Afinal, o que considerar na hora de escolher o vestido de noiva? Afinal, são tantos modelos disponíveis no mercado, que escolher o mais apropriado para o grande dia pode parecer quase uma missão impossível, não é mesmo?

Mas fique sabendo que não é, pois estamos aqui para te ajudar! Ainda que a tarefa seja trabalhosa e possa assustar no início, algumas dicas irão facilitar a busca.

Com essas 20 dicas incríveis que separamos para você, ficará muito mais fácil escolher o vestido de noiva perfeito, que te faça sentir-se linda e poderosa!

Assim, você não esquecerá de nenhum detalhe na hora de eleger o modelo que irá eternizar um dos dias mais felizes do casal.

Publicidade

Confira!

escolher o vestido de noiva

Duas mulheres arrumando vestido de noiva. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O que considerar na hora de escolher o vestido de noiva? 20 Dicas

Escolher o vestido de noiva – 1) Conheça os estilos de vestido de noiva

Escolher o vestido de noiva perfeito é sempre um dilema. Mas não se preocupe! A primeira dica é conhecer todos os estilos de noiva disponíveis no mercado – e olha que não são poucos!

Conheça todos os estilos, mas tenha em mente que o que realmente importa, é que você se sinta você mesma. Veja abaixo!

  • Clássica: 

Você é uma noiva clássica se aposta pelo tradicional, por aquilo que não passa de moda e que seja elegante e sofisticado. Este tipo de noiva sempre escolhe um modelo com decote barco ou em V acompanhando de véu e joias como pérolas ou diamantes.

  • Romântica:

Como o próprio nome já diz, são românticas e delicadas. As noivas românticas costumam escolher vestidos de tule ou chiffon com bordados muito românticos com temas florais.

Publicidade
  • Boho:

Por sua vez, as noivas que se casam na praia ou ao ar livre apostam por um modelo boho, para dar um toque hippie ao seu look, com tecidos leves e vaporosos, e complementos como coroas de flores.

  • Vintage:

Por outro lado, você é uma noiva vintage se você adora estilos antigos, as rendas e vestidos vitorianos. Procure usar o tecido mais espetacular (inclusive herdado) que dê um ar vintage ao seu look.

  • Moderna:

Por fim, a noiva moderna quer dar um toque vanguardista ao seu look, é atrevida e adora cortes assimétricos em seu vestido, inclusive pode optar por vestidos curtos ou grandes decotes.

O que realmente importa é que você sinta que continua sendo você mesma com o modelo escolhido.

escolher o vestido de noiva

Madrinhas sentadas na cama, observando a noiva mostrar seu vestido. Crédito da foto: Freepik

2) Escolha de acordo com a sua personalidade

Em segundo lugar, o vestido tem que refletir o estilo natural da noiva. Se você escolhe um modelo que não tem nada a ver com o seu estilo, será algo visível e parecerá falso.

Publicidade

Você nunca deve comprar um modelo que seja a “última tendência”, mas que não te favorece. No fim das contas, um vestido de noiva é aquele vestido que a noiva decide usar. Se você sempre quis se casar de vermelho, por que não?

Para escolher o mais adequado, você deve sempre ouvir o estilista ou as vendedoras da loja, mas sem esquecer da sua ideia inicial.

Portanto, evite mudar de ideia se ela não surgiu de você e procure que seu vestido reflita sua personalidade.

3) Escolhendo a silhueta

Do mesmo modo, a roupa ideal é o resultado da soma do estilo que mais lhe agrada, com o local e o clima do casamento, e aquilo que melhor se adequa ao seu corpo. Esse combo irá ressaltar os seus pontos fortes!

Saiba equilibrar suas curvas com o volume do vestido. Para isso, considere outros comprimentos além do longo. Além de lindos, eles acrescentam personalidade à produção.

O tipo de tecido utilizado também deve ser objeto de atenção, além da cor e dos enfeites nele. Ele impacta de forma significativa a aparência: um material mais pesado e estruturado irá moldar a sua forma, já a seda não estruturada e o chiffon macio são menos lisonjeiros com as noivas plus size.

Mulher loira se arrumando para o casamento, com vestido de noiva na mão. Crédito da foto: Freepik

4) Considere o tecido para encontrar o seu vestido de noiva ideal

Tenha em mente a ideia de fazer o vestido sob medida. Muitas noivas não contemplam esta opção porque acham que é muito mais caro ir a uma costureira que fabrica um modelo feito sob medida.

Mas não é bem assim, a relação qualidade-preço é boa, ele vai se encaixar como uma luva, uma vez que ele será feito no seu corpo. E será único, não haverá outro como ele!

Porém, se você não quiser fazer um sob medida, os estilistas recomendam escolher um vestido de catálogo e personalizá-lo.

Procure um que faça com que você se sinta você mesma e personalize com algo que o diferencie dos demais: um aplique na cintura ou quadril, um tecido diferente, algum complemento inovador…. Algo que reflita sua personalidade!

Além disso, escolha tecidos de qualidade e se você não entende muito sobre moda, peça a companhia de alguém que entenda.

Confira aqui os tecidos mais utilizados pelas noivas:

  • Mikado:

É uma seda natural grossa e com brilho.

  • Brocado:

Tecido com relevos prateados ou dourados. Esses desenhos são geralmente com temas vegetais ou geométricos de inspiração oriental.

  • Piquê:

É um tecido áspero, com corpo e peso, no qual é possível observar relevos geométricos.

  • Otomomana:

Um tecido mais grosso, firme e em forma de cordões.

  • Tafetá:

É um tecido com muito volume, é uma seda muito brilhante.

  • Organza:

É um tecido rígido, pois recebe um tratamento químico para dar esse aspecto, embora seja um tecido fino e quase transparente. Será de seda ou algodão.

  • Crepe:

É um tecido de aparência irregular e com toque granulado. Podem ser lã, plissados, georgette… É o tecido mais adequado para vestidos de sereia e também para vestidos com volume. Geralmente é acompanhado por strass e bordados.

  • Renda:

É obtido a partir da mistura de seda, algodão e linho ou fios metálicos. A renda é um tecido que é usado para complementar outros tecidos, como um ornamento. É o favorito para vestidos com estilo vintage.

  • Chiffon:

Ideal para modelos muito vaporosos, para vestidos de noiva para casamentos na praia. É um tecido leve e macio que pesa muito pouco.

  • Tulle:

Por fim, tecido muito leve e transparente com aparência de malha e textura áspera.

 escolher o vestido de noiva

Noiva animada, mostrando o vestido de noiva para uma amiga na loja. Crédito da foto: Freepik

5) Combine com o seu tom de pele

Você terá que escolher bem a cor, uma vez nem toda as peles combinam com o mesmo tom de branco. E para que você não tenha dúvidas, descobrimos como são as diferentes tonalidades para que você possa diferenciá-las perfeitamente e quais as noivas que elas favorecem.

  • Branco puro:

Um branco azulado e reluzente. É o branco mais usado em vestidos de primeira comunhão. Perfeito para noivas de pele escura.

  • Branco neve:

É um branco radiante, mas sem essa tonalidade azulada, a cor da neve. É o mais parecido com o branco puro, embora ainda seja uma cor não muito popular. Sem dúvida, noivas com tom de pele escura, apostem neste branco!

  • Cru/off white:

Por sua vez, este é o tom de branco mais usado pelas noivas, na verdade, quase 90% escolhe esse tom para o seu look.

É a cor natural da seda antes de sujeitá-la aos corantes. Um branco que favorece muito, especialmente noivas com cútis nem muito clara nem muito escura.

  • Pérola:

Parecido ao cru mas com um tom próximo ao baunilha, não é muito fácil de encontrar, mas é muito elegante e fino. Costuma ser mais utilizado por noivas com mais de 40 anos. Ideal para mulheres com a pele mais morena.

  • Marfim:

Mais distante do branco puro do que o pérola, mas mais próximo ao bege. É um dos tons de branco que mais favorece as noivas, uma vez que é um tom um pouco mais quente.

Se você tem uma pele muito branca, é melhor você apostar na cor do marfim.

  • Champanhe:

Levemente dourado, como a bebida que tem seu nome. Não fica bem em todos os tipos de pele, mas fica realmente espetacular na pele escura.

As meninas de pele escura vão se sentir sensacionais com esse tom!

  • Nude:

É a cor da pele, geralmente não é usado como o tom principal para o vestido, mas para combinações de cor com branco ou cru, com bordados ou rendas que simulam o efeito tattoo.

  • Rosa empoeirado:

Não é branco como tal, mas é amplamente utilizado em vestidos de casamento estilo vintage. É um rosa com uma mistura de bege e branco, muito suave.

Uma das melhores opções para as noivas com a pele mais clarinha!

 escolher o vestido de noiva

Noiva ao centro exibindo vestido de noiva, e madrinhas atrás com vestido azul. Crédito da foto: Freepik

6) De acordo com a forma do seu corpo

Com certeza você já tenha uma ideia inicial de como quer o seu vestido, mas o corte realmente cai bem em você?

Além do amor à primeira vista que você sentiu com esse modelo, você deve estar ciente de talvez ele não fique tão bem em você como você imaginou.

A maioria das noivas sempre vai ao teste do vestido com uma ideia clara e, muitas delas, acabam escolhendo um modelo completamente diferente do que haviam imaginado.

Para que você saiba o que realmente fica bem em você, veja aqui quais os melhores vestidos para cada tipo de corpo.

  • Copo reto:

Evite vestidos muito justos ou com linhas retas, modelos fluidos e com mangas curtas. Ficarão perfeitos em você vestidos justos na zona alta da cintura, sempre dando maior destaque ao corpo do vestido em vez da saia. Você pode alongar sua figura com decotes em V ou com ombros de fora.

Além disso, com o corpo retângulo é melhor não escolher saias muito compridas com cauda interminável. Portanto, evite o decote quadrado ou redondo.

  • Corpo triângulo:

Neste caso, o que você tem que conseguir fazer com o vestido é equilibrar chamando a atenção para a parte superior do vestido.  Para isso, escolha um modelo evasê que não seja muito justo para não ressaltar o quadril.

O corte princesa também pode ser uma boa opção para esse tipo de corpo. No quesito acessórios, foque na parte do busto, com plissados e decotes em V.

  • Corpo redondo:

Escolha um vestido com cintura alta, um corte império onde a saia tenha um caimento fluído. No quesito decote, aposte pelo decote coração ou em V, mas sempre sem ser muito justo.

Para este tipo de corpo, mais é menos, então não use muitos ornamentos, é melhor algo elegante e sem muitos apetrechos.

  • Corpo ampulheta:

Ao ter um equilíbrio entre o quadril e o busto, você pode escolher qualquer tipo de vestido, mas sem dúvida, a melhor opção sao os modelos estilo tubinho ou corte sereia. O decote barco é o ideal.

Mas não se esqueça, se você tem peito grande, não use muitos acessórios, mas se você tiver peitos pequenos, o uso de ornamentos está liberado.

  • Corpo triângulo invertido:

O essencial é dar volume ao quadril e tirar a atenção da área dos ombros. Como? Com decotes que não sejam abertos, e saias com volume, por exemplo, com apliques. Você se sentirá mais elegante.

  • De acordo como busto:

Se você quer disfarçar o tamanho, aposte por decotes em V. Você também pode escolher um vestido com decote redondo sem marcar a cintura excessivamente.

E para quem quer marcar o busto, a melhor opção é um vestido mais justo e quanto menos decotado melhor. Se você gosta, pode escolher plissados nesta área, além de costas decotadas costumam a favorecer todas as noivas, aposte nesse tipo de decote e sucesso estará garantido!

Leia aqui: Casamento em casa: House Wedding! veja como organizar.

7) De acordo com a altura:

Quem é mais baixinha vai se sentir linda vestida de branco! No entanto, vocês devem evitar vestidos com saias volumosas, isso dará a impressão que você é ainda menor. Procure escolher vestidos sem cortes horizontais e sem muito volume.

Por outro lado, se você é alta, vestidos mais ajustados ou fluidos podem ser ideais para você. No último caso, a saia tem resultado ainda mais esvoaçante por causa do comprimento mais longo.

Se você tem curvas ou é muito magra: se você é uma mulher com curvas, valorize-o e aposte pelo corte princesa, marque a cintura para alongar a silhueta.

Se você é muito magra, modelos com volume nas mangas ou na saia podem te favorecer. Mangas curtas, três quartos ou mangas compridas são as opções perfeitas, uma vez que escondem os braços, sejam eles largos ou finos.

Além disso, uma boa opção é o decote em forma de coração, que dará volume ao seu busto. Esqueça os decotes quadrados ou em V.

8) Se você está grávida:

Se você está nos primeiros meses da gravidez, o tamanho da barriga é quase imperceptível, então você poderá usar o mesmo modelo de vestido que já tinha em mente, sempre respeitando o seu tipo de corpo.

Mas atenção, isso só até o 4º mês. A partir desse período, seu corpo passará por muitas transformações. Por isso, recomendamos que você aposte por um corte império e use um tecido mais leve, assim você se sentirá mais confortável.

Vista lateral da noiva feliz em véu longo, que está se preparando para o dia do casamento no quarto, vestindo vestido de noiva. Crédito da foto: Freepik

9) Durante a prova do vestido, mexa-se! 

Os especialistas recomendam que você não fique parada durante a prova do vestido. Caminhe, sente, pule, dance, levante os braços… Se você não pode realizar algum desses movimentos, é sinal de que esse não é o vestido perfeito.

Você viverá um milhão de emoções com ele e vai usá-lo durante muitas horas, por isso você deve se sentir confortável com ele.

E, é claro, não vá com mais pessoas do que o necessário para a prova do vestido. Acredite ou não, opiniões, venham de quem venham, sempre influenciam e, mais ainda, quando se trata de escolher o seu vestido de noiva.

Se você for com muitas pessoas para as provas, é mais difícil manter o segredo, há menos tranquilidade e mais opiniões.

Portanto, escolha apenas uma ou duas pessoas com quem você se sente confortável e tem intimidade, como por exemplo, sua mãe e sua irmã.

10) Pesquise referências

Antes de tudo, é fundamental identificar o gosto da noiva, que pode ser conhecido por meio de um grande exercício de pesquisa.

Passeie pelas imagens disponíveis e também confira os modelos de vestidos de noiva das celebridades, para saber o que mais te agrada.

Com base nesta pesquisa será possível formar um grande acervo de ideias, e entender as suas preferências a respeito do comprimento do traje, tipo de decote, volume e materiais da roupa, entre outros aspectos.

Tenha esta lista em mãos antes de iniciar a busca nas lojas!

Noiva feliz, segurando seu vestido no dia do casamento. Crédito da foto: Freepik

11) Abra-se para novas ideias 

Apesar deste trabalho de pesquisa oferecer um norte na busca, há casos de mulheres que já chegam com uma ideia definida sobre o vestido de noiva ideal e, depois de experimentarem, não o amam e percebem que se apaixonaram por algo completamente diferente do que haviam considerado.

Por isso, é importante manter a mente aberta durante as compras. Gostar de um determinado estilo não significa que ele se será o mais apropriado para você e o seu momento.

Quem sabe você prova um modelo novo e não se apaixona na hora?

12) Compre com antecedência 

Mesmo um vestido de noiva simples costuma demorar meses para ser produzido. E, depois de pronto, necessita de algum tempo para ser ajustado de acordo com o seu corpo.

Por isso, o ideal é encomendá-lo com grande antecedência, por volta de 10 meses a um ano antes da data.

No entanto, não é aconselhável já comprá-lo sem uma data marcada da cerimônia, pois corre-se o risco da roupa ficar fora de moda (ou não te condizer com o estilo do seu enlace) quando finalmente subir ao altar.

13) Defina um tema

Parece óbvio, mas vale reforçar que antes de ir às compras é necessário que se defina o tema ou estilo da celebração, pois isso irá influenciar tanto na escolha do local e quanto do traje.

A última coisa que você deseja é que seu vestido esteja em desacordo com o estilo do casamento, não é mesmo? Por tema, queremos dizer estilo do enlace, como tradicional, pé na areia, rústico, clássico ou descontraído, entre outros.

Leia aqui sobre decoração para casamentos: dicas e tendências

Linda noiva segurando seu vestido de casamento. Crédito da foto: Freepik

14) Se você é plus size, avise sem receios

Nada é pior do que ir a uma loja e descobrir que eles só têm modelos que não lhe cabem. Neste caso, a ligação antes da visita é ainda mais importante.

Pergunte ao vendedor sem medo se eles possuem vestidos de noiva plus size, se é possível ele conseguir alguns vestidos do seu manequim e agende uma data para quando ele os tiver.

Isso evita que você perca o seu tempo e a sua paciência com algo que não foi feito pensando no seu conforto. O vestido é que deve lhe servir e não o contrário!

Escolher o vestido de noiva – 15) Como você descreveria o seu vestido ideal?

Você deseja algo clássico, vintage e confortável ou romântico, glamoroso e grandioso? Pode parecer uma coisa boba, porém procure descrever como seria o seu vestido perfeito!

Quanto mais adjetivos você der, sabendo elencar suas prioridades, melhor será o seu resultado para conseguir o que deseja na busca, inclusive para poder repassá-las aos consultores de estilo das lojas.

16) Considere comprar online

Não há problema em comprar seu vestido online! Poder experimentar o vestido pessoalmente é ótimo mas não é a única maneira de fazer as coisas.

Porém, antes de fazer a compra online de um vestido de outro país, ou de outras webs nacionais, tire as suas medidas com a ajuda de uma costureira e verifique a política de devolução do site para garantir que você tenha direito a um reembolso total caso não goste dele quando o tiver em mãos.

Escolher o vestido de noiva – 17) Separe um dia inteiro

Escolher um traje é uma tarefa incrivelmente demorada, por conta do tempo de deslocamento às lojas e das horas de seleção dos modelos e das provas.

Não se coloque pressão para se decidir de forma apressada entre outras tarefas do dia a dia. A tendência é que se torne uma missão ainda mais cansativa e potencialmente frustrante.

Por isso, separe um dia inteiro somente para isso!

Veja também: Dia da Noiva: 10 dicas para organizar esse dia tão especial

Jovem noiva olhando para os melhores vestidos na loja. Crédito da foto: Freepik

18) Saiba quem levar

Use da sua sabedoria para escolher quem irá lhe acompanhar na escolha. Levar mãe, irmã, cunhada, todas as madrinhas e damas de honra será uma baita dor de cabeça! Portanto, quanto mais enxuto o grupo, melhor.

Para que se chegue a um consenso mais facilmente, eleja no máximo duas ou três pessoas que tenham os gostos parecidos com o seu ou importantes para você. E, claro, que saiba expressá-los de forma que não acabe com a sua autoestima.

Escolher o vestido de noiva – 19) Use lingerie e sapato apropriados

Vá preparada para as provas, as lojas costumam oferecer os acessórios, mas, além de ser um pouco desconfortável por serem modelos compartilhados, há sempre o risco de não possuírem o seu número.

Recomendamos que se prepare para as provas levando:

  • Um sutiã sem alças para o caso de experimentar um vestido de noiva tomara que caia;
  • Uma calcinha compressora pode ajudar a visualizar melhor suas formas num vestido mais justo;
  • Um calçado da mesma altura que deve usar no dia para ver como o vestido ficará.

Mulher loira usando robe branco e véu de noiva, na janela aberta, sorridente. Crédito da foto: Freepik

20) Cuidados e manutenção até o casamento

Por fim, depois de feita a compra e recebido o vestido, é uma verdadeira missão mantê-lo em perfeito estado até o grande dia. Mas temos todas as dicas para que o seu vestido de noiva siga impecável!

Um dos primeiros cuidados a se ter é com o transporte do vestido até a sua casa. Verifique se está embrulhado, protegido por uma capa. Quanto mais espaço ele tiver durante a locomoção, melhor, por evitar que acabe amarrotado e forme vincos.

Uma dica ao chegar em casa é colocar o vestido em uma capa de proteção de pano, porque o plástico pode manchar os tecidos, e não permite que respire.

As melhores opções para guardá-lo são: em prateleira com espaço no armário, com o mínimo de dobras possíveis, ou embaixo da cama (ou outro lugar que tenha disponível), bem esticado, sem que nada mais seja ali guardado.

Os vestidos levinhos podem ser pendurados. Se tiver um closet, melhor ainda, desde que a peça não fique sob a luz direta do sol. E claro: mantenha-o sempre longe do calor e da umidade.

Se você mora com o seu par, pergunte a alguma amiga próxima se ela ficaria com a sua vestimenta pronta no armário. Além de manter a surpresa para o seu amor, isso te blinda da tentação de usá-lo todos os dias até o casamento!

Escolher o vestido de noiva – Conclusão:

Pronta para escolher o vestido de noiva ideal para você? Esperamos que, depois dessas dicas, você se sinta muito mais preparada para essa linda missão!

Tente não ficar muito ansiosa imaginando o efeito dele em meio à decoração e na reação das demais pessoas ao vê-lo em você. A montanha-russa de emoções irá resultar em uma data memorável!

Aproveite e desfrute do momento, sem paranoias e preocupações, com a certeza de que estará impecável!

Veja também: