Saber o que é importante na rotina de um bebê pode ajudar os papais e as mamães a prepararem uma agenda mais equilibrada para todos os familiares. Afinal, a rotina do bebê tem tudo a ver com a rotina da família inteira, não é mesmo?

Por isso, a equipe do Mil Dicas de Mãe preparou este guia com uma série de considerações e sugestões que podem ser bem úteis. Acompanhe e saiba mais!

Veja mais: Como saber se o bebê está com alguma dor?

o que é importante na rotina de um bebê

Bebê fofo deitado de bruços. Foto: Canva.

Publicidade

O que é importante na rotina de um bebê?

São muitos os pontos que devem ser considerados quando pensamos em uma rotina saudável para o bebê e para toda a família.

Essa rotina precisa ser estruturada de um modo equilibrado e eficiente, pois devemos ter em mente que ela poderá perdurar durante anos. Por exemplo, a hora do soninho e do banho poderá permanecer a mesma por muito tempo. Logo, fazer um planejamento eficiente pode ajudar muito, concorda?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, na hora em que for analisar e considerar o que é importante na rotina do bebê, lembre-se de fazer esse plano com mais paciência, sem querer algo perfeito da noite para o dia, ok? Dê tempo ao tempo que as chances de sucesso serão maiores!

Sigamos agora com as nossas dicas:

1. Rotina de sono e descanso

O sono e os momentos de descanso do bebê precisam ser relativamente estruturados. Se ele dormir todos os dias em horários diferentes, poderá ter dificuldade para criar um ciclo de sono saudável e que seja interessante por anos.

Portanto, comece, aos poucos, a instaurar o horário de dormir e acordar, sempre de acordo com a fase de desenvolvimento do seu bebê. Dessa forma, ele poderá se adaptar ao sono e será cada vez mais fácil fazê-lo dormir na hora certa.

Publicidade

Além disso, esse tipo de rotina também ajuda a garantir uma noite de sono de maior qualidade, que fortaleça o sistema imunológico do bebê e garanta um crescimento saudável.

Leia mais: Escolher o vestido de noiva: 20 dicas do que considerar na hora!

2. O que é importante na rotina de um bebê: Rotina alimentar

A alimentação também deve ser relativamente organizada. Claro que, no começo, a livre demanda da amamentação pode acontecer sem regrar completamente os horários do bebê. Mas, à medida que ele cresce, estabelecer momentos mais ou menos organizados pode ser interessante, especialmente quando se inicia a introdução alimentar.

Afinal, o bebê poderá almoçar e jantar com a família, o que aproxima a todos e fortalece o laço dentro do lar.

o que é importante na rotina de um bebê

Bebê com fantasia de monstrinho. Foto: Canva.

3. Banho e cuidados com a higiene

O banho pode ser dado todos os dias no mesmo horário, especialmente perto da hora de dormir.

Publicidade

Esse banho pode ser bastante relaxante para a criança, e se for sempre dado antes de ela ir para a cama, poderá servir de gatilho para induzir o sono com o passar do tempo.

Isto é, a criança se adapta e começa a ficar sonolenta durante o banho, sendo uma excelente forma de estabelecer a rotina de sono que mencionamos anteriormente.

Veja mais: Benefícios do contato com a natureza na infância

4. O que é importante na rotina de um bebê: Brincadeiras em momentos em que a criança pode ser estimulada

Os momentos de lazer e diversão também podem fazer parte da rotina de um bebê. Porém, cuidado com os horários nos quais essas atividades serão colocadas em prática: agitar o bebê antes de dormir pode não ser uma boa ideia, afinal, pode fazer com que ele fique muito desperto, atrapalhando a indução do sono.

Nos demais horários, estabelecer momentos de lazer e diversão pode ser uma forma de estimular o desenvolvimento da criança e, ainda, viver momentos inesquecíveis ao lado do pequeno.

Bebê mordiscando o nariz de sua mãe. Foto: Canva

5. Interações sociais quando o bebê está um pouquinho maior

Falamos “bebê um pouquinho maior” no sentido de iniciar as interações sociais externas à casa quando o bebê já não é mais recém-nascido e está com as suas vacinas em dia, pois assim esses relacionamentos serão mais saudáveis para o pequeno.

Depois que a fase de RN passa, é possível começar a levar a criança para passear, bem como é interessante permitir que outras pessoas interajam com ela.

Porém, aqui cabe um adendo: nada de querer forçar afetos, ok? Se o bebê se mostra desconfortável e não quer dar ou receber beijo, não force! Não mostre a ele que a violação do seu corpo é algo normal. Deixe-o impor os limites que o deixam confortável!

Veja mais: Como acalmar o bebê que está chorando? Veja dicas!

6. O que é importante na rotina de um bebê: Momentos de relaxamento e silêncio

Ter momentos de relaxamento e silêncio também é importante. Afinal, o bebê não precisa ser cognitivamente estimulado o tempo todo. Ele precisa de momentos de relaxamento, assim como qualquer pessoa.

Esse momento pode ser na cama com uma massagem, ou a mamãe cantando uma canção suave enquanto o embala, por exemplo.

Crie momentos agradáveis nesse sentido e permita que a criança conheça um lado silencioso do mundo, que a ajude a se sentir relaxada e confortável.

7. Passeio ao ar livre – com os devidos cuidados

Passear ao ar livre, como no quintal de casa, é importante para que a criança comece a entrar em contato com a natureza e também absorva vitamina D. Porém, no caso dos recém-nascido, é importante não expor o bebê diretamente ao sol. Já os mais velhos podem usar protetor solar indicado para a idade.

Também é importante garantir que a criança passeie ao ar livre nos momentos mais frescos do dia, e longe de locais com muito mosquito, ok?

Veja mais: Técnicas de relaxamento para gestantes: Veja dicas!

Mãe dando um beijo no seu filho. Foto: Canva.

8. O que é importante na rotina de um bebê: Momentos de afeto e de carinho

Os bebês também precisam de momentos de afeto e carinho para crescerem fortes e saudáveis. Por isso, quando pensamos em uma rotina de bebê, não podemos deixar isso de fora!

Esses afetos podem ser demonstrados de muitas maneiras: com carinhos, massagens, abraços, palavras meigas, proximidade, enfim!

Esteja presente na vida do seu bebê, mesmo que sejam poucos momentos do dia, demonstrando o quanto ele é importante para você. Pois ele pode até não entender o que você diz, no sentido literal, mas ele com certeza se sentirá amado!

Veja mais: Dicas de Amamentação: Confira 11 curiosidades sobre o leite materno

9. Interação com toda a família

Por fim, esse é outro ponto importante na rotina de um bebê: momentos em família.

Reservem alguns minutos por dia, ou até horas, para todos interagirem, incluindo o bebê nas conversas, brincadeiras e momentos de lazer em família. Faça-o perceber que faz parte de um lar amoroso e unido, pois isso o ajudará a crescer saudável psíquica e emocionalmente.

Pense nisso e crie momentos incríveis com a sua família. Acredite, isso poderá ficar eternizado no coração de todos!

Boa sorte!

Menina linda e sorridente. Foto: Canva.

Veja mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões