autoconfiança infantil pode ser estimulada à medida que os adultos em volta da criança oferecem a ela um ambiente emocionalmente saudável e seguro. Isso pode ser proporcionado a partir da escuta, interações genuínas, demonstração de interesse pelo o que os pequenos têm a dizer, e assim por diante.

Neste texto, nós reunimos algumas considerações que partem dessas premissas para você conhecer e saber mais sobre o assunto. Acompanhe!

Veja mais: Autoestima infantil: Como os adultos podem estimular?

autoconfiança infantil

Menino feliz olhando para a câmera. Foto: Canva.

Publicidade

Veja dicas de como estimular a autoconfiança infantil

A autoconfiança infantil não tem uma fórmula infalível. Isso quer dizer que muito embora existam recomendações na hora de criar um ambiente emocionalmente seguro para os pequenos, muitas variáveis devem ser levadas em conta. Ainda assim, podemos colocar em prática estas medidas, citadas na lista abaixo, proporcionando um espaço mais acolhedor e encorajador para os pequenos. Veja algumas ideias:

  1. Elogie as conquistas da criança.
  2. Encoraje a criança a ir atrás do que ela gosta de fazer.
  3. Ouça as opiniões e sentimentos da criança.
  4. Dê responsabilidades compatíveis com a idade da criança.
  5. Mostre interesse por aquilo que a criança gosta.
  6. Ajude-a a lidar com as críticas.
  7. Ajude-a a apreciar aquilo que ela faz bem.
  8. Demonstre que você confia e acredita nas capacidades da criança.
  9. Ajude-a a reconhecer e enfrentar seus medos.

A seguir, vamos juntos explorar cada um desses pontos para que, assim, possamos refletir sobre as possibilidades que cabem na rotina de nossas famílias. Vamos lá!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Elogie as conquistas da criança

Quando foi a última vez que você elogiou a conquista de uma criança? Lembre-se de que determinadas conquistas, para nós, adultos, pode parecer apenas a “obrigação” da criança ou algo nesse sentido. É o caso de ela passar em uma prova na escola, por exemplo. Porém, devemos tentar ter um olhar mais empático: até que ponto aquela prova era difícil para a criança? Será que o fato de ela ter passado não merece um reconhecimento, um “parabéns” ou, dependendo da situação, uma comemoração em família?

Encoraje a criança a perceber que as conquistas dela são valiosas e têm importância. Faça com que ela se sinta valorizada por cada etapa que vence, cada conquista que alcança, etc. Isso poderá ajudar na hora de aflorar a autoconfiança infantil.

Veja também: Meu filho não quer tomar banho, e agora? Veja dicas e sugestões!

autoconfiança infantil

Mãe e filha felizes se olhando. Foto: Canva.

Publicidade

2. Encoraje a criança a ir atrás do que ela gosta de fazer

Seu filho tem interesse por algum tipo de esporte? Ele gosta de algum instrumento musical especificamente? Se sim, seja você o maior incentivador dele nesta jornada! Mesmo que seja difícil se desenvolver em áreas tão concorridas, não devemos “apagar” o sonho de nossas crianças. Diga que ela pode participar de situações que envolvam aquilo que ela gosta, e mostre que você se importa que ela siga atrás dos sonhos dela.

Isso pode ajudá-la a entender que os próprios interesses que ela possui são valorosos e importantes. Faça ela ter essa visão mais positiva daquilo que ela gosta. Deixe-a saber que o que ela pensa é interessante sim!

Autoconfiança infantil – 3. Ouça as opiniões e sentimentos da criança

A criança quer opinar sobre determinado assunto? Ela quer falar sobre um sentimento? Ou ainda, tem demonstrado alguma emoção, de forma um pouco truncada por conta da falta de maturidade emocional, e você percebeu isso? Dê espaço para a criança falar, expressar-se, abrir as suas ideias, etc.

Quando ouvimos o que as crianças têm a dizer, passamos a dar a elas a voz. Isso faz com que elas criem, dentro de si, um senso de importância. Elas percebem que o que elas falam tem valor. Diferentemente do que acontece em famílias nas quais a voz da criança é sempre calada por, simplesmente, ser criança.

Lembre-se de que por mais que os pequenos ainda não tenham pensamentos mais “maduros”, ainda assim nós podemos ouvi-los para que elas comecem a aprender mais com o que pensam e, inclusive, nós possamos ajudá-las, dando feedbacks sobre o que falam, auxiliando no entendimento dos sentimentos, etc.

Veja mais: Eu vivi a emoção de descobrir o sexo do bebê apenas no parto – e recomendo!  

Publicidade

Menina feliz com a cabeça apoiada sobre a mesa. Foto: Canva.

4. Dê responsabilidades compatíveis com a idade da criança

Dar responsabilidades para a criança também pode ser um caminho interessante na hora de fazê-la perceber o quanto suas atitudes têm valor e são importantes. Claro que essas responsabilidades devem ser sempre compatíveis com a idade do pequeno.

Por exemplo, se o seu filho tem 7 anos, você pode solicitar que ele sempre arrume a cama ao acordar, por exemplo. Por mais que a cama não fique “perfeita”, do modo como você costuma fazer, ainda assim estará ensinando que ele tem responsabilidades que são relevantes dentro do contexto familiar. Ao perceber que está ocupando esse papel, a criança pode se sentir mais confiante com relação quem ela é.

5. Mostre interesse por aquilo que a criança gosta

Voltando a ideia de que o seu filho possa ter interesse genuíno por algum tipo de atividade, que tal demonstrar que você também se interessa por aquilo que você gosta? Você não precisa mentir e dizer que gosta também, mas, sim, pode dizer que quer saber mais sobre o que o seu filho está fazendo, o que ele mais gosta de fazer nessa atividade, etc.

É o caso de levar o seu filho em um parque para andar de bicicleta, caso ele ame bike. Ou ir ao jogo da escola assistir o treino do seu filho, se ele ama futebol. Esses pequenos gestos de interesse pode fazer com que a criança perceba que o que ela gosta é válido, e não “bobo” e nem nada do tipo. Isso ajuda a fortalecer a autoconfiança infantil.

Veja mais: 30 ideias incríveis para uma festa com tema esportes (você vai querer fazer!)

Autoconfiança infantil – 6. Ajude-a a lidar com as críticas

Ninguém neste mundo é perfeito em tudo o que faz. Sempre existirão erros, tropeços, falhas… Não existe perfeição quando pensamos em pessoas. Muitas vezes, essas pequenas ou grandes imperfeições poderão gerar críticas com relação às crianças. Elas poderão ouvir um feedback um pouco ruim de um professor, ir mal em alguma prova e receber uma resposta não muito legal do tutor, etc.

Porém, é importante que a família ajude a criança a enfrentar esse momento. É importante conversar com ela, usando uma linguagem acessível, que a faça compreender que as críticas fazem parte do nosso desenvolvimento. Ajude a criança a entender que quando alguém chama a atenção dela de forma negativa não tem o objetivo de fazê-la ficar mal, triste ou algo do tipo, mas, sim, tem o objetivo de ajudá-la a melhorar.

Mostre o quanto as críticas construtivas nos ajudam a perceber nossos pequenos deslizes e equívocos cotidianos. E, se possível, dê um exemplo de como isso também já ajudou você a melhorar em alguma coisa. Dessa forma, a criança não perderá a sua autoconfiança infantil ao receber uma crítica, mas usará o momento para se fortalecer ainda mais.

Criança feliz e comemorando. Foto: Canva.

Autoconfiança infantil – 7. Ajude-a a apreciar aquilo que ela faz bem

A criança que você interage no dia a dia sabe fazer alguma coisa muito bem? Ela tem habilidades em determinadas áreas? Se sim, experimente começar a apreciar com mais afinco aquilo que ela demonstra ter habilidade. Deixe claro, por meio de elogios, o quanto você gosta de tais desempenhos que ela tem e mostre um interesse por aquilo.

Por exemplo, se a criança desenha super bem, mostre que você gosta dos desenhos dela, peça para mostrar mais para você, enfim! Deixe-a a saber que aquilo que ela faz bem é algo que vale a pena ser visto e que ela é, sim, muito boa no que faz.

Veja mais: Habilidades matemáticas são passadas de pais para filhos, aponta estudo

8. Demonstre que você confia e acredita nas capacidades da criança

Demonstre a sua confiança na hora de solicitar algo da criança. Se porventura você solicitar que o seu filho vá até à padaria perto de casa e compre pão, mostre que você confia que ele consegue fazer isso – desde que ele tenha idade para isso, é claro.

O mesmo vale para outros tipos de responsabilidades, como manter a mochila arrumada, guardar sapatos, organizar alguma coisa em casa e, em caso de crianças mais velhas, fazer uma receita com você supervisionando, enfim! Sempre que possível, e sempre que isso não afetar a segurança da criança, mostre que você confia e acredita que ela é capaz de conquistar bons resultados por já possuir capacidade para isso.

Menina feliz sorrindo para a foto. Foto: Canva.

9. Ajude-a a reconhecer e enfrentar seus medos

Às vezes, a criança poderá sentir medo em determinadas situações. Por exemplo, se ela tiver uma prova importante, poderá se sentir angustiada com relação a isso, ficando com medo, ansiedade, enfim. Nessas situações, ajude-a a entender o que é o medo, por que ela o sente e quais são as formas que podemos enfrentar esse tipo de situação: por exemplo, falando sobre o que sentimos, estudando mais um pouquinho para a prova, lembrando de momentos que já fomos bem em alguma coisa, etc.

Dessa maneira, a criança começa a internalizar mecanismos para se fortalecer e lidar com as situações de medo, fomentando um maior aumento da autoconfiança infantil no dia a dia.

Pense nessas considerações e lembre-se: se o seu filho demonstra baixa autoconfiança e/ou problemas de autoestima, de forma intensa, considere conversar com um profissional da saúde mental.

Veja mais: Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: 12 dicas