Saber como prevenir estrias na gravidez é importante para manter os cuidados com a pele da forma correta. Afinal, por mais comum que as estrias possam ser, ninguém quer que elas apareçam de uma hora para outra, afetando a autoestima, não é mesmo?

Sendo assim, saiba que existem medidas simples que podem lhe ajudar a prevenir o problema e assim garantir a saúde da pele. Para saber quais são, veja o nosso guia de hoje e tire todas as suas dúvidas sobre as estrias. Acompanhe!

prevenir estrias na gravidez

Mulher com estrias na barriga. Foto: Freepik

Como prevenir estrias na gravidez?

Prevenir estrias na gravidez é mais simples do que parece. Mas, é preciso manter uma regularidade nos cuidados, a fim de não expor a sua pele à situações que causem “traumas” ou um crescimento acelerado demais, sem a hidratação adequada. Abaixo damos todos os detalhes para que você siga a risca, todos os dias, garantindo mais elasticidade e firmeza para o tecido cutâneo. Veja:

Publicidade

1- Use óleos hidratantes e cremes corporais ricos em vitamina E

A vitamina E é responsável por promover mais elasticidade, saúde e firmeza para a sua pele. Além disso, impede que os estiramentos aconteçam. Afinal, a estria nada mais é do que a pele que precisa “esticar-se” de maneira exagerada e abrupta, causando os estiramentos que transformam-se, mais tarde, nas cicatrizes, ou seja, nas estrias de fato.

grávida aplicando hidratante para prevenir estrias

Grávida aplicando hidratante na barriga. Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Portanto, aplique diariamente produtos que sejam ricos em vitamina E. Você pode perguntar na farmácia, diretamente, quais são os cosméticos mais ricos nesse ingrediente para que você use sempre nas mamas, no bumbum, nas coxas e na barriga.

2- Faça massagens regularmente

As massagens também devem acontecer todos os dias. Isso porque a massagem é capaz de melhorar a circulação sanguínea, reduzir a retenção de líquidos e ainda melhorar a entrega de nutrientes na pele. Com a pele mais nutrida e hidratada, a tendência é que as chances de desenvolver estrias diminuam. Vale destacar que essas massagens podem acontecer quando você estiver aplicando o hidratante ou o óleo corporal.

3- Use roupas que promovam a sustentação da barriga e das mamas

Quando a barriga começa a crescer ou as mamas começam a inchar, obviamente que a nossa pele também precisa se desenvolver. Porém, com o peso que essas mudanças propõem, nem sempre o tecido cutâneo dá conta de sustentar tudo de forma efetiva, especialmente por isso tudo acontecer de uma maneira “abrupta”.

prevenir estrias na gravidez

Grávida com roupa que sustenta o peso da barriga. Foto: Freepik

Publicidade

Sendo assim, para impedir que a gravidade seja inimiga da sua autoestima e da sua pele, use roupas que promovam a sustentação da barriga e das mamas. Lembre-se apenas de não usar algo super apertado, ok? Use peças que apenas sustentem, ao mesmo tempo em que garantem o conforto.

Veja também: Como lavar as roupas do bebê: um mini guia atualizado!

4- Controle o ganho de peso durante a gravidez

O ganho de peso muito rápido e exagerado também pode desencadear o estiramento da pele. Por isso, se você quer prevenir estrias na gravidez, comece a controlar o seu peso. Para isso, converse com uma nutricionista para que ela lhe passe uma dieta adequada às suas necessidades físicas, e garanta mais saúde para o seu bebê, para você e para a sua pele.

Lembrando que especialistas apontam que o adequado é que a mulher aumente cerca de 1 a 1 quilo e meio por mês durante a gestação. Mais do que isso, o aumento de peso pode estar descompassado e pode ser prejudicial para a saúde no médio e longo prazo.

Leia mais: Sua alimentação deixa seu filho mais inteligente – Confira!

5- Consuma alimentos ricos em vitamina E

Assim como você pode prevenir estrias na gravidez usando os cremes e óleos corporais ricos em vitamina E, você também pode consumir alimentos que contenham essa vitamina em grande quantidade. Dessa forma você estará cuidando da sua pele de dentro para fora, garantindo mais elasticidade e saúde. Veja quais são os alimentos ricos em vitamina E:

Publicidade

Gestante com estrias na barriga. Foto: Freepik

  • Pistache;
  • Amêndoas;
  • Castanha do Pará;
  • Óleo de girassol;
  • Semente de girassol;
  • Abacate;
  • Acelga;
  • Ameixa seca;
  • Uva.

6- Beba bastante água, todos os dias

Como vimos, a hidratação é forte aliada no processo de prevenir estrias na gravidez. Para tanto, é preciso que você consuma pelo menos dois litros de água, afinal, a hidratação acontece de dentro pra fora com os líquidos, e de fora para dentro com os cosméticos. Portanto, nada de deixar a garrafinha de água longe de você, ok?

É possível não ter estrias na gravidez?

Sim. Afinal, as estrias aparecem por conta do estiramento da pele e pode estar envolvida com pré-disposições genéticas. Portanto, o ideal é sempre prevenir as estrias na gravidez com os cuidados que já citamos, assim você diminui as chances de ocorrer o aparecimento do problema.

Mulher com estrias nas coxas. Foto: Freepik

Quando começar a usar creme para estrias na gravidez?

A recomendação é que os cuidados com a pele comecem logo quando a futura mamãe recebe a notícia de que está grávida. Isso porque as alterações hormonais podem fazer com que as mamas inchem logo no começo, além de aumentar o apetite, acelerar o ganho de peso e tantos outros efeitos no organismo da mulher.

É verdade que coçar a barriga na gravidez dá estrias?

Não. Isso é mito! O que acontece é o contrário: as estrias na gravidez podem provocar coceira e irritação na pele. Portanto, se você estiver com coceira, mas não tiver sinais de estrias, não se preocupe que se coçar não causa estrias.

Porém, se você notar o aparecimento de alguns estiramentos na pele e sentir coceira logo depois, evite de coçar para não agravar o problema. Prefira usar os óleos e os hidratantes para amenizar o desconforto.

Leia agora: