Uma dúvida muito comum, de muitas famílias com crianças, é se vale a pena ter piscina em casa. Porém, não existe uma resposta definitiva para esse questionamento, uma vez que estamos diante de algo que pode variar de acordo com o estilo de vida e gostos da família.

Por isso, fizemos este conteúdo com algumas considerações que podem te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva. Para isso, elencamos quais são os prós e contras de ter uma piscina em casa, para que você possa analisar esses fatores antes de decidir. Acompanhe e saiba mais!

Veja também: Piscina com as crianças: 15 brincadeiras para fazer!

vale a pena ter piscina em casa

Crianças brincando na piscina. Foto: Canva.

Publicidade

Vale a pena ter piscina em casa? Veja as vantagens!

Cada família possui o seu próprio estilo de vida e a sua rotina de brincadeiras e atividades. Portanto, é válido levar em consideração esses aspectos na hora de decidir se a piscina em casa pode realmente ser bom para vocês.

Para começar, analise os prós que listamos abaixo e comece a imaginar como seria a rotina, no verão, com uma grande piscina em casa:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Diversão e entretenimento para toda a família

Sem dúvidas, a piscina pode render muitos momentos de diversão e entretenimento. Além de ser refrescante, ela proporciona uma interação a mais entre os membros da família, auxiliando na construção de memórias que ficarão registradas no coração para sempre.

Imagine como seria viver os fins de semana de calor em volta da piscina, aproveitando para tomar um sorvete com as crianças, enquanto se banha na piscina e toma um bom sol. Parece uma ideia interessante? Pois é! Esses é um dos pontos positivos de ter uma piscina em casa.

Veja mais: Pele do bebê no verão: Como proteger? Confira 10 dicas

vale a pena ter piscina em casa

Piscina grande e com bolinhas coloridas boiando na água. Foto: Canva.

Publicidade

2. Vale a pena ter piscina em casa: Exercício físico em casa

Quando pensamos se vale a pena ter piscina em casa, não podemos nos esquecer do fato de que as brincadeiras na água, antes de qualquer coisa, são ótimos exercícios físicos – tanto para os pequenos quanto para os adultos.

Esses exercícios fortalecem toda a musculatura do corpo, além de auxiliar na hora de adotar hábitos de respiração mais saudáveis. Não é à toa que recomendam a natação para quem tem problemas de respiração, não é mesmo?

3. Socialização com amigos

Ter uma piscina em casa é sinônimo de ter o espaço perfeito para socializar com os amigos, concorda? Afinal, a piscina é ótima para todo mundo se encontrar, relaxar e curtir uma tarde de verão com muito estilo e conforto.

E quando pensamos nos amigos dos nossos filhos, isso também é válido. Uma festinha de aniversário na piscina pode ser algo bem interessante, e com certeza ela vai encantar os pequenos e criar momentos inesquecíveis.

Veja também: Verão: 7 brincadeiras para fazer com água (fora da piscina)

4. Vale a pena ter piscina em casa: Conveniência e maior controle da limpeza

Quando vamos passear com a família em um local que tem piscina, pode surgir aquela dúvida importante: será que a água está realmente sendo bem cuidada e tratada da forma como deve? Apesar de existirem controles sanitários nesse sentido, ainda assim podemos nos sentir receosos em algumas situação.

Publicidade

Além disso, o ato de ter que se deslocar até um estabelecimento, hotel ou parque que tenha piscina é algo que pode não ser muito atrativo, especialmente em cidades grandes, onde o movimento de veículos e pessoas é bastante significativo.

Por isso, podemos dizer que vale a pena ter piscina em casa se você busca um maior controle da qualidade da água, ao mesmo tempo em que deseja ter a conveniência de não precisar sair de casa.

vale a pena ter piscina em casa

Pai e filhos se divertindo na piscina. Foto: Canva.

5. Privacidade na hora de se divertir

Outro ponto que faz valer a pena ter piscina em casa é o fato de que teremos muito mais privacidade na hora de nos divertirmos. Até porque, piscinas públicas estão repletas de pessoas, o que é normal, mas que também pode ser desconfortável para alguns.

Em casa, isso não acontece. Especialmente se a sua piscina ficar atrás de casa, você terá muito mais privacidade para curtir momentos em família sem ter a sensação de estar sendo importunado por alguém.

Veja mais: Dicas para decorar quarto de irmãos com idades diferentes

Quais as desvantagens da piscina em casa?

Apesar de até agora termos visto uma série de razões e motivos pelos quais vale a pena ter piscina em casa, não podemos nos esquecer dos pontos negativos. Até porque, a piscina não se manterá perfeita e limpa de uma maneira mágica, não é mesmo? Muitos aspectos estão envolvidos com a manutenção e com a nossa possibilidade de usarmos a piscina com conforto e segurança.

Vejamos, portanto, alguns aspectos negativos de ter uma piscina em casa:

1. Necessidade de limpeza periódica

Uma piscina não vai se manter impecável sozinha. Ela precisa de cuidados especiais para que a sua limpeza esteja sempre garantida. E como podemos fazer isso? De duas maneiras:

  • Ou dedicamos um momento do nosso dia para dar aquela averiguada na piscina, ligar os motores e retirar as sujidades;
  • Ou contratamos uma pessoa para essa limpeza periódica.

No primeiro caso, há o trabalho manual de cuidar, além da dedicação de tempo. No segundo, estaremos investindo dinheiro. Caberá a nós avaliar o que pode ser mais interessante.

Veja mais: Spa Day em casa: 10 dicas infalíveis para fazer um autocuidado.

vale a pena ter piscina em casa

Menino posando para a foto na beira da piscina. Foto: Canva.

2. Vale a pena ter piscina em casa: Custos de manutenção

Na linha do que comentamos logo acima, ao pensar se vale a pena ter piscina em casa, devemos colocar na ponta do lápis todos os custos de manutenção que uma piscina pode requerer.

E não estamos falando apenas da limpeza. Estamos falando, inclusive, de possíveis falhas nos motores, entupimentos, etc., que podem atrapalhar o funcionamento da piscina. Nesses casos, será necessário contratar especialistas para garantir que tudo flua da melhor forma possível.

Dependendo da situação, os custos podem começar a apertar o orçamento.

3. Atenção à circulação de pessoas e pets

Uma área com piscina precisa de todo cuidado para garantir a segurança das pessoas e dos pets. Se na sua casa vivem pessoas com mobilidade reduzida, crianças pequenas, idosos e pets, é crucial que haja uma proteção em volta da piscina, a fim de evitar acidentes e afogamentos.

Além disso, ficar atento à circulação que ocorre nesse espaço também é fundamental. Afinal, apesar de a piscina ser super agradável, ela também pode, em alguns casos, se transformar em uma verdadeira armadilha.

Veja mais: O que fazer para diminuir a sensação de calor?

4. Vale a pena ter piscina em casa: Uso muito sazonal

Outro ponto que não pode ser ignorado quando pensamos se vale a pena ter piscina em casa, é o fato de que ela é sazonal. Somente se você vive em um lugar que tem dias bem quentes ao longo do ano é que isso não acontece.

Em outras regiões, especialmente aquelas que podem ter um inverno bastante rigoroso, a piscina pode se tornar algo obsoleto e muito caro durante alguns meses do ano. Por isso, é importante avaliar se vale mais a pena ter em casa, ou se é melhor sair para passear em parques aquáticos durante a temporada.

5. Consumo de energia

Uma piscina não se mantém sozinha. Ela precisa de motores para manter a água limpa e até mesmo para aquecer, em alguns casos. Além disso, normalmente é necessário instalar bastante iluminação em volta da piscina, a fim de aumentar a segurança e o conforto dos moradores.

vale a pena ter piscina em casa

Menino feliz mergulhando na piscina. Foto: Canva.

Tudo isso, no agregado, pode aumentar consideravelmente o consumo de energia elétrica. Isso que nem estamos mencionando o consumo de água aqui, que também pode ser bem salgadinho quando pensamos em gastos.

Por isso, para saber se vale a pena ter piscina em casa, lembre-se de avaliar e fazer as contas, para não prejudicar as finanças da família.

6. Vale a pena ter piscina em casa: Limitação do espaço

Por fim, pare e pense no espaço que você tem, hoje, no seu quintal. Agora, imagine ele sendo “dominado” pela piscina e suas extremidades. Parece algo interessante de se imaginar?

Salvo em casos nos quais o quintal é bem grande, a instalação de uma piscina para a família pode tomar muito espaço, deixando o ambiente mais apertado e ligeiramente limitado ao uso da piscina.

Se esse for o seu caso, vale conversar com franqueza com os familiares, inspirar-se em modelos de piscina na internet e buscar avaliar se realmente é o adequado para vocês.

Assim, será mais fácil responder se vale a pena ter piscina em casa para vocês!

Veja agora: