Quer aprender a fazer limpeza de pele em casa? Então você está no lugar certo! Saiba o que e como fazer com esse passo a passo incrível que preparamos.

Afinal de contas, quem não quer ter uma pele lisinha e bem hidratada, não é mesmo? A famosa “pele de neném” é o sonho de muitas mulheres, que estão sempre em busca das novidades no mercado da beleza para adotar os tratamentos mais modernos.

É claro que, além de dormir bem, ter uma alimentação saudável e ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, sabemos que para ter uma pele bonita e saudável é preciso ter alguns cuidados específicos recomendados.

Um desses cuidados é a limpeza de pele, super indicada para remover todas as impurezas e fazer uma desintoxicação perfeita.

Publicidade

Quando feita de maneira frequente e adequada, ela é capaz de mantê-la limpa, hidratada e ainda retardar o envelhecimento.

Quer fazer uma limpeza de pele em casa, mas não sabe como? Então, continue a leitura com a gente e confira nossas dicas de ouro!

limpeza de pele em casa

Mulher de toalha sorrindo em frente ao espelho, com as mãos segurando o rosto. Crédito da foto: Freepik

Quer aprender a fazer uma limpeza de pele em casa perfeita? Confira a seguir!

Antes de mais nada, pra se ter aquela tão sonhada pele de pêssego, precisamos considerar algumas coisas importantes antes.

Por exemplo, qual é o seu tipo de pele? É essencial você identificar para poder utilizar os produtos adequados para o seu tipo específico, sem agredir ou trazer malefícios. Então aqui a nossa primeira dica!

Publicidade

Saiba qual é o seu tipo de pele

O primeiro passo é identificar qual é o seu tipo de pele. Ela é oleosa, seca, mista, sensível? Dessa forma, você saberá quais são os princípios ativos mais indicados e o tratamento que realmente fará efeito.

Por exemplo, de nada adiantará usar um produto para reduzir a oleosidade se a sua pele é seca. Isso só fará com que o ressecamento piore.

Use apenas produtos de qualidade

Para obter os resultados esperados é preciso investir em produtos que sejam de qualidade. Mas isso não quer dizer que não existam marcas que tenham um preço acessível e que proporcionem o efeito desejado.

Consulte um dermatologista e converse com ele sobre quais são os produtos mais indicados para realizar a limpeza da sua pele, pois ele fará um diagnóstico da sua pele e te explicará quais são as principais carências dela (manchas, oleosidade, dermatites, etc).

Com certeza, ele saberá orientá-lo sobre a qualidade das marcas, qual é a finalidade de cada produto, a ordem e a forma que devem ser aplicados.

Tenha uma periodicidade para fazer a limpeza de pele

Limpeza de pele não é em hipótese alguma sinônimo de espremer cravos e espinhas. Longe disso, o ideal é que você adote práticas que evitem o surgimento dessas imperfeições, deixando para que um profissional as remova quando for necessário.

Publicidade

A retirada mal feita de cravos ou espinhas pode deixar marcas e manchas na pele que são difíceis de serem removidas.

Enquanto que a limpeza de pele realizada em uma clínica de estética tem efeito antisséptico e anti-inflamatório, visando a redução dos danos e relaxamento da pele, a que é feita em casa deve ser mais suave, seguindo os passos de limpeza, esfoliação e tonificação dos tecidos.

limpeza de pele em casa

Mulher fazendo limpeza de pele, passando um creme branco na face. Crédito da foto: Freepik

Cuidados diários x limpeza profunda

Existe uma diferença muito grande entre os cuidados diários com a pele e a limpeza profunda feita de maneira ocasional.

Podemos considerar como cuidados diários todos os passos diurnos e noturnos, como limpeza de impurezas, remoção da maquiagem, aplicação de protetor solar, tonificação, hidratação, etc. O

u seja, são todas medidas preventivas que promovem a renovação celular de maneira efetiva diariamente.

Já a limpeza profunda é um procedimento mais invasivo e, por conta disso, não deve ser feita em excesso. De acordo com as condições da sua pele, o dermatologista apontará qual a frequência mais indicada. No entanto, o comum é que elas sejam feitas pelo menos uma vez por mês.

Passo a passo para fazer limpeza da pele em casa

Montamos um passo a passo para você seguir e fazer uma limpeza de pele na sua casa. Por isso, separe os seus produtos de beleza e confira as nossas dicas a seguir!

1) Lave o rosto com um sabonete neutro

Primeiramente, lave o rosto com um sabonete neutro facial, fazendo movimentos circulares. Logo após, enxugue-o bem.

2) Abra os poros

Essa etapa é muito importante para dilatar os poros e garantir que a retirada de impurezas aconteça com mais facilidade. Para tanto, ferva um pouco de água e a coloque em uma bacia.

Deixe o rosto tampado com uma toalha, próximo ao vapor (cerca de 45 cm), de modo a absorvê-lo por no máximo três minutos.

Limpeza de pele em casa – 3) Esfolie a pele

Nesse passo, você não deve exagerar na pressão exercida sobre a pele. Faça suaves movimentos circulares com a ponta dos dedos.

Para peles mistas a secas, essa massagem pode durar até cinco minutos.

Já em peles oleosas, para não estimular ainda mais a produção de sebo, a esfoliação deve ser feita durante no máximo um minuto.

Limpeza de pele em casa – 4) Passe uma máscara de tratamento

Se em sua rotina de cuidados não tem uma máscara de tratamento, não se preocupe. É possível produzi-la em casa, com uma prática receita caseira.

Você vai precisar de três produtos:

  • Pomada hidratante (como Bepantol ou Hipoglós);
  • Cerca de 6 gotas de vitamina E;
  • 5 gotas vitaminas A.

Misture bem esses três itens e aplique-a em todo o rosto. Aguarde dez minutos antes de retirá-la.

Essa fórmula é indicada para todos os tipos de pele e deve ser feita a cada quinze dias, para fortalecer e melhorar a hidratação da pele.

limpeza de pele em casa – 5) Feche os poros

Logo após a máscara de tratamento, enxague bem a pele com água fria. Isso fará com que os poros sejam fechados e com que a derma esteja pronta para as próximas etapas.

6) Aplique uma loção tônica

O processo de limpeza pode ser um pouco agressivo para a sua pele. Portanto, nessa etapa, é preciso tonificá-la.

Passe a loção tônica de sua preferência em todo o rosto com a ajuda de um algodão. Lembre-se de que a loção deve ser indicada para o seu tipo de pele.

7 ) Faça uma hidratação

A hidratação é o último passo da rotina de limpeza de pele em casa. Ela deve ser feita em todos os tipos de pele, até mesmo nas que são oleosas.

A falta de hidratação pode provocar o efeito contrário e intensificar a produção de oleosidade, por isso dê preferência por hidratantes em gel ou sem óleo (oil free).

limpeza de pele em casa

Mulher branca de cabelos castanhos, de olhos fechados e passando as mãos no rosto. Crédito da foto: Freepik

Aprendeu a fazer a limpeza de pele em casa? É muito importante ter essa rotina de skin care para que sua pele esteja sempre bem cuidada, bonita e saudável.

Além disso, a limpeza de pele traz inúmeros benefícios, como: prevenir a formação de cravos; diminuir o desencadeamento de inflamações; prevenir lesões não inflamatórias e inflamatórias da acne; proporcionar uma ação higienizante da pele; melhorar a circulação, remover as células mortas, entre muitos outros.

E ah! E se você é gestante, você também pode fazer esse procedimento em casa, mas desde que sejam utilizados os produtos certos.

É importante deixar de fora dermocosméticos com álcool, parabenos ou outros ativos irritativos que podem deixar seu rosto sensível e avermelhado. Tirando isso, você pode continuar cuidando da sua pele perfeitamente! Ufa, né?

Agora que você já aprendeu a fazer limpeza de pele em casa, leia também: