As receitas caseiras para cuidar da pele permitem que possamos ter o rosto sempre bem cuidado, hidratado e limpinho, pronto para receber a nossa maquiagem preferida ou simplesmente permanecer natural.

Mas, nem sempre sabemos qual receita é melhor para nós, não é mesmo? Por isso, separamos dicas e receitas incríveis para você incluir na sua rotina de autocuidado para ficar ainda mais linda e saudável. Acompanhe!

Receitas caseiras para cuidar da pele

Mulher cuidado da pele. Foto: Freepik

Receitas caseiras para cuidar da pele: Por onde começar?

Antes de qualquer coisa, é importante você tomar alguns cuidados na hora de escolher quais receitas caseiras para cuidar da pele você pretende usar. Isso porque, na internet, podemos ver dicas que são prejudiciais à saúde do tecido cutâneo, especialmente no longo prazo e, portanto, nada de sair aplicando qualquer mistura “doida” no seu rosto, ok?

Publicidade

Além disso, lembre-se de observar o seu tipo de pele. Se você tem a pele do rosto oleosa, aplicar misturas que contém muitos óleos pode piorar a situação. Já no caso de peles secas, ingredientes como o abacate, que é rico em gorduras boas, pode ser uma boa ideia.

Em terceiro lugar, considere que os cuidados com a pele devem acontecer de dentro para fora também. Isto é, além de investir nas receitas caseiras para cuidar da pele, lembre-se de se alimentar adequadamente e consumir pelo menos 2 litros de água por dia. Caso contrário, apenas os cuidados externos não serão o bastante.

Leia também: Cuidados indispensáveis na gestação: pele, unhas e cabelos

Ao considerar todos esses fatores, certamente você terá resultados mais promissores com o seu autocuidado e, agora, você já pode acompanhar a nossa lista de receitas! 😉

Receitas caseiras para cuidar da pele

Iogurte natural para receitas caseiras. Foto: Freepik

Receitas caseiras para hidratar a pele

As primeiras receitas caseiras para cuidar da pele que separamos são as relacionadas à hidratação. Elas podem ser aplicadas a cada 3 dias, mais ou menos, a fim de manter o rosto sempre macio e com um aspecto aveludado.

Publicidade
  • Dica: Intercale as receitinhas para criar um cronograma de cuidados ainda mais interessante.

Iogurte natural com mel

O iogurte natural é capaz de hidratar profundamente a pele, deixando-a mais macia e minimizando as áreas com linhas de expressão. O mel, por sua vez, possui vitamina C e permite que a pele fique mais protegida e se regenere com mais facilidade. Veja como preparar:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de iogurte natural sem corante e conservante;
  • 2 colheres de sopa de mel puro.

Modo de preparo e uso

  1. Misture bem os dois ingredientes, até formar uma consistência homogênea.
  2. Lave a pele com água corrente e o seu sabonete específico.
  3. Seque a pele e aplique a mistura em todo o rosto.
  4. Deixe agir por dez minutos e enxágue abundantemente.
Receitas caseiras para cuidar da pele

Mulher usando o abacate para fazer receitas caseiras. Foto: Freepik

Máscara de abacate com mel para peles secas

O abacate é rico em gorduras boas, além de ter muitas vitaminas capazes de nutrir e hidratar a pele profundamente. O mel, como já vimos, ajuda a minimizar inflamações e feridas na pele.

Veja também: Picadas de insetos: o que os pais precisam saber

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de abacate;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo e uso

  1. Amasse bem o abacate e acrescente o mel, misturando para formar uma “papinha”.
  2. Lave o rosto e seque bem.
  3. Aplique a máscara e deixe agir por 20 minutos.
  4. Enxágue bem.

Receitas caseiras para olheiras e manchas

Costumeiramente, as olheiras tendem a ficar mais aparentes por conta do inchaço na região dos olhos. Por isso, um segredo de receita caseira para cuidar da pele é aplicar produtos geladinhos na região. Quanto às manchas, outros cuidados precisam ser tomados. Veja as dicas:

Rodelas de pepinos

As rodelas de pepino, se estiverem geladinhas, podem ser aplicadas sobre os olhos fechados, em um momento de relaxamento, por exemplo. Assim, o gelado e as propriedades do pepino farão com que a aparência da olheira diminua expressivamente. Combine essa técnica com a aplicação de uma máscara hidratante.

Publicidade

Leia mais: Leite materno para skin care: Como usar o próprio leite materno.

Água de arroz para clarear a pele

A água de arroz (aquela que “solta” quando o arroz fica de molho), possui muitos componentes medicinais capazes de deixar a pele mais limpa e saudável. Prepare a mistura, deixando o arroz de molho por 2 horas e coando em seguida. Armazene na geladeira e aplique sempre na pele limpa, deixando secar naturalmente.

Receitas caseiras para esfoliar a pele e remover cravos

Remover os cravos e esfoliar a pele é essencial para melhorar a circulação sanguínea; diminuir espinhas e inflamações e manter a pele mais hidratada e saudável. Esse cuidado deve acontecer semanalmente.

Mel para cuidar da pele. Foto: Freepik

Receitas caseiras para cuidar da pele – Açúcar refinado e mel

Misturar uma colher de chá de açúcar refinado com uma colher de sopa de mel é mais do que o suficiente para esfoliar a sua pele. Lembre-se de deixá-la úmida antes de aplicar a mistura e massageie com movimentos circulares, removendo todas as sujidades. Faça essa massagem por um minuto, sem pressionar muito a pele e enxágue bem.

Gelatina com leite para remover cravos e impurezas mais profundas

A gelatina com leite pode remover cravos e impurezas mais profundas. Para isso, você deverá:

  • Misturar uma colher de sopa de gelatina em pó sem cor e sem sabor com uma colher de sopa de leite.
  • Coloque a mistura no microondas por 15 segundos.
  • Mexa bem e aplique na região T do rosto, com a ponta dos dedos, deixando agir por 30 minutos.
  • Quando a gelatina secar, terá formado uma espécie de película. Essa película, quando puxada, retirará os cravos.

Receitas caseiras para limpar a pele (efeito tônico)

O efeito tônico é importante para deixar a pele com os poros mais fechadinhos e bonitos. Por isso essa aplicação deve ser diária.

Receitas caseiras para cuidar da pele – Soro fisiológico

Dentre as receitas caseiras para cuidar da pele, essa é uma das mais fáceis, afinal, basta você usar uma rodela de algodão para aplicar o soro fisiológico no tecido cutâneo, em todo o rosto. Deixe secar naturalmente e aplique o seu hidratante/protetor em seguida. Use diariamente.

Veja também: Hidratante sem cheiro: ótimas opções para grávidas que enjoam

Receitas caseiras para cuidar da pele

Mulher com rosto bonito e firme. Foto: Freepik

Receitas caseiras para dar sustentação e firmeza

Você tem sentido a sua pele muito flácida e com um aspecto envelhecido? Saiba que existe uma receita caseira super simples de pôr em prática! Veja abaixo:

Receitas caseiras para cuidar da pele – Clara de ovo para firmar a pele

A clara de ovo é rica em colágeno e pode ser aplicada diretamente na pele, a cada 5 dias. Essa é uma das receitas caseiras para cuidar da pele que mais facilitam a aplicação, pois você só precisa usar um pincel para espalhar bem a clara do ovo por todo o rosto. Deixe agir por cerca de 15 minutos e enxágue bem.

No mesmo instante você já sentirá o seu rosto mais jovial, firme, bonito e com um aspecto de saudável.

Cuidados importantes com as receitas caseiras

Novamente frisamos que é preciso pesquisar com cuidado quais são as melhores receitas caseiras para cuidar da pele. Isso porque existem algumas receitas disseminadas na internet que, na verdade, fazem mais mal do que ajudam. Um exemplo é a receita de máscara de café, pois muita gente acha que essa mistura esfolia a pele, enquanto, na verdade, cria microlesões que apenas pioram as inflamações e espinhas.

Mulher com a pele bonita e hidratada. Foto: Freepik

Por isso, siga as nossas dicas acima e assegure-se de sempre fazer um teste antes de aplicar um novo produto ou receita na pele, ok? Assim você garante a sua saúde e a sua beleza. 😉

Leia agora: Como prevenir estrias na gravidez – Dicas simples