Melhorar o sono da gestante é indispensável para que toda a gravidez seja vivida de maneira confortável e sem causar ansiedade ou estresse. Afinal, quando dormimos bem, tendemos a ter muito mais disposição, motivação e sensação de bem-estar, não é mesmo?

Por conta disso, nada melhor do que investir em uma rotina que priorize o sono de qualidade e desencadeie muitos benefícios para a mulher.

Em nosso conteúdo de hoje, no entanto, você encontra diversas dicas que poderão melhorar o sono da gestante de uma maneira muito efetiva. Veja:

sono da gestante

Casal deitado e dormindo. Foto: Freepik

Publicidade

Como melhorar o sono da gestante?

Para melhorar o sono da gestante é preciso compreender que, sim, a mulher se sentirá mais cansada ao longo do dia e isso é extremamente normal. Ou seja, a sensação de cansaço sentido ao longo do dia não necessariamente está relacionado com uma noite mal dormida.

Com isso em mente, fica mais fácil você construir uma rotina que respeite os seus limites e disponibilize conforto e bem-estar. Veja as nossas considerações a respeito disso:

Tire cochilos ao longo do dia

Como mencionamos, é extremamente normal a mulher sentir-se cansada ao longo do dia. Isso acontece por conta dos níveis hormonais sofrerem tantas alterações ao longo do desenvolvimento da gestação.

O problema surge quando esses desequilíbrios hormonais também são responsáveis por eliminar o sono à noite, fazendo com que a mulher chegue a ter crises agudas de insônia.

Sendo assim, a melhor maneira de driblar o cansaço proveniente disso é investindo em cochilos ao longo do dia. Acredite, 2o ou 30 minutos de sono ao longo do dia já podem fazer com que você se sinta muito mais empolgada e disposta.

Veja também: Horas de sono: Descubra de acordo com a idade da criança!

Publicidade
sono da gestante

Gestante dormindo de lado. Foto: Freepik

Pratique a higiene do sono todos os dias

A higiene do sono também é indispensável para que o sono da gestante seja mais qualificado e revigorante. Mas, como praticá-lo corretamente? Na realidade, é bem simples:

  • Procure manter o ambiente em um clima agradável para dormir, mantendo o ar condicionado em 24 graus, por exemplo.
  • Troque a roupa de cama com frequência, isso ajuda a criar a sensação de conforto e bem-estar.
  • Não use aparelhos eletrônicos depois das 20h, eles podem atrapalhar o equilíbrio entre sono e vigília.
  • Não consuma alimentos muito pesados à noite.
  • Tenha um horário fixo para se deitar e respeite-o.
  • Leia antes de dormir.
  • Não pratique exercícios pesados à noite.

Procure manter uma rotina de horas de sono

Seguindo o ponto trazido no tópico sobre a higiene do sono, lembre-se de manter uma rotina que seja equilibrada e não fique oscilando com o passar dos dias.

Isto é, estabelecer um horário para se deitar e para acordar é essencial para garantir que o sono da gestante seja qualificado e equilibrado. Dessa forma você conseguirá acostumar o seu corpo com os horários e melhorar a qualidade do seu descanso.

Leia mais: Infecção urinária: Como ocorre e como tratar?

sono da gestante

Gestante dormindo na poltrona. Foto: Freepik

Publicidade

Faça atividades físicas adequadas para gestantes

Cuidado com a prática de exercícios físicos! Você precisa manter uma rotina de atividades que respeite a gestação. Ou seja, nada de sobrecarregar o corpo, ok? Aqui, o acompanhamento de um educador físico se faz necessário para melhorar os seus resultados.

Além disso, o horário da prática de exercícios também precisa entrar em pauta: se exercitar muito tarde pode fazer com que você tenha mais dificuldades para dormir à noite.

Eleve a cabeceira da cama para evitar a falta de ar

Quando a gestação já estiver mais avançada, você pode elevar a cabeceira da sua cama para evitar a falta de ar na hora em que você se deita.

Essa pequena mudança fará com que a respiração fique mais leve e a sua barriga não atrapalhe o conforto na hora de dormir.

Se a sua cabeceira não for regulável, experimente usar mais de um travesseiro para dormir.

Leia mais: Falta de ar na gestação: porque acontece e como driblar

Faça massagens nas pernas para melhorar o sono da gestante

Para induzir o sono da gestante, é possível apostar em massagens com óleos vegetais e essenciais. Esses óleos (como o de lavanda) possuem propriedades sedativas que podem ajudar a relaxar e a promover um sono mais tranquilo.

Gestante dormindo de lado. Foto: Freepik

Além disso, as massagens nas pernas podem diminuir a retenção de líquidos, as dores e o desconforto. Assim, automaticamente a mulher se sente mais confortável e pronta para dormir.

Dormir de lado pode ser a melhor alternativa

Quando você já estiver com a barriga maior, experimente dormir de lado para melhorar o fluxo sanguíneo e consequentemente sentir-se mais confortável.

Dê preferência por se deitar do lado esquerdo, pois do lado direito você pode ainda sentir-se desconfortável e até mesmo com certa falta de ar.

Tome banhos mornos à noite

Se ainda assim o sono da gestante não for confortável, um bom banho morno antes de se deitar pode ajudar a induzir o sono. Isso se deve ao fato de que a água morna dilata as veias e permite uma circulação sanguínea melhor, que consequentemente relaxa mais os músculos e promove o bem-estar.

Como consequência, a tendência é que a mulher sinta-se mais confortável na cama, melhorando assim o seu descanso e dormindo mais rápido.

Gestante deitada de lado no sofá. Foto: Freepik

O sono da gestante deve ser priorizado

Todo mundo merece dormir bem, assim como todo mundo sabe que uma noite de sono mal dormida é capaz de desencadear em crises de estresse, ansiedade e desconfortos ao longo do dia. Por isso, priorize o sono da gestante para que ela tenha uma gestação ainda mais confortável.

Veja nossos conteúdos relacionados ao tema: