Saber limpar a escova de dentes do bebê é extremamente importante para manter a saúde bucal do pequeno.
Afinal, o uso começa desde cedo, pois é recomendado que logo quando nascem os primeiros dentinhos do pequeno, os pais e/ou cuidadores realizem a limpeza dos dentes da criança.
A rotina de limpeza inclui a escovação dos dentinhos e a passada do fio dental, sendo que a primeira deve ser realizada pelo menos duas vezes ao dia.
A escolha da escova de dentes também é bem importante. Por isso, o ideal é escolher um modelo com cerdas bem macias, tamanho menor e cabo fino para facilitar os movimentos durante a escovação.
São os pais, cuidadores e/ou educadores que devem fazer as primeiras escovações dos dentinhos das crianças até o momento que elas consigam segurar a escova com facilidade.
No artigo de hoje, apresentamos um passo a passo prático de como limpar a escova de dentes do bebê, em seguida, confira as dicas de cuidados ao incluir a escovação dental infantil na sua rotina.
Escovas de dente no banheiro. Foto: Canva
Veja mais: Início da gravidez: Confira os principais cuidados para a saúde
Como limpar a escova de dentes do bebê – Siga o passo a passo prático
Ao limpar a escova de dentes do bebê, você oferecerá um item de higiene para criança que esteja livre de bactérias, sujeiras e germes que possam prejudicar a saúde como um todo.
Assim como a escova de dentes do adulto, ela deve ser limpa e desinfetada pelo menos uma vez por semana.
Para fazer a limpeza correta da escova dental do bebê, montamos um passo a passo prático para você seguir. Acompanhe nos próximos tópicos!
Use antisséptico bucal para limpar a escova de dentes do bebê
Para fazer a desinfecção, use antisséptico bucal para limpar a escova de dentes do bebê, devendo ser usado apenas durante a limpeza e não diretamente na boca da criança.
A ideia é colocar a escova de dentes da criança em uma vasilha de vidro e adicionar o antisséptico bucal até tampar o item.
Deixe a escova submersa por, pelo menos, 1 minuto e depois enxágue com água corrente para tirar o excesso de produto.
Se preferir, use um antisséptico bucal de spray para desinfetar a escova de dentes todos os dias.
Leia mais: Ervas para respirar melhor: 5 plantas para o bem-estar do aparelho respiratório
Escovas de dente sobre o balcão. Foto: Canva
Escolha limpar a escova do bebê durante a noite
Uma dica é sempre escolher limpar a escova de dentes do bebê durante a noite, sendo este o momento em que a escova está fora de uso.
Ao final da escovação dental noturna da criança, faça o processo de mergulhar a escova de dentes no antisséptico bucal.
Não se esqueça de remover o excesso de produto em água corrente, batendo a escova na pia para remover a água do material.
Não utilize toalhas de rosto para secar a escova de dente, apenas chacoalhe para eliminar o excesso de água.
Uma dica é deixar a água escorrer com as cerdas viradas para baixo sobre um papel toalha limpo.
Guarde a escova de dentes do bebê em um local protegido
Com a escova de dente do bebê limpa, guarde o item em um local protegido e longe do contato com as bactérias do banheiro.
Alguns estudos apontam que ao deixar a escova de dentes no banheiro, o risco de contaminação por bactérias fecais é bastante provável.
Sendo assim, escolha guardar a escova de dentes do bebê em um local limpo e seco, como por exemplo, dentro de armários e com proteção.
É recomendado também limpar o porta escovas de dente para evitar o acúmulo de sujeira e germes onde serão guardadas as escovas de toda a família.
Veja mais: Dicas para ajudar seu filho a dormir mais rápido
Mãe escovando o dente com o bebê. Foto: Canva
Lave a escova dental do bebê antes de reutilizá-la
Para completar o processo de limpeza e desinfectação da escova de dentes do bebê, lave a escova dental da criança antes de reutilizá-la.
Mesmo com a limpeza da escova dental infantil, podem ficar vestígios de enxaguante bucal que, consequentemente, causam malefícios ao pequeno.
Por isso, antes de escovar os dentes do bebê novamente, lave a escova dental com água corrente filtrada, a fim de remover vestígios do enxaguante bucal.
Cuidados ao limpar a escova de dentes do bebê
Quando for higienizar e limpar a escova de dentes do bebê, será preciso tomar alguns cuidados, removendo bem o produto usado para limpar, fazendo a desinfectação periódica e outras dicas de cuidados que iremos falar nos próximos tópicos.
Não utilize a escova dental após a limpeza
Uma dica de cuidado é não utilizar a escova dental no bebê logo após a limpeza do item pessoal, mesmo com a desinfectação, pois o produto usado para limpar a escova pode fazer mal para a criança.
Os bebês precisam usar creme dental indicado para sua idade, que seja testado e aprovado por odontopediatras.
Os enxaguantes bucais antissépticos não são indicados para crianças, muitos deles contém álcool e outras substâncias que causam mal para o pequeno.
É recomendado deixar a escova de dentes da criança secar bem de um dia para o outro, por isso, o período ideal para limpar a escova de dentes do bebê é durante a noite.
Mulher lavando uma escova de dente. Foto: Canva
Leia mais: Seu filho tem medo de dormir? 7 dicas para que ele durma melhor e mais rápido!
Faça periodicamente a desinfectação da escova dental
Também é indicado fazer periodicamente a desinfectação da escova dental. Isso deve ser feito, pelo menos, uma vez por semana.
Durante a noite, após a última escovação do bebê, use o antisséptico bucal para mergulhar a escova de dentes da criança e depois lave em água correntes para remover os excessos.
Nunca coloque a escova dental no microondas ou lavadora de louça
Algumas receitas caseiras indicam atitudes que podem danificar o material, portanto, nunca coloque a escova dental no microondas ou lavadora de louça.
Ao colocar a escova de dentes no microondas o material poderá danificar, além do contato com produtos como detergente que podem ficar impregnado e serem prejudiciais para a saúde do bebê se você colocar a escova na lava louças.
Além disso, ao usar uma vasilha de vidro, as chances de contaminação são menores que um pote de plástico, por exemplo.
Troque a escova de dentes do bebê a cada três meses
Não se esqueça de que é preciso acompanhar a vida útil do produto, sendo necessário trocar a escova de dentes do bebê a cada três meses.
Assim como a escova de dentes do adulto, é preciso trocar a escovinha dental da criança periodicamente ou em outras situações, como por exemplo, ao final de um tratamento para resfriado ou gripe, é preciso renovar as escovas para eliminar vestígios de infecções e bactérias que acometem a saúde.
Da mesma forma, sempre verifique a integridade da escova. Se ela parecer “suja”, com um aspecto de velha, troque-a antes mesmo dos três meses de uso.
Veja também: Como estimular o bebê a mamar?
Viu só como é fácil limpar a escova de dentes do bebê? Então agora você não tem mais motivos para não aplicar essas dicas no seu dia a dia!
Bebê lavando a escova de dente. Foto: Canva
Visite o dentista regularmente
Lembre-se de que além de limpar a escova de dentes do bebê, bem como trocá-la periodicamente, você também deve levar o seu filho ao dentista.
Assim, as chances de manter a boa saúde bucal e a qualidade de vida do pequeno serão ainda maiores. Afinal, dessa forma você poderá tirar dúvidas, conhecer as melhores opções de produtos para o seu bebê e ainda aprender a higienizar a escova e os dentinhos. Invista nesse cuidado tão importante!
Leia agora: Como estimular o bebê a engatinhar? Veja dicas!