Translator

 

Como fazer seu bebê dormir e ter um sono tranquilo? Confira nossas dicas simples e infalíveis para o bebê dormir melhor e a noite toda!

Publicidade

É normal que nos primeiros meses de vida o bebê demore para dormir ou não durma a noite toda, pois pode acordar a cada 2 ou 3 horas para se alimentar.

Ou ainda por se sentir desconfortável e desprotegido, o que pode ser desgastante para os pais, que estão acostumados a descansar durante a noite.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Assim, é importante criar um ambiente acolhedor para o bebê, com iluminação e temperatura adequados, deixar o bebê numa posição confortável, usar roupas que não o apertem e criar uma rotina para dormir.

Na verdade, o número de horas que o bebê deve dormir depende da idade e do seu grau de desenvolvimento, mas o recomendado é que o recém-nascido durma entre 16 a 20 horas por dia, distribuídas em períodos de poucas horas ao longo do dia.

No entanto, com o crescimento, é possível que o bebê durma a noite toda e sozinho. Entenda a partir de quando o bebê pode dormir sozinho.

Veja só nossas dicas!

Publicidade
bebê dormir

Bebê dormindo. Crédito da foto: Freepik

O que fazer na hora de dormir? Veja nossas dicas para seu bebê dormir a noite toda!

Algumas dicas para fazer antes da hora de dormir e que ajudam o bebê a se sentir mais relaxado e seguro, para dormir a noite inteira são:

1. Reproduzir o ambiente do útero

Para bebês de 1 a 3 meses, reproduzir o ambiente que tinham quando estavam no útero pode ser uma grande ajuda para dormir por mais tempo e melhor.

Isto porque nesta fase, o bebê ainda não tem noção de que não está dentro do útero.

Por isso, colocar o bebê junto ao corpo da mãe, ou do pai, ou pegar o bebê no colo e embalar, fazendo movimentos suaves de balanço, ajudam o bebê a sentir como se ainda estivesse dentro da barriga, fazendo-o dormir calmo e tranquilo.

2. Embrulhar o bebê

Do nascimento até à idade de 4 ou 5 meses, os bebês possuem um reflexo de sobressalto que pode acontecer durante o sono, no qual sentem como se estivessem caindo, e essa sensação de queda pode levar o bebê a acordar algumas vezes durante o sono.

Publicidade

Uma boa forma de garantir que o bebê se sinta seguro é mantendo-o na posição em que estava dentro da barriga, encolhido.

Para fazer isso, deve-se embrulhar o bebê em uma manta ou fralda, mas sem apertar, e evitar colocar roupas que deixem o bebê muito esticado ou que atrapalhem seus movimentos.

Assim, evita-se que o bebe tenha o reflexo de sobressalto e acorde assustado.

3. Reproduzir um ruído branco

O ruído branco é um som consistente e suave que abafa qualquer outro som que possa perturbar o sono do bebê, como ruídos pela casa ou barulhos vindos de fora, como conversas, carros na rua ou latido de cachorros, por exemplo.

Esse tipo de ruído é especialmente importante para acalmar o bebê pois recria o mesmo tipo de som que o bebê escutava quando estava na barriga da mãe, o que deixa o bebê mais calmo e seguro, permitindo um sono mais tranquilo e duradouro.

Além disso, um ambiente muito silencioso pode assustar o bebê, ativando o córtex cerebral, o que pode fazer o bebê acordar assustado à noite.

Para criar o ruído branco pode-se usar um ventilador, desde que o vento não fique voltado para o bebê, comprar aparelhos eletrônicos de ruído branco ou utilizar aplicativos no celular.

4. Criar um ambiente confortável no quarto

Manter o quarto com uma temperatura confortável, nem muito quente, nem fria, e com iluminação adequada, mantendo o quarto mais escuro e desligando luzes fortes pela casa, pode ajudar o bebê a dormir melhor por toda a noite.

Outra dica importante, é fechar a janela para evitar os barulhos externos e as cortinas para reduzir a iluminação que vem da rua.

No entanto, pode-se deixar uma luz de presença indireta, como uma lâmpada de tomada, para que a criança, caso acorde, não se assuste com o escuro.

5. Deitar o bebê no berço

O bebê deve dormir no berço desde que nasce, para se acostumar com a sua cama e conseguir dormir mais facilmente, em um ambiente que ele aprenda a reconhecer como um lugar seguro.

Assim, os pais devem colocar o bebê no berço ainda acordado para reconhecer que é hora de dormir, facilitando o sono tranquilo e por toda a noite.

Além disso, o berço é o local mais confortável e seguro para o bebê dormir, pois dormir no chiqueirinho ou na cadeirinha é desconfortável e provoca dor no corpo e, na cama dos pais pode se tornar perigoso, porque os pais podem machucar o bebê durante o sono.

bebê dormir

Bebê dormindo. Crédito da foto: Freepik

Como fazer seu bebê dormir e ter um sono tranquilo? Confira dicas!

6. Dar de mamar antes de dormir

Outra forma de ajudar o bebê a pegar no sono mais rápido e a dormir por mais tempo é colocar o bebê para mamar antes de dormir, pois deixa o bebê saciado e com mais tempo até sentir fome novamente.

No entanto, com o crescimento do bebê, deve-se estimular o desmame noturno, para que o bebê durma por mais tempo à noite.

Bebê dormir – 7. Vestir um pijama confortável

Quando colocar o bebê para dormir, mesmo que seja para fazer uma soneca, deve-se sempre vestir um pijama confortável para que o bebê aprenda qual a roupa que veste na hora de ir para a cama.

Para garantir que o pijama é confortável é importante preferir uma roupinha de algodão, sem botões ou fios e sem elásticos, para não machucar nem apertar a criança.

8. Oferecer um ursinho para dormir

Alguns bebês gostam de dormir com um brinquedo para se sentirem mais seguros e, geralmente, não existe problema algum a criança dormir com um bichinho de pelúcia pequenininho.

Porém, deve-se escolher brinquedos que não sejam muito pequenos porque existe chance de o bebê colocar na boca e engolir, assim como bonecos muito grandes que podem sufocar a criança.

No entanto, crianças com problemas respiratórios, como alergias, asma ou bronquite, não devem dormir com bonecos de pelúcia, pois por acumularem poeira, podem piorar a doença respiratória.

Bebê dormir – 9. Fazer uma massagem

Alguns bebês ficam sonolentos após uma massagem nas costas e pernas, por isso, esta pode ser uma forma de ajudar o bebê a pegar no sono mais rápido e por mais tempo, sendo também uma excelente opção para criar a rotina para o sono do bebê.

10. Trocar a fralda antes de dormir

Por fim, quando os pais vão colocar o bebê para dormir devem trocar a fralda, limpando e lavando a região genital para que a criança se sinta sempre limpa, seca e confortável.

Isso porque a fralda suja pode incomodar e deixar o bebê desconfortável e atrapalhar o sono, além de poder provocar irritação na pele. Não se esqueça!

bebê dormir

Bebê recém-nascido embalado em mantinha, dormindo no colo da mamãe. Crédito da foto: Freepik

O que fazer ao longo do dia para o bebê dormir melhor?

Algumas dicas para fazer ao longo do dia podem ajudar estimular o sono do bebê à noite e fazê-lo dormir a noite toda, e incluem:

Bebê dormir – 1. Limitar a duração das sonecas

As sonecas durante o dia são muito importantes para o desenvolvimento do bebê e o número de horas varia de um bebê para o outro.

No entanto, uma das formas de fazer o bebê dormir a noite toda é limitar a duração das sonecas durante o dia.

Ainda assim, é importante que a mãe ou o pai observem se o bebê precisa de cochilos mais longos, desta forma, deve-se aumentar o tempo das sonecas.

2. Estimular o bebê durante o dia

Estimular o bebê durante o dia, aproveitando o tempo em que está acordado, desde os primeiros meses, pode ajudar o bebê a dormir melhor pois a interação e os estímulos provocam cansaço e um sono mais profundo.

No entanto, deve-se ter atenção para não cansar em excesso o bebê, pois nesse caso, ocorre um aumento do cortisol, o hormônio do estresse, que pode deixar o bebê muito agitado, com sinais como coçar os olhos ou pegar e puxar as orelhas, que significam que o bebê vai demorar mais para dormir.

Bebê dormir – 3. Identificar os sinais de sono

Saber identificar os sinais de sono no bebê é importante para entender qual o melhor momento para colocar o bebê para uma soneca ou para dormir.

Geralmente, os sinais de que o bebê está com sono são: ter um olhar mais distante e parado ou ficar mais lento.

É neste momento que deve-se pegar o bebê no colo, embalar, levá-lo para o quarto, criar o ambiente confortável e ligar o ruído branco, para permitir que o bebê adormeça de forma calma e tranquila a noite toda.

Quantas horas de sono é o ideal? Descubra aqui de acordo com cada idade! 

4. Criar uma rotina para dormir

Alguns estudos mostram que criar uma rotina é fundamental para sinalizar ao bebê que é hora de dormir, deixando-o mais relaxado.

Esta rotina deve ser fácil e simples de fazer todas as noites e por todas as pessoas da casa.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  • Fazer uma massagem relaxante;
  • Dar um banho antes de dormir;
  • Amamentar à meia-luz;
  • Reduzir a luz do quarto;
  • Ligar o ruído branco;
  • Cantar uma canção de ninar;
  • Contar uma historinha.

A rotina da hora de dormir pode ajudar a criar associações positivas de sono para o bebê, fazendo-o dormir no horário certo de forma tranquila, relaxada e por toda noite.

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e siga as nossas dicas! Seguindo elas, você verá um resultado muito positivo sobre o sono do seu bebê, que irá melhorar bastante.

Assim ele terá uma noite de sono bem tranquila – e você também!

Leia também sobre como lidar com o corpo delicado do bebê aqui, no Mil Dicas de Mãe.

Até a próxima!