Apostar em atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê é uma forma de fazê-lo conhecer melhor o mundo, enquanto expande as suas conexões neurais e fornece, para o seu corpo, novas coordenações e “conhecimentos”, podemos assim dizer.

Essas atividades, que são simples de serem executadas, também elevam a conexão entre mãe e bebê, fornecendo momentos de diversão, descontração e muito amor.

Por isso, convidamos você para ler a nossa lista de ideias e começar a implementar brincadeiras que possam impulsionar o desenvolvimento do seu pequeno!

Veja mais: Como estimular o bebê a mamar?

Publicidade
atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê

Bebê sentado em meio a um monte de bolinhas coloridas. Foto: Canva

Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê

Os bebês têm muito o que aprender sobre o mundo. E esse aprender envolve conhecer novas texturas, enxergar novas cores e imagens, vivenciar novas sensações com o corpinho, e assim por diante.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Ou seja, há muitas atividades que podemos fazer para que eles comecem a expandir o conhecimento que têm sobre o universo no qual estão inseridos.

Tudo isso de forma divertida e prazerosa! Veja as dicas:

1. Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: Cabanas e túneis

As cabanas e os túneis são ótimos para os bebês que já conseguem engatinhar. Eles vão amar explorar as mais diversas passagens “secretas” dos túneis, se encantando também pelas cores dos tecidos usados para moldá-los.

Você pode espalhar objetos de diferentes texturas no meio do circuito e permitir que a criança explore cada centímetro, tendo uma maior consciência do espaço à sua volta, desenvolvendo a coordenação motora ampla.

Publicidade

Veja mais: Como estimular o bebê a pegar objetos?

2. Atividades com tinta

As tintas podem ajudar a criança a conhecer novas texturas, visualizar novas cores e experimentar sensações incríveis enquanto coloca no papel os movimentos com as pontas do dedinho ou com pincéis.

No entanto, é muito importante que essa atividade seja feita com tintas adequadas para bebês, a fim de evitar alergias ou qualquer tipo de contratempo, combinado?

atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê

Mãe brincando com o seu bebê. Foto: Canva

3. Uso de diferentes texturas

As texturas também podem fazer parte das atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê. Isso porque, como mencionamos anteriormente, o bebê está conhecendo o mundo no qual ele está inserido. Ou seja, para ele, há muita coisa “desconhecida” ainda.

Sendo assim, utilizar texturas diferentes para estimular o cérebro e provocar sensações no bebê pode ser uma forma de aumentar a percepção que ele tem do que acontece à sua volta. Veja exemplo de texturas:

Publicidade
  • Algodão;
  • Lixa;
  • Plástico bolha (sempre com supervisão para evitar sufocamento);
  • Esponja;
  • Cerdas de escova;
  • Plástico, papelão e papel;
  • Entre outros materiais que possam promover sensações diferentes.

Lembre-se de que esse tipo de atividade exige supervisão para que o bebê não coloque os objetos na boca, ok?

Veja mais: Como estimular o bebê a sentar?

4. Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: Brincar de rolar

Quando o bebê está começando a engatinhar, é interessante brincar de rolar na cama ou no tapetinho do quarto. Basicamente, os pais podem fazer o movimento e estimular a criança a fazer a mesma coisa.

Apenas fique atento: se a brincadeira for feita sobre a cama, cuidado para o pequeno não rolar para baixo, ok? A supervisão é sempre fundamental para a segurança.

Mãe brincando com o seu bebê. Foto: Canva

5. Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: Desenho

Os rabiscos também são ótimos para estimular a coordenação motora, o visual e as percepções que o bebê tem do ambiente (como por exemplo, do espaço existente na folha de papel).

Além do mais, é uma brincadeira super fácil de ser colocada em prática, e que as crianças costumam amar. Inclusive, os próprios pais podem se aventurar nos desenhos, para se divertir com o pequeno e viver momentos inesquecíveis.

Veja mais: Como estimular o bebê a andar?

6. Contação de histórias

Contar histórias e permitir que o bebê tenha contato com livros, desde o começo de sua vida, é uma das atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê.

A contação de histórias pode expandir o vocabulário da criança, conecta o bebê com a mãe, diverte a família por meio das mudanças no tom de voz para contar a história, etc.

Os livrinhos também oferecem aos bebês muitos estímulos visuais e táteis, especialmente aqueles que contém texturas – como os de animais que vem com “pelos” para a criança acariciar o bichinho.

Tudo isso, no longo prazo, também pode fazer com que a criança tenha mais interesse pela leitura.

Veja mais: Benefícios da literatura infantil e em quais momentos incluir na rotina

Bebê fofa mexendo no livrinho. Foto: Canva

7. Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: Danças e mímicas

Dançar e brincar de mímica é super divertido e estimulante. A criança pode começar a ter um maior controle do seu próprio corpinho, conhecendo os seus limites e desenvolvendo a coordenação motora.

E se engana quem pensa que a dança só está liberada para crianças que já saibam andar, viu? Pois essa atividade pode ser feita até mesmo com bebês que ainda não engatinham!

Os pais podem dançar na frente da criança, interagindo com ela, bem como segurá-la no colo enquanto dançam. Tudo isso fará com que a conexão entre pais e filho seja maior e, ainda, promove muitos estímulos para o cérebro do bebê.

Veja mais: Como estimular a leitura – 15 dicas para incentivar seu filho

8. Brincadeiras em circuitos com obstáculos

Os circuitos com “obstáculos” também são super divertidos. Apenas lembre-se de avaliar o desenvolvimento do seu bebê antes de colocar um obstáculo que seja impossível para ele, tudo bem?

Você pode fazer o circuito com caixas, tecidos, cadeiras, entre outros materiais que permitam que o bebê engatinhe, role e passe por dentro do circuito.

Ajude-o a se divertir e compreender a missão em cada etapa, sempre de forma descontraída e sem cobrança, ok? Afinal, as atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê não podem ser pesadas e com foco em cobrar algo da criança! Elas precisam ser divertidas e alinhadas as necessidades de cada bebê.

Pais brincando e dançando com bebê. Foto: Canva

9. Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: Musicalização

A musicalização também é indispensável quando pensamos no desenvolvimento do bebê.

Você pode colocar músicas para tocar ou você mesmo pode tocar algo para o seu bebê. A cantoria e as palmas também estão liberadas.

Se você tiver instrumentos de brinquedo em casa, melhor ainda! Pois o pequeno pode participar da atividade de desenvolvimento de sons e músicas.

Inclusive, é possível confeccionar alguns brinquedos que façam som, como garrafas com milho dentro para imitar um chocalho, ou um potinho de sorvete para imitar um tambor. Use a criatividade para criar peças seguras e incríveis!

Veja mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

10. Brincadeira na frente do espelho

Os bebês ainda não têm conhecimento com relação aos limites do corpo. Eles acreditam, nas primeiras semanas e até meses, que são “parte” da mãe. Aos poucos, começam a perceber que existem limites entre a mãe e a si mesmo, o que resulta em um maior reconhecimento do seu próprio corpo.

Para estimular esse desenvolvimento, as brincadeiras na frente do espelho podem ajudar a criança a conhecer mais de si mesma.

Os pais podem se sentar com a criança em frente ao espelho e brincar de fazer caras e bocas. Além de estimular a criança, o momento ainda poderá render muitas risadas.

11. Converse com o seu bebê

A conversa com o bebê é extremamente estimulante e pode acontecer desde a primeira semana de vida.

Embora as pessoas acreditem que não faça sentido conversar com um bebê, a verdade é que essas palavras ditas em direção aos pequenos ajuda o cérebro deles a se desenvolver.

A linguagem, aos poucos, vai se estabelecendo, e quanto mais conversamos com as crianças, mais bem desenvolvido poderá ser o seu vocabulário no futuro – salvo em casos nos quais haja algum aspecto que impacte o desenvolvimento da linguagem.

Por isso, ler, cantar e conversar são algumas das atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê!

Veja mais: 5 dicas inteligentes para estimular a comunicação com o filhote (desde recém-nascido)

12. Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: passeie em locais diferentes

Passear com a criança em ambientes diferentes, como parques, áreas arborizadas, praias, shoppings e demais locais, pode ser uma das atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê!

Você estará dando ao seu bebê a oportunidade de enxergar novas cores, sentir novas texturas, ouvir novos sons… Apenas cuidado para não levá-lo a um local com estímulo demais, que poderia causar estresse no pequeno, ok?

Assim, você poderá ajudá-lo a conhecer mais do mundo, dentro do tempo dele.

Esperamos que essas dicas possam ter ajudado você. Em caso de dúvidas, converse com uma pedagoga. Até mais!

Veja agora: 5 dicas para estimular o bebê entre o 4° e o 6° mês