Todos nós conhecemos a velha frase “a beleza começa por dentro” e, no caso da pele, isso é 100% verdadeiro. O que comemos tem um impacto direto em nossa aparência. Conheça os alimentos para pele brilhante.

Sendo assim, uma dieta saudável repleta de gorduras saudáveis, antioxidantes, vitamina C, colágeno e aminoácidos ajuda a eliminar o cansaço, o inchaço e as rugas do rosto.

Conheça agora os superalimentos para pele brilhante.

1. Abacate

receitas caseiras para cuidar do cabelo

Mulher segurando um abacate cortado ao meio. Foto: Freepik

Publicidade

Enquanto nutricionistas de todo o mundo elogiam os benefícios do abacate para a saúde geral e a perda de peso, os benefícios dessa fruta suculenta para a pele brilhante estão apenas começando a ganhar terreno.

Nutrientes, que são gorduras monoinsaturadas saudáveis, como ácidos oleico e linoléico, vitaminas A, B, C e E, e minerais como potássio, fósforo e cálcio, que contribuem para os inúmeros benefícios do abacate para a saúde, são os que o tornam bom para a pele brilhante também.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

As gorduras saudáveis ​​do abacate são ótimas para hidratar a pele.

Assim, quando o abacate é consumido regularmente, a pele se mantém hidratada e também ajuda os músculos e as articulações a se manterem ágeis.

Além disso, o abacate é perfeito para retardar o envelhecimento, pois seu alto teor de antioxidantes como a vitamina C e E ajuda a combater os radicais livres que prejudicam a pele.

Por outro lado, alguns outros produtos químicos no óleo de abacate estimulam a síntese de fibras de colágeno e elastina. Mas esta capacidade faz do abacate um grande aliado para retardar o envelhecimento, além de deixar a pele mais luminosa e elástica dando um aspecto mais jovem.

Publicidade
  • Depois veja também: Pele Negra: Dicas de cuidados, maquiagem e limpeza

Máscara de abacate para a pele

Existem inúmeras opções de máscaras faciais de abacate, mas recomendamos misturar a polpa com outros ingredientes nutritivos para a pele que você encontra na cozinha.

Simplificando, experimente:

  1. Primeiramente, misturar meio abacate super maduro com uma colher de chá de mel (um ótimo esfoliante e hidratante natural) e aplique no rosto por 10 minutos;
  2. Depois enxágue.
  3. Por fim, se você tiver problemas de pele, adicione uma colher de iogurte natural à receita – o ácido láctico ajuda a matar as bactérias.

2. Salmão para uma pele brilhante

Peixe

Peixe – Foto: Freepik

Um dos melhores auxiliares na manutenção da beleza e da saúde de sua pele são os peixes oleosos e o salmão é um deles.

Assim, os ácidos ômega-3 são capazes de parar a inflamação, combater a irritação e o ressecamento da pele e neutralizar o estresse que ocorre em quase todas as estações – quando expostos ao sol, vento ou baixas temperaturas.

Além disso, o peixe oleoso também é uma fonte rica em proteínas que estimula a produção de colágeno em nossa pele. Isso torna o cabelo bonito, os ossos flexíveis e a pele elástica.

Publicidade

Infelizmente, depois de 25 anos, nosso corpo começa a produzir cada vez menos colágeno. Então, há uma necessidade de reabastecer as reservas de proteína externamente. Os peixes são simplesmente a salvação.

Além disso, o salmão ajuda a reduzir a inflamação na pele hipersensível e também ajudam aqueles que sofrem de pele oleosa e cravos pretos.

3. Limão para uma pele brilhante

Dark Angel em copo de vidro. Foto: Freepik

O suco de limão é ótimo para todos os tipos de pele. Sendo assim, é especialmente recomendado por cosmetologistas para proprietários de caspa oleosa, problemática, com pigmentação pronunciada e acne. Mas mesmo a derme seca, se você escolher a receita correta para a composição cosmética caseira, o limão é bom.

O suco de limão contém todas as substâncias úteis que são tão necessárias para a beleza e a saúde da pele – vitaminas C, A, E, pectinas, flavonoides. Assim, os princípios ativos possuem efeitos bactericidas, antioxidantes e anti-inflamatórios.

O suco de limão no cuidado da pele brilhante tem o seguinte efeito:

  • Esfolia: O ácido cítrico do suco “funciona” como um agente de descamação – ele enfraquece a adesão das células queratinizadas da epiderme. Isso promove a divisão mais ativa de novas células, o que é necessário para preservar a juventude da pele.
  • Hidrata: As células são nutridas com umidade – necessária apenas para a pele com tendência a descamar.
  • Rejuvenesce: As substâncias do suco de limão contribuem para a síntese ativa de colágeno e elastina, assim, a pele fica mais tonificada, o contorno do rosto fica uniformizado.

Apesar de todos os seus benefícios, o suco de limão deve ser usado com cautela ao cuidar da pele. Evite usar qualquer uma das formulações se você é alérgico a frutas cítricas!

4. Açafrão para uma pele brilhante

açafrão

Açafrão. Fonte: Freepik

A cúrcuma para o rosto é usada com bastante frequência, pois esta especiaria contém várias substâncias benéficas. Graças a isso, é possível melhorar significativamente a condição da pele.

Além disso, a inflamação é a fonte de muitos problemas de pele, como eczema, rosácea, acne e rugas. Assim, a inflamação tem um efeito significativo na pele, incluindo a degradação do colágeno, causando erupções e agravando doenças crônicas. Portanto, para que a pele permaneça firme e radiante, é necessário reduzir o nível de inflamação.

Sendo assim, uma maneira de fazer isso é usando anti-inflamatórios como o açafrão. O Açafrão retarda a produção de genes pró-inflamatórios, bloqueando as vias para a resposta inflamatória. As fortes propriedades anti-inflamatórias do açafrão fornecem proteção para a pele.

Benefícios para do açafrão para uma pele brilhante

Existem muitas receitas de açafrão saudáveis ​​disponíveis. Mas sua ação se deve a uma série de propriedades exclusivas. Dentre elas, destacam-se os seguintes:

  • Alivia a inflamação. Os componentes do pó têm propriedades antissépticas pronunciadas.
  • Rejuvenesce. A composição ajuda a eliminar as rugas.
  • Ilumina a derme. A especiaria clareia a epiderme, ajudando a eliminar as sardas e a pigmentação.
  • Acalma em caso de reações alérgicas. Além disso, o produto lida com os efeitos de picadas de insetos.
  • Melhora a tez. Com este produto, você pode deixar sua pele mais saudável.
  • Limpa. Ao normalizar as funções das glândulas sebáceas, a especiaria ajuda a combater a acne.
  • Restaura a epiderme. O tempero ajuda a acelerar o processo de regeneração da derme após lesões traumáticas.
  • Cura cicatrizes.
  • Lida com o inchaço.

Em resumo, estes ingredientes tem sido usados desde os tempos antigos e permanecem relevantes até hoje, e por bons motivos: são calmantes e anti-inflamatórios que se encaixa perfeitamente em qualquer programa de cuidados com a pele.