Translator

 

Investir em atividades relaxantes para as mamães pode ser uma forma de se colocar em primeiro lugar e de viver momentos só seus, conectando-se com o presente e reduzindo os níveis de estresse e ansiedade, por exemplo.

No artigo de hoje, vamos te apresentar algumas ideias que podem servir de inspiração para esse tipo de objetivo. Não deixe de conferir!

Publicidade

Veja também: Bem-estar para mulheres: 30 dicas incríveis para saúde da mulher

atividades relaxantes para as mamães

Mulher praticando meditação. Foto: Canva.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Dicas de atividades relaxantes para as mamães

Na lista abaixo, apresentamos uma grande variedade de dicas de atividades relaxantes para as mamães poderem começar a aprender e praticar, de modo equilibrado e saudável, a fim de ter uma rotina mais tranquila.

Afinal, a correria pode ser tanta que, às vezes, fica um pouco difícil conseguir se priorizar, concorda? Portanto, vamos à lista e vamos ver o que pode ser incluído na rotina.

1. Yoga

A prática de Yoga é conhecida por combinar movimentos do corpo e controle da respiração. Além disso, a meditação também pode ser feita durante os exercícios, proporcionando uma maior conexão com o presente e consequentemente uma possível redução dos sintomas de ansiedade e estresse.

Além de ser uma das atividades relaxantes para as mamães, a yoga também é capaz de aumentar a flexibilidade, proporcionando uma melhor mobilidade para o dia a dia. Por isso, pode ser uma excelente opção para quem está em busca de uma prática suave, mas que possa trazer benefícios significativos.

Publicidade

Lembrando, ainda, que existem diversas intensidades da prática, que vão desde as mais suaves até as mais intensas. Cabe a você avaliar o que é melhor para você.

Veja também: Exercícios físicos para crianças: 17 dicas para fazer em casa

2. Meditação

A meditação também é uma das atividades relaxantes para as mamães que pode promover benefícios, pois ela auxilia na hora de focarmos a mente em um pensamento, objeto ou atividade específica. Seu propósito é permitir uma maior clareza mental e emocional.

A boa notícia é que a meditação pode ser praticada em lugares diversos, ou seja, não precisa de uma única área da casa para isso, o que pode facilitar o dia a dia das mamães.

Ao escolher um ambiente para meditar brevemente, é possível reduzir os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para uma rotina mais saudável e equilibrada.

No YouTube, é possível encontrar vídeos de meditação guiada, que ajudam na hora de você iniciar nessa atividade interessante.

Publicidade

3. Escrita

Escrever pode ser uma atividade bastante relaxante para algumas pessoas. Isso porque, por meio da escrita, nós podemos expressar nossas emoções e transformar em palavras, literais ou não, aquilo que temos dentro de nós.

Existem diversas formas de praticar a escrita de modo terapêutico. Uma das mais conhecidas é a construção de diários, que nos ajuda a expressar o que vivemos e sentimos ao longo do dia, de uma maneira pessoal e até mesmo bem emocional.

Além disso, é possível desenvolver poesias, histórias fictícias e outros tipos de textos para expressar nossos sentimentos de forma criativa. Dessa maneira, muitas vezes conseguimos organizar os pensamentos, criando um verdadeiro escape emocional.

Lembrando que não há necessidade de seguir regras específicas ou estruturas formais demais. Mas, sim, podemos recorrer à expressão mais livre.

Veja também: Bem-estar para mulheres: 30 dicas incríveis para saúde da mulher

atividades relaxantes para as mamães

Mulher descansando na rede ao ar livre. Foto: Canva.

4. Arte e artesanato

Desenvolver objetos e itens artísticos ou artesanais pode ser uma excelente atividade para relaxar. Existem muitas formas de fazer isso, como por meio das seguintes opções:

  • Pintura;
  • Escultura;
  • Costura;
  • Corte e colagem;
  • Desenhos;
  • Bordado;
  • Entre outras possibilidades.

Você pode encontrar o tipo de atividade que mais condiz com o seu gosto pessoal e a sua personalidade, proporcionando a si uma oportunidade de desenvolver suas peças da forma como desejar.

Essa atividade estimula a criatividade e pode trazer sensações de prazer e satisfação, além de ser uma maneira de tirar o foco de pensamentos negativos e ruins, dando passagem para uma concentração em algo mais agradável.

5. Jardinagem

Para quem ama a natureza, não poderíamos deixar de citar a jardinagem como uma das atividades relaxantes para as mamães. Afinal, por meio dessa prática, é possível ter satisfação visual e sensorial, além de ser uma forma de praticar uma certa atividade física.

A conexão com a natureza, por si só, também é responsável por proporcionar satisfação, tranquilidade e redução dos níveis de estresse. Além disso, o contato com as plantas pode nos ajudar na hora de sermos mais criativos no dia a dia.

Ver as plantas se desenvolvendo e florescendo é algo que pode trazer alegria e até mesmo sentimento de superação, pois nos ajuda a entender o quanto a vida é feita de ciclos e o quanto isso pode ser poderoso.

Porém, se você ainda não tem nenhuma experiência com jardinagem, não se preocupe! Comece aos poucos, vá iniciando com plantinhas mais fáceis de manejar, como as suculentas, e comece a desenvolver suas habilidades, conhecimentos, etc.

Veja mais: Importância do contato com a natureza na infância

atividades relaxantes para as mamães

Vela aromática e caderno de anotações sobre a mesa. Foto: Canva.

6. Escalda pés

A prática de escalda pés também pode ser uma das atividades relaxantes para as mamães, proporcionando um momento de autocuidado e bem-estar, sem ter que sair de casa.

Para isso, é possível mergulhar os pés em água morna com sais de banho ou óleos essenciais do seu gosto. Tanto a temperatura da água quanto o aroma podem te ajudar a se conectar mais com o aqui e agora, vivendo um momento só seu.

Incluir essa prática no fim do dia pode ser uma maneira de encerrar mais uma jornada de trabalho, estudo, cuidados com a casa e outras demandas, de modo mais equilibrado. Pode ser o seu momento do dia, reservado a você, para descanso e relaxamento.

Assim, é possível fazer com que a prática de escalda pés, inclusive, torne-se uma prática da sua higiene do sono, concorda?

7. Sessões de SPA em casa

Sem dúvidas, investir em um SPA em casa pode ser uma excelente forma de relaxar, descansar e de curtir a si mesma. Esse momento pode ser dedicado todo a você, considerando uma série de práticas focadas no seu bem-estar. Veja algumas ideias:

  • Aplicação de máscaras faciais;
  • Hidratação profunda dos cabelos;
  • Automassagem;
  • Ouvir músicas ou mensagens que sejam positivas;
  • Ficar em um ambiente com temperatura agradável e luzes mais baixas;
  • Cuidar das unhas;
  • Cuidar da pele do corpo com hidratantes cheirosos;
  • Fazer escalda pés;
  • Tomar um banho de espuma relaxante;
  • Entre tantas outras atividades que você julgar interessante.

Lembre-se de que preparar o ambiente também pode ser uma boa ideia. Para isso, é possível usar velas aromáticas, ligar uma musiquinha relaxante e preparar um local para sentar ou deitar de modo bem relaxante.

Veja mais: Spa Day em casa: 10 dicas infalíveis para fazer um autocuidado.

8. Exercício de respiração profunda

Conectar-se com a nossa própria respiração é uma forma de nos conectar com o presente. Isso ajuda a espantar aqueles pensamentos ansiosos cheios de “e se isso acontecer…”.

Além disso, a respiração profunda pode ajudar a reduzir os batimentos cardíacos, relaxando todo o corpo. É uma técnica muito usada para reduzir o estresse.

Para isso, é necessário respirar profundamente pelo nariz e, em seguida, segurar a respiração por poucos segundos, para então expirar pela boca lentamente.

Não precisa segurar a respiração por muito tempo, basta uma pausa curtinha para então começar a controlar a respiração e perceber o seu corpo como um todo. Isso pode ajudar a se conectar com você mesma e com o momento que está sendo vivido.

atividades relaxantes para as mamães

Mulher fazendo alongamento em casa. Foto: Canva.

9. Fotografia

Se você gosta de paisagens diferentes, ou simplesmente ama registrar momentos intensos e marcantes, a fotografia também pode ser considerada uma das atividades relaxantes para as mamães, concorda?

Você pode, simplesmente, fotografar uma flor no seu jardim, uma joaninha que anda por ali, ou capturar momentos divertidos das crianças. São muitas as possibilidades de captura, que podem se transformar em um álbum, impresso ou não, cheio de histórias.

Experimente, inclusive, unir a fotografia com a escrita criativa, pois isso pode te ajudar a criar histórias para cada imagem, de modo a ter um verdadeiro álbum de sentimentos e expressões.

Faça o teste e veja se esse tipo de atividade parece interessante para você.

Veja mais: Fotos de gestante em estúdio fotográfico: 18 fotos + dicas

10. Banhos relaxantes

Quem nunca desejou um bom banho relaxante para se recuperar de um dia intenso, não é mesmo? Sem dúvidas, essa é mais uma das atividades relaxantes para as mamães que pode ser, até certo ponto, incluída com mais facilidade na rotina.

Sabemos que não são todas as mamães que conseguem, por conta da ausência de rede de apoio. Mas se houver essa possibilidade, dê a si mesma esse momento de presente.

Você pode fazer um banho de imersão com água morna, sais de banho ou espumas de banho que proporcionam um momento de puro relaxamento e bem-estar. Os aromas são ótimos para viver o momento presente e curtir o banho relaxante.

Já a água morna ajuda a relaxar os músculos, reduzindo, em alguns casos, aquelas tensões musculares causadas pelo estresse diário. Além disso, é possível usar esse momento para cuidar dos cabelos, da pele, etc.

atividades relaxantes para as mamães

Gestante praticando meditação. Foto: Canva.

11. Contato com a natureza

Anteriormente, comentamos o quanto o contato com a natureza pode nos ajudar a entender melhor os ciclos da vida e contribuir para o nosso bem-estar emocional. Portanto, uma das atividades relaxantes para as mamães é justamente ter mais contato com a natureza no dia a dia.

Você pode reservar momentos para simplesmente curtir um parque, uma praia, uma montanha ou qualquer outra área natural que seja do seu interesse. Inclusive, é possível levar os pequenos para esse tipo de atividade, de modo a proporcionar momentos de descobertas para eles.

Tente observar cada plantinha, o som dos pássaros, a forma das nuvens. Tudo isso pode ajudar a conectar com o presente, reduzir a ansiedade e proporcionar sensações de prazer e bem-estar.

Veja mais: Benefícios do contato com a natureza na infância

12. Prática de mindfulness

Quando foi a última vez que você conseguiu se conectar plenamente com o presente? Pense um pouquinho sobre isso.

Na correria do dia a dia, é muito comum que fiquemos sempre pensando no depois, ou, ainda, remoendo coisas que aconteceram no passado – e que não podem mais ser mudadas e, por isso, estão fora do nosso alcance.

Tudo isso pode acabar nos levando a uma carga maior de ansiedade e estresse.

Em contrapartida, práticas focadas no aqui e no agora podem nos ajudar a reduzir esses sentimentos e sintomas, proporcionando momentos mais leves e agradáveis no dia a dia. E uma dessas práticas, portanto, é o mindfulness.

Essa prática consiste em um tipo de meditação focada na atenção plena, mas também pode se estender para diferentes momentos de nossa vida. É o caso de você estar, por exemplo, estendendo roupa, e dar total atenção a isso, ao invés de ficar “matutando” pensamentos que não têm a ver com o que está sendo vivido no momento.

Você pode experimentar dar mais atenção as sensações do corpo, aos cheiros que vêm das roupas, a textura sentida com as mãos, a temperatura do ambiente, enfim! São muitos estímulos que podemos focar para ter uma atenção maior voltada para o presente. Experimente. 🙂

13. Banho de vapor

Um banho de vapor, ou mesmo uma sauna, pode ajudar a relaxar na correria do dia a dia. Para isso, é possível usar um vaporizador facial em casa, que pode ser mais prático do que ir até uma sauna – afinal, nem todas as mamães teriam tempo para isso, certo?

Esse tipo de vaporizador é capaz de ajudar a abrir os poros, limpar a pele e até relaxar os músculos. Depois da vaporização, inclusive, é possível usar os seus produtos hidratantes favoritos, para penetrar profundamente na pele e assim ter um momento ainda mais completo de autocuidado.

Vale a pena experimentar, não acha?

Veja mais: Como diminuir os poros: 10 maneiras de cuidar da sua pele

atividades relaxantes para as mamães

Mulher praticando Yoga em casa. Foto: Canva.

14. Massagem

Receber ou praticar a automassagem pode ser uma das atividades relaxantes para as mamães curtirem de vez em quando. Existem muitas formas de fazer essas massagens, além de haver muitos produtos no mercado que podemos encontrar para esse tipo de prática, como os massageadores caseiros.

Além disso, ter óleos corporais com aromas agradáveis para esse tipo de momento pode ser uma boa alternativa.

Essas massagens ajudam a relaxar tensões, reduzir dores no corpo e podem, inclusive, melhorar a circulação sanguínea, promovendo uma série de benefícios para o corpo, além de ser algo extremamente relaxante para a mente, concorda?

E você não precisa de itens mirabolantes para se massagear. Pode usar coisas mais simples, fazendo massagens leves, apenas com o intuito de relaxar e aproveitar melhor o momento presente.

15. Momento de cuidados com a pele

Por fim, uma das atividades relaxantes para as mamães que pode ser incluída com mais facilidade na rotina é a de cuidados com a pele. Você pode reservar alguns minutinhos, especialmente depois do banho, para limpar, hidratar e aplicar produtos adequados para a sua pele ficar ainda mais bonita.

Lembre-se de adquirir produtos específicos para que se torne possível ter resultados ainda mais alinhados às suas características, ok?

E aproveite esse momento para sentir o cheiro dos hidratantes, sabonetes e outros produtos, além de massagear suavemente a pele, relaxando e aproveitando essa atividade só sua.

 

Esperamos que este guia, feito com muito carinho, realmente te ajude a ter momentos relaxantes em casa, pois você merece isso!

Veja agora: Banho de piscina com as crianças: Veja dicas de segurança!