Usar um sabonete para pele oleosa de qualidade é uma ótima forma de manter toda a superfície do seu corpo mais saudável.

A pele é o maior órgão do corpo humano, mas algumas vezes os cuidados com ela são menosprezados.

No entanto você deveria dar muita atenção a ela pois é ela que faz o contato do seu corpo com o ambiente e fica muito exposta a várias condições desfavoráveis.

sabonete para pele oleosa

sabonete para pele oleosa – Foto: Freepik

Publicidade

Um dos maiores problemas que afetam principalmente o rosto e as costas é o aumento da oleosidade, algo que gera muito incomodo porque tende a provocar o surgimento de acne.

Mas você sabe o que provoca isso e quais os cuidados que deve ter com esse órgão enorme? Veja algumas dicas especiais sobre o sabonete para pele oleosa.

  • Depois veja também: Babosa no rosto: retarda o envelhecimento e melhora a elasticidade da pele

Por que usar um sabonete para pele oleosa?

sabonete para pele oleosa

sabonete para pele oleosa – Foto: Freepik

Primeiramente você deve entender que a pele possui uma oleosidade natural e, é preciso que seja realmente assim.

Isso porque a gordura tem papel de proteger a superfície do seu corpo, deixando-o protegido e saudável.

Os incômodos acontecem quando a produção de gordura sai do controle, aumenta muito e, então é preciso recorrer a estratégias para diminuir a oleosidade novamente.

Publicidade

Então usar um sabonete para pele oleosa é uma estratégia valiosa nesses casos. O tratamento é simples e barato.

Mas quais são as causas desse aumento de oleosidade? Existem várias e, é ideal que você descubra o que está ocasionando isso no seu corpo.

sabonete para pele oleosa

sabonete para pele oleosa – Foto: Freepik

O primeiro motivo é o hormonal. Nesse caso, pode ocorrer o aumento da oleosidade na pele durante a puberdade ou em momentos em que há desajuste hormonal por qualquer outro motivo. Inclusive pode ocorrer durante alguma fase do ciclo menstrual.

A elevação do estrese ou algum acontecimento traumático também podem contribuir para que haja um aumento significativo na oleosidade da pele.

Além disso, ter uma alimentação desequilibrada também pode levar à produção descontrolada de gordura pela sua pele. Alguns alimentos aumentam a produção de sebo nas glândulas.

Publicidade

Há ainda fatores comportamentais, como por exemplo, tomar banho muito quente. Isso pode levar a sua pele a reagir produzindo altas quantidades de gordura.

sabonete para pele oleosa

sabonete para pele oleosa – Foto: Freepik

O excesso de banhos e o uso de sabonetes inadequados também faz com que a sua pele passe por um desequilíbrio.

Diante disso, uma das melhores alternativas que você tem é usar um sabonete para pele oleosa, que controle a quantidade de óleo na superfície, mas sem ressecar demasiadamente.

Cuidados com a pele com excesso de acne

Como você pode perceber, existem muitas causas para a pele oleosa. Mas a principal consequência disso em todos os casos, costuma ser o surgimento da acne.

skin care

skin care – Foto: Freepik

Nessa condição os folículos da pele ficam obstruídos por células mortas envoltas em gordura, promovendo uma inflamação. É justamente assim que se formam cravos e espinhas.

A acne geralmente se intensifica em situações em que ocorre o aumento da oleosidade, sobretudo durante a adolescência e no período pré menstrual.

As regiões onde a acne costuma se desenvolver são o rosto, o peito e as costas. E é preciso ter atenção para que eles não provoquem um problema ainda mais grave, como o surgimento de caroços e infecções locais.

Muitas vezes a acne não é tratada da maneira correta e pode provocar problemas físicos e também psicológicos.

skin care

skin care – Foto: Freepik

O comprometimento do aspecto da pele leva algumas pessoas a terem problemas com a autoestima, que podem levar até mesmo a problemas de socialização.

As lesões mais profundas podem causar marcas irreversíveis na pele, formando cicatrizes. Por sorte, tudo isso pode ser evitado com um bom tratamento estético para a acne.

Usar sabonetes para pele oleosa é a forma mais simples de obter bons resultados em relação a isso. Mas você precisa aprender a usar essa estratégia adequadamente.

Como tratar a pele oleosa

Cuidar adequadamente da pele oleosa é fundamental para evitar o surgimento da acne e o desenvolvimento de problemas mais graves. Por isso, você deve saber como fazer isso. Veja a seguir algumas dicas.

Limpador para pele oleosa

Você pode começar e terminar o seu dia passando um limpador próprio para a pele oleosa. Esse produto consegue remover profundamente as impurezas, ajudando a desobstruir os poros, sem deixar a pele extremamente ressecada.

O ideal é usar esse produto antes do sabonete para a pele oleosa. Você pode passar com a ajuda de um algodão e depois lavar bem o rosto.

Escolha o melhor sabonete para pele oleosa

sabonete

sabonete – Foto: Freepik

O sabonete para a pele oleosa é um dos melhores produtos que você pode usar para controlar a oleosidade.

Hoje em dia existem muitas marcas e produtos disponíveis. As diferentes formulações são criadas para devolver a saúde da sua pele sem danificá-la.

Alguns deles possuem substancias como o ácido salicílico, LHA e surfactantes que ajudam a remover o excesso de sujeira da pele, desobstruindo assim os folículos.

Procure adquirir um produto que remova as impurezas, mas que também promova a hidratação da sua pele, evitando assim que ela responda com ainda mais oleosidade.

Pode ser difícil escolher o melhor sabonete para a pele oleosa. Por isso, faça uma avaliação com um dermatologista de confiança para que ele indique o item mais adequado.

A hidratação é essencial

sabonete

sabonete – Foto: Freepik

A oleosidade natural da pele é essencial para ter essa superfície sempre bonita e macia. Por isso, ao usar um sabonete para pele oleosa você precisa ter cuidado com a hidratação.

Não pense que o hidratante vai deixar a sua pele mais oleosa. Na verdade, se você não usar esse produto, aí sim a pele reage liberado mais gordura em uma tentativa de equilibrar a hidratação.

Por isso, o melhor a se fazer é usar um hidratante leve, que seja pouco gorduroso. Hoje em dia já existem ótimas formulações para serem usadas em peles oleosas.

Você pode inclusive escolher uma fórmula que já tenha filtro solar, pra evitar manchas que podem surgir com a exposição da pele ao sol.

O ideal é que um dermatologista faça a indicação do melhor produto para a sua pele.

Conclusão

Usar sabonete para pele oleosa é uma ótima alternativa, mas não deixe de cuidar da sua pele usando hidratantes e limpadores específicos.