Os cuidados com os cabelos do bebê podem exigir um pouquinho mais de atenção e delicadeza por parte dos pais. Afinal, trata-se de algo delicado, que requer o uso de produtos específicos e uma atenção especial na hora do banho.
E como muitos papais e mamães têm dúvidas sobre esse assunto, preparamos este conteúdo com algumas dicas que podem te ajudar a cuidar das madeixas do seu pequeno. Acompanhe!
Veja também: Como lavar o cabelo do bebê?
Foco nos cabelinhos finos do bebê. Foto: Canva.
Principais cuidados com os cabelos do bebê
Existem diversos cuidados com os cabelos do bebê que podemos levar em consideração na hora de deixá-los limpinhos, cheirosos, saudáveis e sem os temidos nós. Esses cuidados podem ser colocados em prática no cotidiano, pois não exigem algo “especial” ou demorado. Vejamos algumas considerações:
- Use produtos adequados;
- Frequência de lavagem;
- Massagens suaves para lavar os cabelos;
- Cuidados com olhos, nariz, boca e ouvido;
- Quantidade adequada de produto;
- Enxágue cuidadoso;
- Secagem delicada com toalha macia;
- Escolhendo o pente ou escova;
- Atenção aos acessórios.
Basicamente, esses são os pontos de atenção quando pensamos nos cuidados com os cabelos do bebê. A seguir, vamos desvendar cada um desses itens. Mas, antes disso, queremos deixar um recado importante aqui: lembre-se de que é imprescindível considerar sempre as recomendações do médico do seu filho, ok?
Por exemplo, se o seu filho tem uma questão de pele específica, é importante seguir as recomendações do profissional para oferecer o melhor cuidado possível. As dicas abaixo são apenas genéricas e não excluem qualquer orientação médica.
Dado o recado, vamos às dicas!
1. Use produtos adequados
O uso de produtos desenvolvidos para a idade do seu bebê é um bom ponto de partida. Jamais devemos usar produtos de adultos, como xampus, em nossas crianças pequenas. Isso porque esses produtos podem ter componentes mais fortes, que podem levar ao aparecimento de alergias e efeitos colaterais.
Além disso, caso caiam nos olhinhos da criança, haverá toda aquela ardência incômoda que sabemos que os pequenos odeiam. Por isso, escolher bons produtos, alinhados à faixa etária, é muito importante, ok?
Inclusive, se você tiver dúvidas, lembre-se de que um dermatologista infantil poderá te ajudar na missão de encontrar o melhor cosmético para o tipo de cabelo e pele do seu filho.
Veja mais: Como escolher o shampoo ideal para bebês
Bebê linda com olhar atento. Foto: Canva.
2. Frequência de lavagem nos cuidados com os cabelos do bebê
Você sabia que os bebês pequenos precisam ter os seus cabelos lavados todos os dias? Afinal, estamos diante de uns fios mais que podem acumular bastante sujeirinha ao longo do dia, como aquelas crostas e casquinhas.
Sendo assim, você pode criar o hábito de lavar os cabelos do bebê diariamente, mas seguindo sempre as recomendações do pediatra.
De maneira geral, as recomendações costumam ser de lavagens diárias, mas lembre-se de que isso pode variar na hora de investir em bons cuidados com os cabelos do bebê que sejam personalizados para o seu filho.
3. Massagens suaves para lavar os cabelos
Na hora em que estiver lavando os cabelos do seu filho, lembre-se de investir em massagens suaves, sem apertar muito os dedos. Use apenas a ponta dos dedos, e não as unhas, para fazer a massagem no couro cabeludo.
Você pode fazer esses movimentos durante alguns minutos, pois além de limpar bem o couro cabeludo da criança, ainda proporciona um momento agradável de relaxamento e bem-estar, que vale a pena ser testado com o seu filho, concorda?
Veja também: Formas de interagir com o bebê: Veja dicas super fofas!
4. Cuidados com olhos, nariz, boca e ouvido
Um ponto importante, relacionado indiretamente com os cuidados com os cabelos do bebê, é com relação ao uso de xampu e água na cabeça do pequeno. É muito importante que os pais segurem a criança firmemente, de uma forma relativamente inclinada, para fazer essa higienização.
Assim, é possível evitar maiores chances de haver entrada de água ou produto nos olhos, nariz, boca ou ouvido. Esses locais precisam ser protegidos durante o banho, para que a criança não venha a sofrer com nenhum tipo de irritação.
Mãe cheirando a cabecinha do seu bebê. Foto: Canva.
5. Quantidade adequada de produto
A quantidade de produto que você usa também deve ser adequada ao tamanho do cabelo e à idade do bebê. Normalmente, uma “gotinha” de xampu já costuma dar conta do recado.
Mas para não errar, leia sempre as recomendações contidas na embalagem do produto, pois lá você poderá ter uma visão mais clara de quanto o seu bebê realmente precisa para ficar com as madeixas lindas.
E, ah! Não se deixe levar pela ideia de quanto mais melhor, hein? Nesse caso, o excesso de produto pode causar ressecamento ou outros efeitos nos cabelos da criança. Por isso, seguir as recomendações adequadas é fundamental.
Veja também: Meu filho não quer tomar banho, e agora? Veja dicas e sugestões!
6. Enxágue cuidadoso
Assim como é importante cuidar para que o xampu não entre no nariz, boca, ouvido ou olhos do bebê, o mesmo cuidado devemos ter com relação à água. Por isso, o enxágue precisa ser bem cuidadoso.
Outro ponto relacionado com o enxágue é a boa remoção do produto que foi aplicado nas madeixas do pequeno. Isto é, fique atento se todo o xampu ou condicionador foi verdadeiramente removido, pois não é adequado deixar produto no cabelo depois do banho.
Esse acúmulo de resíduos pode causar problemas nos folículos capilares, até mesmo causando a queda em algumas situações. Por isso, atente-se ao uso adequado de produtos, sempre removendo tudo depois da lavagem.
Na dúvida, sempre leia a embalagem dos produtos para não errar nessa etapa, pois isso também pode fazer toda a diferença nos cuidados com os cabelos do bebê.
Veja também: Como hidratar seu cabelo em casa de forma simples e prática!
7. Secagem delicada com toalha macia
Os cabelos dos bebês não precisam ser secos com o secador. O ideal é que usemos apenas uma toalha bem macia, apertando suavemente os fios, para ir removendo o excesso de água.
Deixar secar naturalmente, mas sem permitir que o bebê passe frio, claro, pode ser um bom caminho.
Além do mais, o uso do secador de cabelo pode assustar o bebê, e dependendo da intensidade de calor do aparelho, pode acabar levando a queimaduras na pele. Por isso, esse uso não é muito recomendado.
Porém, se o bebê precisa dormir logo depois do banho, tente secar com o aparelho bem afastado, sem colocar o jato de vento no rosto ou ouvido do bebê. E use na menor velocidade possível, além de usar na temperatura mais baixa.
- E outro fator importante: NÃO USE o secador de cabelo em bebês recém-nascidos e menores de 6 meses.
Veja mais: Como lavar o cabelo do bebê?
Mãe escovando o cabelo do seu bebê. Foto: Canva.
8. Escolhendo o pente ou escova nos cuidados com os cabelos do bebê
Use uma escovinha de cerdas macias para desembaraçar os cabelos com cuidado. Sem escove-os enquanto ainda estão molhados, pois secos podem ter mais nós e causarem desconforto no bebê.
Só use pentes, que automaticamente são mais rígidos, em bebês maiores, pois essa “aspereza” do pente pode causar desconforto no pequeno. Na dúvida, vá de escovinha com fios finos mesmo. 🙂
9. Atenção aos acessórios nos cuidados com os cabelos do bebê
Por fim, um ponto de atenção quanto aos cuidados com os cabelos do bebê é com relação ao uso de acessórios. Alguns tipos de presilhas podem quebrar os fios ou ficarem muito presas aos cabelos, e por isso devem ser evitadas.
Além disso, é importante se atentar para a força usada pelas faixas de cabelo, pois se elas estiverem muito apertadas, poderão prejudicar o desenvolvimento dos ossos do crânio do bebê. Portanto, cuidado com esse hábito, está bem? Só use acessórios que são realmente seguros para as crianças.
Mãe massageando o cabelo do bebê. Foto: Canva.
E lembre-se, sempre que houver dúvidas o recomendado é que você converse com o pediatra do seu filho antes de tomar qualquer decisão importante. Assim será possível ter um acompanhamento mais personalizado, que proporcione cuidados especiais para o seu filho.
Afinal, ele é único! 🙂
Veja também: