Skin Care: Rotina noturna de beleza: 5 dicas para fazer! Seguro de Vida para Pais
x

Pergunte grátis ao Especialista

DÚVIDAS? x PERGUNTE AOESPECIALISTA PERGUNTAR Principais dúvidas

Skin Care: Rotina noturna de beleza: 5 dicas para fazer!

21 de abril de 2022 - POR Gabriela Boretti -

COMPARTILHE: WHATSAPP

Skin Care: No artigo de hoje, confira 5 dicas para fazer Skin Care de forma simples e eficiente, excelente para a sua rotina noturna de beleza.

Afinal de contas, não há quem não goste de uma maquiagem bem caprichada para trabalhar, passear ou ir aquela balada noturna, não é mesmo? E isso está muito certo!

Afinal, realçar a beleza de cada uma de nós faz bem também para a alma, e reforça a autoestima. Mas, e quando é hora de dormir? O que fazer?

A preguiça pode ser presente, porém nada de relaxar. Alguns cuidados específicos são necessários para ajudar a manter a sua pele sempre linda e saudável, livre dos efeitos nocivos que o sol, a luz e a poluição do ar provocam durante o dia.

Publicidade

Quer algumas dicas de Skin Care muito fáceis e que você pode incluir na sua rotina de cuidados à noite? Então pegue um papel e caneta para anotar. Vamos lá!

Skin Care

Mulher fazendo Skin Care em sua casa, usando toalha. Crédito da foto: Freepik

Por que a rotina noturna de beleza é tão eficaz?

Com a correria do dia a dia, entre trabalho, estudos, cuidados com a família, nosso corpo acaba sentindo o peso da rotina. Principalmente nas grandes cidades, a pele é uma das principais prejudicadas pela ação da poluição, dos radicais livres, da perda de água (ou seja, hidratação), e a exposição aos raios solares.

Segundo um estudo publicado pela University Case Medical Centre, de Ohio, nos Estados Unidos, o processo natural de purificação celular da pele (e de todos os outros tecidos do corpo) é maior durante a noite, atingindo picos de atividade enquanto dormimos.

Dessa forma, é essencial criar o hábito de dormir em horários regulares, preferencialmente em ambientes bem escuros (sem interferências de eletrônicos e luzes artificiais), entre 7 e 8 horas por noite.

Além disso, nesse período a pele está mais receptiva e suscetível à penetração dos ativos contidos nos dermocosméticos, que são mais aproveitados. Tratamentos com ácidos para o tratamento de manchas, acne, e melhora da textura da pele, por exemplo, podem apresentar melhores resultados com uma rotina de Skin Care noturna.

Publicidade

Confira quais são os erros comuns nos tratamentos noturnos

Caso você esteja realizando algum tratamento noturno e ainda não conseguiu reparar resultados satisfatórios na pele, pode ser que alguns erros ainda estejam sendo cometidos.

Alguns exemplos dos erros mais comuns nos tratamentos são: 

  •  Não dormir a quantidade de horas necessárias;
  • Alimentação irregular;
  • Não realizar uma higienização completa;
  • Pouca ingestão de água;
  • Uso de produtos que não são indicados para o seu tipo de pele.

Retirar a maquiagem é um passo essencial antes de dormir, pois o acúmulo dessas substâncias no rosto favorece a irritação e estimula o desenvolvimento de dermatites, podendo também piorar quadros de acne e acelerar o envelhecimento precoce da pele, devido à presença de radicais livres.

Para manter a pele saudável, é importante que ela esteja sempre limpa e hidratada, que é outro ponto essencial para que os tratamentos noturnos funcionem.

Para isso, invista na água micelar, um produto que possui função demaquilante e que, com ajuda de pequenas micelas (partículas que funcionam como ímãs de resíduos), irá retirar por completo o protetor solar, poeira e maquiagem utilizada durante o dia.

Esse produto pode ser usado diariamente, garantindo limpeza completa, podendo ser utilizada antes de um sabonete recomendado para o seu tipo de pele.

Publicidade

Rotina noturna de beleza: 5 dicas para fazer Skin Care

1) Limpe a pele antes de se deitar

Antes de mais nada, é importante ter em mente que dormir com resíduos da maquiagem que você usou durante o dia é muito prejudicial para a sua pele. Por isso, a limpeza de pele deve ser obrigatoriamente incluída na sua rotina noturna.

Você pode usar um produto demaquilante ou, se tiver a pele muito sensível, fazer a higiene com água micelar que também retira as impurezas. E atenção: mesmo que você não tenha usado maquiagem, faça a limpeza, pois isso elimina resíduos de poeira e suor que sempre acumulamos.

Skin Care – 2) Escolha o sabonete certo

Continuando nossas dicas, é importante escolher o sabonete ideal para a sua pele!

Além disso, um bom banho antes de dormir, além de refrescante, pode proporcionar um sono mais tranquilo. E a hora do banho também é importante para os cuidados com a sua pele.

Para isso, use o sabonete específico para o seu tipo de pele, seca, mista ou oleosa. E prefira os sabonetes líquidos, principalmente para o rosto, uma área mais sensível.

4) Mantenha o pH equilibrado

Bem como, a limpeza é um passo essencial, mas não é tudo. Depois de remover as impurezas e a maquiagem, é importante também manter equilibrado o pH de sua pele.

Para isso, utilize tônicos faciais para peles secas e adstringentes para peles oleosas. Eles são os produtos ideais para essa etapa, deixando sua pele pronta para receber os nutrientes de outros dermocosméticos.

Skin Care – 5) Faça hidratação todas as noites

Por fim, você sabia que a falta de hidratação é considerada uma das causas mais frequentes do envelhecimento precoce da pele? Portanto, não dá para esquecer, jamais, essa etapa do seu Skin Care.

Vale lembrar que o principal objetivo dos cremes hidratantes é repor a água perdida pela sua pele durante as atividades do dia. E não importa qual for o seu tipo, existem no mercado, produtos específicos para cada tipo de pele.

Skin Care

Mulher sorridente fazendo Skin Care. Crédito da foto: Freepik

Está na hora do creme anti-idade?

A verdade é que não existe uma idade certa. Alguns falam em 35 anos. Outros indicam os 40 anos. Se você tiver na dúvida, consulte um dermatologista sobre a hora certa de usar cremes noturnos anti-idade ou antioxidantes, que ajudam no rejuvenescimento da pele e previnem as chamadas rugas ou linhas de expressão.

Por fim, o importante é que você esteja segura na hora de usar esses produtos.

Além disso, a rotina de Skin Care da noite é perfeita para hidratantes mais potentes e produtos de tratamento mais profundos, à base de ácidos, por exemplo – já que ao aplicá-los antes de dormir não temos a interferência da radiação solar, maquiagem e poluição, entre outros fatores.

Outro ponto muito importante é a alimentação, que é onde todos os cuidados começam. Portanto, no jantar, devemos consumir mais proteínas e evitar os carboidratos, já que eles se transformam em açúcar e fazem mal para a pele.

Compartilhe:

WHATSAPP

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade