O shampoo deve ser selecionado respeitando o tipo de pele e cabelo, principalmente se for para crianças e bebês.

A necessidade de escolher um shampoo suave que não irrite a pele dos pequenos é a primeira regra a se adotar para fazer a compra certa. Portanto, se você está se perguntando qual shampoo para bebês comprar, a seguir forneceremos algumas dicas de compra para te ajudar a evitar cometer erros.

bebê tomando banho na banheira

bebê tomando banho na banheira. Foto: freepik

Veja como escolher shampoo para bebê

Todo novo pai deve escolher cuidadosamente o shampoo do bebê, levando em consideração a idade dos filhos, o tipo de pele e cabelo.

Publicidade

Produtos delicados e pouco agressivos devem ser preferidos, preferindo-se aqueles feitos com ingredientes naturais.

Você nunca deve escolher o primeiro shampoo que está diante de si, porque nem todos os produtos são iguais. A pele dos pequenos, aliás, é mais sensível e por isso é necessário escolher produtos que tenham bons ingredientes.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
produtos de higiene para bebês

produtos de higiene para bebês. Foto: freepik

Até os 4 meses de idade não use shampoo

Até os 4 meses de idade, os recém-nascidos não precisam de shampoo, basta água morna. O shampoo é necessário a partir dos 4 meses.

Os produtos de higiene infantil são geralmente 2 em 1, pois combinam shampoo e gel de banho.

Os produtos a serem preferidos são caracterizados por uma formulação à base de ingredientes naturais e isentos de silicones e conservantes.

Publicidade

Ao utilizar um produto sem substâncias artificiais, a criança ficará menos exposta a prováveis ​​irritações, coceira, eczema e reações alérgicas.

A importância do PH na escolha do shampoo para bebês

Os melhores shampoos para bebês e crianças são aqueles com pH 5,5. A acidez, aliás, lembra a da camada da pele da criança, que atua como proteção de toda a epiderme contra bactérias e microrganismos.

Desta forma, teremos a certeza de que o produto escolhido não expõe a pele dos pequenos aos ataques de agentes externos.

bebê com manchas vermelhas no rosto

bebê com manchas vermelhas no rosto. Foto: freepik

Shampoo natural é melhor

Se você está se perguntando como começar a procurar o melhor shampoo para seu bebê, deve se concentrar em produtos que não sejam muito agressivos, feitos especificamente para a pele delicada dos pequenos.

A primeira coisa a fazer é contatar o pediatra de confiança que o poderá aconselhar sobre os melhores produtos do mercado. Até nos supermercados você encontra shampoos de qualidade, feitos com ingredientes seguros para as crianças.

Publicidade

Leia os ingredientes ao escolher o shampoo para bebês

Outro passo para uma escolha consciente do shampoo para o seu bebê é esquecer o aspecto estético, ou a aparência de um produto, mas focar exclusivamente na qualidade dos ingredientes. Um shampoo projetado para crianças não deve conter fragrâncias químicas ou corantes.

Um produto delicado à base de ingredientes naturais e vegetais não produz espuma excessiva durante a lavagem. Se isso acontecer, significa que não é tão delicado.

Portanto, preste atenção na leitura dos ingredientes evitando ao máximo conservantes e silicones, em favor de produtos naturais e mais ecológicos.

Que ingredientes não devem conter em um shampoo de bebê?

Os produtos de higiene, assim como os cosméticos, não devem conter certas substâncias que infelizmente encontramos com frequência, mesmo em marcas bem conhecidas.

Em geral, é melhor que as mães optem por produtos naturais e os ingredientes a serem evitados são:

  • Petrolato – substâncias derivadas do petróleo (parafina, petrolato, óleo mineral);
  • Conservantes (PEG, PPG);
  • Silicones (dimeticona, amodimeticona, ciclometicona);
  • Surfactantes (Lauril Sulfato de Sódio, SLES).

Em particular, Sulfato de Sódio está entre os ingredientes mais populares em shampoos. Se você nunca percebeu, leia os rótulos em sua casa para verificar a presença dessa substância.

mulher lendo rótulo de produto

mulher lendo rótulo de produto. Foto: freepik

É um surfactante eficaz na remoção de gordura da pele, que no entanto é agressiva e por isso deve ser evitada principalmente em produtos infantis.

Como passar shampoo nos cabelos dos bebês?

A primeira regra para dar ao seu bebê um bom banho e lavar o cabelo com shampoo é armar-se com delicadeza e muita paciência.

O ideal é não fazer as coisas com pressa, mesmo que dure apenas alguns minutos, é necessário seguir alguns pequenos cuidados para o bem da criança, a fim de garantir uma experiência agradável.

A água deve estar morna, não muito quente. Então, experimente você mesmo antes de dar banho no bebê, sua pele delicada corre o risco de ficar irritada se a temperatura tiver muito alta ou fria.

shampoo para bebês

banho no bebê. Foto: freepik

Meu filho não quer passar shampoo no cabelo: o que fazer?

Por volta dos 18 meses (às vezes até antes, por volta dos 7-8 meses), enquanto adoravam o banho, algumas crianças começam a gritar quando veem a mãe ou o pai se preparando para dar banho. É a hora do medo do shampoo!

O medo da água é uma fobia que pode arruinar a vida do seu filho, por isso é melhor saber o que fazer!

shampoo para bebês

criança com água caindo no rosto. Foto: freepik

Seu filho não tem medo do shampoo, o que o seu filho não gosta é de ter água nos olhos e no rosto. Ele pode ter tido uma experiência ruim com a água, mas isso vai passar com o tempo se você tomar cuidado para tranquilizá-lo.

Dicas

  • Em primeiro lugar, afaste esse momento ruim do shampoo lavando o cabelo com menos frequência.
  • Volte para a chamada técnica da água com sabão. Ensaboe um pouco de sabonete líquido de bebês na água morna da banheira e, com a mão, jogue delicadamente na cabeça dele. A vantagem é que não há necessidade de enxágue.
  • Fale com ele e explique o que você vai fazer: “Agora vou colocar água suavemente na sua cabeça para tirar o shampoo”. Ele não ficará surpreso com o gesto nem será pego de surpresa. Isso lhe dará confiança.
  • Você também pode tentar lavar o cabelo fora da banheira, sobre a pia, por exemplo. Ele pode não gostar de água entrando em seus ouvidos … experimente protetores de ouvido ao lavar o cabelo.

Também existem livros para crianças que podem tornar mais fácil para você brincar com ele na hora do banho e distraí-lo.

shampoo para bebês

criança brincando durante o banho. Foto: freepik

O shampoo de bebê pode ser usado para lavar meu cachorro ou gato?

A resposta é não. A razão reside no diferente PH da pele, que varia de espécie para espécie. A pele humana tem um PH que varia de 4,2 a 5,6, a dos cães tem uma gradação de 7 a 8, enquanto a dos gatos é de 6,5.

Por isso, cuidar da epiderme é escolher produtos capazes de respeitar o PH, ou seja, a camada protetora da pele.

shampoo para bebês

cachorro tomando banho. Foto: freepik

Embora os shampoos para bebês e crianças sejam mais suaves do que os shampoos para adultos, eles não são adequados para uso em animais. O risco é afetar a estrutura lipídica da pele do seu gato ou cachorro, podendo causar irritações e alergias.