O nome do alecrim – nativo da região mediterrânea – se traduz como “orvalho do mar”. Possui sabor e aroma incomparáveis, tanto seco quanto fresco. Conheça os benefícios do banho de alecrim.
O alecrim é popular em muitas cozinhas em todo o mundo. Ele não é bom apenas na cozinha: é um convidado frequente no armário de remédios e na bolsa de cosméticos.
Graças às suas propriedades benéficas, melhora o estado da pele e dos cabelos. Confira os usos populares do alecrim!
Alecrim na cozinha
Alecrim na cozinha – Foto: Freepik
O aroma brilhante do alecrim faz com que os pratos tradicionais brilhem com novos sabores. É considerado um dos ingredientes mais populares do menu.
Aqui estão alguns alimentos que, quando combinados com alecrim, só vão melhorar o sabor da sua comida:
- Vinagre e alecrim – um aroma brilhante de alecrim acentua o sabor dos molhos para salada e picles de vinagre;
- Óleo vegetal e alecrim – um óleo tão perfumado fará perfeitamente o sabor de carne frita, vegetais, macarrão, batata e pão;
- Alecrim com sal – sal marinho com alecrim, complementado com suco de limão, dará um aroma e sabor únicos a peixes fritos ou vegetais cozidos.
O alecrim em molhos e sopas pode desempenhar um papel individual, dando aos pratos um nobre sabor mediterrâneo.
Esta erva não prejudica o sabor dos produtos de farinha. Por exemplo, pão e massa combinam bem com alecrim. Coquetéis e refrigerantes com adição de alecrim são lembrados por seu toque picante único.
Óleo essencial para a saúde
óleo de alecrim – Foto: Freepik
O óleo desta erva ajuda a reduzir o grau de ansiedade, dores na cabeça e nas articulações e ajuda na indigestão. O óleo essencial de alecrim combate resfriados e gripes com eficácia, facilita a respiração e ajuda nos distúrbios circulatórios.
Para efeito máximo, é recomendado adicionar óleo essencial de alecrim ao óleo base de jojoba ou azeitona.
Em seguida, infunda os ingredientes por três a seis semanas. Esta mistura é boa para esfregar o corpo e fazer uma massagem relaxante para aliviar as dores musculares.
Alecrim como desodorante corporal natural
Os adeptos da naturopatia argumentam que, para livrar o corpo de odores desagradáveis, pequenos ajustes precisam ser feitos na dieta habitual.
Ervas aromáticas, incluindo alecrim, manjericão, salsa, hortelã e sálvia, devem ser incluídas em seu menu diário com mais frequência.
Um produto para cabelos saudáveis e brilhantes
Casca de coco – Foto: Freepik
Para melhorar a saúde do cabelo, é recomendável fazer uma decocção concentrada de alecrim e urtiga para enxaguar o cabelo com ele após a lavagem regular.
Com o uso regular deste produto, os cabelos começam a crescer bem, a caspa é reduzida e um brilho natural é adicionado aos fios.
Estudos demonstraram que, com o óleo essencial de alecrim, o couro cabeludo elimina a oleosidade e a oleosidade excessivas. Isso libera os folículos capilares e estimula o crescimento do cabelo.
Para uma receita de beleza de cabelo saudável, você pode misturar os óleos essenciais de lavanda, tomilho, alecrim, cedro e hortelã-pimenta com seu shampoo favorito.
Aplicando o produto nos cabelos, é necessário massagear intensamente o couro cabeludo.
Alívio da congestão nasal
Se o seu nariz estiver entupido, o alecrim, combinado com o poder milenar do vapor quente, certamente trará alívio. Esta receita funciona rapidamente e é totalmente segura.
- Ferva a água em uma panela e despeje imediatamente em um recipiente grande e resistente ao calor.
- Adicione algumas colheres de sopa de alecrim fresco ou seco à água fervente.
- Em seguida, cobrindo a cabeça com uma toalha e curvando-se ligeiramente sobre a tigela, inale lentamente o vapor por dez minutos.
Impulsionando a função cognitiva do cérebro
Mulher na banheira – Foto: Freepik
Como os estudos médicos mostraram, a atividade cerebral aumenta significativamente com o consumo normal de chá com óleo de alecrim.
A erva previne o envelhecimento do cérebro, combatendo os efeitos nocivos dos radicais livres. Além do óleo, é útil adicionar folhas frescas ou secas da planta ao chá.
Banho de alecrim – Alívio natural da dor
Na naturopatia, o alecrim é usado para aliviar o desconforto da azia e do inchaço. Para fazer isso, basta beber chá de alecrim.
A aplicação tópica do óleo reduz o desenvolvimento de cáries, eczema e gota. Este óleo ajuda a aliviar a dor de cabeça e nos músculos e articulações.
Melhoria da cavidade oral
O alecrim mata com eficácia as bactérias nocivas que causam cáries e doenças gengivais. Também elimina o mau hálito.
Para fazer isso, ferva quatro raminhos de alecrim e quatro botões de cravo em dois copos de água. Você deve enxaguar a boca com este líquido.
Banho de alecrim – Beleza e saúde da pele
pele hidratada – Foto: Freepik
O óleo essencial de alecrim pode ajudar a tratar uma variedade de doenças de pele, incluindo acne e eczema.
Além disso, após usar este óleo, a pele se recupera mais rapidamente, acelera a cicatrização de feridas e hematomas. Produtos à base de alecrim funcionam bem para problemas de pele com tendência a oleosa.
Por exemplo, uma receita feita com meia colher de sopa de óleo de semente de uva com duas a três gotas de óleo de alecrim é útil. A mistura é aplicada no rosto e lavada após 30-40 minutos.
Ao mesmo tempo, a pele fica limpa, adquire tom e cor uniformes. Se a pele estiver seca, é aconselhável usar óleo de amêndoa, rícino ou linhaça como óleo base.
Banho de alecrim – Para aroma terapia em casa
Graças ao seu aroma agradável e propriedades antimicrobianas, o alecrim cria um aconchego agradável e um microclima saudável na casa.
Para fazer isso, é necessário cozinhar um caldo perfumado com a adição de ervas em fogo baixo.
A receita da decocção é muito simples:
- Encha a panela com água e leve para ferver e adicione as frutas aromáticas, ervas e especiarias.
- Deixe a panela ferver e adicione água conforme necessário. Muito em breve, um perfume incrível irá preencher toda a casa.
Aqui estão algumas combinações interessantes para culinária saborosa:
- fatias de laranja, cranberry, canela e alecrim;
- laranja, zimbro e alecrim;
- toranja, alecrim e baunilha;
- limão e alecrim.
Banho de alecrim
Para pessoas que sofrem de distúrbios do sistema nervoso, bem como para aquelas que desejam aumentar as funções protetoras do corpo, os especialistas indicam tratamento com banho de alecrim.
Banho de alecrim – Mecanismo de ação e efeito terapêutico
As folhas, flores e brotos da planta são ricos em óleos essenciais e muitas outras substâncias biologicamente ativas.
A água quente cria condições excelentes para a penetração dos componentes naturais de cura nos tecidos através da pele.
Além disso, os óleos essenciais que flutuam acima da superfície da água penetram no corpo através do trato respiratório, proporcionando os seguintes efeitos benéficos:
- Antidepressivo;
- Analgésico e antiespasmódico;
- Hemostático;
- Tônica;
- Anti-inflamatório;
- Vasodilatador e, consequentemente, melhora a circulação geral e cerebral.
Indicações
O banho de alecrim são recomendados para:
- Melhorar a memória;
- Fadiga rápida (mental e física);
- Síndrome da fadiga crônica;
- Hipotensão;
- Articulações, músculos, dores menstruais;
- Imunidade fraca, etc.
Contraindicações
A alta concentração de ingredientes biologicamente ativos na composição do banho de alecrim pode ser perigosa para alguns pacientes. O procedimento não é prescrito se os pacientes tiverem:
- hipertensão;
- fase ativa da tuberculose;
- Tumores malignos;
- pressão alta;
- epilepsia;
- doenças infecciosas agudas;
- período de exacerbação de doenças crônicas;
- doenças venéreas;
- gravidez.