autocuidado na maternidade é uma peça-chave para o mantimento da saúde e da qualidade de vida. Pensando nisso, fizemos este conteúdo com o intuito de ajudar você a elaborar uma rotina que contemple bons hábitos de autocuidado. Acompanhe e saiba mais!

Para ler depois: Hábitos saudáveis para mulheres mães – Veja algumas dicas!

Dicas de autocuidado na maternidade

autocuidado na maternidade

Filha beijando o rosto da mãe. Foto: Freepik

A saúde mental materna importa e, por isso, investir no autocuidado na maternidade é também investir em saúde, bem-estar e qualidade de vida. Tenha isso em mente quando pensar em estratégias que podem deixar a sua rotina muito mais saudável e agradável.

Publicidade

Para começar da melhor forma possível, considere as nossas sugestões a seguir e inclua em sua rotina aquelas que fizerem sentido para você:

1. Não se esqueça de ter uma hora para apreciar a sua própria companhia

A sua companhia é muito importante para muitas pessoas, e isso é um fato. Só que mais do que isso, essa companhia também deve ser apreciada por você mesma. Por isso, quando pensar em formas de praticar o autocuidado na maternidade, considere separar um momento para você.

Tire uma hora do seu dia, ao menos, para ler um livro que você gosta, meditar, descansar, se arrumar, enfim! Faça algo que seja agradável para você e que impulsione a sua própria companhia.

Veja mais: Saúde mental na maternidade: Cuidados importantes

2. Cuide da sua autoimagem

autocuidado na maternidade

Mãe e filha brincando e sorrindo. Foto: Freepik

A sua autoimagem é aquela “amiga” que está com você 24 horas por dia, todos os dias. Saber cuidar dela é importante para garantir a autoestima, a autoconfiança, o bem-estar e, acima disso, a saúde.

Publicidade

Sendo assim, separe um momento para cuidar da pele, dos cabelos, das unhas e de quaisquer outros processos que possam elevar o seu bem-estar diante do espelho.

Porém, cuidado para não cair no erro de buscar se encaixar em padrões, hein? Foque na sua saúde mental, não no que os outros vão dizer.

3. Alimente-se bem e mantenha o corpo hidratado

Cuidar da alimentação e da hidratação são formas muito efetivas de praticar o autocuidado na maternidade. Você estará protegendo a saúde do seu organismo, proporcionando mais disposição para si mesma e, ainda, poderá desencadear uma série de efeitos positivos na sua vida.

Afinal, quem se alimenta melhor pode ser mais feliz, disposto, animado, concentrado, atento, e por aí vai. Experimente cuidar dessa área da sua vida e veja como isso pode ser prazeroso!

Veja mais: 7 dicas de decoração que potencializa sua autoestima

4. Cuide da sua saúde mental

autocuidado na maternidade

Mãe e filha posando para a foto. Foto: Freepik

Publicidade

O autocuidado na maternidade também perpassa os cuidados com a saúde mental. Isso quer dizer que dar atenção às suas emoções, escutar o que o seu coração diz e ficar atenta aos pensamentos que lhe vêm à mente são ações muito importantes e interessantes.

À medida que o tempo passa, você consegue aprender a lidar melhor com as adversidades e com as emoções que surgem em determinadas circunstâncias. Isso impede que momentos de estresse passem dos limites e atrapalhem a sua vida, por exemplo.

Neste caso, o ideal é que você sempre pratique o autoconhecimento e busque a psicoterapia para mergulhar ainda mais em si mesma.

5. Tome um banho demorado e relaxante e desfrute do autocuidado na maternidade

Um autocuidado na maternidade que pode ser super simples de colocar em prática, e que também pode fazer toda a diferença em nossa rotina, é o de tomar um banho demorado e relaxante.

Experimente se desconectar de tudo! Ligue uma música que lhe traga boas sensações e tome o seu banho sem pressa. Use os seus produtos favoritos e que tenham um aroma bastante agradável. Ensaboe o seu corpo com cuidado, dando atenção às sensações sentidas na pele, e assim por diante.

Aflore os seus sentidos durante o relaxamento e veja como isso pode mudar o seu dia.

Veja mais: Como cuidar da saúde mental dos filhos?

6. Pague por uma massagem relaxante para ter autocuidado na maternidade

Gestante fazendo alongamento. Foto: Freepik

Assim como um bom banho pode ser visto como uma prática de autocuidado na maternidade, uma massagem relaxante pode ter o mesmo efeito.

Se possível, pague por uma sessão e aproveite para curtir esse momento só seu. Tente mentalizar apenas coisas positivas e que lhe tragam boas sensações, para que o momento seja ainda mais agradável e interessante.

Dessa forma você poderá voltar “renovada” para a casa, sentindo-se mais tranquila.

7. Invista em um hobby agradável para praticar o autocuidado na maternidade

Certamente, se fôssemos pensar em algo indispensável na vida de qualquer ser humano, além das questões voltadas à sobrevivência, poderíamos listar o hobby como algo importantíssimo.

Por meio dele você consegue se desconectar dos problemas, relaxa a mente, pode movimentar o corpo (dependendo do hobby), estimula boas sensações e promove uma pausa na rotina corrida.

Sendo assim, descubra quais são os seus hobbies e procure encaixar cada um deles na sua agenda. Acredite, isso pode mudar a sua vida!

Veja mais: Esgotamento mental na maternidade: Como lidar com isso?

8. Não “abocanhe” todas as demandas da maternidade

Mãe e filha posando para a foto de rosto. Foto: Freepik

A maternidade pode ser bastante desafiadora, e isso é mais do que um fato. Porém, devemos ter em mente que algumas tarefas podem ser delegadas para que você não se sobrecarregue com tudo o que precisa ser feito.

Afinal, não existem mulheres com superpoderes, mesmo que a sociedade procure vender essa imagem. Assim sendo, o ideal é que você comece a montar uma rotina que respeite os seus limites, aprendendo a dizer não quando necessário e sabendo delegar tarefas que podem sobrecarregar a rotina.

9. Deixe algo preparado para cuidar do seu eu do futuro

Sabe aquelas tarefinhas chatas que ficamos procrastinando, mas que, na prática, não levam nem 10 minutos para serem executadas? Bom, você pode considerar deixar ela pronta para o seu “eu” do futuro.

Assim, quando chegar o amanhã, você se sentirá muito bem consigo mesma por já ter concluído algo importante. Consequentemente, esta é mais uma prática de autocuidado na maternidade que vale a pena incluir na sua rotina.

Mãe amamentando o sue bebê. Foto: Freepik

E você nem precisa querer correr contra o tempo para resolver mil tarefas – o ideal é que você foque naquelas que fazem sentido, de fato. Assim você irá “desafogar” a sua rotina e se sentirá melhor no dia seguinte. Levante e faça as pequenas coisas e veja como elas podem ser grandes depois!

Boa sorte na sua nova fase da maternidade!

Veja mais: Sal de epsom: como ele promove a saúde da pele e a perda de peso