Tem dúvidas de como organizar o guarda-roupa do bebê? Não se preocupe, selecionamos algumas dicas e ideias criativas para otimizar espaço e organizar as peças de forma funcional.

Afinal, com a chegada do bebê, as preocupações com a organização das roupas, acessórios e itens de higiene do recém-nascido ficam mais frequentes, principalmente para móveis e quartos de bebê com pouco espaço.

Porém, saiba que com pouco espaço é possível manter todos os itens ao alcance, desde itens indispensáveis, como banheira para a hora do banho, até as roupinhas para o dia a dia.

Uma dica é investir em um guarda-roupa com bastante gavetas, caixas, cestos organizadores e acessórios para manter tudo mais organizado.

Publicidade

Para saber na prática como organizar o guarda-roupa do bebê, continue a leitura desse post e veja as possibilidades que podem se encaixar no seu dia a dia.

Veja mais: Roupa de cama do bebê: Como lavar? Como cuidar?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Como organizar o guarda-roupa do bebê

Mãe arrumando as roupinhas do bebê. Foto: Canva

Como organizar o guarda-roupa do bebê – Confira as dicas para otimizar e arrumar

A chegada do bebê exige um preparo e adaptação da casa para o recém-nascido, que vai desde a lavagem das roupas até saber como organizar o guarda-roupa do bebê.

Algumas roupas, como body, panos de boca e fraldas, são indispensáveis para o dia a dia da criança, independente de qual for a estação do ano.

Além disso, alguns itens grandes como banheira, bebê conforto, carrinho e roupas de festa demandam mais espaço no quarto para manter tudo organizado.

Publicidade

Por isso, é necessário que o guarda-roupa, item essencial para o quarto do bebê, seja organizado de forma otimizada e com frequência.

Comece a organização de cima para baixo, colocando os itens usados com menos frequência no maleiro, na parte de cima do armário.

E nas demais prateleiras e gavetas acessíveis, coloque aquelas peças mais usadas pelo bebê, conforme o seu crescimento.

Como organizar o guarda-roupa do bebê

Mãe organizando as roupas enquanto cuida do bebê. Foto: Canva

Para saber mais sobre a organização do guarda-roupa do recém-nascido, acompanhe as dicas e ideias a seguir.

Faça a limpeza e higienização do guarda-roupa e roupas

O primeiro passo para a organização do guarda-roupa do bebê recém-nascido é fazer a limpeza de todo o móvel.

Publicidade

Para essa tarefa, utilize um pano limpo para remover toda a poeira e, para uma limpeza mais profunda, utilize álcool para higienizar.

Outra dica é usar lenço umedecido para remover manchinhas e deixar o móvel com um cheirinho gostoso de bebê.

Deixe o guarda-roupa aberto e abra as janelas em um dia de sol para manter o quarto bem arejado.

Aproveite o dia de sol para lavar as roupas e panos de boca do bebê, utilizando produtos adequados para pele sensível, como por exemplo sabão de coco e neutro.

Para completar, pendure as roupas e acessórios lavados no varal em contato direto com o sol, depois de secas, passe a ferro para remover os microrganismos presentes na roupa.

Separe as roupas do bebê por estação do ano

Uma dica para otimizar espaço e tempo na hora de vestir o bebê é separando as roupas do recém-nascido por estação de ano.

Essa ideia de organização vale para todas as estações do ano, visto que irá te ajudar a manter tudo sempre organizado.

Como organizar o guarda-roupa do bebê

Roupas de bebê dobradas. Foto: Canva

Faça uma organização em pilhas de roupas, dobrando as peças com ajuda de gabarito de roupas, ótimos para essa tarefa.

Coloque no fundo do guarda-roupa as peças da estação seguinte, faça as pilhas e sempre confira o tamanho das peças.

A mesma proposta de organização vale também para gavetas, organizando em formato de colméia para visualizar melhor as peças.

Uma ideia para organização das roupas de bebê em estações mais longínquas é guardá-las em um saco a vácuo ou caixa organizadora com tampa no alto do armário.

Veja também: Lavar o cabelo: Com que frequência você deve lavar?

Crie setores por tamanho no guarda-roupa do bebê

Para evitar situações onde as roupas novas ficam sem usar e não servem mais, experimente criar setores por tamanho no guarda-roupa da criança.

Estabeleça os espaços do armário do bebê para colocar as peças mais atuais, bem como acessórios e produtos de higiene para uso no dia a dia juntos em um mesmo setor.

Coloque por primeiro as peças de RN até os três meses, seguindo por quatro a seis meses, sete a nove meses e assim por diante.

Se você tiver uma cômoda, ela poderá ajudar a manter tudo mais organizado e pronto para agrupar os espaços por setores.

Como organizar o guarda-roupa do bebê

Mulher arrumando as roupinhas da bebê. Foto: Canva

Cabides ajudam a organizar o guarda-roupa do bebê

A maioria dos guarda-roupas possui um espaço para cabideiro, com o guarda-roupa do bebê não seria diferente.

Os cabides ajudam a organizar o guarda-roupa do bebê com mais eficiência, já que as peças ficam visíveis e mais organizadas.

Coloque nos cabides os vestidos de festas, fantasias, casacos e roupas formais dos pequenos. Se necessitar, cubra com um plástico protetor.

Separe as peças por cores, sempre priorizando aquelas que ainda cabem na criança, caso contrário, desapegue.

A organização por peças em cores nas prateleiras, gavetas e cabideiros ajuda a otimizar tempo com a escolha de looks para o bebê.

Veja mais: Como lavar roupa de bebê recém-nascido – 11 perguntas e respostas

Coloque as roupas de uso frequente em gavetas

Na hora de guardar as peças, coloque as roupas do bebê de uso frequente nas gavetas, elas são ótimas aliadas da praticidade do dia a dia.

Aproveite as primeiras gavetas do guarda-roupa ou cômoda para guardar as peças de uso diário e íntimas.

Mulher organizando as roupas do filho. Foto: Canva

No caso da cômoda, esse pode ser o local para guardar produtos de higiene como cotonetes, panos de boca, sabonetes e até mesmo fazer um estoque.

Aqui os acessórios como colmeias, caixas e cestos organizadores são ótimos para manter tudo mais organizado e limpo.

Outra dica é usar uma caneta hipoalérgica para colocar os tamanhos nas etiquetas apagadas ou que acompanham o crescimento atual do seu filho.

Cestos organizadores ajudam a armazenar itens pequenos

Os acessórios aliados à tarefa de organizar o guarda-roupa do bebê são os cestos e caixas organizadoras. Elas ajudam a otimizar os espaços em gavetas e nas prateleiras do guarda-roupa.

Para manter tudo bem organizado nas prateleiras, utilize caixas transparentes e cestos com tampa para os produtos hipoalérgicos como cotonetes, gases e bolas de algodão.

Use caixas para organizar os laços de cabelo, itens pequenos da criança e meias dentro das gavetas.

Já as caixas e cestos sem tampa, estas podem ser usadas para organizar os produtos de higiene como talco, pomadas, shampoo, sabonete e loções para dar banho no pequeno.

No caso das colmeias, elas são usadas para organizar as roupinhas do bebê nas gavetas como por exemplo, bodies, calcinhas, cuecas, fralda de rosto, luvinhas e demais itens. 

Pratique a organização e desapego com frequência

Para manter a organização do guarda-roupa da criança, pratique com frequências as dicas acima, principalmente em cada etapa do crescimento do seu bebê.

Roupas penduradas no cabide. Foto: Canva

Tire um dia da semana para fazer essa organização, lavando as peças conforme a estação do ano, organizando em setores e retirando as roupas que não servem mais.

Um dos motivos de bagunça no guarda-roupa é o acúmulo de peças, algumas ocupam muito espaço e o excesso deixa um visual poluído.

Nas dicas de como organizar guarda-roupa do bebê, não poderíamos deixar de fora a prática do desapego, ajudando as mamães e cuidadores a manter o espaço otimizado e funcional.

Em todo processo de desapego é preciso colocar todas as peças à vista, usar caixas para adicionar as roupas para doação e aquelas que não tem mais utilidade.

Mesmo com os bebês, algumas peças e paninhos muito manchados não devem ser doados, mas sim, podem ter outro destino e utilidade.

Veja agora: Organizar o quarto dos filhos – 10 dicas para manter a organização