Decorar o quarto de bebê é sempre um momento repleto de alegrias e muita descontração. São tantas emoções envolvidas com a chegada da criança que fica até difícil escolher a melhor cor ou a melhor combinação, não é mesmo?

Considerando isso, fizemos este guia com diversas dicas para você escolher a cor para o quarto do seu bebê e assim criar um espaço muito receptivo, bonito e organizado. Acompanhe e saiba mais!

Veja também: Quarto de Menina: Confira ideias de decoração para 2021

Confira as melhores cores para quarto de bebê

A escolha da cor do quarto de bebê deve, antes de qualquer coisa, basear-se nos efeitos que a coloração provocará sobre a criança. Isto é, sabemos que as cores e toda a decoração têm influência direta em nossas emoções e nossa disposição. Por isso, investir em uma combinação harmoniosa e que desperte conforto e bem-estar é muito importante.

Publicidade
quarto de bebê

Mãe com o bebê no colo enquanto brinca no quarto. Foto: Freepik

Dessa forma, embora seja possível incluir algumas peças com cores fortes (como vermelho, roxo ou laranja, por exemplo), é necessário ter certa cautela nessas escolhas. No decorrer deste guia, traremos informações sobre os tons mais clarinhos das cores, pois você deve focar nestes. As cores mais intensas, sejam elas quentes ou frias, devem ser mais bem espalhadas, sem sobrecarregar a decoração.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Assim será muito mais fácil criar um ambiente aconchegante, lindo e muito acolhedor. Lembre-se, o bebê precisa se sentir tranquilo e não agitado diante de uma decoração “gritante”. Dito isso, vamos às dicas:

Quarto azul

A cor azul está diretamente associada com à tranquilidade, serenidade e, inclusive, estabilidade. Ela passa um ar de maior sossego, perfeito para que o bebê se sinta mais seguro e acolhido. Desse modo, você pode incluir o azul tanto na parede, quanto em itens decorativos, como almofadas, móveis, quadros, etc.

quarto de bebê

Quarto de bebê azul. Foto: Freepik

Quarto de bebê: quarto rosa

O rosa está relacionado com a delicadeza e a pureza, sendo muito associado à feminilidade por conta disso. No entanto, seu significado primordial remete ao aconchego, acolhimento e romantismo e, por isso, pode muito bem ser usado em quarto feminino e masculino. Da mesma maneira, você pode brincar com os tons de rosa, usando um tom bebê na parede e mais forte nos móveis.

Publicidade

Leia mais: Festa Rosa: ideias de decoração, roupa, menu e convite

quarto de bebê

Detalhe de quarto rosa. Foto: Freepik

Quarto amarelo:

A cor amarela é perfeita para transparecer um ambiente mais divertido, de luz e muita descontração. O bebê pode se sentir mais empolgado diante dos seus brinquedos e uma energia mais positiva fará com que ele se alegre e se sinta bem. Vale ressaltar que é necessário investir em um amarelo mais clarinho, para não causar hiperatividade em alguns momentos.

quarto de bebê

Quarto amarelo. Foto: Freepik

Quarto de bebê: bege

O bege remete ao clássico, ao conforto à passividade. É perfeito para criar uma atmosfera mais acolhedora no quarto do bebê, fazendo com que este se sinta mais tranquilo e “desacelerado” na hora de dormir, por exemplo. Você pode usar o bege nos móveis, ao invés da parede, para compor o ambiente de forma mais positiva.

Quarto de bebê: verde

A cor verde, por sua vez, transparece uma sensação de mais vitalidade, transportando mais qualidade de vida e bem-estar para o bebê. Ele se sentirá muito feliz dentro do seu quarto decorado e você poderá criar uma imagem de força e saúde para o mesmo.

Publicidade
quarto de bebê verde

Quarto verde de bebê. Foto: Freepik

Veja também: 10 ideias de decoração para quarto de meninas gêmeas!

Quarto de bebê: cinza

O cinza traz uma sensação de neutralidade e mais equilíbrio emocional, diminuindo ansiedade e até mesmo estresse. Compõe espaços com muita maestria, tendo em vista que é possível combinar diversos estilos com paredes em tons de cinza. Isto é, você pode acrescentar peças mais coloridas no ambiente, criando uma harmonia muito aconchegante.

Quarto de bebê com tons de bege, cinza e branco. Foto: Freepik

Quarto de bebê: branco

A cor branca é perfeita para quem quer criar um ambiente mais limpo, organizado, clean e muito aconchegante. Além disso, ela remete à pureza e ao bem-estar, criando um ambiente super acolhedor, harmonioso e perfeito para o bebê se sentir calmo e bem.

Quarto branco de bebê com brinquedos na decoração. Foto: Freepik

Quarto de bebê: lilás

O lilás está envolvido com uma “purificação mental”, além de estar relacionado à sinceridade, respeito e integridade. É uma ótima cor para criar um espaço muito mais puro, leve e sereno para o bebê. Crie uma atmosfera mais positiva e tranquila com essa cor e veja os resultados.

Parte do quarto com paredes em lilás. Foto: Freepik

Combine diversas cores para criar mais harmonia

São tantas opções de cores para quarto de bebê, não é mesmo? Mas não se atenha a escolher apenas uma possibilidade. Como são tantas diferentes disponíveis, você pode criar uma paleta de cores que considere até três opções para o quarto do seu filho. Assim você pode, por exemplo, misturar amarelo com azul, rosa com cinza, e assim por diante.

Una as cores que mais fazem sentido para você e faça uma decoração diferente, com a junção de diversas tonalidades e a união dos benefícios que cada uma pode proporcionar para o ambiente. Entretanto, novamente reiteramos: nada de exagerar na escolha de cores intensas, ok? É imprescindível que você invista em tons mais suaves e, quando apostar em algo mais intenso, tente usar com coerência e de modo que não fique tão chamativo.

Uma dica, nesse sentido, é você usar a cor mais forte em um ponto que não fique aos olhos do bebê enquanto ele estiver deitado. Assim, ele não se sentirá hiper estimulado e conseguirá relaxar com mais facilidade, ao mesmo tempo em que você cria um espaço mais harmonioso, bonito e cheio de estilo.

Leia agora: Festa de Princesa: 65 novas ideias de decoração e muito mais!