Existem alguns alimentos proibidos para bebês, que podem causar alergias, doenças e até acidentes domésticos. Por isso, separamos uma lista com 20 comidas perigosas. Porém, não descarte as recomendações do seu pediatra ou nutricionista, combinado? Nosso intuito é oferecer algumas informações, mas não substituímos as recomendações de profissionais. Considere essa premissa.
Veja mais: Como cuidar dos dentes do bebê?
Sobre a alimentação do bebê
Até os seis meses não é recomendado oferecer outro alimento para o bebê que não seja o leite materno ou fórmulas prescritas pelo médico e nutricionista, orientam os especialistas.
Após os seis meses, os pequenos já podem iniciar uma dieta com outros alimentos, mas sempre mantendo os cuidados na escolha.
Uma alimentação diversificada ajuda a criança a se desenvolver e ainda, se acostumar com outros tipos de alimentos.
A dica é testar alimentos mais saudáveis como frutas, verduras, vegetais e evitar os alimentos proibidos para bebês. Vamos conhecer alguns deles?
Bebê comendo frutinha. Foto: Canva
Alimentos proibidos para bebês – Conheça quais são os proibidos e quais são os perigosos
Para garantir um crescimento saudável do seu pequeno, é preciso conhecer os alimentos proibidos e perigosos para bebês. Continue a leitura e saiba mais sobre esses alimentos.
1- Leite de vaca para bebê de até 12 meses
O leite de vaca pode ser prejudicial para bebê de até 12 meses, pois contém uma proteína chamada caseína, de difícil digestão para o organismo do bebê.
Esse alimento, comercializado em caixinha e ingrediente principal de derivados como iogurte e queijos, podem provocar cólicas, desconfortos abdominais e até alergia nas crianças pequenas.
Veja também: Rotina com a criança: Dicas de como estabelecer. Confira
2- Alimentos enlatados para bebês
Durante a alimentação complementar, evite alimentos enlatados para o bebê, como por exemplo, milho, sardinha e entre outros.
Aqui inclui também a categoria dos embutidos e conservas como picles e palmito, podendo conter bactérias, conservantes e corantes que fazem mal à saúde do bebê.
3- Doces e açúcar até 24 meses
Até os 24 meses não se deve oferecer doces e açúcar para o bebê, sendo eles um dos causadores da obesidade infantil.
Além disso, as balas, chocolates, guloseimas e biscoitos recheados podem inibir o gosto de alimentos doces mais saudáveis, como das frutas.
4- Alimentos proibidos para bebês: sal em excesso
O sal em excesso é um dos alimentos perigosos para os bebês, pois é um dos vilões que causam elevação da pressão arterial e consequentemente doenças de coração na fase adulta.
Na hora de preparar os alimentos salgados, utilize alternativas mais saudáveis, evitando o uso de alta quantidade de sal, de temperos industrializados e de condimentos prontos.
5- Achocolatados até dois anos do bebê
Do mesmo modo que o leite, os achocolatados até os dois anos do bebê devem ser evitados.
Eles são ricos em açúcar e contribuem para a obesidade infantil. Esse alimento também pode resultar no desenvolvimento de diabete na infância.
6- Café deve ser proibido para o pequeno
O café deve ser proibido para o pequeno, sendo este um alimento rico em cafeína que causa diversos problemas na saúde do bebê.
Saiba que ao consumir café, o bebê poderá ficar mais agitado, ter cólicas, dores abdominais e dificuldades para dormir.
Bebê na cadeirinha e comendo. Foto: Canva
7- Cacau em pó deve ser evitado
Assim como o café, o cacau em pó deve ser evitado pelo bebê, pois poderá causar diversas complicações para a saúde do pequeno.
Após os 9 meses, a criança pode consumir poucas quantidades de cacau, podendo ser usado em bolos caseiros, mas sempre respeitando a orientação médica.
Leia mais: Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê? 8 dicas para você!
8- Sucos industrializados e refrigerantes
Os sucos industrializados e refrigerantes também são alimentos proibidos para os bebês.
Essas bebidas são ricas em açúcares e as gaseificadas causam cólicas intestinais e outras complicações abdominais.
9- Consumo de alguns chás para bebê
O consumo de chá para bebê deve ser evitado, pois nessas bebidas há uma substância chamada taninos.
Essa substância prejudica a absorção de ferro no organismo da criança, podendo ocasionar o desenvolvimento de anemia na infância.
10- Cereais para crianças e farinha láctea
Os engrossadores, como cereais e farinha láctea para criança, também são prejudiciais, sendo ricos em farinha e açúcar.
Esses dois ingredientes são pobres em nutrientes e responsáveis pelo aumento de peso dos bebês.
Mãe alimentando o seu bebê. Foto: Canva
11- Amendoim é proibido para bebês
As oleaginosas, como o amendoim, são proibidas para os bebês, pois podem provocar alergias e problemas de saúde na criança.
Saiba que o formato deste alimento também causa acidentes domésticos, como por exemplo, casos em que o bebê pode engasgar.
Leia também: Como estimular o bebê a engatinhar? Veja dicas!
12- Pipoca não pode dar para o bebê
Do mesmo modo, a pipoca não pode dar para o bebê, pois aumenta o risco de a criança engasgar com o formato do alimento.
Quando colocado sal e gordura na pipoca, ela se torna um alimento mais prejudicial, influenciando na predisposição de doenças cardiovasculares no futuro.
13- Chocolate deverá ser evitado até 2 anos
O chocolate deverá ser evitado até 2 anos do bebê, pois em sua composição existe um teor alto de gorduras e açúcares.
Em contrapartida, na composição do chocolate encontramos uma substância chamada ácido oxálico, que em contato com o cálcio resulta em uma substância difícil de ser absorvida pelo organismo.
Bebê comendo fruta. Foto: Canva
14- Alimentos como mel são proibidos para bebê
Nem todo alimento natural é recomendado para o bebê, por isso, os alimentos como mel são proibidos.
Como o sistema imunológico ainda não está bem desenvolvido, a criança sofre com mais frequência o risco de contaminação, podendo desenvolver o botulismo em casos de consumo de mel infectado por bactéria.
Alimentos proibidos para bebês: 15- Alguns tipos de biscoitos podem ser prejudiciais
Saiba que alguns tipos de biscoitos podem ser prejudiciais para o bebê, sendo o biscoito de maizena e de polvilho os principais.
O biscoito de maizena é rico em conservante e açúcar. Já o biscoito de polvilho é rico em gordura hidrogenada e sal, prejudicando a saúde do pequeno.
16- Salgadinhos e chips não são recomendados
Os salgadinhos e chips não são recomendados para os bebês, sendo esses ricos em sódio, açúcar, gorduras, conservantes e outras substâncias prejudiciais para os pequenos em desenvolvimento.
Prefira as receitas de salgadinhos que não sejam industrializados, optando por alimentos mais saudáveis para os pequenos.
Veja mais: Como estimular a criatividade das crianças?
Alimentos proibidos para bebês: 17- Alimentos proibidos para bebês: Gelatinas
Outros alimentos proibidos para bebês são as gelatinas, que apesar de saborosas, não devem fazer parte da dieta da criança.
A gelatina industrializada possui muitos conservantes, corantes, adoçantes artificiais e açúcares que fazem mal para o bebê em sua dieta complementar.
Menina comendo fruta. Foto: Canva
18- Comidas prontas e industrializadas
As comidas prontas e industrializadas como pizza, lasanha, hambúrgueres, entre outros, são ricas em sódio, gorduras, nitrato e espessantes.
Por causa dessas substâncias, elas devem ser evitadas pelas crianças, sendo assim substituídas por mamitas naturais.
Alimentos proibidos para bebês: 19- Frutos do mar e comida japonesa
Os frutos do mar e a comida japonesa são alimentos proibidos para bebês, devido à predisposição alérgica no pequeno.
A comida japonesa, por sua vez, contém alta quantidade de sódio, sendo uma substância prejudicial para os bebês ainda em fase adaptativa.
Especialistas orientam que a comida japonesa pode ser consumida por crianças acima de 2 anos, antes disso, não é recomendado.
Leia também: Coordenação motora: Você sabe estimular a do seu bebê?
20- Frutas como morangos, kiwi e uva
Apesar de serem considerados alimentos naturais, as frutas como morangos, kiwi e uva devem ser evitados por bebês com menos de 2 anos.
No caso dos morangos e kiwi, existe um risco maior de desenvolver alergias, por isso estão na nossa lista.
Já a uva, não é que ela precise ser proibida, na verdade, a uva não deve ser oferecida e consumida inteira, para que assim seja possível evitar os riscos de engasgo e asfixia.
Alguns alimentos devem ser proibidos, outros podem ser consumidos em determinadas etapas da vida da criança.
Portanto, verifique sempre quais são os alimentos proibidos para bebês e converse com seu médico para receber outras orientações, bem como tirar algumas dúvidas.
Importante: Este artigo não substitui as recomendações de profissionais da saúde. Mantenha a visita regular ao pediatra do seu filho.
Veja agora: Coordenação motora: Você sabe estimular a do seu bebê?