Saber como estabelecer uma rotina de sono para o bebê pode ser assustador para muitas mamães, especialmente as de primeira viagem. Porém, não precisamos transformar esse momento em um “bicho de sete cabeças”.

Afinal, é possível estabelecer uma rotina do sono do bebê seguindo algumas recomendações básicas, mas muito eficientes.

E, para isso, convidamos você para continuar neste texto até o sim. Esperamos lhe ajudar a criar uma rotina que seja verdadeiramente eficiente e que faça com que você e o seu filho tenham boas noites de sono. Vamos lá?

Para ler mais tarde: Cólica do bebê: Como identificar? Saiba como!? Saiba como!

Publicidade
Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê

Mãe e bebê. Foto: Freepik

Dicas de como estabelecer uma rotina de sono para o bebê

Conseguir estabelecer uma rotina de sono para o bebê é de suma importância para instaurar uma boa regulação de seu relógio biológico.

É através da higiene do sono e dessa rotina que o seu filho compreenderá o que é dia e o que é noite. Além disso, é através desse processo que ele aprenderá a ser mais ativo no momento certo, e mais calminho nas situações mais propícias.

Para isso, um caminho “árduo” deve ser seguido. Mas não se assuste! Ele só é “árduo” porque deve ser seguido todos os dias. Mas, à medida que o tempo passa, você constrói bons hábitos e consegue estabelecer uma rotina de sono para o bebê com mais facilidade.

Abaixo, portanto, elencamos 8 dicas fundamentais para isso. Continue lendo.

1- É preciso fazer um trabalho em conjunto para estabelecer a rotina de sono do bebê

O primeiro ponto que você deve considerar na hora de pensar em como estabelecer uma rotina de sono para o bebê é com relação às responsabilidades de pai e mãe.

Publicidade

É preciso deixar claro que o sono do bebê não é obrigação apenas de um dos pais! Ambos devem trabalhar em conjunto e de maneira harmoniosa para conseguir criar uma rotina adequada.

Isso quer dizer que não deve ser apenas a mãe a responsável por preparar o bebê para dormir; assim como ela não deve ser a única a levantar no meio da noite.

Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê

Rotina sono bebê – Bebê segurando no dedinho da mãe. Foto: Freepik

Esse desequilíbrio de tarefas pode causar efeitos colaterais no casamento, impactando o relacionamento a dois. Da mesma forma, consequentemente o processo de estabelecer uma rotina de sono para o bebê fica mais difícil e “pesado”. E, por fim, quem sofre junto disso tudo é o filho.

Leia mais: Horas de sono: Descubra de acordo com a idade da criança!

2- Crie uma rotina relaxante (e rigorosa) para o sono do bebê

A rotina de sono do bebê só será instaurada se o processo de construção da mesma for rigoroso. Isso quer dizer que você deve repetir, todos os dias, o mesmo “ritual” de sono para conseguir fazer com que o bebê fique, digamos, “treinado”.

Publicidade

Para isso é fundamental que você estabeleça uma rotina relaxante para os momentos antes do soninho. Aqui você pode:

  • Dar um banho relaxante no bebê, depois de alimentá-lo.
  • Abaixar as luzes da casa, 30 minutos antes do sono.
  • Massagear o seu bebê com óleos específicos.
  • Levá-lo para um ambiente com uma musiquinha relaxante.
  • Contar uma historinha em tom de voz baixo.
  • Acariciar de maneira muito afetuosa.
Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê

Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê – Bebezinho dormindo. Foto: Freepik

Tudo isso seguindo uma cronologia que se repete todos os dias. Dessa maneira o seu filho irá criar um senso do que “vem a seguir”, à medida que a rotina vai se repetindo. E consequentemente ele conseguirá dormir mais facilmente.

3- Cuidado com a ideia de “cansar” o bebê deixando-o acordado até mais tarde

Muitas pessoas ainda crêem no mito de que o bebê precisa ficar acordado até mais tarde para conseguir dormir melhor à noite. Mas na verdade essa atitude é apenas prejudicial para o pequeno, por alguns motivos. São eles:

  • O bebê, quando muito cansado, tende a ficar muito irritado. Essa irritação provoca muito choro e, consequentemente, atrapalha o sono e dificulta o descanso.
  • Fazer com que o bebê fique acordado em momentos inoportunos fará com que o relógio biológico dele fique todo bagunçado.
  • Quanto mais vezes isso se repetir, mais difícil será instaurar uma rotina do sono do bebê.

Por isso, lembre-se de que bebês pequenos devem dormir por volta das 19h30! E não à noite, tarde, quando os pais também vão dormir.

Veja também: Adultos e o Sono: Como aproveitar melhor as poucas horas?

4- Não pegue o seu bebê no primeiro sinal de choro – às vezes ele nem acordado está

Muitas vezes o bebê pode choramingar, gemer ou suspirar durante à noite, pelo simples fato de estar se movimentando na cama.

Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê – Bebê recém-nascido dormindo. Foto: Freepik

Ou seja, ele está apenas se acomodando e se ajeitando. Isso não quer dizer que cada choro/suspiro é um momento em que ele está acordado.

Por isso, antes de sair da sua cama e já ir buscar o bebê, experimente dar uma espiada na babá eletrônica: veja se o seu filho está de olhos abertos e se mexendo muito.

Quando ele estiver acordado, o choro tenderá a ser mais estridente. Nas demais situações, você pode deixar ele se tranquilizar sozinho.

5- Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê: Alimente o seu filho adequadamente ao longo do dia

Você sabia que até mesmo a alimentação do seu filho, durante o dia, é importante para estabelecer uma rotina de sono para o bebê? Isso mesmo.

Um bebê bem nutrido e bem alimentado tem as funções corporais em um maior equilíbrio, e isso inclui o sono e a vigília. Sendo assim, esteja sempre atenta aos horários da amamentação e procure manter uma alimentação adequada para o seu filho.

Acredite, você perceberá que estabelecer uma rotina de alimentação também irá impactar na qualidade do sono do pequeno.

Veja também: Mamãe zumbi: gravidez dá sono? Como lidar com isso?

6- Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê: Não deixe de apostar nas sonecas diurnas

Da mesma maneira que “cansar o bebê” deixando-o acordado até mais tarde é um mito (que causa efeito rebote), não permitir que ele durma durante o dia também é.

Embora muitas pessoas ainda achem que deixar o bebê acordado o dia todo fará ele ter mais sono durante a noite, isso não é verdade.

Novamente, o que pode acontecer é o contrário. O cansaço pode ser tanto que a irritação atrapalha o sono do bebê. Além de que essas sonecas diárias são fundamentais para o desenvolvimento do seu filho.

Leia mais: Sono da gestante: Veja como dormir melhor durante a gestação

Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê – Bebê fofo na cama. Foto: Freepik

Por isso, se você tem um bebê com menos de 6 meses, as sonecas podem acontecer até 5 vezes ao longo do dia (ou a cada 3 horas, mais ou menos). Já para bebês acima dessa idade, o soninho pode se repetir umas 3 vezes por dia.

7- Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê: Cuidado com a temperatura do ambiente

A rotina de sono do bebê também precisa ser instaurada a partir de um ambiente confortável. E, para isso, a temperatura deve ser levada em conta.

Certifique-se de que as roupas do bebê estão sempre adequadas à temperatura. Também lembre-se de que o ar-condicionado pode deixar o ar muito seco, prejudicando a respiração e o descanso. Aqui, o uso de umidificadores de ar pode ser interessante.

Foque sempre em observar o comportamento do seu filho e a qualidade da temperatura, do ar e da claridade no ambiente em que ele dorme.

8- Cuidado com as quebras de padrão na rotina do sono do bebê

Mencionamos no decorrer deste conteúdo que para saber como estabelecer uma rotina de sono para o bebê é necessário entender a importância de seguir algo rigoroso. E voltamos a reiterar isso, sob outro ponto de vista: as quebras de padrão.

Rotina do sono bebê: Bebezinho dormindo. Foto: Freepik

Se você está seguindo uma rotina regrada e específica, cuide para não quebrar o padrão de uma forma muito brusca. Cuide, ainda mais, para não tornar as quebras cada vez mais recorrentes.

Alguns exemplos de quebra de padrão:

  • Mudança de casa/reformas em casa.
  • Mudança de emprego de algum familiar.
  • Viagens em família.
  • Férias.
  • Fim de semana.
  • Entre outras possibilidades.

É claro que você não vai precisar se abdicar de tudo, o resto da vida, para focar em um horário estritamente regrado. O que estamos querendo dizer é que quando o assunto é como estabelecer uma rotina de sono para o bebê, precisamos de consistência.

E a consistência só acontece se você persistir e impedir que grandes quebras de rotina aconteçam. Aqui, a organização e o planejamento são peças-chave.

Como criar rotina de sono para recém-nascido? É a mesma coisa?

Basicamente sim. Embora muitas pessoas não saibam, a rotina do recém-nascido pode começar a ser posta em prática desde a primeira noite. Aqui você pode:

  1. Seguir as dicas de criar um horário regrado para banho, comidinha e relaxamento antes de dormir.
  2. Estabelecer um ambiente confortável.
  3. Ter horários específicos para as sonecas diárias.
  4. Não quebrar a rotina facilmente.
  5. Entre outras medidas que ensinamos no decorrer deste texto.

Esperamos, de coração, que este conteúdo ajude você na hora de estabelecer uma rotina de sono para o bebê. Qualquer dúvida e sugestão deixe um comentário. Até a próxima!

Leia agora: