Veja aqui como hidratar seu cabelo em casa de forma simples e prática! Afinal, quem não adora ter os cabelos macios e sedosos, não é mesmo?
E você sabia que para seu cabelo ficar assim, muitas vezes basta fazer uma boa hidratação? Sim, isso é possível e vamos mostrar algumas dicas aqui!

Algumas formas para hidratar o cabelo ressecado são usar um creme de hidratação, um sérum após lavar o cabelo ou até mesmo lavar o cabelo com água fria, pois ajudam a reter água dentro do fio, evitam que as cutículas do cabelo fiquem abertas e fornecem nutrientes para manter o cabelo saudável e hidratado.

A hidratação é importante para todos os tipos de cabelo, principalmente nos fios que possuem química, como tinturas ou alisamentos, por exemplo.

Ou então os que estão expostos constantemente à poluição, água com cloro ou radiação solar, pois podem deixar os fios mais ressecados e quebradiços ao longo do tempo.

Desta forma, hidratar o cabelo ajuda a proteger os fios da ação do sol, do frio e do vento, conferindo saúde, brilho e maciez aos fios durante todo o ano.

Publicidade

Além da hidratação, também é muito importante secar delicadamente os fios com uma toalha e usar protetor térmico sempre antes de usar o secador ou a chapinha, por exemplo.

Veja a seguir algumas formas de hidratar o cabelo ressecado em casa de forma simples e prática!

 hidratar seu cabelo

Mulher jovem de cabelos castanhos penteando os cabelos, no espelho. Crédito da foto: Freepik

1. Aplicar um creme para hidratação

Usar um creme para hidratação dos cabelos é importante, pois ajuda a repor a água que os fios perdem ao longo do tempo e reduz o ressecamento e o efeito frizz.

Esses cremes devem ser usados 2 a 3 vezes por semana, de acordo com o estilo de vida da pessoa, ou seja, se fica muito exposta a variações de temperatura, se pratica atividade física ou se tem o costume de prender muito o cabelo, por exemplo.

Antes de aplicar a máscara de hidratação, deve-se lavar o cabelo com shampoo para abrir as cutículas do fio para melhorar a ação da máscara, retirar o excesso de água usando uma toalha e desembaraçar o cabelo suavemente com uma escova ou pente.

Publicidade

Depois, aplique a máscara mecha por mecha e de cima para baixo, evitando passar muito perto da raiz, e deixar atuar por 5 a 10 minutos de acordo com o produto utilizado.

Em seguida, deve-se enxaguar bem a cabeça e usar o condicionador para selar os fios, garantindo a hidratação e a maciez do cabelo.

Para potencializar o efeito da máscara, pode-se optar por enrolar uma toalha na cabeça ou usar uma touca térmica.

O creme de hidratação pode ser comprado ou preparado em casa com ingredientes naturais como óleo de coco, mel ou abacate, por exemplo.

2. Usar um sérum

O sérum para cabelo é um produto líquido que pode ser aplicado nos fios e que tem como objetivo selar o fio, mantendo a umidade e hidratação, e evitando a quebra do fio de cabelo devido ao ressecamento.

Além disso, o sérum protege o cabelo dos efeitos do calor, dos raios solares, da sujeira e poluição, que podem deixar o cabelo ressecado.

Publicidade

Isso porque o sérum corresponde a um concentrado de óleos e vitaminas capazes de hidratar os fios, deixando o cabelo mais macio e brilhoso.

Existem diversos tipos de sérum para todos os tipos de cabelo e para todos os hábitos, podendo ser utilizado em cabelos secos ou molhados, antes ou depois de fazer a chapinha, por exemplo.

Além disso, alguns tipos de sérum podem potencializar o efeito das máscaras hidratantes para o cabelo, podendo ser aplicados após a realização da hidratação.

3. Massagear com óleos

Massagear os cabelos com óleos, como o óleo de côco, óleo de amêndoas, óleo de argan ou óleo de jojoba, por exemplo ajuda em vários aspectos, como: na hidratação dos fios ressecados, a fornecer nutrientes para manter o cabelo saudável, a aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo, a fortalecer a raiz e até promover o crescimento do cabelo.

Além disso, a massagem com óleos, feita regularmente, ajuda a reverter os efeitos prejudiciais de tratamentos químicos, como tinturas ou alisamentos, por exemplo, poluição ou água com cloro, que podem causar danos nos cabelos, deixando-o mais seco, desidratado e áspero.

Para fazer a massagem com óleos, deve-se aplicar o óleo mecha por mecha, da raiz do cabelo até a ponta dos fios, massageando para que o óleo penetre mais facilmente no cabelo.

Pode-se massagear também o couro cabeludo, fazendo movimentos circulares por cerca de 15 minutos. Deixar o óleo no cabelo por algumas horas, e em seguida, lavar o cabelo com shampoo suave e usar um condicionador para cabelos secos.

4. Lavar o cabelo com água fria ou morna

Lavar o cabelo com água fria ajuda a reter a oleosidade natural do cabelo, a fechar os poros e a selar as cutículas dos fios, deixando o cabelo mais macio, suave e hidratado.

Além disso, com os poros dos fios fechados, o cabelo fica menos exposto aos efeitos prejudiciais da poluição e suor, por exemplo, que podem ressecar o cabelo.

No entanto, lavar o cabelo com água fria pode ser desconfortável para algumas pessoas, e nesses casos, deve-se dar preferência por lavar o cabelo com água morna, mas nunca quente, pois a água quente desidrata os fios e pode piorar o ressecamento do cabelo.

Além disso, é recomendado lavar com água morna especialmente antes de aplicar cremes hidratantes, pois promove a abertura das cutículas dos fios, facilitando a penetração dos nutrientes da máscara e uma melhor hidratação do cabelo.

 hidratar seu cabelo

Jovem mulher sorrindo, no seu quarto. Crédito da foto: Freepik

Como hidratar seu cabelo em casa de forma simples e prática!

5. Usar um leave-in com proteção solar

Usar um leave-in ou creme sem enxágue com proteção solar, é uma boa forma de manter a hidratação do cabelo, pois age como uma barreira evitando os danos causados pela radiação ultravioleta do sol, que podem provocar abertura das cutículas dos fios e a perda de nutrientes e umidade deixando o cabelo ressecado.

O leave-in com protetor solar deve ser aplicado após lavar o cabelo, sendo recomendado reaplicar sempre que a pessoa molhar o cabelo, após usar a piscina ou entrar no mar, por exemplo, para garantir a proteção contra os raios solares e evitar o ressecamento dos fios.

Hidratar seu cabelo – 6. Aplicar um protetor térmico

A aplicação de um protetor térmico ajuda a hidratar o cabelo, formando uma camada no fio que permite reter a água dentro do fio, mantendo a umidade do cabelo, reduzindo o risco de formação de frizz, etc.

Também ajuda a amenizar os efeitos prejudiciais da chapinha, secador de cabelo ou babyliss, por exemplo, que podem deixar os fios ressecados, quebradiços e sem brilho.

Os protetores térmicos podem ser encontrados na forma de spray, serum ou cremes, e podem ser aplicados nos cabelos molhados, mas sem excesso de água, espalhando por todo comprimento do fio até as pontas, de forma suave.

Em seguida, deixe os cabelos secarem naturalmente ou secar com o secador antes de usar a chapinha ou babyliss.

Provavelmente você já viu nas prateleiras de mercados, farmácias e lojas de beleza dois produtos de hidratação para cabelos que pareciam similares: a máscara capilar e o creme de tratamento.

Já a máscara tem ação mais intensa e pode ser encontrada em três tipos, cada um com funções específicas: nutrição, reconstrução e hidratação.

Já o creme também tem a função de hidratar, mas seu efeito é menos intenso e pode substituir o uso do condicionador a cada 15 dias.

 hidratar seu cabelo

Mulher loira de cabelos compridos, sorrindo para foto. Crédito da foto: Freepik

O creme de tratamento e a máscara capilar não devem ser usados juntos. Nós preparamos um passo a passo sobre como fazer a hidratação para cabelos usando máscara em casa:

1 – Escolha o creme certo

É importante fazer a escolha do creme de acordo com seu tipo de cabelo e não apenas por questão de preço ou indicação. Além disso, preste atenção na textura, ela não pode ser nem dura nem líquida demais para que a aplicação seja mais fácil.

Hidratar seu cabelo – 2 – Deixe os cabelos limpos

Antes de aplicar, lave bem o cabelo, primeiro com shampoo anti resíduos, que limpa profundamente e abre as escamas do cabelo para o creme penetrar melhor.

Depois lave com shampoo normal. Por fim, enxágue bem e retire todo o shampoo dos fios.

Uma dica para quem tem cabelos secos na hora da lavagem é massagear o couro cabeludo para estimular a oleosidade. Já para os cabelos oleosos, o melhor é esfregar pois isso remove a oleosidade.

3 – Retire o excesso de água

Além de diluir o creme, diminuindo sua eficácia, a água no cabelo pode oxidar os nutrientes presentes no produto, atrapalhando a hidratação. Tire o excesso de água do cabelo com uma toalha, mas não a esfregue nos fios. Apenas aperte gentilmente.

Hidratar seu cabelo – 4 – Aplique o creme

Divida o cabelo ao meio e comece a aplicar o produto a três dedos de distância da raiz até as pontas, massageando mecha por mecha – isso gera calor e dilata as escamas para que a máscara penetre melhor. Com as mãos e um pente largo ou uma escova raquete, aproveite e desembarace os fios.

5 – Respeite o tempo recomendado na embalagem

Depois da aplicação é hora de deixar o produto agir. Ao contrário do que muita gente pensa, não adianta deixar a máscara por mais tempo do que o recomendado, isso não vai potencializar o seu efeito. Deixe o produto agir de acordo com o tempo especificado no rótulo.

Hidratar seu cabelo – 6 – Enxágue bem com água fria

Após esperar o tempo indicado na embalagem, enxágue e retire todo o produto, de preferência com água fria, que fecha as escamas dos fios, deixando o cabelo mais brilhante. Se você não aguentar a água gelada do chuveiro, use então água morna.

7 – Deixar secar naturalmente ou use um secador

Por fim, deixe os fios secarem naturalmente ou, se preferir, use o secador, mas sempre mantendo distância do cabelo. Se optar por secar com uma toalha, nunca esfregue o cabelo.

Agora que você já viu todas as nossas dicas e cuidados e já sabe como hidratar seu cabelo em casa, aproveite para ler também:

Esperamos que tenha gostado e até a próxima!