Especialmente nos casos de quem não tem muita experiência com crianças, saber formas de interagir com o bebê é essencial para começar a fortalecer algum vínculo e aprender a lidar melhor com os pequenos.

Afinal, quem nunca teve esse tipo de contato pode, realmente, se sentir um pouco perdido no começo, concorda? Por isso, preparamos este conteúdo com uma série de considerações e dicas super fofas que podem ajudá-lo a construir momentos incríveis com um bebê – seja ele seu sobrinho, irmão mais novo ou até mesmo seu filho de primeira viagem.

Acompanhe e inspire-se!

Veja mais: Autocuidado para crianças: como ensinar ao seu filho?

Publicidade
Formas de interagir com o bebê

Mãe interagindo com o seu bebê. Foto: Canva.

Formas de interagir com o bebê e aproveitar momentos com ele

Antes de qualquer coisa, não podemos nos esquecer de que cada bebê é único e que cada bebê é um sujeito com vontades, medos, etc. Muito embora eles sejam bem imaturos, isso não quer dizer que não tenham o seu “jeito” de absorver as informações do ambiente, digamos assim.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

É por isso que alguns bebês podem gostar de brincar com canto, enquanto outros podem preferir brincadeiras mais silenciosas. Por isso, testar algumas formas de interagir com o bebê, encontrando maneiras de se conectar com ele, é algo que requer tempo e paciência.

Afinal, não existe “manual de instruções” de como interagir com uma criança muito pequena, não é mesmo? Portanto, considere as dicas abaixo como possibilidades para você testar, remodelar, e assim por diante. Vamos lá!

1. Massagens corporais

Fazer uma massagem no bebê, usando um óleo específico para a pele delicada dele, pode criar um momento de relaxamento e aconchego muito interessante. Durante esse momento relaxante, você pode cantarolar, conversar com o bebê, ou simplesmente “brincar” fazendo caretas e sons.

Aproveite esse momento para também aproveitar as reações do bebê: ele está rindo? Está fazendo sons com a boca? Parece com soninho por conta da massagem? Tudo isso pode ajudá-lo a entender melhor a comunicação do pequeno.

Publicidade

Veja mais: Brincadeiras com balão para fazer em casa: Diversas ideias!

Formas de interagir com o bebê

Mãe mostrando um brinquedo para o bebê. Foto: Canva.

2. Formas de interagir com o bebê: Cantar com o bebê

A cantoria pode “rolar solta” quando estamos perto de um bebê cheio de energia. Isso quer dizer que você pode cantar em um tom mais alto, bater palma, fazer batuques em alguma superfície, etc.

Em contrapartida, se o bebê parecer mais cansadinho ou irritado, você pode tentar cantar algo mais suave, em um tom de voz mais baixo e que sirva de gatilho para a criança se acalmar e se sentir mais aconchegada. Faça o teste e veja como isso pode ser muito legal!

3. Contar histórias com fantoches ou livrinhos

As historinhas são uma ótima maneira de interagir com o bebê e fazer com que ele também interaja de volta. Você pode contar histórias em livros bem coloridos, fazer sons para ilustrar a situação, usar fantoches para os personagens, e assim por diante.

Crie um enredo que envolva mais o lúdico, pois isso estimula a mente, a imaginação e a criatividade do bebê, mesmo que ele ainda não esteja entendendo muito bem o que está acontecendo.

Publicidade

Afinal, a todo momento em que pronunciamos uma palavra, de uma maneira específica, o cérebro da criança recebe essa mensagem e pode absorver essa vivência como mais um conhecimento de comunicação humana.

Veja mais: Brincadeiras para evitar o sedentarismo infantil: Veja ideias!

Pais interagindo com o bebê pequeno. Foto: Canva.

4. Brincar com objetos que a criança gosta

Brinquedos coloridos também são uma ótima ponte para interagirmos com um bebê, especialmente se ainda somos muito “inexperientes” nesse tipo de relacionamento.

Experimente colocar um brinquedo colorido na mão do bebê e comece a falar algumas coisas para ele. Você pode usar o brinquedo como intermédio, falando algo como: Veja, este brinquedo é vermelho, ele é um boneco, podemos brincar assim com ele, etc.

No começo, você até pode se sentir um pouquinho “travado” ao interagir com o bebê, mas, acredite, o brinquedo pode ajudar – e muito – nesse momento.

Teste diferentes tipos de brinquedos e veja qual chama mais a atenção da criança. Apenas não se esqueça de selecionar brinquedos de acordo com a faixa etária, combinado? Afinal, alguns objetos podem conter partes que podem ser acidentalmente engolidas, causando prejuízos para a saúde da criança. Fique de olho nisso.

Leia mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

5. Formas de interagir com o bebê: Afague o bebê

Fazer carinho no bebê também é uma maneira de aconchegá-lo, de se aproximar dele e de criar um vínculo mais forte. Se você sente que “não tem jeito” com bebês, comece fazendo um carinho na mão dele, por exemplo. Sinta os dedos pequenos, o toque da palma da mão e massageie o bebê dessa maneira.

Aos poucos, você vai reconhecendo as reações do pequeno e pode fazer um afago no couro cabeludo, nas bochechas, nos bracinhos, enfim! Os carinhos podem começar aos poucos, especialmente se você se sente encabulado com isso.

Afinal, não são todas as pessoas que conseguem afagar uma criança, especialmente se tiverem sofrido alguma negligência de carinho na infância. Portanto, vá aos poucos nesse tipo de interação, respeitando o seu tempo.

Veja mais: Páscoa com crianças: 10 brincadeiras para divertir nesta data

Mulher brincando e interagindo com o bebê. Foto: Canva.

6. Interaja durante o banho do bebê

Que tal dar um banho relaxante no bebê? Você pode brincar com ele, enquanto ele fica sentadinho na banheira, bem como pode lavar os cabelos do bebê e higienizá-lo com cuidado, conectando-se com a criança.

Se você nunca deu banho em um bebê pequeno e se sente inseguro, não tenha medo de pedir o auxílio de alguma pessoa mais experiente. Aos poucos, essa forma de interação e conexão vai se tornando mais fácil e simples. Pode acreditar!

7. Formas de interagir com o bebê: Faça caretas para o seu bebê rir

Os bebês amam quando fazemos caretas e até mesmo sons “diferentes” para eles rirem. Você pode brincar de fazer sons com a boca, fazer caretas, até mesmo mostrando a língua.

Dependendo do tamanho do bebê, ele pode tentar imitar a careta e a diversão tende a ser ainda maior! Observe as expressões faciais do pequeno e veja como esse momento pode render muitas risadas para todos os envolvidos.

Além das clássicas caretas, a brincadeira de esconder o rosto atrás das mãos e depois aparecer fazendo uma careta diferente também pode ser bem legal e divertido. Assim, é possível testar muitas expressões para ver as reações da criança.

Veja mais: O sono do bebê: como fazer o bebê dormir à noite toda?

8. Formas de interagir com o bebê: Faça contato visual e sorria

O contato visual e o sorriso são dois sinais importantes de comunicação. Por meio deles, conseguimos expressar nossas emoções, mostramos que estamos prestando atenção no outro, e assim por diante.

Sendo assim, é muito interessante começar a olhar mais nos olhos do bebê, além de observar se ele também olha de volta. Além disso, sorria, ria, converse… Tudo isso faz toda a diferença na hora de interagir com o bebê. Certamente ele irá amar esse tipo de interação.

Mulher brincando com um bebê. Foto: Canva.

9. Brinque com objetos que tenham textura

Bebês amam mexer em objetos que tenham textura. Mostre para ele algumas bolas de algodão, a superfície de uma lixa, um potinho da calma, entre outras possibilidades.

Todas essas atividades sensoriais podem ajudar na hora de desenvolver o cognitivo da criança, além de ser uma deixa para que você possa interagir com o pequeno de uma maneira muito mais assertiva. Experimente!

Veja mais: Brincadeiras para fazer com as crianças: 20 atividades em casa

10. Fale com o seu bebê – mesmo que ele ainda não entenda nada

Por fim, não se esqueça de que uma das principais formas de interagir com o bebê é, simplesmente, falando com ele.

Pode ser que você ache isso “estranho”, uma vez que o bebê ainda não entende o que é dito, mas acontece que essa interação estimula o cérebro da criança. Além disso, ela sente a conexão e a proximidade de quem está conversando com ela.

Portanto, não sinta vergonha de contar algo que aconteceu com você, de falar sobre o desenho que vocês estão assistindo, ou qualquer outro assunto que, claro, seja próprio para crianças.

Dessa maneira, será possível criar momentos de interação cheios de diversão e, ao mesmo tempo, muita aprendizagem com relação às habilidades comunicacionais da criança. Acredite, tudo isso pode ser inesquecível para você!

Se não souber o que falar no começo – algumas pessoas podem, realmente, sentirem-se travadas -, use histórias, pense em algo engraçado que você viu, ou qualquer coisa do tipo. Aos poucos, esse tipo de conversa fica mais fácil e todo mundo sai ganhando com essa linda interação. Experimente!

Veja agora: