Nem sempre é fácil ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos, não é mesmo? A boa notícia é que você não está sozinho nessa jornada desafiadora. Muitos pais passam por esse tipo de adversidade no decorrer do desenvolvimento das crianças. Isso significa que o desenvolvimento da resolução de conflitos é, realmente, algo que acontece aos poucos.

Além disso, é importante termos em mente que a forma como interagimos com as crianças também é capaz de fomentar uma resolução mais ou menos assertiva. Por isso, convidamos você para acompanhar este texto e inspirar-se em nossas colocações. Vamos lá!

Veja também: Como lidar com birras e comportamentos desafiadores?

ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos

Criança com carinha de brava e emburrada. Foto: Canva.

Publicidade

Veja como ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos

Existem ações que nós, adultos, podemos colocar em prática na hora de ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos. Essas ações podem fazer parte do dia a dia de forma natural e contribuem para um desenvolvimento emocional e social dos pequenos. Veja algumas considerações que podem ajudar nesse sentido:

1. Seja um modelo em momentos de conflitos

Primeiramente, devemos fazer uma autoavaliação sobre a nossa própria forma de lidar com conflitos no dia a dia. Será que você está sabendo lidar com esse tipo de situação? Ou quando há algum conflito dentro de casa, com seu parceiro ou parceira, você logo levanta a voz ou fica “emburrado”? Pense sobre isso!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Não podemos nos esquecer de que as crianças levam muito em consideração o que os adultos fazem. Isso quer dizer que se você demonstra uma grande imaturidade na hora de lidar com conflitos, a criança poderá acreditar que esse modo de agir é normal.

Logo, ela poderá levantar a voz, ficar facilmente emburrada e demonstrar outros comportamentos que não levam a nenhum tipo de resolução de conflito. Por isso, avalie, com atenção, o que você tem apresentado na frente dos pequenos.

Veja também: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

2. Incentive a comunicação aberta

A comunicação aberta é outra chave que deve ser considerada na hora de ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos. Para isso, é muito importante que você ajude o seu filho a expressar, com tranquilidade, o que ele está sentindo.

Publicidade

Ajude-o a compreender o que é a frustração, dentro de um conflito, e como ele pode dizer isso para o outro, sem desrespeitar ou tentar impor alguma vontade dele. Aos poucos, a criança começa a entender melhor o que acontece dentro dela e pode “colocar isso para fora” com mais assertividade.

Pode ser que no começo seja difícil ajudar a criança a nomear o que ela sente, mas você pode dar exemplos. É o caso de dizer que você sente irritação e fica mal quando alguém não faz o que você quer, e que isso é a frustração. Assim, a criança entende do que se trata o sentimento e pode se expressar cada vez melhor.

ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos

Pai ensinando o seu filho. Foto: Canva.

3. Ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos: Ensine a importância de escutar de forma ativa

As crianças, quando estão com as emoções à flor da pele, podem ter um pouco de dificuldade para conseguir escutar o que os outros têm a dizer. Portanto, é seu papel, enquanto pai, mãe e adulto, dizer à criança que é muito importante que ela ouça o outro.

Afinal, assim como ela quer que as ideias dela sejam ouvidas, o outro também espera isso. Deixe claro que quando ouvimos o outro ponto de vista, podemos encontrar soluções em conjunto que tornam o conflito mais fácil de ser solucionado.

Por exemplo, diga à criança que quando ela e outro coleguinha querem brincar com o mesmo brinquedo, é possível que os dois conversem para que cada um brinque um pouquinho e fiquem revezando o objeto. Dessa maneira, ambos se divertem e não há a necessidade de apenas um poder brincar.

Publicidade

Leia mais: Verão: 7 brincadeiras para fazer com água (fora da piscina)

4. Esclareça que nem sempre as coisas são do nosso jeito

Infelizmente, ou felizmente, a vida nem sempre seguirá os rumos que desejamos. Nem tudo acontecerá da forma como sempre queremos. E isso é algo que devemos aprender desde a infância!

Por isso, se você realmente quer ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos, lembre-se de deixar claro para ele que, às vezes, a situação não será favorável ao que ele gostaria.

É o caso de ele ter que fazer a tarefa de casa mesmo que esteja com muita vontade de brincar, por exemplo, e isso tenha gerado uma discussão com os pais. Comente, inclusive, sobre situações que você, adulto, enfrenta sem querer muito.

Você pode dar o exemplo de que gostaria de passar mais tempo no sofá com o seu filho, durante o dia, mas que é necessário trabalhar para conseguir comprar o que o seu filho gosta de comer. Esse é só um exemplo simples, mas você pode adaptar de acordo com a realidade do seu pequeno.

O importante é a criança entender que nem tudo será do jeitinho dela.

Avô abraçando o seu neto. Foto: Canva.

5. Ajude seu filho a identificar as emoções

Lembra que comentamos sobre o fato de ajudar a criança a conseguir ter uma comunicação mais clara? Pois bem, isso caminha lado a lado com as emoções dos pequenos. Afinal, para ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos, é importante que você também o ajude a identificar o que ele está sentindo.

Será que ele está brigando com o coleguinha da escola porque realmente quer brigar, ou porque está acontecendo alguma outra coisa que está fazendo o seu filho ficar triste?

À medida que a criança começa a entender certas emoções, ela também pode começar a controlá-las com mais assertividade, o que é crucial para o desenvolvimento da inteligência emocional e, claro, para a resolução de conflitos.

Leia mais: Autoconfiança infantil: Como podemos estimulá-la?

6. Ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos: Estimule a empatia da criança

Ensinar a criança a se colocar no lugar do outro também é bem importante. À medida que a criança compreende que as emoções alheias também devem ser consideradas, ela pode enxergar os conflitos sob novas perspectivas.

Fale sobre o quanto os coleguinhas, dentro de um conflito, também podem se sentir com raiva, tristes, injustiçados, e assim por diante. Inclusive, fale para que a criança imagine como seria se fosse o contrário.

Por exemplo, se o seu filho quer, a todo custo, o brinquedo do amigo, pergunte à criança como ela se sentiria se o coleguinha quisesse tirar o brinquedo dela. Isso pode ajudar o seu filho a entender o quanto o comportamento dele pode impactar o outro.

Mulher conversando com uma criança para poder orientá-la. Foto: Canva.

7. Ensine estratégias de negociação

As estratégias de negociação também podem ser ensinadas à criança, de acordo com a idade dela. Ajude-a a perceber que, dentro de um conflito, nós podemos pensar em soluções em conjunto, e não pensar apenas em “ganhar” do outro.

Em conjunto, é possível traçar caminhos mais promissores para todos os envolvidos. Dessa maneira, reduzimos aquele comportamento de apenas querer “sair por cima” em um conflito, fomentando uma maior cooperação, empatia e inteligência emocional.

Comente com o seu filho que ele pode perguntar para a outra pessoa o que ela enxerga como solução. Depois pode, em conjunto, avaliar os prós e contras da situação, até encontrar um “meio termo” para ambos os envolvidos.

Lembrando que esse tipo de comunicação deve acontecer de acordo com a faixa etária do seu filho, ok?

Leia também: Como estimular a empatia das crianças?

8. Não resolva todos os problemas do seu filho por ele

Sabemos que, em algumas situações, nós, adultos, podemos nos sentir instigados para resolver um conflito das crianças. Porém, esse tipo de atitude não será benéfica em todos os casos. Afinal, como a criança pode aprender a lidar com esse tipo de situação se sempre tiver alguém resolvendo por ela?

Devemos ter em mente que a infância é uma base fundamental para a vida adulta. Muito do que somos na vida adulta é reflexo de aprendizagens que tivemos na infância.

Portanto, se o seu filho nunca aprender a lidar com um conflito, como ele poderá enfrentar os desafios da vida adulta mais tarde? Pois é!

O único momento em que deve haver intervenção nos conflitos é quando eles passam dos limites, tendo, por exemplo, xingamentos, agressões, etc. Mas, enquanto os envolvidos estão apenas discutindo, sem violência, e tentando resolver, é interessante deixar que eles aprendam a lidar com isso.

É claro que isso só vale para casos de conflitos entre crianças de idades parecidas, ok? Se uma criança muito mais velha enfrentar o seu filho é claro que você poderá intervir e ajudá-lo.

Menina demonstrando semblante de brava. Foto: Canva.

9. Defina limites claros e assertivos

Por fim, para ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos é necessário definir quais são os limites e as regras que ele deve respeitar.

Por exemplo, deixe claro que ele nunca pode partir para a agressão, nem física e nem verbal. Também comente que ele precisa tentar manter a calma e não gritar ou algo do tipo.

Essas regras vão sendo ensinadas de acordo com a maturidade da criança e devem sempre ser reforçadas quando necessário. Desse modo, a criança terá muito mais aparatos para lidar com os conflitos vivenciados no cotidiano.

Ajudar seu filho a desenvolver habilidades de resolução de conflitos exige paciência

Lembre-se de que toda aprendizagem na infância exige paciência dos adultos. Não será da noite para o dia que você irá ensinar o seu filho, de forma infalível, a lidar com conflitos.

Se nós, adultos, às vezes temos dificuldades com conflitos, imagina as crianças que ainda estão aprendendo muitas coisas novas sobre a vida? Pois é! Pense nesse fator, dê tempo a tempo e vá fomentando uma resolução de conflitos mais equilibrada na sua casa.

Boa sorte!

Veja também: