coceira na gravidez pode ser ocasionada por uma série de fatores, e embora ela nem sempre esteja associada a algum problema grave, o interessante é sempre descrever a situação para o seu médico. Afinal, o desconforto pode ser bem desagradável, atrapalhando o bem-estar da mulher e ocasionando efeitos ruins na sua rotina.

Pensando nesses pontos, desenvolvemos este conteúdo com uma série de informações pertinentes sobre o tema. Saiba mais sobre algumas das principais causas desse tipo de coceira na gestação e descubra medidas que podem ajudar a minimizar a situação. Vamos adiante!

Veja mais: O que é tocofobia: O medo excessivo do parto e da gestação

Coceira na gravidez

Mulher com coceira no braço. Foto: Canva

Publicidade

Quais as causas da coceira na gravidez?

As causas da coceira na gravidez variam de caso a caso. Isto é, há mulheres que têm coceira devido ao ressecamento da pele, enquanto outras podem estar enfrentando problemas hormonais. Por isso, a investigação médica é extremamente importante e não deve ser descartada na hora de verificar o que pode estar acontecendo. Porém, caso você esteja com a consulta marcada, mas está curiosa para entender um pouco mais sobre as possíveis causas do problema, atente-se à lista abaixo:

Ressecamento da pele

O ressecamento da pele pode acontecer por uma série de motivos. É sempre bom lembrarmos que o corpo da mulher passa por uma série de transformações durante a gestação, que podem ocasionar mudanças nos cabelos, na pele, nas unhas, etc. Portanto, o ressecamento pode estar associado às alterações comuns nesta fase da vida. Neste caso, o ideal seria cuidar da hidratação cutânea com mais atenção, para evitar a descamação e, consequentemente, a coceira na gravidez.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja mais: Hidratar a pele do bebê é fundamental para evitar irritações de pele. Conheça a fralda com loção hidratante [VÍDEO]

Alergias

Como mencionamos acima, o corpo da mulher experimenta sensações e situações novas durante a gestação. Essas situações, em casos específicos, podem desequilibrar algumas funções do organismo feminino, como o sistema imunológico, desenvolvendo crises de alergias que podem ocasionar a temida coceira na gravidez.

Nessas circunstâncias, é importante conversar com o médico sobre o assunto, a fim de estabelecer mudanças que possam minimizar as crises de alergia e trazer mais conforto à mulher.

Coceira na gravidez

Mulher grávida com as mãos na barriga. Foto: Canva

Publicidade

Crescimento da barriga e das mamas

A barriga, durante a gestação, cresce expressivamente, e de um modo relativamente rápido. Rápido se compararmos com o crescimento que poderia acontecer em outras circunstâncias, como por conta da alimentação, por exemplo. Por conta disso, a pele pode acabar ficando “esticada demais” com esse crescimento, não acompanhando o desenvolvimento do útero a ponto de “crescer” junto de forma mais saudável, o que resseca e causa a sensação de coceira.

Além do mais, esse crescimento rápido da barriga e das mamas pode ser responsável pelo aparecimento das temidas estrias. Por isso, a hidratação constante é extremamente importante e indispensável durante a gravidez, caso você queira proteger a sua pele e prevenir esse problema.

Veja mais: Como prevenir estrias na gravidez – Dicas simples

Colestase gestacional

Este caso é mais raro e exige atenção médica o quanto antes, pois tem relação com alterações no fígado da gestante. Além da coceira, a mulher pode sentir muita fadiga, a pele e os olhos ficam mais amarelados, as fezes e a urina também mudam de cor e a falta de apetite pode aparecer.

Essa situação ocorre quando a bile não é liberada adequadamente na digestão, o que faz com que o organismo acabe acumulando a substância. Nesses casos, é muito importante comunicar o médico, pois a colestase pode causar efeitos colaterais nocivos na mãe e no bebê. Cuide-se!

O que fazer em casos de coceira na gravidez?

Sem dúvidas, a coceira na gravidez pode ser bastante desconfortável, especialmente quando a mulher está em um ambiente público e pode se sentir “julgada” por conta de ficar coçando a sua própria barriga, por exemplo. Por isso, investir em ações que minimizem o problema é primordial para conquistar mais bem-estar no dia a dia. A seguir, descrevemos recomendações que podem ser interessantes. Continue lendo para saber mais.

Publicidade

Manter as visitas regulares ao médico e relatar o caso

As visitas regulares ao médico são essenciais e nunca devem ser descartadas ou trocadas por dicas da internet. O ideal é que você comunique o seu médico assim que começar a se deparar com a coceira durante a gestação. Desse modo, o profissional especializado poderá analisar o seu caso e prescrever o tratamento/cuidado mais adequado para a sua situação.

Como vimos, muitas mulheres podem enfrentar a coceira durante a gravidez por diferentes motivos, o que impede de descrevermos um passo único para lidar com o problema. Sendo assim, o mais prudente a se fazer é conversar com o seu médico.

Mulher grávida com as mãos na barriga. Foto: Canva

Veja mais: Mamãe zumbi: gravidez dá sono? Como lidar com isso?

Coceira na gravidez – Beber bastante água

Como vimos no decorrer deste texto, possivelmente a coceira na gravidez também pode estar associada à falta de hidratação da pele, tanto interna quanto externamente. Assim sendo, consumir uma quantidade razoável de água, todos os dias, e de acordo com o seu peso e recomendação médica, é uma forma de minimizar o quadro. Mantenha o seu corpo sempre bem hidratado.

Hidratar bastante a pele

A hidratação externa da pele também pode impactar na sensação de coceira. Assim sendo, é interessante que você passe a hidratar a pele diariamente, com produtos específicos para mulheres gestantes.

No mercado farmacêutico e cosmético é possível encontrar, inclusive, hidratantes que têm a função de prevenir estrias durante a gravidez, o que pode ser bem interessante nesse caso.

Veja mais: Pele bonita: 16 melhores dicas para manter bela e saudável em casa

Coceira na gravidez – Seguir uma alimentação adequada

Uma alimentação saudável também faz toda a diferença no bem-estar da gestante. Além do mais, o excesso de alimento, que ocasiona um aumento de peso muito elevado e em um prazo muito curto, também pode fazer com que a pele fique mais “esticada” e, consequentemente, propensa à coceira.

Mulher grávida com as mãos na barriga. Foto: Canva

Praticar exercícios descritos pelo médico

Os exercícios recomendados pelo seu médico podem fazer parte da sua rotina como uma forma de minimizar as chances de aumento excessivo de peso, bem como contribuem para uma melhora na circulação sanguínea, impactando na hidratação e no crescimento da pele de regiões como barriga e seios. Experimente uma vida mais ativa!

Além do mais, a prática de exercícios também é responsável por muitos outros benefícios para a nossa saúde, a começar pela sensação de bem-estar e disposição que pode provocar – e, convenhamos, sentir-se bem faz toda a diferença quando a barriga da gestação está bem grande, concorda?

Coceira na gravidez – Evitar banhos muito quentes

Por fim, para lidar com a coceira na gravidez é interessante que você priorize banhos mornos e frios, a fim de evitar um maior ressecamento na pele que poderia desencadear sensações cada vez mais desconfortáveis.

Mulher grávida com as mãos na barriga. Foto: Canva

Esperamos que esse conteúdo possa ter trazido bons insights. Em caso de dúvidas, não deixe de conversar com o seu médico.

Veja mais: Bem-estar para mulheres: 30 dicas incríveis para saúde da mulher