Saber o que é importante na rotina de um bebê pode ajudar os papais e as mamães a prepararem uma agenda mais equilibrada para todos os familiares. Afinal, a rotina do bebê tem tudo a ver com a rotina da família inteira, não é mesmo?
Por isso, a equipe do Mil Dicas de Mãe preparou este guia com uma série de considerações e sugestões que podem ser bem úteis. Acompanhe e saiba mais!
Veja mais: Como saber se o bebê está com alguma dor?
Bebê fofo deitado de bruços. Foto: Canva.
O que é importante na rotina de um bebê?
São muitos os pontos que devem ser considerados quando pensamos em uma rotina saudável para o bebê e para toda a família.
Essa rotina precisa ser estruturada de um modo equilibrado e eficiente, pois devemos ter em mente que ela poderá perdurar durante anos. Por exemplo, a hora do soninho e do banho poderá permanecer a mesma por muito tempo. Logo, fazer um planejamento eficiente pode ajudar muito, concorda?
Por isso, na hora em que for analisar e considerar o que é importante na rotina do bebê, lembre-se de fazer esse plano com mais paciência, sem querer algo perfeito da noite para o dia, ok? Dê tempo ao tempo que as chances de sucesso serão maiores!
Sigamos agora com as nossas dicas:
1. Rotina de sono e descanso
O sono e os momentos de descanso do bebê precisam ser relativamente estruturados. Se ele dormir todos os dias em horários diferentes, poderá ter dificuldade para criar um ciclo de sono saudável e que seja interessante por anos.
Portanto, comece, aos poucos, a instaurar o horário de dormir e acordar, sempre de acordo com a fase de desenvolvimento do seu bebê. Dessa forma, ele poderá se adaptar ao sono e será cada vez mais fácil fazê-lo dormir na hora certa.
Além disso, esse tipo de rotina também ajuda a garantir uma noite de sono de maior qualidade, que fortaleça o sistema imunológico do bebê e garanta um crescimento saudável.
Leia mais: Escolher o vestido de noiva: 20 dicas do que considerar na hora!
2. O que é importante na rotina de um bebê: Rotina alimentar
A alimentação também deve ser relativamente organizada. Claro que, no começo, a livre demanda da amamentação pode acontecer sem regrar completamente os horários do bebê. Mas, à medida que ele cresce, estabelecer momentos mais ou menos organizados pode ser interessante, especialmente quando se inicia a introdução alimentar.
Afinal, o bebê poderá almoçar e jantar com a família, o que aproxima a todos e fortalece o laço dentro do lar.
Bebê com fantasia de monstrinho. Foto: Canva.
3. Banho e cuidados com a higiene
O banho pode ser dado todos os dias no mesmo horário, especialmente perto da hora de dormir.
Esse banho pode ser bastante relaxante para a criança, e se for sempre dado antes de ela ir para a cama, poderá servir de gatilho para induzir o sono com o passar do tempo.
Isto é, a criança se adapta e começa a ficar sonolenta durante o banho, sendo uma excelente forma de estabelecer a rotina de sono que mencionamos anteriormente.
Veja mais: Benefícios do contato com a natureza na infância
4. O que é importante na rotina de um bebê: Brincadeiras em momentos em que a criança pode ser estimulada
Os momentos de lazer e diversão também podem fazer parte da rotina de um bebê. Porém, cuidado com os horários nos quais essas atividades serão colocadas em prática: agitar o bebê antes de dormir pode não ser uma boa ideia, afinal, pode fazer com que ele fique muito desperto, atrapalhando a indução do sono.
Nos demais horários, estabelecer momentos de lazer e diversão pode ser uma forma de estimular o desenvolvimento da criança e, ainda, viver momentos inesquecíveis ao lado do pequeno.
Bebê mordiscando o nariz de sua mãe. Foto: Canva
5. Interações sociais quando o bebê está um pouquinho maior
Falamos “bebê um pouquinho maior” no sentido de iniciar as interações sociais externas à casa quando o bebê já não é mais recém-nascido e está com as suas vacinas em dia, pois assim esses relacionamentos serão mais saudáveis para o pequeno.
Depois que a fase de RN passa, é possível começar a levar a criança para passear, bem como é interessante permitir que outras pessoas interajam com ela.
Porém, aqui cabe um adendo: nada de querer forçar afetos, ok? Se o bebê se mostra desconfortável e não quer dar ou receber beijo, não force! Não mostre a ele que a violação do seu corpo é algo normal. Deixe-o impor os limites que o deixam confortável!
Veja mais: Como acalmar o bebê que está chorando? Veja dicas!
6. O que é importante na rotina de um bebê: Momentos de relaxamento e silêncio
Ter momentos de relaxamento e silêncio também é importante. Afinal, o bebê não precisa ser cognitivamente estimulado o tempo todo. Ele precisa de momentos de relaxamento, assim como qualquer pessoa.
Esse momento pode ser na cama com uma massagem, ou a mamãe cantando uma canção suave enquanto o embala, por exemplo.
Crie momentos agradáveis nesse sentido e permita que a criança conheça um lado silencioso do mundo, que a ajude a se sentir relaxada e confortável.
7. Passeio ao ar livre – com os devidos cuidados
Passear ao ar livre, como no quintal de casa, é importante para que a criança comece a entrar em contato com a natureza e também absorva vitamina D. Porém, no caso dos recém-nascido, é importante não expor o bebê diretamente ao sol. Já os mais velhos podem usar protetor solar indicado para a idade.
Também é importante garantir que a criança passeie ao ar livre nos momentos mais frescos do dia, e longe de locais com muito mosquito, ok?
Veja mais: Técnicas de relaxamento para gestantes: Veja dicas!
Mãe dando um beijo no seu filho. Foto: Canva.
8. O que é importante na rotina de um bebê: Momentos de afeto e de carinho
Os bebês também precisam de momentos de afeto e carinho para crescerem fortes e saudáveis. Por isso, quando pensamos em uma rotina de bebê, não podemos deixar isso de fora!
Esses afetos podem ser demonstrados de muitas maneiras: com carinhos, massagens, abraços, palavras meigas, proximidade, enfim!
Esteja presente na vida do seu bebê, mesmo que sejam poucos momentos do dia, demonstrando o quanto ele é importante para você. Pois ele pode até não entender o que você diz, no sentido literal, mas ele com certeza se sentirá amado!
Veja mais: Dicas de Amamentação: Confira 11 curiosidades sobre o leite materno
9. Interação com toda a família
Por fim, esse é outro ponto importante na rotina de um bebê: momentos em família.
Reservem alguns minutos por dia, ou até horas, para todos interagirem, incluindo o bebê nas conversas, brincadeiras e momentos de lazer em família. Faça-o perceber que faz parte de um lar amoroso e unido, pois isso o ajudará a crescer saudável psíquica e emocionalmente.
Pense nisso e crie momentos incríveis com a sua família. Acredite, isso poderá ficar eternizado no coração de todos!
Boa sorte!
Menina linda e sorridente. Foto: Canva.
Veja mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões