Alimentação para fortalecer a imunidade infantil: Sabemos da importância da alimentação saudável, mas nem sempre associamos a boa escolha de alimentos à imunidade infantil.

Afinal, como a alimentação ajuda a fortalecer a imunidade das crianças? Qual o papel dela? Entenda tudo isso no artigo de hoje, além de uma lista com cinco tipos de alimentos que ajudam nessa importante missão – e, claro, como conscientizar as crianças desde cedo. 

Continue a leitura para entender!

imunidade infantil

Mãe espirrando álcool em gel na mão de sua filha, ambas usando máscaras. Elas estão sentadas no sofá, a mãe está com uma cesta de frutas. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Alimentação para fortalecer a imunidade infantil, ajuda?

Primeiramente, vamos entender como a alimentação está relacionada à imunidade dos pequenos.

O sistema imunológico do ser humano é complexo, composto por milhares de células de variados tipos e funções, em diversos locais do corpo. Essas células são responsáveis por fazer a defesa do organismo e manter o corpo funcionando sem doenças.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Porém, quando um agente invasor, como vírus ou bactéria, entra em contato com o organismo, o sistema imune envia um exército de células (como anticorpos) para combatê-lo. Isso evita a infecção ou permite que o corpo se recupere após a doença.

Acontece que várias reações químicas feitas pelo sistema imunológico depende de minerais, vitaminas e aminoácidos específicos, que são obtidos justamente pela alimentação.

Por isso, ter uma alimentação saudável é muito importante, ainda mais durante a infância, em que a imunidade ainda não está completamente fortalecida.

Sendo assim, o que comemos influencia em muito na nossa saúde, refletindo diretamente em nossa imunidade.

Publicidade

Se você deseja que o seu filho diminua as chances de ficar doente e consiga se recuperar mais rápido em caso de alguma infecção, continue lendo esse artigo para ver quais são os melhores alimentos para isso.

Evite alimentos ultra processados

A primeira regra básica para fortalecer a saúde em geral é: coma menos alimentos ultra processados e prefira alimentos naturais.

Isso significa maior quantidade e variedade de vitaminas e minerais, que são elementos fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunológico, tanto da criança quanto do adulto.

A importância do leite materno

Felizmente, o leite materno já contém tudo o que um bebê precisa para se desenvolver, ou seja, já é repleto de fatores imunes. Porém, a partir dos seis meses de idade, a mamãe já pode começar a introduzir alimentos na dieta do pequeno.

A partir daí, com a alimentação complementar ao leite materno, a dieta de frutas, verduras, legumes frescos e carnes magras é carregada de nutrientes.

Por isso, é importante que a mãe vá apresentando diversos alimentos ao bebê gradativamente, porém sem forças nada, mas sim acompanhando o ritmo do pequeno.

Publicidade

Como já mencionamos, a deficiência de nutrientes adequados contribui para a deficiência do sistema imunológico da criança, com aumento de risco para doenças ou agravamento das patologias já existentes.

Portanto, vale a pena ensinar o seu filho, desde pequeno, a se alimentar bem! Leia aqui sobre a introdução alimentar na dieta do bebê e siga nossas dicas para esse início!

Abaixo, veja alguns alimentos essenciais para a manutenção e fortalecimento da imunidade do seu filho.

imunidade infantil

Bebê sentado na cadeirinha comendo vegetais, como cenoura e brócolis. Crédito da foto: Freepik

5 alimentos que aumentam a imunidade infantil

Preparamos uma lista completa com cinco tipos de alimentos que aumentam a imunidade infantil.

Vale destacar que uma alimentação balanceada contribui bastante para uma vida livre de doenças, mas para isso deve estar combinado com hábitos saudáveis de higiene e atividades físicas frequentes.

Além disso, muitos dos alimentos que aumentam a imunidade das crianças também melhoram a disposição e a energia delas. Portanto, é muito importante que elas brinquem bastante e se movimentem para gastar todo essa energia, combinado?

Confira a lista abaixo!

1) Alimentos ricos em proteínas:

Primeiramente, alimentos ricos em proteínas são muito importantes para manter o corpo cheio de energia e pronto para combater infecções e viroses.

Por isso, entre os alimentos que aumentam a imunidade infantil podemos citar as carnes brancas e vermelhas, porém é melhor se tiverem baixo teor de gordura.

Assim como as carnes, algumas leguminosas também apresentam bons níveis de proteínas e zinco, oferecendo nutrientes essenciais para crianças mais saudáveis. Por exemplo: feijão, grão de bico, lentilha, soja, etc.

2. Iogurtes e laticínios

Do mesmo modo, iogurtes e leites fermentados são ricos em vitaminas A, C e D, bem como vitaminas do complexo B, cálcio e probióticos.

Com alto valor nutritivo, esse alimento aumenta a imunidade infantil e a saúde gastrointestinal ao mesmo tempo, além de serem uma sobremesa que a maioria das crianças adora.

imunidade infantil

Menininha tomando iogurte. Crédito da foto: Freepik

Alimentos que ajudam na imunidade infantil – 3. Amêndoas, sementes e cereais

Da mesma forma, as amêndoas, granolas, castanhas, aveia e sementes, como a de abóbora ou de girassol, são boas fontes de fibras, vitamina E e zinco.

Sabemos que não são muito fáceis de convencer as crianças a comer, mas podem ser adicionadas a batidas de frutas, panquecas, iogurtes, waffles e outras sobremesas deliciosas.

4. Frutas

É claro que as frutas não poderiam ficar de fora, afinal são ricas em vários tipos de vitaminas e rendem muitas opções saudáveis em forma de refrescos e sobremesas.

Banana, morango, maçã, laranja e mamão são ótimos alimentos para aumentar a imunidade infantil e promover um desenvolvimento saudável.

A laranja e o morango, por exemplo, apresentam ótimos níveis de vitamina A, B e C. Com criatividade e incentivo, o suco dessas frutas pode substituir o refrigerante.

5. Vegetais

Vegetais, assim como as frutas, são ótimas fontes de nutrientes e vitaminas, como vitamina A, C e E, além de cálcio, ferro e outros, a depender do alimento escolhido.

Portanto, os vegetais são ótimos para aumentar a imunidade das crianças, combater a obesidade infantil e a tirar aquela dependência de comidas industrializadas.

Nós sabemos que fazer uma criança comer brócolis, cenouras e outros legumes ou verduras não é nada fácil, mas vale a pena tentar, melhor!

Quanto antes se inserir esses alimentos na dieta infantil, maiores as chances da criança aceitar e desenvolver o paladar em benefício a eles.

Confira aqui outros alimentos essenciais para a imunidade infantil. 

Duas irmãs sentadas na cama comendo diversas frutas e vegetais. Crédito da foto: Freepik

Como incentivar uma alimentação mais saudável nas crianças?

Sabendo quais os alimentos que aumentam a imunidade infantil, agora resta saber a parte mais desafiadora de todas: como facilitar a aceitação dessas comidas pela criançada!

É bom adiantar que essa tarefa demanda paciência, carinho e um pouco de insistência, assim como tudo que envolve a educação infantil.

Portanto, não desanime nas primeiras tentativas ou com as dificuldades, porém se observar que realmente não tem jeito, não force a barra… Garantimos que com o tempo as coisas vão melhorando.

Prepare-se e confira nossas dicas!

1) Dê o exemplo

Crianças aprendem muito através dos exemplos que têm ao seu redor, com os pais e cuidadores. Isso vai desde o vocabulário, hábitos e interesses, até a alimentação.

Portanto, se você deseja que seu filho tenha uma alimentação mais saudável, um bom começo é dar o exemplo e adotar esses ingredientes na sua dieta caso eles ainda não estejam.

As crianças se sentem mais abertas e interessadas em experimentar algo ao ver os adultos aproveitando e gostando daquilo.

Ao dar o exemplo, você facilita a aceitação, aumenta a imunidade infantil e ainda desfruta de uma vida mais saudável para si. Todos saem ganhando!

Leia aqui: Recusando alimentos – Veja como oferecer sem ele recusar!

Alimentação para fortalecer a imunidade infantil

Menino loiro sentado na mesa com uma tigela amarela e uma maçã do lado, com expressão de emburrado. Crédito da foto: Freepik

Alimentação para fortalecer a imunidade infantil: 2) Seja criativo

Para fazer as crianças comerem é preciso muita paciência e criatividade. Isso também se aplica na hora de introduzir alimentos que aumentam a imunidade infantil.

Por exemplo, um brócolis cozido pode não ser o mais apetitoso dos pratos, mas ele pode ser usado como ingrediente em uma receita mais interessante, como um bolinho assado, em caldos ou sopinhas.

O mesmo pode ser dito da aveia, que é um alimento importante, mas bem sem graça, para falar a verdade. Porém, é possível usar a farinha de aveia como base de panquecas. Aí, você pode juntar iogurte, sorvete e frutas para conquistar a criançada.

3) Ofereça estímulos visuais e sensoriais

Sabemos que a as crianças respondem bastante a estímulos visuais e sensoriais na hora de comer, ou seja, olham muito para pratos coloridos, com rostinhos, etc.

Para incentivar uma alimentação variada, busque criar pratos bem coloridos e divertidos, tornando a hora da refeição em uma brincadeira diferente e interessante para os pequenos.

Alimentação para fortalecer a imunidade infantil: 4) Conscientize desde cedo

Não esperamos que uma criança pequena entenda profundamente qual a importância de comer frutas e vegetais, mas trabalhar a conscientização sobre a dieta desde cedo ajuda bastante no desenvolvimento de uma dieta infantil balanceada e nutritiva.

Converse com seu filho sobre os alimentos que ele gosta, fale sobre o que você gosta e também sobre os alimentos que aumentam a imunidade infantil e contribuem para o desenvolvimento dele.

Alimentação para fortalecer a imunidade infantil

Família na cozinha, preparando pratos com vegetais. Crédito da foto: Freepik

Alimentação para fortalecer a imunidade infantil: 5) Convide seu filho para cozinhar

Combinando todas as dicas anteriores, uma boa forma de desenvolver uma relação saudável entre seu filho e a comida é fazê-lo participar do preparo de alimentos. Isso pode ser uma brincadeira divertida e uma lição ao mesmo tempo.

Lembre-se que é importante variar nos ingredientes e pratos, além de se preparar para a bagunça extra e tomar cuidado com os utensílios para evitar acidentes.

Isso não precisa ser constante, mas é uma boa ideia para aquelas tardes do final de semana, o que acha?

6) Educação sobre hábitos de higiene também é importante para imunidade infantil

Hábitos de higiene são muito importantes para diminuir a frequência de doenças, principalmente as temidas gripes e viroses.

Normalmente, as crianças tocam em tudo e levam as mãos ao nariz e boca, o que facilita a entrada de vírus e bactérias no organismo.

Estimular desde cedo hábitos de higiene, ensinar como lavar as mãos corretamente e evitar o compartilhamento de objetos pessoais são ações que podem diminuir essas infecções e ajudar a imunidade a proteger o organismo infantil.

Com a vacinação em ordem, outros pontos importantes complementam a orientação dos especialistas e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para que o sistema imunológico das crianças esteja em pleno funcionamento.

Alimentação para fortalecer a imunidade infantil: 7) Cuidado com a hidratação

Do mesmo modo, outra dica para aumentar a imunidade infantil é bebendo água, já que esse ingrediente tão importante faz parte de diversas funções biológicas.

Portanto, é fundamental aos pais estimularem a ingestão de líquidos desde cedo nas crianças. Esse cuidado também é indicado para combater o risco de desidratação e cuidar bem da saúde infantil.

Alimentação para fortalecer a imunidade infantil

Menina bebendo água em uma garrafinha, no parque. Crédito da foto: Freepik

8) Prática de atividades físicas e brincadeiras ao ar livre

Aproveite que as crianças costumam ser cheias de energia e faça elas se movimentarem bastante para gastarem todo esse gás.

Afinal, as atividades físicas também são hábitos bons de se desenvolver durante a infância, que ajudam a formar ossos e músculos saudáveis.

Ao mesmo tempo, brincar ao ar livre, tendo contato com o mundo, fornece uma exposição controlada a germes e a outros microrganismos, o que contribui para o amadurecimento da imunidade.

Alimentação para fortalecer a imunidade infantil: 9) Cuidado com a rotina de sono

Por fim, depois de gastar energia, é hora de descansar. Uma rotina de sono saudável contribui para o crescimento das crianças e promove saúde e bem-estar, tanto na parte física quanto mental.

Portanto, evite estímulos antes de dormir, como televisão, smartphones e videogames, para que os pequenos relaxem e durmam a noite toda.

Tomando esses cuidados, é possível estimular a imunidade infantil! Para ter os melhores resultados, não deixe de consultar o pediatra e realizar exames de rotina ao longo da infância, combinado?

Melhorando a imunidade infantil com a alimentação

Em suma, uma boa alimentação é de fato a aliada perfeita da imunidade!

Afinal, nada como um delicioso prato de sopa quente, uma xícara de chá ou um copo de suco de laranja para curar qualquer um de uma gripe, não é mesmo? Esses alimentos tem o poder de levantar o nosso ânimo e melhorar a imunidade.

Agora que você já conferiu nossas dicas para introduzir alimentos saudáveis nas crianças, veja também: Alimentos proibidos para bebês – 20 comidas perigosas.