Garantir os melhores cuidados com a pele da gestante no verão é muito importante não apenas para garantir a beleza, como também a saúde do tecido cutâneo.

Afinal, a gestação, que já é marcada por tantos desafios, pode provocar alterações hormonais que aumentam as chances de manchinhas, por exemplo. Além disso, as temidas estrias também costumam estar nas rodas de conversa das gestantes.

Embora esses efeitos sejam comuns e não necessariamente algo “ruim”, sabemos o quanto as mulheres querem prevenir esse tipo de condição. Por isso, preparamos este conteúdo com algumas dicas que podem te ajudar nesse momento. Não deixe de conferir!

Veja mais: Coceira na gravidez: Quais as causas? O que fazer?

Publicidade

Cuidados com a pele da gestante no verão

Cuidados com a pele da gestante no verão

Gestante sentada em posição de borboleta com as mãos na barriga. Foto: Canva.

A pele da gestante tende a ser um pouco mais susceptível ao aparecimento das manchinhas de melasma, além de ter uma propensão ao desenvolvimento de estrias. Ao mesmo tempo, não são todos os tipos de produtos que podem ser usados para cuidar da pele de uma mulher grávida, por isso, colocar em prática alguns cuidados é muito importante.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A seguir, apresentamos uma lista de orientações gerais para você conhecer:

  1. Comece com o protetor solar;
  2. Hidrate e hidrate de novo;
  3. Evite exposição excessiva ao sol;
  4. Beba muita água;
  5. Evite banhos com água quente;
  6. Use sabonetes hidratantes e próprios para gestantes;
  7. Evite coçar a pele;
  8. Mantenha uma dieta saudável;
  9. Mantenha a pele limpa com produtos específicos;
  10. Consulte um dermatologista já no início da gestação.

Agora, vamos explorar cada um desses aspectos acima? Continue lendo e saiba mais!

1. Comece com o protetor solar

Adquirir um protetor solar que seja adequado para a pele delicada das gestantes é um bom ponto de partida. Isso porque a pele da mulher pode estar mais sensível nesta fase da vida, o que faz com que a exposição solar acabe causando manchas indesejadas.

Portanto, adquira um produto que seja de qualidade e seguro para as gestantes. Também fique atenta ao fator de proteção solar, escolhendo um que seja adequado para você.

Publicidade

Por fim, não se esqueça de sempre fazer a reaplicação corretamente, para garantir a proteção, especialmente em dias nos quais você acaba suando exageradamente.

Veja mais: Protetor solar para o rosto: para que serve? A importância para pele

Cuidados com a pele da gestante no verão

Gestante com as mãos apoiadas na barriga. Foto: Canva.

2. Cuidados com a pele da gestante no verão: Hidrate e hidrate de novo

A hidratação também é outro cuidado fundamental com a pele da gestante, e não só no verão, viu?

Como o bebê cresce rapidamente, a pele da gestante acaba se “esticando” de um modo não muito convencional. Com isso, pode aparecer o ressecamento e o estiramento que pode levar ao desenvolvimento de estrias.

Portanto, para evitar esse tipo de efeito, é interessante investir em um bom hidratante, que seja específico para as gestantes. Dessa forma, torna-se possível manter a pele mais elástica e maleável, reduzindo o ressecamento e as chances de haver estiramentos.

Publicidade

3. Evite exposição excessiva ao sol

Assim como é muito importante aplicar o protetor solar corretamente, é válido também evitar a exposição excessiva ao sol. Dessa maneira, você estará prevenindo as manchinhas de sol com mais eficiência.

No entanto, caso precise se expor, lembre-se de usar chapéu e roupinhas largas que cubram a pele, evitando uma exposição excessiva. E, claro, nunca se esqueça do protetor e das suas respectivas reaplicações.

Veja mais: Pele na gravidez: Quais cuidados devemos ter? Descubra!

Cuidados com a pele da gestante no verão

Gestante apoiando as mãos na barriga. Foto: Canva.

4. Cuidados com a pele da gestante no verão: Beba muita água

Um dos cuidados com a pele da gestante no verão que não podem ser ignorados, e que já mencionamos anteriormente, é a hidratação.

Uma pele hidratada é mais saudável, fica mais viçosa e jovial, e também menos propensa aos efeitos do estiramento causado pelo crescimento da barriga.

Porém, embora algumas pessoas ainda cometam o equívoco de apenas usar mil e um produtos para aplicar na pele, a verdade é que beber bastante água pode fazer toda a diferença na saúde cutânea.

Portanto, considere consumir água suficientemente para manter o corpo inteiro hidratado, inclusive a sua pele. Acredite, isso pode fazer toda a diferença!

5. Evite banhos com água quente

Embora no verão a maior parte das pessoas prefiram um banho mais refrescante, quem passa o dia inteiro no ar condicionado pode optar por uma água mais quentinha.

No entanto, esse tipo de escolha pode fazer com que a sua pele fique ainda mais ressecada, além de fazer com que as chances de aparecer estrias aumentem.

Sendo assim, optar por um banho de água morna ou até mesmo fria pode ser uma das formas de cuidados com a pele da gestante no verão.

Veja mais: Banho de Alecrim: ajuda com distúrbios do sistema nervoso e beleza

Cuidados com a pele da gestante no verão

Gestante consumindo uma saladinha. Foto: Canva.

6. Cuidados com a pele da gestante no verão: Use sabonetes hidratantes e próprios para gestantes

A hidratação é peça-chave quando pensamos nos cuidados com a pele da gestante no verão, e isso nós já percebemos. Por isso, quando você for escolher algum sabonete, considere a possibilidade de investir em um que contenha uma boa quantidade de propriedades hidratantes.

Porém, não se esqueça de verificar a composição para avaliar se é uma opção segura para gestantes. Inclusive, se você tiver dúvidas quanto a isso, considere buscar orientação de um especialista.

7. Evite coçar a pele

À medida que a gestação avança, a pele da gestante pode ficar mais esticada em algumas regiões do corpo. Esse efeito pode provocar uma sensação de coceira bem desagradável, porém, se a mulher coçar, pode causar lesões e até mesmo piorar a aparência das estrias.

Por isso, nesses casos, o ideal é usar loções próprias para acalmar a pele da gestante, contribuindo para uma redução na coceira e um aumento na hidratação.

Mas lembre-se, se você sentir muita coceira, a ponto de isso ser um incômodo na rotina, não hesite em conversar com o seu médico sobre isso, combinado? Assim, será possível avaliar se a coceira tem relação com outra condição que precisa de tratamento.

Veja mais: Como organizar o batizado do bebê: Passo a passo completo!

8. Cuidados com a pele da gestante no verão: Mantenha uma dieta saudável

A nossa alimentação também é fundamental para a saúde da nossa pele. No caso das gestantes, não é diferente. Por meio de uma alimentação saudável nós podemos ingerir antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem a pele.

Além disso, as vitaminas e minerais contribuem para uma pele mais saudável, jovial, firme e hidratada. Por isso, consuma sempre alimentos saudáveis e in natura, como frutas, verduras e legumes.

Se for possível, converse com a sua nutricionista para que ela indique uma alimentação ainda mais focada nos cuidados com a pele.

Cuidados com a pele da gestante no verão

Gestante fazendo formato de coração com as mãos sobre a barriga. Foto: Canva.

9. Mantenha a pele limpa com produtos específicos

A pele da gestante pode sofrer alterações de modo a ficar mais oleosa no rosto, em alguns casos. Além disso, as alterações hormonais podem levar ao temido aparecimento de cravos e espinhas.

Por isso, garantir uma limpeza diária, com produtos específicos para a higiene da pele e que são seguros para gestantes, é outra peça-chave dos seus cuidados cotidianos.

Nunca fique com a pele suja ou mesmo com a maquiagem na hora de dormir, pois isso pode obstruir os poros e causar efeitos colaterais que você pode acabar não gostando muito.

Mas lembre-se: nada de usar produtos de limpeza que sejam inadequados para gestantes, combinado?

10. Consulte um dermatologista já no início da gestação

Por fim, a dica mais importante de todas: considere passar por uma consulta com um dermatologista já no início da gestação. Nessa consulta, você poderá tirar as suas dúvidas, conversar sobre os seus anseios e até mesmo compreender quais tipos de produtos podem ou não podem ser usados na gravidez.

Outro ponto positivo é que o médico poderá prescrever tratamentos específicos para o seu tipo de pele, sem comprometer os cuidados que devem ser tomados nessa fase tão importante da sua vida.

Considere essa possibilidade e invista nos cuidados com a pele da gestante no verão de forma equilibrada e priorizando a sua saúde!

Veja mais: