Manter a casa organizada pode ser um grande desafio para muitas mamães e papais. Afinal de contas, com o trabalho exigindo muita energia, os filhos necessitando de atenção e as atividades domésticas se acumulando, fica difícil conseguir conciliar todas as coisas da forma como gostaríamos, não é mesmo?

Porém, existem algumas ações diárias e cotidianas que podem nos ajudar na hora de manter a ordem em casa. Neste texto, listamos algumas ideias que podem ajudá-lo a atingir esse objetivo. Acompanhe e saiba mais!

Veja também: Como organizar a mudança com facilidade?

manter a casa sempre organizada

Closet organizado. Foto: Canva.

Publicidade

Como manter a casa sempre organizada?

Não existe segredo: para manter a casa sempre organizada, nós precisamos de uma boa dose de disciplina. Se nos deixarmos levar pela preguiça ou pela pressa de “largar” as coisas rapidamente, poderemos correr o risco de tornar tudo um verdadeiro caos.

Portanto, lembre-se de que não existe mágica ou método infalível que seja capaz de combater a desorganização. O que existe é a vontade de começar a transformar a casa e o desejo de seguir um tipo de estratégia que contribua para um lar mais aconchegante e harmonioso.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Afinal, convenhamos… Uma casa toda bagunçada, e ainda suja, pode ser extremamente desconfortável e difícil de viver, concorda? Com isso em mente, comece a pensar sobre os motivos pelos quais você deseja começar a manter a sua casa mais organizada: você quer um ambiente mais espaçoso? Mais agradável? Ou até mesmo menos problema na hora de fazer a faxina do mês?

Avalie esses pontos com atenção e comece a avaliar como colocar as estratégias abaixo em prática:

1. Crie uma rotina de organização “fragmentada”

A sua rotina de organização não precisa se basear em um único dia para colocar tudo em ordem e limpar. Você pode fazer as coisas de uma forma um pouco mais fragmentada.

Por exemplo, ao invés de deixar para tirar o pó, varrer e passar pano em tudo de uma vez, que tal cuidar de um cômodo por dia?

Publicidade

E ainda, que tal usar estratégias que ajudam a manter a casa sempre limpinha, sem consumir muito o seu tempo?

É o caso de passar uma vassoura na casa, seguida de um mop spray, em cerca de 10 minutos. Acredite, essa limpezinha, por mais leve que possa ser, pode reduzir o acúmulo de sujeira que costuma estar presente na faxina semanal.

Além disso, organize as roupas, calçados, cuide dos lixos e vá fragmentando os cuidados com a casa. Hoje, por exemplo, pode ser o dia de passar um paninho com álcool nas janelas, ao invés de deixar essa atividade apenas para o dia da faxina em si.

Veja mais: Vinagre para limpeza: o que pode ser limpo com vinagre e o que não pode

manter a casa sempre organizada

Mulher organizando as almofadas. Foto: Canva.

2. Como manter a casa sempre organizada: Evite o acúmulo de coisas desnecessárias

Uma das coisas que mais pode nos atrapalhar na hora de manter a casa sempre organizada é o acúmulo de objetos e itens desnecessários.

Publicidade

Sabe aqueles objetos decorativos que nem combinam mais com a sua casa? Ou aquele tanto de cobertores que você nem dá conta de usar? Pois bem… desapegar desse tipo de item pode abrir bastante espaço nos ambientes, ajudando você na hora de guardar itens importantes de forma mais organizada e acessível.

Sabemos que nem sempre é fácil desapegar de certos itens, mas tente fazer isso aos poucos. Que tal se comprometer a, todas as semanas, se desfazer de alguma coisa que não usa mais? Assim, você vai desapegando aos poucos, sem se sentir extremamente abalado por isso.

Leia mais: Kit higiene para as trocas do bebê: como organizar

3. Estabeleça um lugar para cada coisa

Será que, na sua casa, cada objeto tem o seu lugar certo? Pense um pouco sobre isso. Às vezes, vamos apenas engavetando as coisas, sem avaliar se, de fato, conseguimos encontrar tudo de uma forma prática.

Por exemplo, pense em um dos objetos mais aleatórios que você tem em casa e que quase não usa. Agora tente se lembrar, imediatamente, do lugar que ele está.

Se você sabe exatamente onde tudo está, é possível que as coisas tenham lugares específicos em sua casa. Em contrapartida, se é muito difícil se recordar do lugar de determinados objetos, pode ser que as coisas estejam espalhadas de modo aleatório.

Se o seu caso for o segundo cenário, talvez este seja um bom momento para começar a escolher o lugar ideal para cada tipo de item. E aqueles que não tiverem lugar? Bem, se não forem úteis, podem e devem ser descartados ou doados.

Veja mais: Como organizar o guarda-roupa do bebê? Dicas interessantes!

Crianças ajudando a limpar a casa. Foto: Canva.

4. Use caixas para manter a casa sempre organizada

As caixas organizadoras são fundamentais! Elas nos ajudam a separar as coisas por categorias, otimizam os espaços em armários e podem, inclusive, servir de decoração no quarto das crianças.

Porém, aqui vale um adendo: jamais use as caixas organizadoras apenas para esconder a bagunça, hein?

Muitas pessoas acabam enchendo as caixas com mil e um itens de categorias diferentes, o que, novamente, dificulta na hora de manter a ordem e manter e organização de todos os itens.

Portanto, a melhor coisa a se fazer é comprar caixas que caibam em cada armário e usá-las de forma estratégica. Se em uma caixa você vai guardar casacos, nada de misturar biquínis na mesma caixa, combinado?

5. Crie o hábito de guardar depois de usar

Sabemos que, na correria do dia a dia, podemos acabar usando alguma coisa sem, necessariamente, guardar no mesmo lugar depois. É o caso de usar uma calculadora e deixá-la em cima de um aparador…

Porém, imagine o quanto isso pode fazer com que você acabe dobrando o seu trabalho de organização? Pois é!

O mais prudente a se fazer é se policiar para sempre guardar os itens que são usados. Não deixe para depois, pois esse depois, normalmente, é bem depois, e ainda somado a muitos outros “depois” que se acumularam.

Portanto, comece a criar regras para si mesmo: guardar depois de usar.

Veja mais: Como ajudar a criança a construir bons hábitos?

Pai e filha lavando a louça. Foto: Canva.

6. Dobre e guarde as roupas ao tirá-las da secadora

Uma das coisas que costuma atrapalhar a organização de qualquer família é o acúmulo de roupas para passar ou guardar, concorda?

Sem dúvidas, quando uma família é grande, esse problema pode se transformar em uma verdadeira bola de neve!

No entanto, existem formas de minimizar isso. A primeira delas é a regra do fragmentado: ao invés de lavar a roupa apenas no fim de semana, que tal fazer isso ao menos uma vez no meio da semana?

A segunda delas é se comprometer a sempre dobrar e guardar as roupas assim que elas saem da secadora. Não espere o tempo passar para isso – salvo quando você estiver muito ocupado, claro. Mas se você tem um tempinho, para quê deixar para depois?

E mais: deixar a roupa em uma bacia, apenas para guardar depois, pode fazer com que ela perca o cheirinho de amaciante, fique amassada, empoeirada… Nada agradável para se usar depois.

Veja também: Como organizar a cômoda ou trocador do bebê: dicas práticas!

7. Retire o lixo diariamente para manter a casa sempre organizada

Essa dica está diretamente ligada com os cuidados “fragmentados” que devem ser colocados em prática todos os dias, mas ela vai mais além: ela ajuda a impedir a proliferação de fungos e bactérias no ambiente interno da casa.

Afinal, quem mora especialmente em áreas mais rurais sabe: a quantidade de inseto que um pouco de lixo pode “chamar” é inacreditável… Por isso, cuidar com esse tipo de acúmulo dentro de casa é fundamental.

Para facilitar esse hábito de tirar o lixo diariamente, que tal estabelecer um horário específico para tal atividade? Muito embora, às vezes, os contratempos podem atrapalhar o horário, ficará mais fácil com esse bloquinho de tempo específico para manter a casa organizada.

Leia mais: Como organizar a rotina de estudos do filho

Casa toda organizada. Foto: Canva.

8. Evite o comportamento de guardar as coisas de forma aleatória

Às vezes dá aquela vontade de, simplesmente, ajuntar aquele objeto que está no chão e colocá-lo dentro da primeira gaveta que aparecer, concorda? Sabemos que isso realmente é desafiador.

Mas pare e pense: se você repetir esse comportamento muitas vezes ao longo da semana, as chances de criar um aspecto de bagunça “oculta” na sua casa é gigantesco. E, sem dúvidas, isso pode causar desconforto, mal-estar emocional… Pois quem é que gosta, de fato, de viver na bagunça?

Portanto, policie-se para evitar esse comportamento automático de jogar tudo em uma gaveta, armário, etc.

9. Incentive os familiares a manter a casa sempre organizada

Por fim, lembre-se de que toda a família precisa participar na hora de manter a casa sempre organizada. Cada qual deve ter as suas tarefas e responsabilidades.

No caso dos filhos, essas responsabilidades devem estar de acordo com a faixa etária, é claro. Porém, mesmo quando eles ainda não sabem como arrumar as coisas sozinhos, lembre-se de conversar sobre a importância de manter tudo em ordem, até mesmo para conseguir brincar quando quiser.

Além disso, lembre-se de tornar os momentos de arrumação mais divertidos: que tal fazer brincadeiras envolvidas com a tarefa de arrumar a cama, por exemplo? Pense nisso!

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a manter o seu lar ainda mais incrível e confortável. Até mais!

Veja agora: Como organizar um piquenique divertido? Confira as melhores dicas!