As brincadeiras para dias de calor devem ser repletas de opções refrescantes e agradáveis para os pequenos poderem viver os dias de verão com muita diversão e, ao mesmo tempo, conforto e bem-estar.

Pensando nisso, montamos este guia com uma grande variedade de brincadeiras que poderão ser incluídas nas férias das crianças, para viver o melhor dos dias quentes em família. Acompanhe e saiba mais!

Leia também: O que fazer para diminuir a sensação de calor?

brincadeiras para dias de calor

Crianças brincando na piscina. Foto: Canva.

Publicidade

Ideias de brincadeiras para dias de calor

Separamos, ao todo, 10 ideias de brincadeiras para dias de calor. Cada uma delas pode sempre ser adaptada de acordo com a idade e o gosto do seu filho. Lembrando, inclusive, de um ponto bem importante: ao escolher a sua brincadeira, lembre-se de avaliar se ela está de acordo com a faixa etária da criança, para mantê-la segura durante toda a diversão.

Além disso, não se esqueça de que estas brincadeiras devem ser feitas sempre sob supervisão de um adulto, para que a criança se mantenha sempre segura e tranquila durante toda a diversão.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Assim, será mais fácil aproveitar os momentos de diversão com bem-estar e sem preocupações. Vejamos as brincadeiras que selecionamos para te inspirar:

  1. Bexiga com água colorida;
  2. Banho de gelatina;
  3. Banho dos brinquedinhos;
  4. Transporte de água com obstáculos;
  5. Corridas de barquinhos;
  6. Corrida das esponjas e do balde;
  7. Pistolas de água e tiro ao alvo;
  8. Pescaria na piscina;
  9. Piquenique com frutas geladas;
  10. Escorrega gigante.

Essas brincadeiras podem ser intercaladas nas férias das crianças, para aproveitar cada dia do verão de uma forma única e cheia de diversão. Observe quais o seu pequeno mais gosta, para torná-las mais recorrentes no dia a dia.

Agora, vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas com mais afinco? Prepare-se para descobrir as melhores opções de brincadeiras para dias de calor! Continue lendo.

Veja mais: Brincadeiras para evitar o sedentarismo infantil: Veja ideias!

Publicidade

1. Brincadeiras para dias de calor: Bexiga com água colorida

A clássica brincadeira com bexiga cheia de água não pode deixar de ser mencionada neste post, não é mesmo? Mas, que tal deixar a diversão ainda maior, apostando em possibilidades como a colocação de corantes na água colocada dentro de cada bexiga?

Assim, é possível montar times, de acordo com as cores, e fazer a guerra de balão ser ainda mais legal, fortalecendo o espírito competitivo das crianças de uma maneira divertida e super refrescante.

Apenas lembre-se de usar corantes que sejam atóxicos para não causar nenhum tipo de reação alérgica nos pequenos, está bem?

2. Banho de gelatina

O banho de gelatina costuma ser uma ótima opção para as crianças menores, que ainda estão conhecendo as cores e desenvolvendo os sentidos de forma mais expressiva.

Essa brincadeira pode funcionar de uma maneira simples: basta preparar diferentes potes de gelatinas sem açúcar e deixar a criançada pisar, amassar, sentar dentro, enfim! Esse tipo de brincadeira ajuda a criança a viver sensações únicas, e você pode usar o momento para ajudá-la a aprender o nome de cada cor de gelatina.

Entretanto, lembre-se de cuidar para não deixar a criança comer a gelatina depois que ela estiver “suja” por conta da brincadeira, combinado?

Publicidade

Veja também: Quarto de Bebê: Confira a opções de cores

brincadeiras para dias de calor

Família se divertindo no parque aquático. Foto: Canva.

3. Banho dos brinquedinhos

Que tal aproveitar e investir em brincadeiras para dias de calor que sirvam, ainda, de muita ludicidade? É o que o banho de brinquedinhos pode proporcionar aos nossos pequenos.

Nesse caso, vocês podem separar alguns brinquedos, especialmente de plástico, que estão precisando ser bem higienizados. Caso não tenha nenhuma opção “suja”, vale a pena “sujar” o brinquedo com areia ou outro tipo de material para deixá-los prontos para o banho.

Depois, é só encher bacias com água e levar a criançada ao quintal para se divertir banhando cada uma das peças. Para deixar tudo ainda mais legal, é possível brincar de entender por que o brinquedo ficou sujo e usar itens como esponja e outros materiais para tornar o banho mais “real”.

De maneira lúdica, também é possível aproveitar o momento para conversar com a criança sobre a importância do banho e o “passo a passo” para ficar com o corpo limpinho. É um verdadeiro combo de benefícios!

4. Brincadeiras para dias de calor: Transporte de água com obstáculos

Outra opção legal dentre as brincadeiras para dias de calor é a de fazer o transporte de água com obstáculos. Para isso, pode-se montar um verdadeiro circuito, com obstáculos que tornem o caminhar um pouco mais desafiador.

A partir disso, pode-se dar um copo ou um pote com água para a criança levar de um lado ao outro do circuito, derrubando o mínimo possível de água.

No meio do caminho, é possível usar borrifador para molhar a criança e fazê-la dar uma boa gargalhada, ao mesmo tempo em que deixamos claro a regra da brincadeira de não derrubar a água.

Sem dúvidas, é uma atividade que pode render momentos super divertidos, ao mesmo tempo em que, de certa forma, estaremos auxiliando a criança a desenvolver a coordenação motora e até mesmo o autocontrole diante dos obstáculos.

Veja mais: Autoestima infantil: Como os adultos podem estimular? [VÍDEO]

brincadeiras para dias de calor

Criança se divertindo na praia. Foto: Canva.

5. Corridas de barquinhos

A corrida de barquinhos é outra alternativa que possivelmente você incluía na sua rotina quando era criança, não é mesmo? Essa brincadeira pode ser feita dentro de uma piscina ou até mesmo em um tanque grande com água, de acordo com o que estiver disponível na sua casa.

A ideia é oferecer às crianças os clássicos barquinhos de papel, que até podem ser confeccionados em conjunto. Após a confecção, a corrida poderá começar de maneira acirrada: apenas por meio do sopro, cada participante deverá fazer o seu barquinho atravessar a piscina/fonte ou o que tiver água.

Nessa brincadeira, não precisamos focar apenas em quem vai ganhar ou perder, mas, sim, fortalecer a concentração, o foco e a atenção da criança, ao mesmo tempo em que trabalhamos a resiliência para que ela não desista, mesmo quando parecer estar “muito atrás” do outro na corrida.

6. Corrida das esponjas e do balde

Uma corrida para ver quem enche o balde primeiro… Parece uma boa ideia dentre as brincadeiras para dias de calor, concorda?

Nessa brincadeira, cada participante têm acesso a um balde e uma esponja, de tamanhos iguais entre os jogadores. Além disso, têm acesso a alguma fonte de água, que pode ser uma torneira ou um pote que seja maior do que os baldes.

A partir disso, a ideia é que os participantes embebam a esponja na água da “fonte”, a fim de levar correndo até o seu balde – que pode estar a uma distância razoável.

No meio do caminho, pode ainda haver obstáculos, que fazem com que os participantes “percam água” da esponja por conta disso, tornando a diversão ainda mais desafiadora.

Por fim, pode ganhar aquele que encher o balde primeiro, ou a brincadeira pode ser pautada, simplesmente, em encher o balde, sem a necessidade de haver uma competição entre os participantes em si.

Veja mais: A competição na infância: qual é o limite?

brincadeiras para dias de calor

Criança lavando as mãos. Foto: Canva.

7. Pistolas de água e tiro ao alvo

As pistolas de água e tiro ao alvo também podem ser incluídas na rotina de diversão das crianças. Além de ser uma brincadeira relativamente simples, ela ajuda na coordenação e concentração dos pequenos.

A distância até o alvo, o tamanho de cada alvo e o tipo deles também podem influenciar na diversão. Por isso, montar diferentes alvos pode ser uma forma de tornar a brincadeira ainda mais enriquecedora, ao mesmo tempo em que diversos estímulos são oferecidos aos pequenos.

8. Brincadeiras para dias de calor: Pescaria na piscina

Uma pescaria improvisada na piscina pode estimular muitos momentos de diversão e de descontração com a família. Os “peixes” podem ser formados por uma grande variedade de itens, inclusive improvisados, de acordo com o que vocês têm em casa.

As varas podem até ser montadas com cabos de vassoura e algum tipo de fio que tiver em casa, usando uma espécie de gancho (sem ser pontiagudo) para pescar os supostos “peixinhos”.

Lembre-se apenas de monitorar a diversão das crianças, para não deixá-las expostas a situações que possam ser perigosas ou levar ao afogamento, por exemplo. Fique atento a isso e nunca deixe os pequenos sozinhos na piscina.

Veja mais: Parques de diversão: Os 10 Melhores para ir com crianças

9. Piquenique com frutas geladas

Que tal um momento em família no parque da cidade, embaixo de uma árvore, consumindo deliciosas frutas geladas?

Pode ter frutinha congelada para chupar, picolé ou sorvete caseiro, frutas batidas com água gelada e gelo, e muitas outras possibilidades. Pesquise um cardápio que pode ser incluído nesse piquenique especial, e lembre-se de passar bastante protetor nos pequenos.

Ah! A água fresca também não pode faltar no cardápio, e devemos sempre estar atentos a quaisquer sinais de desidratação das crianças, mantendo-as frescas, hidratadas e protegidas nos dias mais intensos.

brincadeiras para dias de calor

Bebê tomando banho no baldinho. Foto: Canva.

10. Escorrega gigante

Por fim, que tal montar um escorrega gigante em alguma descida que você possa ter em sua casa, no quintal? A fórmula é simples: lona, sabão e água. Depois de deixar tudo bem escorregadio, os pequenos poderão se esbaldar na diversão e viver momentos cheios de felicidade e alegria.

Nessa brincadeira, um ponto de atenção que deve ser considerado é o “fim” do escorrega: este deve ser livre de qualquer item que possa machucar as crianças, ou causar acidentes, como barrancos e descidas muito declinadas.

Além disso, sempre oriente as crianças para não deixar nada no meio do escorrega, como brinquedos, pois isso pode causar acidentes e machucados naqueles que estiverem escorregando.

Com essas ideias de brincadeiras para dias de calor e com todos os cuidados necessários, sempre mantendo a supervisão dos pequenos, será mais fácil aproveitar os dias de  calor em família de uma forma super agradável e divertida. Aposte nessas possibilidades e se tiver alguma ideia a mais para incluir na lista, deixe nos comentários!

Veja mais: