Meu filho não quer escovar os dentes, e agora? O que fazer?

Essas dúvidas fazem parte da sua rotina e você tem se sentido um pouco perdido com relação a isso? A gente entende. Afinal, muitos pais se sentem um pouco desafiados com a resistência que os pequenos podem ter com relação à escovação dos dentes.

Pensando nisso, preparamos este guia com algumas considerações que você pode levar em consideração, a fim de buscar um ponto de equilíbrio. Acompanhe e saiba mais!

Veja também: Meu filho não quer dormir no quarto dele. Dicas certeiras para resolver!

Publicidade
Meu filho não quer escovar os dentes, e agora?

Criança escovando os dentes. Foto: Canva.

Meu filho não quer escovar os dentes, e agora?

Se você costuma dizer “meu filho não quer escovar os dentes”, mas não sabe o que fazer para lidar com isso, saiba, primeiramente, que você não está sozinho nessa situação. Esse tipo de dificuldade é muito comum em algumas fases do desenvolvimento dos pequenos, que podem ficar relutantes quanto à prática de escovar os dentes e tomar banho também.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Nessas situações, podemos começar a implementar estratégias que possam ajudar no incentivo de nossas crianças. Veja algumas ideias na lista abaixo:

  1. Explique sobre a importância;
  2. Seja um exemplo;
  3. Escolha escovas divertidas;
  4. Crie uma rotina;
  5. Torne o momento mais divertido;
  6. Recompense o bom comportamento;
  7. Conte histórias;
  8. Conversas com o dentista;
  9. Faça da escovação um momento familiar;
  10. Use temporizadores;
  11. Tenha paciência.

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas dicas, para facilitar na hora de cativar os pequenos e incentivar a escovação. Continue lendo.

1. Explique sobre a importância

Antes de qualquer coisa, é válido explicar às crianças os motivos pelos quais nós escovamos os dentes. Afinal, nós, adultos, entendemos a real importância de manter a higiene dos dentes, mas os pequenos não necessariamente sabem disso.

E quando explicamos, com mais detalhes, os motivos por trás de tais atividades, eles podem entender melhor e acabar compreendendo que precisam fazer a escovação.

Publicidade

Para isso, usar uma linguagem que seja mais acessível e lúdica é um bom caminho. Por exemplo, você não precisa, simplesmente, dizer “se não escovar, o dente fica com cárie”, mas pode ir além, contando que “bichinhos” na boca podem machucar os dentes se não os escovarmos.

Sempre adapte a linguagem à idade do seu pequeno para ser mais fácil nessas horas.

Veja também: Atividades lúdicas: 20 ideias incríveis!

2. Meu filho não quer escovar os dentes: Seja um exemplo

Muitos pais comentam “meu filho não quer escovar os dentes”, mas, na verdade, não percebem o quanto as crianças prestam atenção muito mais no comportamento dos adultos no que aquilo que eles realmente solicitam.

Isto é, claro que as crianças entendem quando você pede a elas que escovem os dentes, mas se você fizer isso na frente delas, será um incentivo muito maior. Elas adoram imitar os adultos e aprender com eles, logo, ser um exemplo é fundamental.

Então, que tal começar a escovar os dentes ao mesmo tempo que o seu filho? Ou, pelo menos, permitir que ele veja você escovando, sempre que houver essa possibilidade?

Publicidade

Sem dúvidas, esse tipo de comportamento pode fazer com que a criança acabe se interessando um pouco mais com essa prática.

Meu filho não quer escovar os dentes, e agora?

Avô e neto escovando os dentes juntos. Foto: Canva.

3. Escolha escovas divertidas

Não torne o momento da escovação algo muito maçante, chato e desinteressante. As crianças amam imaginar e se conectar com o mundo à sua volta por meio da fantasia. Então, que tal escolher escovas mais divertidas para esse momento?

Claro que devemos presar pela qualidade da escova de dentes, mas, escolher opções interessantes que tenham o personagem favorito da criança pode ser um bom caminho.

Os pequenos podem se entreter enquanto escovam os dentes, e podemos até usar analogias. Por exemplo, se a escova de dentes for de um super-herói específico, podemos dizer que os heróis também escovam os dentes depois das refeições e antes de dormir, por isso, são fortes e saudáveis.

Novamente, a ludicidade pode ser um caminho muito promissor na hora de lidar com a queixa de que “meu filho não quer escovar os dentes”.

Veja também: Lista de enxoval do bebê: 7 itens essenciais para incluir! Confira.

4. Meu filho não quer escovar os dentes: Crie uma rotina

A rotina é uma peça-chave na vida de nossas crianças. Por meio delas, eles começam a adquirir hábitos, além de se sentirem mais seguros e tranquilos. Embora muitos acreditem que as crianças prefiram uma liberdade total, a verdade é que a rotina as ajuda a ter mais segurança e bem-estar.

Dentro dessa rotina, podemos estabelecer os horários e momentos específicos para a escovação dental. Você pode conversar com o pequeno e simplesmente fazer um acordo de que sempre depois de comer, os dentinhos terão que ser escovados.

Meu filho não quer escovar os dentes, e agora?

Criança escovando os dentinhos. Foto: Canva.

Depois da escovação, ela poderá fazer outras atividades, como brincar, compartilhar momentos com os amigos, e assim por diante. No entanto, antes da diversão, deverá vir a obrigação de escovar os dentes.

No começo, pode ser desafiador engajar a criança na rotina, mas com consistência, amor e paciência, aos poucos ela acaba se adaptando à ideia.

5. Torne o momento mais divertido

Anteriormente, comentamos sobre a importância de evitar que a escovação seja um momento ruim e chato para as crianças. E como nós podemos fazer isso? Tornando o momento mais divertido.

Vocês podem cantar alguma cantiga relacionada à escovação, ou os pais podem demonstrar, simplesmente, uma postura que seja mais animada e empolgada.

Além disso, nunca use a escovação como algum tipo de punição. Afinal, a ideia é justamente barrar o problema de “meu filho não quer escovar os dentes”, e não fazer com que a criança enxergue a escovação como algo ruim, concorda?

Portanto, nunca use o momento como punição e, pelo contrário, tente sempre fazer com que seja algo leve, descontraído e divertido.

Mas lembre-se, por mais que possa tornar a escovação divertida, ela ainda deve cumprir a sua função de limpar os dentinhos, e isso não pode ser negligenciado, combinado?

Veja mais: Brincadeiras para dias de calor: Confira diversas ideias

Meu filho não quer escovar os dentes, e agora?

Criança escovando os dentes no banheiro. Foto: Canva.

6. Meu filho não quer escovar os dentes: Recompense o bom comportamento

Muitas vezes, nós, adultos, ancoramos a nossa atenção apenas naquilo que está ruim, e isso vale para diferentes áreas de nossas vidas. Ao invés de focarmos no que foi atingido e alcançado, olhamos com mais afinco para os potenciais fracassos vividos.

Mas você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com o fato de o meu filho não quer escovar os dentes? Bem, tem tudo. Ao invés de sempre repreender e dar valor apenas à falta de escovação, que tal começar a elogiar e recompensar o bom comportamento?

Mostre empolgação, dê atenção e até mesmo algum mimo, de vez em quando, sempre que  a criança escovar os dentes de forma proativa.

Aos poucos, o pequeno percebe o quanto recebe de atenção ao escovar os dentes, podendo reduzir o comportamento de negligência com o próprio sorrisinho.

Devemos sempre nos lembrar disso e pensar, inclusive, que a repreensão, às vezes, é a única forma que algumas crianças encontram de chamar a atenção dos pais e, por isso, acabam fazendo “coisas erradas”.

Por isso, adote a cultura de comemorar os pequenos passos e vitórias e veja como isso pode ser incrível!

7. Conte histórias

A contação de histórias pode nos ajudar muito nesses momentos. Além de serem um ótimo entretenimento, elas nos ajudam quando precisamos ensinar algo aos pequenos, trazendo a fantasia e a imaginação como aliadas.

Você pode contar histórias de personagens que ficaram com os dentinhos doendo porque não escovaram, bem como pode criar outros enredos que achar mais interessante para a realidade do seu pequeno.

Também é possível encontrar histórias específicas e prontas diretamente na internet. Basta pesquisar e avaliar qual pode ser mais interessante e pode transparecer melhor ao seu filho aquilo que você deseja ensinar a ele.

Veja também: Benefícios da literatura infantil e em quais momentos incluir na rotina

Meu filho não quer escovar os dentes, e agora?

Criança escovando os dentes em frente ao espelho. Foto: Canva.

8. Meu filho não quer escovar os dentes: Conversas com o dentista

As conversas com o dentista também podem ajudar quando a criança não quer escovar os dentes de forma alguma. Para isso, você pode levar o pequeno ao dentista infantil e solicitar que o profissional também comente com a criança a importância da escovação.

Como o dentista pode ser visto como uma “autoridade” pelo pequeno, é possível que ele se interesse pelas dicas do profissional e as implemente no dia a dia.

Mas, para isso acontecer, é importante nunca usar as idas ao dentista como punição. Afinal, se a criança entender que o dentista é um castigo, como ela poderá dar atenção às dicas dele? Pois é.

Por isso, converse com o profissional sobre o assunto e sempre mantenha um clima amigável nas idas ao dentista.

9. Faça da escovação um momento familiar

A escovação dos dentes também pode se transformar em um momento de interação entre toda a família, fazendo com que uma atividade simples se transforme em algo divertido.

Claro que não precisa fazer com que todas as escovações sejam um verdadeiro “show” na rotina, mas ter momentos em família para escovar os dentes, cantarolar cantigas e aprender a limpar o sorriso da melhor forma é um bom caminho.

Esses momentos com os pequenos são super valiosos e podem fazer com que eles se sintam ainda mais acolhidos, além de ser um incentivo a mais para uma atividade tão importante.

Veja também: Férias em família? Descubra qual a importância desse momento!

Meu filho não quer escovar os dentes, e agora?

Criança escovando os dentes. Foto: Canva.

10. Use temporizadores

Algumas crianças, especialmente com condições específicas, como os autistas, podem se beneficiar do uso de temporizadores para a atividade de escovação.

Isso porque, eles têm uma previsibilidade de quando a atividade irá acabar, sendo mais fácil para eles enxergar o “fim” do que eles não gostam de fazer.

Sem esse tipo de marca no tempo, a criança pode acabar se sentindo muito ansiosa e angustiada, por não ter nenhum controle da situação. Em contrapartida, o temporizador pode ser uma excelente solução.

Vale a pena fazer o teste e ver se isso funciona com seu pequeno. Inclusive, além do temporizador, fazer rotinas visuais, listando as atividades do dia e incluindo os momentos de escovação nessa rotina visual, também pode ajudar. Pense nisso.

11. Meu filho não quer escovar os dentes: Tenha paciência

Por fim, se você costuma dizer “meu filho não quer escovar os dentes”, saiba que essa é mais uma fase de muitas que ainda virão. Muitas crianças vivem essa fase na qual não têm interesse por escovar os dentes, tomar banho ou qualquer coisa que as tirem das atividades que amam fazer.

Por isso, ensinar com paciência e consistência, vendo a evolução em cada dia que passa, é um caminho promissor. Tudo bem se não der certo todos os dias – a vida não dá certo todos os dias, concorda?

O importante é sempre seguir em frente e, caso sinta necessidade, buscar apoio de algum profissional, como um pedagogo ou psicólogo infantil, caso a relutância da criança seja muito intensa.

Com tempo, a situação tende a se amenizar e, aos poucos, a criança aprende a importância da escovação e começa a fazer disso um hábito.

Boa sorte!

Veja agora: Meu filho não quer tomar banho, e agora? Veja dicas e sugestões!