mais: O que é importante na rotina de um bebê? Veja dicas!

Estabelecer rotinas e responsabilidades claras

Para incluir as crianças nas tarefas domésticas, é interessante que você estabeleça uma rotina clara para que a criança entenda como é importante segui-la. 

Também é possível que você dê responsabilidades para o seu filho durante o dia, de forma mais assertiva e que o ajude a entender melhor as demandas. Deixe que ele realize tarefas como guardar os brinquedos, organizar o quarto, lavar a própria louça ao fim da refeição. 

Com isso, a criança passa a entender como é importante ter responsabilidades e o quanto seguir a rotina corretamente pode ser muito bom para ele, ainda mais se for benéfico e trouxer recompensas para os seus esforços.

Envolvê-las na tomada de decisões sobre as tarefas

Para que a criança possa desenvolver as tarefas com mais empolgação e êxito, é importante que elas sejam incluídas nas tomadas de decisão sobre as atividades feitas. 

Os pais devem sempre incluir as crianças para que elas se sintam parte importante da família, pois, por mais que elas sejam, é fundamental demonstrar isso por meio das atitudes diárias.

Para que isso ocorra, deixe que ela participe das decisões sobre as tarefas, tais como decidir os horários que devem ser feitos, quais tarefas vão ser realizadas por cada membro da família e que ela possa escolher as tarefas que deseja realizar. 

Com isso, a criança poderá realizar as tarefas da melhor forma possível e ainda vai ter sua conexão com a família fortalecida. 

Leia também: O que é importante na rotina de um bebê? Veja dicas!

incluir as crianças nas tarefas domésticas

Família lavando louça em conjunto. Foto: Canva.

Dar responsabilidades de acordo com a idade e habilidades das crianças

Lembra que lá em cima te contamos sobre quais atividades as crianças podem realizar conforme sua idade? Pois bem, é muito importante que os pais estejam cientes sobre quais atividades as crianças podem realizar e as habilidades que elas vão desenvolver com essas tarefas. 

É importante que você, como pai ou mãe e responsável pela criança, dê responsabilidades a ela que estejam de acordo com a idade.

Com essas atividades, as crianças poderão aprender desde pequenas a ter responsabilidades e a construir uma boa personalidade por meio da dedicação à casa e à família. 

Dividir as tarefas em etapas menores e mais gerenciáveis

Muitas crianças podem ter dificuldades para ficar concentradas em uma tarefa só por muito tempo. Por isso, é importante dividir as tarefas em etapas que as crianças possam realizar sem parecer algo muito grande e difícil de gerenciar. 

Pense junto com seu filho sobre os horários para realizá-las e sempre dê metas pequenas e que sejam possíveis para a criança realizar.

Não espere que seu filho arrume todo o quarto de uma vez só, comece aos poucos. Um dia peça para que ele arrume os brinquedos, no outro o armário, no outro os sapatos, e continue assim até a tarefa geral ser realizada por completo.

Assim sendo, sua criança poderá realizar as atividades com muito mais êxito do que se você tivesse pedido para ela fazer tudo de uma vez só em um único dia. 

Confira também: O que acontece se a criança não tiver rotina?

Criar um quadro de responsabilidades visível

Se desejar incluir as crianças nas tarefas domésticas, você poderá confeccionar um quadro de responsabilidade. 

Nesse quadro você deverá colocar todas as tarefas que devem ser realizadas em um dia. Lembrando que essas tarefas não devem ser só das crianças, mas dos pais também, para que todos tenham igualdade dentro de casa. 

Por exemplo, coloque pequenas metas no quadro de responsabilidade, tais como cuidar do jardim, lavar a louça ou limpar a casa. E com toda a família defina quem vai fazer cada atividade, e quando as tarefas estiverem prontas, é só marcar como concluída. 

Esse quadro poderá empolgar toda a família com as tarefas e ajudar as crianças a criar responsabilidade. 

incluir as crianças nas tarefas domésticas

Família limpando a casa. Foto: Canva.

Estabelecer um tempo específico para as tarefas domésticas

É muito importante que seus filhos tenham horários específicos para realizar as tarefas durante o dia. 

Os horários devem ser bem definidos para que a rotina do seu filho não seja atrapalhada. É interessante que você e seus filhos definam juntos horários nos quais cada tarefa deve ser realizada. 

Não deixe o dia da criança lotado com diversas tarefas domésticas, é importante que ela tenha tempo para brincar e realizar outros tipos de atividades. Mas sempre estabeleça um tempo específico para tarefas domésticas.

Veja mais: O que é importante na rotina de um bebê? Veja dicas!

Incentivar a autonomia, permitindo que escolham suas tarefas

Deixe que a criança escolha as tarefas que deseja realizar no dia, na medida do possível. É muito importante que os pais deixem os seus filhos desenvolverem autonomia, assim eles poderão crescer sendo pessoas mais seguras das próprias escolhas.

Construa um relacionamento com seus filhos no qual exista confiança naquilo que eles fazem. Permita que eles escolham as tarefas e os horários que elas serão realizadas, assim eles poderão ser mais responsáveis e poderão ser pessoas que sabem tomar decisões sozinhas.

 

Compilamos essas dicas de como incluir as crianças nas tarefas domésticas com muito carinho e esperamos que tenham gostado. Até a próxima!

Fique agora com estas dicas: