Investir em boas dicas para ajudar seu filho a dormir é um bom caminho para começar a estabelecer uma rotina para o sono. Afinal, muitas crianças podem ter dificuldades para dormir quando não há uma rotina na casa, há muitos estímulos à noite ou há a presença de medo do escuro, por exemplo.

Porém, algumas medidas valiosas podem começar a fazer a diferença no dia a dia do pequeno, viabilizando um descanso que venha a ser mais reparador.

Lembrando que as nossas dicas não substituem o acompanhamento profissional caso a criança tenha algum problema para dormir ou adormecer, ok? Considere as nossas dicas como sugestões para criar um ambiente confortável, e não como intervenções profissionais.

Dito isso, vamos ao conteúdo de hoje!

Publicidade

Veja mais: Crianças hiperativas: como identificar, quais os sintomas e como tratar?

dicas para ajudar seu filho a dormir

Menino dormindo abraçado na pelúcia. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Dicas para ajudar seu filho a dormir mais rápido

As nossas dicas para ajudar seu filho a dormir melhor e mais rápido consistem em pequenos hábitos positivos que podem aumentar o conforto e o bem-estar dos pequenos. Isso porque preparar o organismo para o descanso é uma forma de desacelerar a mente e proporcionar mais tranquilidade na hora de adormecer.

Portanto, novamente reiteramos que não listamos intervenções médicas, mas sim, boas práticas que podem induzir o sono e garantir um ambiente mais aconchegante para os pequenos. Confira:

1. Procure estabelecer uma rotina de sono

Às vezes, a criança pode estar com dificuldade para adormecer ou muito agitada porque a família não estabeleceu uma rotina de sono para o pequeno. O ideal é que o seu filho tenha o horário de dormir e acordar relativamente equilibrado e recorrente, ou seja, não fique mudando os horários todos os dias.

Dessa forma você ajuda o seu pequeno a regular o que chamamos de “relógio biológico”, viabilizando uma rotina mais estabelecida que ajuda a induzir o sono no horário certo.

Publicidade

Do mesmo modo, lembre-se de que cada idade pode exigir uma quantidade de horas de sono específica, e a rotina deverá se basear nisso. Converse com o seu médico pediatra para saber qual é a melhor quantidade de horas de sono para o seu filho.

Além disso, considere manter a casa silenciosa e pouco iluminada depois que a criança for se deitar. Afinal, se os pais ficarem muito agitados ou estiverem rindo/assistindo televisão alta, a criança poderá ficar curiosa e com desejo de participar. Crie um ambiente propício ao sono.

Veja também: Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê? 8 dicas para você!

dicas para ajudar seu filho a dormir

Menina pequena dormindo. Foto: Canva

2. Dicas para ajudar seu filho a dormir: Mantenha o conforto do quarto

O quarto também deve ser bem preparado para o descanso dos pequenos. Afinal, um ambiente bagunçado, sujo ou com um aspecto desagradável podem tirar o conforto e, consequentemente, impactar na indução do sono da criança.

Sendo assim, considere analisar fatores como:

Publicidade
  • Iluminação do quarto, que deve ser reduzida antes de dormir e o mais escuro possível na hora de dormir.
  • Roupa de cama, que deve ser limpa e confortável.
  • Invista em aromaterapia e deixe o quarto com um cheirinho agradável e acolhedor.
  • Invista no uso de um pequeno aparelho de som, apenas para ter uma música de ninar suave antes da criança dormir de fato.
  • Lembre-se de analisar a temperatura do ambiente, que deve ser adequada para um sono confortável.
  • Cuidado com os ruídos, e procure deixar o quarto o mais silencioso possível.

Todos esses detalhes ajudam a deixar o quarto mais acolhedor e aconchegante.

Veja mais: Como organizar o guarda-roupa do bebê? Dicas interessantes!

3. Pratique a higiene do sono com o seu filho

A higiene do sono, basicamente, consiste em uma verdadeira preparação para o descanso. É o caso de reduzir a iluminação da casa, tomar um banho relaxante, beber um chá quente, se acomodar em uma poltrona confortável antes de ir para o quarto, etc.

Sendo assim, você pode estabelecer um verdadeiro ritual do sono com o seu filho, incluindo práticas que possam ser relaxantes e bastante confortáveis. Escolha, junto com o seu filho, quais serão essas atividades relaxantes e considere cumpri-las todos os dias.

dicas para ajudar seu filho a dormir

Menina dormindo. Foto: Canva

4. Evite colocar televisão, computador ou outro eletrônico no quarto do pequeno

Um ponto muito importante e que deve ser discutido é com relação à inclusão de aparelhos eletrônicos no quarto da criança.

Oferecer televisão, videogame ou computador pode ser algo um pouco arriscado quando pensamos nas dicas para ajudar seu filho a dormir. Isso porque diversos estudos apontam que os eletrônicos podem atrapalhar o sono e o descanso, bem como as crianças podem esperar os pais irem dormir para usar os seus consoles.

Portanto, a ideia é ter um ambiente propício para esses eletrônicos, deixando-os fora do quarto da criança.

Menina se preparando para dormir. Foto: Canva

Veja mais: Quanto tempo seu filho passa no celular? Veja as recomendações da OMS

5. Dicas para ajudar seu filho a dormir: À noite, comece a diminuir a luminosidade da casa

Conforme a noite vai se aproximando, considere começar a diminuir a luminosidade da casa. Claro que durante as tarefas, o seu filho merece uma boa quantidade de iluminação para estudar, mas quando chegar o momento de se preparar para dormir, considere deixar apenas algumas luzes acesa.

Se essas luzes forem amarelas e quentes, a sensação de aconchego pode até ser maior. Aqui, você pode investir em abajures e luminárias com lâmpadas não tão intensas, bem como pode usar o pisca-pisca em alguns cômodos. Crie um ambiente confortável para que o sono comece a aparecer.

Mãe observando bebê dormindo. Foto: Canva

6. Brinque de contação de histórias antes de dormir

A contação de histórias pode ser uma atividade relaxante que induz a criança ao sono. O ideal é utilizar um tom de voz mais baixo, ao mesmo tempo em que se apresentam as gravuras e a história em si.

Você pode até pedir para que o seu filho leia as histórias, caso ele já esteja alfabetizado. Acima de tudo, essa prática pode ajudar a criança a explorar ainda mais a literatura, ao mesmo tempo que compartilha um momento incrível com você.

Veja mais: História infantil para dormir: ‘O sapo que zombou dos amigos’

7. Converse com o seu filho utilizando um tom de voz mais baixo

Às vezes, você pode simplesmente se deitar ao lado do seu filho e ficar conversando com ele sobre algumas situações que aconteceram ao longo do dia. Utilize um tom de voz mais tranquilo, que possa acalmá-lo.

Basicamente, você até pode contar “histórias”, sejam elas inventadas ou não. Vale a pena apresentar histórias da sua vida, contar acontecimentos e situações da sua infância, e assim por diante.

Dessa forma vocês poderão compartilhar um incrível momento de interação, enquanto começam a acalmar os ânimos para dormir.

Se você unir esse momento lindo com muitos carinhos, seu filho poderá amar as sensações vividas. Vale a pena testar!

Pai e filha dormindo. Foto: Canva

8. Dicas para ajudar seu filho a dormir: Faça uma massagem relaxante no pequeno

Uma massagem relaxante também não poderia deixar de entrar na nossa lista de dicas para ajudar seu filho a dormir. Você pode usar um óleo corporal infantil com cheirinho de lavanda, por exemplo, e massagear os pezinhos, as mãozinhas, e assim por diante.

Seu filho sentirá o carinho e ainda terá um relaxamento a mais para dormir bem. E o aroma de lavanda também poderá contribuir na hora de vivenciar boas sensações.

Veja mais: Autocuidado na maternidade – Dicas importantes

Mãe e filha dormindo. Foto: Canva

9. Evite muitos estímulos antes de dormir

Por fim, considere evitar o excesso de estímulos antes de dormir. Cuidado com o excesso de sons, brinquedos, imagens, cores, luzes… Deixe o ambiente mais calmo, menos barulhento e com menos objetos/brinquedos espalhados.

Assim, pouco a pouco o seu pequeno poderá começar a se acalmar, pronto para embarcar em mais uma noite de sono.

 

Esperamos que essas dicas para ajudar seu filho a dormir possam lhe ajudar. Bom descanso!

Veja agora: Como fazer seu bebê dormir e ter um sono tranquilo