Conhecer os perigos do açúcar na infância pode ser um caminho para que tenhamos mais conscientização com relação a esse tipo de comportamento. Afinal, infelizmente ainda vemos muitos adultos oferecendo doces em excesso para as crianças, sem se darem conta de que esse tipo de ação pode ser prejudicial no curto, médio e longo prazo.

Pensando nisso, trouxemos algumas considerações importantes sobre o assunto para que você possa refletir com a gente. Lembrando que, em caso de dúvidas, converse com o médico pediatra do seu filho ou com um nutricionista, combinado? Assim você terá respostas mais assertivas para o caso do seu filho.

Veja também: Brincadeiras para evitar o sedentarismo infantil: Veja ideias!

perigos do açúcar na infância

Menino comendo um doce. Foto: Canva.

Publicidade

Quais os perigos do açúcar na infância?

Apesar de parecer algo inofensivo, os perigos do açúcar na infância podem ser inúmeros. No começo, “um docinho” pode parecer algo bobo, mas à medida que a criança começa a consumir cada vez mais doce, maiores são os riscos de problemas sérios de saúde.

Inclusive, a vida adulta dessa criança poderá ser profundamente impactada por conta da quantidade de açúcar ingerido na infância. É o caso da diabetes, por exemplo, que se trata de uma doença crônica que poderá perdurar toda a vida daquele indivíduo, graças aos maus hábitos alimentares quando criança.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, fique atento aos riscos de consumir doces quando criança para evitar que os pequenos acabem indo para esses caminhos. Veja só:

1. Perigos do açúcar na infância: Risco de obesidade

Não é novidade para ninguém que os alimentos ricos em açúcar também são, em sua maioria, extremamente calóricos. Bolos, tortas, chocolate, docinhos, biscoitos, dentre outros, são ricos em calorias pobres, que podem apenas levar ao excesso de peso. Além disso, não possuem nutrientes necessários para o desenvolvimento infantil e, portanto, apenas engordam e aumentam o risco de obesidade.

Lembrando, ainda, que a obesidade, quando não tratada, também pode se tornar uma porta de entrada para diversos problemas de saúde, que impactarão a qualidade de vida do indivíduo por muito tempo. Portanto, cuidado!

Veja mais: Cães se mostram aliados contra alergia e obesidade em bebês

Publicidade
perigos do açúcar na infância

Criança fazendo um bolo com a sua mãe. Foto: Canva.

2. Perigos do açúcar na infância: Risco de diabetes

Assim como a obesidade pode ser desenvolvida a partir de uma alimentação rica em açúcar, a diabetes tipo 2 também é um problema que pode ser desencadeado por esse estilo de vida.

Nesse caso, o pâncreas pode ficar fatigado de tanto produzir insulina para conseguir equilibrar os níveis de açúcar no sangue, que podem ficar elevados quando consumimos doce demais. Com o pâncreas “cansado”, a produção de insulina pode cair drasticamente, fazendo com que o nível de açúcar comece a permanecer elevado a todo momento, prejudicando a saúde e causando danos em órgãos.

Portanto, dentre os perigos do açúcar na infância, não podemos deixar de citar o quanto a diabetes pode ser extremamente ruim!

3. Aumento das chances de comportamento alimentar compulsivo

Os alimentos doces podem despertar uma espécie de vício: passamos a desejar alimentos cada vez mais açucarados para sanar o nosso desejo por um “docinho”. Consequentemente, esse desejo constante pode levar a comportamentos alimentares compulsivos, inclusive na infância.

A criança, para sentir o prazer do doce, pode comer cada vez mais biscoitos, bolos e tortas, em quantidades cada vez mais exageradas, correndo o risco de se alimentar muito mal e prejudicar a sua saúde de diversas formas.

Publicidade

Leia mais: Alimentação para fortalecer a imunidade infantil ajuda?

Criança comendo algodão doce. Foto: Canva.

4. Perigos do açúcar na infância: Cárie dentária

A cárie dentária é outro problema sério que pode ser causado pelo consumo de doces, especialmente se a criança não escovar os dentes depois do docinho.

Só que, apesar de a criança manter os dentinhos limpos depois de comer, o intervalo entre a comilança do doce e a escovação já pode ser o suficiente para alimentar bactérias causadoras das temidas cáries.

Por conta desses fatores, é muito importante impedir que a criança coma doces em excesso e desde muito cedo. Quanto menos açúcar na infância, melhor!

Leia mais: Como estimular nas crianças a prática de higiene?

5. Deficiências nutricionais

Os alimentos que são ricos em açúcar, normalmente, são alimentos industrializados ou preparados apenas para sanar o desejo pelo doce. Isso quer dizer que dificilmente eles terão uma composição que seja capaz de oferecer vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde dos pequenos.

A consequência disso é quanto mais a criança comer alimentos “vazios” de benefícios e cheios de açúcar, menos nutrientes estarão sendo absorvidos pelo organismo. Isso pode resultar em uma série de deficiências nutricionais que podem, inclusive, ser perigosas no longo prazo.

A criança pode ter problemas com o sono, apetite, funcionamento de determinados órgãos, alterações hormonais e muitas outras consequências ao se alimentar mal. Fique atento a isso!

Leia também: Panqueca de batata doce: para aumentar a nutrição do café da manhã

6. Perigos do açúcar na infância: Desregulação do apetite

Você sabia que o açúcar pode atrapalhar o nosso apetite? Isso mesmo! Quando comemos muito doce, nossos hormônios podem ficar um pouco mais bagunçados, fazendo com que o nosso apetite seja alterado.

A consequência disso pode ser um aumento exponencial na sensação de fome, que fará com que a criança coma muito mais e acabe com sobrepeso. Afinal, ela não está com fome porque o corpo precisa de mais alimentos, ela está com fome porque o apetite está desregulado graças ao excesso de açúcar.

Fique atento a isso e lembre-se de conversar com um profissional da saúde se perceber que o seu filho está com muita fome fora de hora.

Menina feliz segurando uma bala. Foto: Canva.

7. Impactos negativos na energia

O açúcar até pode ser uma excelente fonte de energia extra em alguns momentos. No entanto, quando consumido em excesso, essa fonte de energia pode ser excessiva, além de que ela costuma acabar muito cedo. Isto é, a pessoa sente uma disposição momentânea, mas, mais tarde, pode se sentir mais fatigada e cansada.

Isso quer dizer que a criança que consome muito doce pode sentir mais cansaço do que aquelas crianças que ainda não têm consumido esse tipo de alimento.

Se você quer que o seu filho tenha uma vida saudável e ativa, cuidado com esse hábito de oferecer doce!

Veja também este artigo: Ideias de cardápio de café da manhã e lanche saudáveis (para facilitar a vida das mães)

8. Perigos do açúcar na infância: Impactos na saúde mental

No momento em que consumimos açúcar, podemos sentir uma sensação prazerosa e agradável devido aos efeitos do doce em nosso corpo. Porém, existe a possibilidade de que esse consumo acabe resultando em alterações significativas no humor, com o passar do tempo.

A pessoa pode se sentir agitada – o que gera ansiedade -, ou se deparar com alterações no humor que prejudicam a saúde mental e causam danos no bem-estar.

Portanto, por mais que o açúcar pareça uma solução em um momento de desânimo, ele pode se transformar em um vilão rapidamente. Cuidado!

9. Alterações significativas na qualidade do sono

Por fim, o açúcar, ao “mexer” diretamente com a nossa energia e disposição, pode impactar na qualidade do sono. Inclusive, a criança pode acabar desenvolvendo quadros de insônia infantil, por exemplo, ao consumir muito doce à noite, antes de ir para a cama.

Afinal, como o doce serve de energia para o organismo, pode fazer com que o nosso cérebro fique muito mais ativo por um período de tempo, dificultando o descanso. Além disso, alimentos ricos em açúcar podem ser muito pesados e podem causar problemas de digestão que atrapalham o sono.

Docinhos de brigadeiro e beijinho granulados postos sobre a mesa. Foto: Canva.

Por isso, fique atento à quantidade e ao horário em que o açúcar é oferecido a uma criança. E lembre-se: optar por excluir o açúcar refinado da alimentação pode ser uma boa alternativa, porém, converse sobre essa exclusão com um nutricionista para nunca fazer alterações alimentares sem falar com um profissional, combinado?

Dessa forma, o nutricionista poderá ajudá-lo a criar um cardápio mais saudável e adequado para o seu pequeno, que também proteja a saúde dele no longo prazo.

Veja agora: