Confira no artigo 12 alimentos para ajudar a melhorar a imunidade.

Mas, primeiramente, vamos entender a importância do sistema imunológico para o nosso corpo e como melhorar ele no geral.

Boa leitura!

Por que é o sistema imunológico é importante?

O sistema imune, ou sistema imunológico, é um conjunto de órgãos, tecidos e células responsáveis pelo combate a microrganismos invasores, impedindo, assim, o desenvolvimento de doenças.

Publicidade

Além disso, é responsável por promover o equilíbrio do organismo a partir da resposta coordenada das células e moléculas produzidas em resposta ao patógeno.

A melhor forma de fortalecer o sistema imune e fazê-lo responder bem frente a microrganismos invasores é por meio da alimentação e prática de hábitos saudáveis.

Do mesmo modo, é importante que seja feita a vacinação, principalmente quando criança, para estimular a produção de anticorpos e evitar que a criança desenvolva doenças que podem interferir no seu desenvolvimento.

Como por exemplo a poliomielite, também chamada de paralisia infantil, que pode ser prevenida por meio da vacina VIP.

Como funciona?

O sistema imune é responsável por proteger o organismo contra qualquer tipo de infecção.

Dessa forma, quando um microrganismo invade o organismo, o sistema imunológico é capaz de identificar esse patógeno e ativar mecanismos de defesa com o objetivo de combater a infecção.

Publicidade

O sistema imunológico é composto por dois tipos de resposta principais: a resposta imune inata, que é a primeira linha de defesa do organismo, e a resposta imune adaptativa, que é mais específica e é ativada quando a primeira resposta não funciona ou não é suficiente.

melhorar a imunidade

Pinhas em uma tigela. Crédito da foto: Freepik

Dicas para fortalecer a imunidade

Para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de algumas doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante tomar alguns cuidados, como:

  • Comer mais alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e minerais;
  • Diminuir o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes;
  • Tomar remédios ou suplementos que aumentam a imunidade;
  • Manter um estilo de vida saudável;
  • Não fumar;
  • Praticar exercícios físicos leves ou moderados de forma regular;
  • Ter o peso adequado à sua altura;
  • Dormir de 7 a 8 horas por noite;
  • Evitar o estresse;
  • Consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Estes hábitos devem ser seguidos por todos ao longo da vida, não somente em momentos em que a pessoa encontra-se doente ou com facilidade para adoecer.

Seguindo essas dicas, você conseguirá manter o sistema natural de defesa do corpo sempre forte e eficiente.

Agora, vamos falar sobre a alimentação, que também é muito importante para ajudar a melhorar a imunidade do nosso corpo. Quais são alimentos mais indicados?

Publicidade

Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o morango, a laranja e o brócolis.

Além disso, outros alimentos indicados são as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.

Esses alimentos também ajudam a proteger as células do organismo contra alterações que podem levar a problemas como câncer, além de ajudar a combater infecções, sejam bacterianas, fúngicas ou virais, e reduzir processos inflamatórios que possam estar acontecendo no corpo.

Assim, vamos ver alguns alimentos com excelentes propriedades que podem ser indicados para aumentar o funcionamento do sistema imunológico. São eles:

melhorar a imunidade

Morangos na tigela. Crédito da Foto: Freepik

1. Morango

Em primeiro lugar, um fruta que ajuda a melhor a imunidade é o morango.

Ele é rico em vitamina C, um tipo de vitamina que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, já que aumenta a produção de células do sistema imune, aumentando a resistência a infecções.

Alguns estudos indicam que a vitamina C pode ser um importante nutriente na prevenção de infecções respiratórias e sistêmicas, sendo recomendado consumir entre 100 a 200 mg de vitamina C por dia, a fim de prevenir doenças.

Outros alimentos ricos em vitamina C são, por exemplo, o brócolis, a acerola, a laranja ou o kiwi.

2. Batata-doce

Continuando, outro alimento é a batata-doce, que é rica em vitamina A, C e outros compostos antioxidantes. Eles ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune.

De acordo com vários estudos, a vitamina A possui um efeito terapêutico no tratamento de diversas doenças infecciosas, sendo importante incluir os alimentos ricos nesta vitamina na alimentação.

3. Salmão

Continuando, o salmão é outro alimento que ajuda a melhorar a imunidade do nosso corpo.

Por ser rico em ômega 3, o salmão favorece na regulação das células de defesa do sistema imune, além de possuir fortes propriedades anti-inflamatórias que melhoram toda a saúde em geral, em especial o sistema cardiovascular.

4. Sementes de girassol

Por ser rica em vitamina E, que é um potente antioxidante, a semente de girassol ajuda a proteger as células do organismo contra substâncias tóxicas, radiações e radicais livres.

Além disso, estas sementes também são ricas em zinco, um mineral muito importante para o bom funcionamento do sistema imune.

5. Iogurte natural

O iogurte natural é rico em probióticos que são bactérias “boas” para o intestino, ajudando a regular a resposta do sistema imune perante um agente infeccioso, além de fortalecer e aumentar todas as defesas do corpo.

6. Frutos secos

Os frutos secos, como as amêndoas, os amendoins, a noz do Pará ou a castanha de caju, são ricos em zinco, que atua na reparação de tecidos e cicatrização de feridas.

Além disso, o zinco também tem um papel fundamental no desenvolvimento e ativação dos linfócitos T, que são células de defesa muito importantes para o sistema imune.

7. Spirulina

A spirulina é um tipo de alga utilizada como suplemento nutricional já que possui diversos compostos que exercem propriedades imunoestimulantes e antioxidantes, como inulina, clorofila e a ficocianina, que ajudam a melhorar o sistema imune porque estimulam a produção de células de defesa do organismo, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.

Esse suplemento pode ser encontrado em forma de pó, podendo ser acrescentado em sucos e vitaminas, por exemplo, ou consumido na forma de cápsulas.

melhorar a imunidade

Óleo de linhaça. Fonte: Freepik

12 alimentos para ajudar a melhorar a imunidade

8. Linhaça

O consumo regular de linhaça, tanto na forma de semente ou óleo, promove o aumento das defesas do organismo, já que é um alimento rico em ômega 3, lignanas e fibras, que ativam e estimulam as células do sistema imune, exercendo função anti-inflamatória.

A linhaça pode ser utilizada na preparação de bolos, pães, vitaminas, sucos ou pode ser também acrescentado no iogurte ou nas saladas.

9. Alho

O alho é um dos alimentos mais conhecidos e mais utilizados para aumentar as defesas do organismo. Isso porque possui um composto sulfurado chamado alicina, que possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos.

Além disso, também ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patogênicas que afetam a microbiota normal do intestino, assim, como diminuem a resposta inflamatória do organismo, regulando e ativando a resposta do sistema imunológico.

10. Cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz que possui um composto chamado curcumina, que atua como antioxidante, protegendo as células do organismo do dano causado pelos radicais livres.

Além disso, estimula a produção de células T pelo sistema imunológico, que são as células responsáveis pela imunidade celular e que atuam destruindo as células infectadas e ativando os macrófagos.

Essa raiz pode ser consumida em forma de pó para temperar os alimentos, no entanto também pode ser consumida em infusões ou em cápsulas.

Amêndoas

Amêndoas. Crédito da Foto: Freepik

11. Amêndoas

Por ser rica em vitamina E (24 mg por cada 100 g), o consumo de amêndoas exerce propriedades imunomoduladoras, já que essa vitamina além de atuar como antioxidante, ajuda a regular e a estimular as células dos sistema imune, como as células T, os macrófagos e as células dendríticas diminuindo a incidência de doenças infecciosas.

Por esse motivo, consumir 6 a 12 amêndoas por dia no lanche ou na salada, poderia ajudar a aumentar as defesas do organismo.

12. Gengibre

O gengibre é uma raiz que contém gingerol e outros compostos que exercem propriedades antimicrobiana, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a evitar infecções bacterianas, fúngicas e virais, assim como o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Essa raiz pode ser utilizada em sua forma natural ou como pó para temperar os alimentos, além de também poder ser consumido na forma de chá ou em cápsula.

Suco de beterraba. Fonte: http://disneybabble.uol.com.br

Receitas que para melhorar a imunidade

Consumir sucos de frutas naturais, chás e vitaminas preparadas com frutas e vegetais também é uma boa forma de aumentar a imunidade.

Algumas boas receitas são:

Melhorar a imunidade – 1. Suco de beterraba com cenoura

Ingredientes

  • 2 fatias de beterraba crua
  • 1/2 cenoura crua
  • 1 laranja com bagaço
  • 1 colher de café de gengibre em pó
  • 1/2 copo de água

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mexer e tomar a seguir, de preferência sem adicionar açúcar ou coar.

2. Vitamina de banana com nozes

Ingredientes 

  • 1 banana congelada
  • fatia de mamão
  • 1 colher de cacau em pó
  • embalagem de iogurte natural sem açúcar
  • 1 punhado de nozes
  • 1/2 colher de mel
  • 1 castanha do pará

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mexer e tomar a seguir.

Melhorar a imunidade – 3. Chá de equinácea

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo 

Colocar 1 colher de chá da raiz ou folhas da Equinácea em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por 15 minutos, coar e beber 2 vezes por dia.

melhorar a imunidade

Bebê no colo de sua mãe. Crédito da foto: Freepik

Alimentos para melhorar a imunidade do bebê

Os alimentos que aumentam a imunidade do bebê podem ser:

  • Frutas em geral, especialmente laranja, maçã, pera e banana;
  • Vegetais, como cenoura, abóbora, tomate e abobrinha;
  • Iogurte natural.

Esses alimentos, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico do bebê, também são facilmente digeridos pelo organismo do bebê e não causam alergias.

A pessoa que precisa fortalecer seu sistema imune deve consumir uma maior quantidade destes alimentos, de forma diária e regular, não somente quando já está doente, mas para evitar que fique doente novamente.

Leia mais:

Alimentação na gravidez: Confira quais são os melhores alimentos

Confira também alguns remédios naturais que auxiliam nessa função!

Remédios naturais que ajudam a melhorar a imunidade:

Melhorar a imunidade – 1. Colostro bovino

O colostro bovino é um suplemento nutricional rico em enzimas, anticorpos e fatores de crescimento que poderia ajudar a aumentar as defesas do organismo.

A dose recomendada varia entre 20 e 60 gramas por dia.

2. Sementes de astrágalo

O suplemento de sementes de Astragalus membranaceus é rico em flavonoides que podem ter efeitos cardioprotetores, além de ativar as células de defesa do organismo.

A dose recomendada do suplemento varia entre 5 a 10 mg por dia.

Melhorar a imunidade – 3. Equinácea

A equinácea é aparentemente mais eficaz para combater doenças e acelerar a recuperação, principalmente em pessoas que ficam doentes com mais frequência.

A dose recomendada em cápsulas pode variar entre 900 a 1500 mg por dia.

No caso de ser líquida, é recomendado que seja utilizado 2,5 mL de equinácea três vezes ao dia ou até 10 mL por dia.

4. Extrato de própolis

O extrato de própolis possui efeitos imunomoduladores, já que estimula as células do sistema imune e, por isso, pode ser utilizado no tratamento de inflamações agudas e crônicas e em doenças do trato respiratório, úlceras na pele, periodontite e sinusite.

Apesar de poderem ser comprados sem receita médica, o melhor é consultar o médico nutricionista antes de serem ingeridos.

Melhorar a imunidade –  Causas da imunidade baixa

Primeiramente, algumas situações que podem causar o enfraquecimento do sistema imunológico são: a má alimentação, maus hábitos de higiene, não ser vacinado quando necessário, e o hábito de fumar.

Além disso, durante a gravidez é normal haver uma queda do sistema imune, que acontece naturalmente em todas as mulheres, como forma de evitar que o corpo da mãe rejeite o bebê, e durante o tratamento contra o câncer ou contra o vírus HIV.

Pessoas que possuem alguma síndrome ou outras doenças como o lúpus ou a desnutrição também tem naturalmente um sistema de defesa menos eficiente e ficam doentes de forma frequente.

O uso de certos medicamentos, como corticoides, imunossupressores usados em caso de transplantes de órgãos, durante o tratamento para câncer ou com o uso prolongado de alguns remédios anti-inflamatórios, como a Dipirona também diminuem a imunidade do corpo.

Como saber se o sistema imune está fraco

O sistema imune é composto pela porção branca do sangue, responsável pela produção de anticorpos sempre que o organismo é exposto a algum corpo estranho, como vírus ou bactérias.

Mas, também pode-se considerar que o mecanismo de defesa seja composto pela própria pele e pela secreção ácida do estômago, que neutraliza muitas vezes os microrganismos, presentes na alimentação, impedindo que se desenvolvam dentro do corpo humano.

O que caracteriza um sistema imune enfraquecido é o aumento do número de vezes em que a pessoa fica doente, apresentando gripes, resfriados e outras infecções virais como herpes, com muita frequência.

Nesse caso é provável que seu corpo não esteja conseguindo produzir as células de defesa de forma eficiente, o que facilita a instalação de doenças.

Nesse caso, além de estar corriqueiramente doente, a pessoa pode apresentar sintomas como cansaço, febre, e ter doenças simples que se agravam com facilidade, como um resfriado que vira uma infecção respiratória, por exemplo.

criança no médico

Bebê no médico. Crédito da Foto: Freepik

O que mais posso fazer para melhorar a imunidade?

Caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas.

Além disso, é importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas.

Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

Agora que você já sabe como melhorar a imunidade dos adultos e bebês, principalmente nessa época de várias gripes e vírus, siga todas as dicas para se proteger!

Leia também: Conheça 4 superalimentos para deixar a pele brilhante