Você sabe como cuidar dos dentes do bebê

Neste artigo, apresentamos dicas práticas para manter a saúde bucal do pequeno sempre em dia, desde a sua chegada à família.

Afinal, os cuidados com os dentes e com a gengiva da criança devem estar pautados na rotina do bebê, visto que, muitos casos de problemas bucais futuros poderiam ser prevenidos logo na primeira infância.

Hábitos como má alimentação, usar chupeta ou chupar o dedo podem ser um dos fatores mais prejudiciais para a saúde dos dentes das crianças.

Publicidade

Assim como toda pessoa, a falta de higiene da boca traz resultados negativos como cáries, má formação dos dentes e doenças.

Até mesmo a gestante poderá realizar o pré-natal odontológico, avaliando o caso clínico da mamãe e orientando em como cuidar dos dentes do bebê.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Como cuidar dos dentes do bebê

Mãe ensinando o filho a escovar os dentes. Foto: Canva

Veja também: Sal de epsom: como ele promove a saúde da pele e a perda de peso

Como cuidar dos dentes do bebê – Descubra como fazer corretamente

Por volta dos 6 aos 10 meses começam a nascer os primeiros dentinhos da criança, sendo este o momento ideal para cuidar dos dentes do bebê.

Alguns bebês começam a dar indícios dos primeiros dentinhos logo no quarto mês de vida, por isso, depende muito do caso de saúde de cada criança.

Publicidade

Para saber se o dente do bebê está nascendo, faça uma avaliação da parte interna da boca, percebendo se há a presença de possíveis dentinhos.

O comportamento da criança também indica o nascimento dos dentes, principalmente se o pequeno está mais agitado, sem apetite, com coceira na gengiva e febre baixa.

Diante disso, para garantir os cuidados dos dentes do bebê comece desde cedo, antes mesmo do nascimento dos dentinhos.

É preciso higienizar e limpar a boca do recém-nascido sempre que necessário, depois com a presença dos primeiros dentes de leite iniciar a escovação.

Como cuidar dos dentes do bebê – Higienize e limpe a boca do recém-nascido

Uma dica que antecede a prática de cuidar dos dentes do bebê é a higienização e limpeza da boca do recém-nascido.

Essa dica é ideal, principalmente, para os bebês que estão mamando no copinho, fórmulas de leite e para os bebês que mamam na mamadeira.

Publicidade

O que pode acontecer é o contato com objetos e acúmulo de leite nos cantinhos da boca, já que o leite materno também faz a limpeza da parte interna e cuida da gengiva do bebê.

Para realizar a limpeza da boca, utilize uma gaze embebida com água filtrada, enrole no dedo indicador e limpe toda a parte da bochecha, língua e gengiva do pequeno, com movimentos delicados.

Veja mais: Ervas para respirar melhor: 5 plantas para o bem-estar do aparelho respiratório

Como cuidar dos dentes do bebê – Escove os dentes do bebê todos os dias

O cuidado com a dentição do bebê exige ensinamento para a criança, por isso, escove os dentes do pequeno todos os dias.

Você não precisa escovar os dentinhos a cada refeição, mas é indispensável que se faça essa prática por, pelo menos, duas vezes ao dia.

Escolha horários em que a criança não durma por longos períodos sem escovar os dentes, dando preferência após as principais refeições do dia.

Para fazer a escovação dos dentes do bebê, utilize uma escova pequena com cerdas bem macias para não machucar a gengiva da criança.

Diversos tipos de escova de dente. Foto: Canva

O creme dental também precisa ser exclusivo para bebês, com aprovação de odontopediatras e em quantidade de um grãozinho de arroz.

Na hora da escovação, faça movimentos leves, circulares, retilíneos e de vai e vem sobre a gengiva, sem que o bebê possa morder a escova.

Como cuidar dos dentes do bebê – Tenha cuidados com a alimentação do bebê

A partir dos seis meses, a criança já pode começar a comer alguns alimentos sólidos, porém, é preciso ter cuidados com a alimentação do bebê, pois esta pode acarretar problemas bucais.

Com a falta de higiene bucal e o consumo de guloseimas, como chocolates e balas, a predisposição para doenças e inflamações na boca podem se tornar mais frequentes.

Segundo a Associação de Brasileira de Odontopediatria (ABO), os bebês de até 2 anos não devem consumir alimentos adocicados como achocolatados, refrigerantes e chás.

O leite materno até os 6 meses deve ser exclusivo, sem acompanhamento de outros alimentos, pois é o leite da mãe que ajudará a desenvolver a arcada dentária e o fortalecimento da imunidade do bebê.

Bebê segurando ossinho de galinha. Foto: Canva

Leia mais: Como dar banho em um recém-nascido – Dicas importantes

Cuidados com os traumatismos bucais das crianças

É bastante comum as crianças com idade de engatinhar ou andar sofrer quedas, portanto, tenha cuidados com os traumatismos bucais das crianças.

O ideal é proporcionar um ambiente seguro, com proteção para escadas, móveis e também as janelas da casa.

Ao sofrer uma queda e bater com a boca, verifique a presença de hematomas, dentes quebrados e demais sintomas.

É recomendado que a criança passe por uma avaliação médica e odontológica para prevenir problemas futuros com o mau desenvolvimento da arcada dentária do bebê.

Esteja atenta ao uso de chupeta e mamadeira 

É necessário que os pais e cuidadores estejam atentos ao uso de chupeta (bico) e mamadeira para evitar alterações na mordida, nos ossos da face e o desencadeamento de sintomas negativos para a saúde bucal do pequeno.

Em decorrência da sucção forte da chupeta e mamadeira, o hábito pode resultar em problemas na respiração oral da criança, que consequentemente traz complicações para a saúde bucal infantil.

Entre os problemas resultantes da respiração oral do pequeno estão o mau hálito, gengivite crônica, a má formação da oclusão (mordida errada) e formação de dentes desalinhados.

Além disso, o hábito de chupar dedo também pode resultar em complicações para a saúde dos dentinhos do bebê. Esteja atenta(o)!

Mãe escovando a boca do bebê. Foto: Canva

Veja mais: Como dar banho no bebê? Dicas essenciais para esse momento!

Consulte um odontopediatra regularmente

Para prevenir e avaliar a condição de saúde bucal da criança é preciso consultar um odontopediatra regularmente e não apenas quando observar a presença de sintomas.

O ideal é que entre os 6 e 12 meses a criança vá ao dentista pela primeira vez, desde que não tenha, antes desse período, apresentado problemas de saúde bucal.

É o dentista quem poderá orientar as condições de saúde bucal da criança, verificar a presença de cáries e demais problemas relacionados.

Até mesmo a gestante pode fazer um pré-natal odontológico, avaliando e acompanhando a saúde dos seus dentes durante a gravidez.

Mas o que fazer se o dente da criança não nasceu? Você pode procurar um odontopediatra para avaliar a saúde bucal do seu filho. Dependendo do resultado, existem formas de resolver o problema de forma assertiva e cuidadosa.

Se você quer começar a cuidar dos dentes do bebê, inicie com as nossas dicas, bem como faça consultas regulares com o seu dentista.

Em caso de dúvidas, converse com um dentista

É importante ter em mente que as nossas dicas acima não substituem o acompanhamento de um profissional qualificado. Se você tem dúvidas com relação à dentição e aos cuidados com a boca do seu filho, converse com um dentista capacitado.

Veja agora: Como ensinar uma criança a escovar os dentes – 15 dicas para você