Se você deseja investir em hábitos saudáveis para mulheres mães, não pode deixar de acompanhar este nosso guia de hoje. Nele nós apresentamos 7 opções bastante interessantes, e que podem facilmente colocadas em prática de forma gradativa. Acompanhe e saiba mais!
Veja também: Como cuidar da saúde mental dos filhos?
7 hábitos saudáveis para mulheres mães
Os hábitos saudáveis para mulheres mães exigem dedicação e, em muitos casos, paciência. Afinal, não é da noite para o dia que um novo hábito se instaura, certo? Assim sendo, veja as sugestões abaixo como um ponto de partida para a sua qualidade de vida elevada – e não como regra:
1. Cuidado com os gatilhos de estresse
Vetor representando cuidados com a saúde mental. Foto: Freepik
Nós sabemos que a vida de uma mulher mãe costuma ser bastante estressante. Porém, quando conseguimos identificar gatilhos evitáveis, tudo pode se tornar mais leve.
Por exemplo, vamos supor que você se estressa com o fato de deixar muita coisa para a última hora. Nessa caso, o ideal é que você crie uma agenda que minimize esse gatilho do estresse.
Esse tipo de atuação é muito importante para garantir não somente o bem-estar mental, como também o físico. Afinal, questões emocionais podem aparecer no corpo, com dores psicossomáticas e até mesmo doenças.
Fique de olho nos gatilhos de estresse e procure contorná-los ou evitá-los sempre que possível.
Leia mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões
2. Tente estabelecer uma rotina de sono – na medida do possível
Outro ponto muito importante, mas que também sabemos que é um grande desafio, é o sono da mulher.
Dormir bem é essencial por uma série de motivos. Quando descansamos a nossa mente, temos as seguintes vantagens:
- Memória mais ativa e saudável.
- Maior capacidade de concentração e foco.
- Raciocínio melhorado.
- Humor mais equilibrado.
- Menos estresse e diminuição dos índices de ansiedade.
- Mais disposição, motivação e energia.
- Qualidade de vida de uma forma geral.
- Saúde de diversos sistemas e funções do nosso organismo.
- Apetite organizado.
- Entre outros fatores.
Por isso, um dos hábitos saudáveis para mulheres mães que deve estar na lista de prioridades é o de cuidados com o sono.
Cuide do seu horário de deitar e acordar, e solicite ao seu parceiro ou parceira que lhe ajude caso o bebê acorde de madrugada. Assim, todo mundo cede um pouquinho e a organização do sono é melhor.
Leia mais: Hidratar a pele do bebê é fundamental para evitar irritações de pele. Conheça a fralda com loção hidratante [VÍDEO]
3. Cuidado com os excessos de alimentos ruins
Vetor de mulher em dúvida com relação ao que comer. Foto: Freepik
Os alimentos ruins, como os que têm muita gordura ou são ultraprocessados, podem causar uma série de malefícios para o nosso organismo. Talvez, hoje você não perceba os efeitos que esse tipo de alimento tem provocado na sua vida e na sua saúde… Mas, à medida que o tempo passa, o nosso corpo vai ficando mais “saturado” dos alimentos ruins.
Sendo assim, se você realmente quer investir em hábitos saudáveis para mulheres mães, foque em cuidar da sua alimentação.
É claro que você não precisa ser uma pessoa completamente paranóica, que conta caloria por caloria ou grama por grama. Entretanto, comer de maneira equilibrada, consumindo o que você gosta (e que não faz bem) de maneira moderada é muito importante.
Lembre-se de que a sua saúde, no médio e longo prazo, depende exatamente do que você está consumindo e fazendo hoje. Qual futuro você deseja deixar para si mesma?
4. Hábitos saudáveis para mulheres mães: Pratique exercícios físicos
Os exercícios físicos são tão importantes quanto os outros hábitos saudáveis para mulheres mães que mencionamos até aqui. Ele precisa estar lado a lado da alimentação saudável, somado aos cuidados com a saúde mental e com o sono.
Por meio dos exercícios as mulheres podem colher diversos frutos positivos, como por exemplo:
- Melhora no sono – tudo se torna um ciclo de benefícios.
- Sensação de prazer e bem-estar.
- Proteção a mais para a saúde cardiovascular.
- Melhora a capacidade respiratória.
- Protege a saúde.
- Aumenta a autoestima e a autoconfiança.
- Diminui as crises de estresse e ansiedade.
- Melhora o foco e a concentração.
- Melhora o aspecto da pele, cabelos e unhas.
- Faz com que tenhamos um hobby muito positivo.
A prática diária de exercício físico é importantíssima. Encontre algum exercício que seja prazeroso para você e crie esse hábito incrível.
5. Aprenda coisas novas e estimule a mente
Mulher estudando no sofá da sala. Foto: Freepik
Aprenda algo novo sempre que puder. Se for possível estudar e aprender alguma coisa, por mínima que seja, todos os dias, melhor ainda. Dessa forma você estará estimulando o seu cérebro, melhorando a sua memorização e ainda expandindo a sua mente.
Quando aprendemos coisas novas nós nos sentimos mais felizes com nós mesmos, além de que a autoestima intelectual impacta diversas esferas de nossas vidas.
Nossa saúde mental e cerebral também é muito beneficiada com essa prática. Faça o teste e observe os resultados!
Leia mais: Barriga pós-parto: dicas para voltar a boa forma com saúde
6. Hábitos saudáveis para mulheres mães: Beba água adequadamente
Manter o corpo hidratado, e beber água do jeito certo, é muito importante para a saúde do organismo. Para as mulheres mamães que amamentam, a ingesta de água deve ser ainda mais equilibrada.
Por isso, no caso da amamentação, converse com o seu médico para que seja possível analisar a quantidade de água adequada ao seu organismo. E se não estiver amamentando, lembre-se de ingerir, ao menos, dois litros de água por dia.
Mas faça essa ingestão do jeito certo! Isto é, nada de beber 500 ml a cada 5 horas. Beba pequenos goles, ao longo do dia, levando a sua garrafinha com você. Assim você irá permitir que o seu corpo fique hidratado e a água não entre em excesso – a ponto de logo ser despejada pela urina.
7. Hábitos saudáveis para mulheres mães: Cuide do seu círculo social
Amigas felizes posando para a foto. Foto: Freepik
Você sabia que dentre os principais hábitos saudáveis para mulheres mães está o círculo social na qual elas se inserem? Pois é!
As pessoas que estão à sua volta podem lhe ajudar a se sentir mais segura, feliz e de bem com a vida, como pode acontecer o contrário.
Por isso, cerque-se de pessoas que você ama e que lhe fazem bem. Fique perto de quem acredita em você, não de quem está a todo momento lhe diminuindo. Assim você protege a sua saúde mental e, consequentemente, a física.
Bons hábitos para você!
Veja agora: Como lidar com o esgotamento mental na maternidade?