É essencial hidratar a pele do bebê para evitar irritações e garantir que ela fique sempre macia, afinal, não há dúvidas de que a pele das crianças é uma coisa deliciosa e que adultos adoram apertar e beijar, não é mesmo?

Mas para que ela fique linda, cheirosa e macia, é preciso ter uma série de cuidados específicos, sempre utilizando produtos adequados para a idade da criança.

Durante a infância, é preciso ter muito cuidado com a pele, visto que ela é muito delicada e pode sofrer com a ocorrência de alergias e irritações.

Publicidade

Entre os cuidados, a hidratação frequente é um dos mais importantes. Então isso deve ser incluído na rotina sempre.

Se você quer saber mais sobre como hidratar a pele do bebê para evitar irritações, continue lendo esse texto até o final.

Hidratar a pele do bebê é fundamental para evitar irritações

A pele dos bebês costuma ser muito fofinha, mas, para garantir isso, é preciso hidratar com frequência para evitar irritações e outras complicações maiores.

Mas, será que uma rotina de hidratação é mesmo essencial? A resposta é sim, claro! É preciso que a família e os cuidadores se adaptem para incluir a hidratação diária na rotina.

Após o banho, durante as trocas de fralda ou na higiene da criança ao longo de um dia quente, é primordial cuidar da pele sensível da criança. Por isso, depois de limpar, é preciso hidratar.

Publicidade

Por que a hidratação é tão importante?

Principalmente em dias mais frios e secos, a pele tende a ficar ressecada, facilitando, assim, o contato da superfície com agentes que desencadeiam por exemplo a dermatite atópica.

A pele do bebê chega a ser até 30% mais fininha em relação à dos adultos e isso faz com que ela seja mais permeável, conseguindo absorver maiores quantidades de agentes irritantes externos.

Dessa forma, durante os primeiros meses de vida, os bebês ficam mais sujeitos a desequilíbrios, que incluem assaduras, irritações e dermatite atópica de maneira geral.

Esses problemas surgem quando a barreira natural da pele entra em desequilíbrio por algum motivo. Nesse caso, surgem sinais como vermelhidão, coceira, ardor e incômodo, que podem deixar a criança agitada e chorosa.

A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado ao incluir a hidratação intensiva da pele na rotina de cuidados com a criança. Mas, lembre-se de que para não piorar ainda mais a situação, é fundamental escolher um creme hidratante seguro e adequado.

Publicidade

A formulação deve ser específica para crianças, além de hipoalergênica e testada dermatologicamente, e seu uso deve acontecer pelo menos duas vezes ao dia, preferencialmente sobre a pele úmida.

Os cuidados da hidratação em bebês

Quando se fala em bebês, a rotina de hidratação é muito importante para evitar ressecamentos e irritações da pele.

O melhor é incluir a hidratação duas vezes ao dia, preferencialmente após o banho, quando a pele ainda está úmida. Mas você pode aplicar o hidratante sempre que perceber que a pele da criança está ficando ressecada.

Esta prática é ainda mais importante durante os primeiros meses de vida, visto que a barreira da pele ainda não é tão eficiente.

A pele seca permite a entrada de bactérias e fungos com mais facilidade e as defesas do organismo da criança não conseguem eliminar os agentes.

Algumas crianças sofrem ainda mais com problemas como a dermatite atópica por terem predisposição genética para isso.

O que ocasiona a dermatite atópica?

A criança que sofre com dermatite atópica sofre com problemas como coceiras e lesões frequentes, além de problemas secundários.

A falta de proteção da pele é o principal motivo para a ocorrência de dermatite atópica e esse é um problema sério porque provoca incômodo, diminui a qualidade do sono e até afeta o desenvolvimento infantil.

É importante saber que a dermatite atópica se manifesta de maneiras diferentes, com intensidades que variam entre fraca, moderada e grave.

A pele atópica possui baixas quantidades de gorduras, que são essenciais para a manutenção da barreira cutânea. Por isso, a pele fica mais vulnerável às agressões devido à menor quantidade de água na epiderme.

Isso contribui para diminuir ainda mais a hidratação, o que deixa a pele cada vez mais sensível. Ou seja, ocorre um ciclo.

Fatores estressantes, como mudanças de temperatura, excesso de calor e umidade do ar reduzida, contribuem para que a dermatite atópica piore.

Quando o problema surge, os pais podem observar os seguintes sinais:

  • Pele muito ressecada, com rugosidades aparentes e até descamações;
  • Placas avermelhadas em vários pontos do corpo, como rosto, pescoço, joelhos, mãos e tornozelos, por exemplo;
  • Coceira intensa que deixa o bebê agitado e irritado.

Quando isso ocorre, é preciso buscar ajuda de um profissional de saúde capacitado. O pediatra ou o dermatologista podem indicar tratamentos adequados, que variam de acordo com o quadro.

Mas a base do tratamento em qualquer situação é justamente fazer a hidratação adequada, para que ocorra o fortalecimento da barreira cutânea.

Como evitar esse problema de pele

A dermatite atópica é uma doença crônica, mas por sorte existem várias ações que contribuem para amenizar os seus sinais e controlar a situação. Veja quais são elas:

  • Para o banho, escolha um sabonete seguro, que tenha pH neutro;
  • Não deixe que o bebê permaneça por muito tempo imerso em água com sabonete;
  • Faça a troca de fraldas frequentes;
  • Prefira fraldas que tenham uma camada hidratante para cuidado da pele da criança;
  • Prefira os tecidos de algodão, tanto para as roupas da criança quanto para os lençóis e toalhas;
  • Use um bom hidratante diariamente para fortalecer a barreira de proteção da pele.

A hidratação é fundamental também para evitar crises alérgicas

Por mais que isso possa parecer impressionante, quando se fala em bebês, a boa hidratação é fundamental para evitar crises alérgicas que vão além da pele.

Além de contribuir para a ocorrência de assaduras, dermatite atópica, perioral e seborreica, uma boa hidratação da pele também diminui a gravidade de alergias respiratórias.

Crianças que são acometidas por asma, bronquite, rinite – e até mesmo alergias alimentares – podem se beneficiar da hidratação da cútis.

Isso ocorre porque, com a manutenção dos níveis ideais de umidade na pele, é possível evitar a chamada marcha atópica.

A hidratação da pele nas crianças

Para crianças maiores, a hidratação da pele continua sendo importante para evitar problemas graves relacionados ao ressecamento.

No caso dos pequenos que possuem dermatite atópica diagnosticada, é aconselhado ter as seguintes atitudes para evitar o problema:

  • Evitar tomar banhos com água demasiadamente quente;
  • Utilizar sabonetes adequados, que sejam seguros e que contribuam com a hidratação;
  • Usar um hidratante que seja eficiente e seguro.

O processo de hidratação bem feito é essencial para evitar o surgimento de fissuras, vermelhidão, coceira na pele e outros sinais.

E nas crianças, os fatores que desencadeiam as crises são ainda mais comuns. Isso porque os sinais podem surgir devido a estresse, frustrações, ansiedade e raiva. 

A importância de escolher um creme hidratante adequado

Hidratar a pele do bebê é fundamental para evitar irritações na pele, mas para garantir uma alta eficiência é fundamental escolher um produto de qualidade, formulado especificamente para os pequenos.

O creme hidratante utilizado na rotina de cuidados devolve as propriedades naturais da pele, que são perdidas com o tempo. O produto escolhido serve tanto para repor a água, quanto para formar uma barreira protetora que evite o ressecamento.

Assim, a derme se mantém saudável e os pequenos se sentem mais tranquilos e livres de ressecamentos, alergias e irritações.

Mas para que isso aconteça, é fundamental escolher o produto certo, que não provoque alergias, piorando ainda mais o estado da pele.

Para isso, o produto deve ser preferencialmente livre de corantes, parabenos e qualquer tipo de composto que possa desencadear reações alérgicas mais intensas.

Etapas essenciais no cuidado com a pele

A pele do bebê é delicada e, por isso, deve ser tratada com cuidado e atenção. É essencial incluir uma rotina bem estipulada de cuidados para garantir a saúde da criança.

Sendo assim, não basta apenas limpar ou hidratar a pele. É preciso seguir alguns passos essenciais dessa rotina de cuidados. Veja quais são eles:

1. Limpeza da pele

A limpeza adequada da pele é o primeiro passo que deve ser seguido na rotina de cuidados. Para higienizar a pele deve-se utilizar um sabonete suave, que tenha o pH da pele e que seja formulado para as crianças.

Para crianças muito pequenas, é melhor utilizar um sabonete líquido, que possa ser facilmente misturado na água.

Então, suavemente você deve ir molhando a mão e pegando pequenas quantidades de água e, ir passando suavemente sobre a pele.

Faça um pouco de espuma com as suas mãos e vá espalhando sobre a pele da criança. É importante prestar atenção a cada pedacinho da pele, inclusive dobrinhas e vincos.

Limpar bem entre os dedos, atrás das orelhas e a região da virilha e axilas é fundamental. Evite apenas deixar a criança por muito tempo na banheira com sabão.

Caso você queira deixar a criança relaxar na banheira, deixe para usar o sabonete nos momentos finais do banho.

2. O enxágue da pele

Depois de limpar bem a criança, é preciso usar a água para remover totalmente o sabão, sem deixar nenhum resíduo.

Se o bebê for pequeno, você pode suspendê-lo um pouco sobre a banheira e utilizar um chuveirinho para enxaguar.

3. Seque bem

Secar bem o bebê é fundamental para evitar que o excesso de umidade permaneça na pele, promovendo a proliferação de fungos e bactérias.

Não se esqueça de nenhum vinco ou dobra da pele, que é onde a umidade fica retida. Juntamente com o calor, a água facilita a proliferação de microrganismos nocivos.

4. Atenção especial com a hidratação

Depois de cumprir com os três passos anteriores, chegou a hora de fazer uma boa hidratação na pele da criança. Para isso, escolha um creme livre de álcool, parabeno e que tenha fragrância suave e adequada para esse momento.

Isso vai ajudar a hidratar a pele, eliminando os ressecamentos e criando uma barreira de proteção contra microrganismos nocivos.

Agora sim a pele do seu bebê está pronta, macia e saudável. Aproveite muito esse momento com a criança!

A nova PomPom Derma Protek hidrata a pele do bebê

Nos tópicos anteriores, você conferiu o quanto hidratar a pele do bebê é fundamental para evitar irritações. Mas isso não pode ser realizado apenas com creme hidratantes.

Escolher uma fralda que tenha uma camada que ajude a cuidar da pele do seu bebê também é fundamental neste processo de hidratação.

Pensando nisso, a nova PomPom Derma Protek é a fralda pensada especialmente para o cuidado e proteção da pele delicada do bebê, possuindo loção hidratante com extratos naturais que auxiliam na prevenção das irritações na pele do bebê e canal superabsorvente que garante absorção até 2x mais rápido.

A loção hidratante com extratos naturais da fralda Derma Protek não é visível a olho nu, pois está localizada em uma camada superficial da fralda que quando em contato com a pele do bebê ativa imediatamente seus ativos.

Conheça suas principais características:

  • Canal superabsorvente que deixa a pele até duas vezes mais seca;
  • Loção hidratante com extratos naturais de calêndula, camomila e aveia, que auxiliam na prevenção de irritações na pele;
  • Benefício do uso contínuo, quanto mais o bebê usar Derma Protek mais hidratada sua pele ficará.
  • Orelha elástica mais macia e flexível, que evita irritações e machucados;
  • Toque de tecido, proporcionando mais conforto ao bebê.

Conclusão

Hidratar a pele do bebê é fundamental para evitar irritações e para isso é preciso incluir alguns cuidados na rotina, além de escolher bons produtos.

Utilizar um sabonete adequado e um creme hidratante que seja seguro e eficiente, é primordial. Mas você não pode se esquecer de que a fralda tem papel fundamental nisso.

PomPom Derma Protek é a proteção que cuida da pele do seu bebê em parceria com a Fisher-Price, possuindo loção hidratante com extratos naturais, que auxiliam na prevenção da irritação da pele e canal superabsorvente que garante pele 2x mais sequinha.