Seu bebê está recusando alimentos? Veja como oferecer a ele!
Em suma, o momento de introduzir alimentos sólidos na dieta do seu bebê como um complemento ao leite é quando ele faz 6 meses de idade, ou às vezes um pouco antes disso.
Nesta fase, você terá que decidir o que oferecer ao seu bebê. É possível que ele aceite alguns alimentos muito rapidamente e recuse outros repetidamente.
Primeiramente, certifique-se de que seu bebê não esteja rejeito a comida por não estar pronto. Lembramos os sinais de que seu filho já pode começar a introdução alimentar: ele se senta sem ajuda, controla a cabeça, abre a boca e se move para frente quando lhe oferecem comida.
Se você tiver dúvidas sobre se o seu filho está ou não pronto para comer alimentos sólidos, a melhor coisa a fazer é perguntar ao seu pediatra.
Agora, se o seu bebê estiver rejeitando um alimento específico, não desanime. Só porque ele não o aceitou pela primeira vez, isso não significa que ele nunca mais tentará prová-lo novamente.
Às vezes, um alimento precisará ser oferecido até 10 ou 15 vezes antes de o seu filho aceitar comê-lo. Você pode oferecer esse alimento em dias diferentes e apresentá-lo de maneiras diferentes, para que seu bebê não fique irritado. O mais importante nesta fase é ter paciência!
Para apresentar um novo alimento, recomendamos que você escolha um momento em que você e seu bebê estejam calmos e sem pressa de seguir para outra atividade.
A princípio, seu filho ficará satisfeito com apenas algumas colheradas, portanto, não se preocupe se a quantidade parecer pequena.
Lembre-se de que, nesta fase, ele deve continuar bebendo leite, para que ambos os alimentos permitam que ele cresça saudável. Mas por que será que eles recusam tantos alimentos?
Por que o bebê está recusando alimentos? Descubra abaixo!
Para início de conversa, os bebês podem recusar a comida por vários motivos: podem estar cansados, distraídos, doentes ou simplesmente satisfeitos.
A partir de um ano de idade, o apetite também costuma diminuir, até porque a velocidade de ganho de peso diminui.
Ou seja, se nos primeiros meses de vida a criança chega a ganhar um quilo ao mês, entre o primeiro e o segundo aniversário o acréscimo de peso é de cerca de dois quilos, de acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O importante é que os pais saibam que, sempre que tiver fome, o bebê irá pedir por comida. Se ele tocar na colher ou afastá-la da boca, provavelmente quer dizer que já comeu o suficiente.
Quando novos alimentos entram na dieta, o bebê também tende a recusá-los. Esse período de adaptação é comum e pais e cuidadores precisam ter paciência para insistir, apresentando o alimento de diferentes formas.
Bebê comendo papinha, sentado no cadeirão. Crédito da foto: Freepik
Como lidar com a recusa do bebê?
Recusando alimentos: Veja aqui algumas para ajudar seu bebê a experimentar diferentes tipos de alimentos:
Primeiramente, faça suas refeições no mesmo horário em que oferece a comida ao filho. Ver os pais comerem pode estimular a criança!
Em segundo lugar, respeite os horários das refeições e acostume seu filho a comer nos lugares apropriados para isso.
Do mesmo modo, elogie quando o bebê estiver comendo, mesmo que pouco.
Contudo, se o seu filho recusar a comida, não o force. Por mais frustrante que seja, tente acalmá-lo e, depois de um tempo, ofereça outra vez.
E não se esqueça de que o seu bebê pode comer devagar, então seja paciente!
Além disso, saiba que usar comida como recompensa não é recomendado. Prefira recompensá-lo com uma ida ao parque ou brincadeira.
Da mesma forma, que tal explicar ao seu filho sobre as cores dos alimentos, sua consistência (se são macios, duros etc), como são gostosos e importantes para a saúde? Essa é uma outra maneira de introduzir os alimentos ao seu bebê!
Se você conhece outros bebês ou crianças que se alimentem bem, tente marcar para fazerem uma refeição juntos. Seu filho poderá seguir o bom exemplo.
Outra dica é: tenha em mente que o gosto muda. Em um dia, seu bebê pode adorar mandioquinha. No outro, pode jogar a mandioquinha para o alto. Mas não perca a esperança!
Mudar a forma como os alimentos são apresentados pode ajudar.
Outras dicas de como oferecer alimentos ao bebê são: