Você já ouviu falar no Tummy Time? Essa atividade pode promover uma série de benefícios para o seu bebê, uma vez que ajuda a estimular o desenvolvimento do pequeno. No entanto, é muito importante saber praticá-la de forma equilibrada, sempre respeitando as recomendações dadas pelo pediatra, combinado?

Neste texto, apresentamos uma série de informações sobre o assunto para você tirar as suas dúvidas e, quem sabe, começar a implementar esse exercício super fofo na rotina do seu bebê.

Depois, aproveite e veja o nosso conteúdo sobre Autocuidado para crianças: como ensinar ao seu filho?

Tummy Time

Bebê de bruços no tapete. Foto: Canva.

Publicidade

O que é o Tummy Time?

Em linhas gerais, podemos dizer que o Tummy Time, ou “tempo de barriga”, nada mais é do que um exercício no qual o bebê é posto de bruços em uma superfície segura e confortável, durante alguns minutinhos. O tempo desse exercício varia de bebê para bebê, e está relacionado ao desenvolvimento do pequeno. No começo, pode ser que ele não tolere muito tempo nessa posição, porém, à medida que a prática é inserida na rotina, mais fortinho o bebê vai ficando para suportá-la com mais conforto.

Esse exercício pode ser feito desde que o bebê é bem pequenininho, mas o ideal é que você converse com o pediatra do seu filho para ter uma indicação mais assertiva sobre o tempo e o momento de iniciar essa prática.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quais os benefícios do Tummy Time?

A prática de Tummy Time, quando feita com base no conforto e bem-estar do bebê, pode proporcionar uma série de benefícios. Veja alguns deles e descubra como esse exercício pode fazer muito bem ao seu pequeno:

1. Auxilia no desenvolvimento motor

O fato de a criança começar a equilibrar o pescocinho e a cabeça, bem como aprender a usar as mãozinhas para alcançar o que está à sua volta, faz com que ela comece a desenvolver a sua coordenação motora. A criança começa a querer explorar o ambiente à sua volta, ao mesmo tempo em que vai ganhando mais firmeza no corpinho para permanecer nessa posição.

Obviamente, esse processo vai acontecendo aos poucos, e sempre respeitando o tempo de desenvolvimento de cada criança. Bebês menores, normalmente, não terão subsídios para permanecer muito tempo nessa posição. Por isso, é importante fazer o exercício de modo gradativo, à medida que é percebida uma evolução na coordenação motora e na força da criança.

Veja mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

Publicidade
Tummy Time

Bebê de bruços no tapete. Foto: Canva.

2. Promove o desenvolvimento sensorial

Quando o bebê está de bruços em uma superfície confortável e diante de algum brinquedinho que ele ama, automaticamente começará a usar as mãos para explorar esse brinquedinho. Além disso, é nesse momento que a criança percebe sensações táteis, começa a enxergar o ambiente em sua volta por outra perspectiva, e assim por diante.

Dessa maneira, ela passa a receber uma série de estímulos sensoriais diferentes, que são cruciais para que o cérebro aprenda a reconhecer tudo o que acontece à sua volta e, assim, passe a interpretar essas situações para no futuro poder interagir de modo cada vez mais independente.

Se for possível combinar o Tummy Time com outras brincadeiras sensoriais, melhor ainda! Experimente dar brinquedos com diferentes texturas (mas adequados à faixa etária da criança), para ela explorar enquanto está de bruços sobre um tapetinho emborrachado, por exemplo.

3. É um momento para interagir com a mamãe e o papai

Outro benefício incrível desse exercício é que ele é ótimo para criar um momento de interação na família. Os pais, por exemplo, podem cantar, brincar, conversar e interagir com o bebê de diferentes maneiras.

Tudo isso ajuda a estreitar os laços familiares, ao mesmo tempo em que proporciona momentos que, sem dúvidas, ficarão na memória do papai e da mamãe para sempre, concorda?

Publicidade

Lembrando, ainda, que esse tipo de interação, nesse momento, é importante para que a criança não fique entediada enquanto está na posição de bruços.

Veja mais: Fala do bebê – Como estimular o desenvolvimento saudável?

Tummy Time

Bebê de bruços olhando para o alto. Foto: Canva.

4. Fortalece os músculos

Outra vantagem de deixar o seu bebezinho de bruços por alguns minutos do dia é o fato de que essa posição ajuda a fortalecer a musculatura do corpinho. Tanto os músculos do pescoço quanto do tronco são estimulados nessa posição. Por isso, deixar o bebê de bruços é uma forma de deixá-lo mais fortinho para os movimentos de engatinhar que serão colocados em prática no futuro.

Claro que é importante considerar que o bebê ainda é “molinho”, portanto, não dá para forçá-lo nessa posição por muito tempo, ok? Observe sempre se ele está confortável e, quando o bebê cansar, mude de posição.

5. Auxilia na hora de explorar os ambientes

Por fim, outro benefício muito legal do Tummy Time é o fato de que essa prática auxilia na hora de a criança começar a explorar o ambiente. Como mencionamos anteriormente, a posição de bruços ajuda o pequeno a ter uma nova visão sobre o espaço onde ele está. Além disso, ele pode começar a tentar alcançar algumas coisas com as mãozinhas, descobrindo um universo cheio de novidades à sua volta.

Sem dúvidas, é um conjunto de estímulos legais para ele conhecer de pertinho!

Veja mais: Preparar seu filho para a escola nova: Dicas que podem ajudar

Bumbum e perninhas do bebê de bruços. Foto: Canva.

Como praticar o Tummy Time?

Como mencionamos no começo deste conteúdo, é muito importante seguir as recomendações do seu pediatra na hora de praticar o Tummy Time com o seu bebê. Afinal de contas, cada criança é única e merece uma atenção singular nesse sentido.

De qualquer forma, trouxemos algumas considerações que podem ajudá-lo a começar a pensar sobre essa possibilidade. Veja só:

Tummy Time – 1. É preciso preparar o lugar

Para que a prática de Tummy Time dê certo, é muito importante preparar a superfície onde o bebê ficará. Isto é, não dá para deixá-lo de bruços em um colchão super fofinho, pois a criança pode até se sufocar por isso!

Ao mesmo tempo, a superfície não pode ser muito gelada e nem muito dura. Para solucionar esses problemas, os tatames de EVA podem ser usados como uma excelente alternativa.

Com eles é possível preparar ambientes seguros, com temperatura agradável e firmes o suficiente para a criança ficar bem no espaço.

Leia também: Como decorar quarto de bebê? Dicas práticas de decoração

Bebê de bruços na cama. Foto: Canva.

2. Fique atento ao conforto e bem-estar do bebê

Seu bebê não deve ser colocado na posição de bruços se ele estiver muito cansado, com fome, com sono, irritado ou doentinho. Afinal de contas, se ele estiver em um momento ruinzinho, poderá se sentir completamente desconfortável durante a prática de exercícios.

Portanto, só coloque seu bebê nessa posição quando ele estiver bem e super tranquilo, combinado?

Veja também: Como lidar com birras e comportamentos desafiadores?

Tummy Time – 3. Não exagere no tempo de exposição

Os bebês têm uma percepção de tempo completamente diferente de nós adultos. Afinal, alguns minutos para ele é o mesmo que algumas horas para nós, se considerarmos o tempo de vida de cada um.

Por conta disso, não deixe o seu filho na posição Tummy Time por meia hora, por exemplo. Ele pode ficar muito cansado, com dor, irritado, etc.

Certifique-se de deixar apenas alguns minutinhos, e vá aumentando o tempo gradativamente. Nos primeiros dias, pode ser que ele prefira e suporte só um minuto, e tudo bem! Aos poucos ele vai ficando mais fortinho e suportando mais tempo, de modo saudável e sem precisar passar “raiva” por isso.

Veja mais: Exercícios físicos para crianças: 17 dicas para fazer em casa

4. Crie momentos interativos e legais

Não adianta colocar o bebê de bruços e esperar que ele ame ficar nessa posição se não houver nenhum tipo de estímulo. Isto é, se você apenas deixar a criança de bruços sem um brinquedo, uma musiquinha, uma conversa ou nada do tipo, a criança ficará apenas entediada. E mais: poderá se cansar da posição e se sentir bem irritada por estar daquela maneira.

Bebê de bruços dando risada. Foto: Canva.

Por isso, considere brincar com o seu filho nesse momento. Converse, cante, use brinquedos para distraí-lo e faça desse momento um instante de muita diversão, desenvolvimento e aprendizagem.

Tummy Time – 5. Cuidado com os acidentes

Por fim, fique de olho em tudo que está perto da criança: nada de deixar objetos pequenos ao alcance dela, e verifique se o chão/tapetinho está bem limpo e higienizado.

Isso evita aqueles acidentes domésticos que podem se transformar em um problemão mais tarde. Lembre-se disso!

Além disso, não se esqueça de que é preciso ficar sempre de olho na criança. Não vá colocá-la de bruços e sair de perto dela, ok? Afinal, ela poderá se cansar, apoiar o rostinho no tapete, ter dificuldade para respirar… Fique atento!

Veja agora: Como evitar acidentes domésticos? Veja dicas!