Muitas famílias se questionam sobre atividades que podem ajudar a fortalecer o vínculo entre pais e filhos, a fim de tornar a união da família ainda mais intensa. Afinal, em alguns casos, realmente pode ser um pouco confuso saber quais atividades aproximam os adultos dos pequenos.

E embora cada família possa ter a sua própria dinâmica, existem atividades que costumam auxiliar na aproximação e fortalecer o vínculo entre todos. Quer saber quais podem ser essas atividades? Confira este guia completo!

Veja mais: O que os bebês gostam de fazer? Veja brincadeiras legais!

fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Pai e filho conversando felizes. Foto: Canva.

Publicidade

Como fortalecer o vínculo entre pais e filhos?

Antes de qualquer coisa, queremos deixar claro que não existe um método infalível de fortalecer o vínculo entre pais e filhos. Cada família tem a sua própria maneira de ser e de demonstrar o amor. Alguns demonstram o amor de uma maneira, outros de outra, faz parte das relações humanas.

Descobrir quais formas ajudam a transparecer esse amor pode te ajudar a se aproximar dos pequenos. Além disso, existem, sim, atividades que podem ser bem interessantes na hora de criar memórias em família que serão lembradas para sempre com muito carinho.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A seguir, apresentamos algumas ideias e sugestões para que você reflita e se inspire, encontrando práticas que possam ser envolventes para os seus pequenos. Vamos nessa?

1. Contação de histórias para fortalecer o vínculo entre pais e filhos

A contação de histórias pode ser uma excelente ferramenta na hora de fortalecer o vínculo entre pais e filhos. Isso porque, a família pode criar um verdadeiro momento para as historinhas serem contadas.

Por exemplo, vocês podem estipular que toda quarta-feira à noite haverá o momento da contação. A cada semana, um fica responsável por contar a história, preparar o ambiente, usar acessórios que estejam relacionados à historinha, e assim por diante.

Também pode ser possível desenvolver a rotina de cada um criar historinhas para contar, uma vez ao mês, uns para os outros. Desse modo, todos se comprometem na brincadeira, estimulam a criatividade e a imaginação, e vivem momentos inesquecíveis.

Publicidade

Veja também: Benefícios da literatura infantil e em quais momentos incluir na rotina

2. Momento culinária

Que tal reservar um dia da semana ou do mês para escolher uma temática e fazer o momento culinária de toda a família? Vocês podem escolher um país e pesquisar sobre as comidas típicas do local.

Depois, vão ao supermercado comprar ingredientes específicos para cada prato, avaliando e pesquisando, em conjunto, quais podem ser os melhores.

Em casa, cada um fica responsável por alguma etapa da receita, trabalhando em equipe para preparar pratinhos deliciosos e cheios de sabor.

Esses momentos podem criar histórias inesquecíveis e servir de base para o fortalecimento do vínculo familiar, promovendo proximidade e interação de forma espontânea e genuína.

E, ah! Lembre-se de permitir que as crianças também escolham o tema da noite, para que todos participem bastante da brincadeira, hein?

Publicidade
fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Filho beijando a bochecha da mãe. Foto: Canva.

3. Dia do cinema para fortalecer o vínculo entre pais e filhos

O dia do cinema também pode ser uma boa ideia, desde que todos participem ativamente, claro. Vocês podem decidir, em conjunto, qual será o gênero do filme e qual filme será escolhido para toda a família.

Também poderão preparar as comidinhas que serão aproveitadas neste momento, criando ainda mais animação e motivos para amar o dia do cinema.

Na sala, podem montar uma cabana com TNT, usar pisca-pisca para criar um clima diferente, e assim por diante.

Apenas não se esqueça de escolher um filme que seja adequado à faixa etária das crianças, para que a experiência seja a mais positiva possível, combinado?

Veja mais: Inteligência Emocional e Cinema – 18 melhores filmes infantis

4. Acampamento no quintal

O quintal da sua casa tem um espaço razoável que permite que seja feito um acampamento em família? Então, que tal considerar essa possibilidade para fortalecer o vínculo entre pais e filhos?

Nesse acampamento, vocês não precisam focar apenas na ideia de “dormir fora”, mas, sim, podem considerar uma série de outros fatores, como:

  • Fazer uma fogueira em conjunto;
  • Cantar cantigas à noite;
  • Contar histórias uns para os outros;
  • Brincar de jogos que possam ser interessantes ao ar livre;
  • Comer comidinhas saborosas;
  • Entre outras possibilidades.

Essa atividade pode estimular o espírito aventureiro dos nossos pequenos, além de permitir que eles tenham um contato ainda maior com a natureza.

5. Conversas cotidianas

Um ponto muito importante que podemos considerar na hora de fortalecer o vínculo entre pais e filhos é a simples conversa cotidiana. Mas o que seria essa conversa? Seria o simples hábito de perguntar como foi o dia da criança, o que ela fez de bom, como foi na escola, etc.

Ao mesmo tempo, os adultos também podem falar dos seus dias, do que fizeram e deixaram de fazer, e assim por diante.

Em outros momentos, pode-se conversar sobre o que a família está fazendo, contar algo sobre o contexto atual, etc. Por exemplo, se os pais estão cuidando do jardim, pode-se aproveitar esse momento para nomear as flores, explicar como cuidar delas, e assim por diante.

A conversa aproxima, fortalece vínculos e faz com que a família fique mais unida. E não se esqueça, as crianças também têm muito a dizer e querem comentar sobre coisas diversas. Permita que elas participem ativamente das conversas, ok? Inclusive selecionando os temas que serão falados.

Outro ponto relevante, que vale a pena destacarmos neste tópico, é sobre escutar, de verdade, a criança, e não apenas permitir que ela fale. Ouça o que ela diz, pergunte, pondere com ela, acolha as emoções, ajude-a a colocar os pensamentos em palavras, etc.

Afinal, como a criança irá aprendera se comunicar da melhor forma se, na prática, ninguém se comunicar com ela? Pois é! Pense nesse aspecto e ouça mais a criança, deixando-a falar e expressar seus pensamentos diversos.

fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Pais passeando com o filho pequeno ao ar livre. Foto: Canva.

Veja mais: A importância de conversar com as crianças: Você sabe qual é? [VÍDEO]

6. Jogos de tabuleiro para fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Bons jogos de tabuleiro também são ótimos para criar uma proximidade maior entre os familiares. Durante as rodadas de jogos, todos podem rir, se divertir e até mesmo se desafiar.

Isso gera memórias de interação significativa, que podem ficar marcadas para sempre na mente dos pequenos. Além disso, muitos pais amam ver a evolução das crianças e o desenvolvimento delas durante os joguinhos.

Outro ponto interessante é que essas atividades estimulam a competitividade saudável, a atenção, o raciocínio e muito mais. Logo, é um verdadeiro combo de benefícios.

7. Esportes em família

A prática de esportes gera muitos benefícios para as crianças, pois estimula a disciplina, o foco, a competitividade saudável, o autocontrole e muito mais. Além disso, fornecem subsídios para uma prática de exercícios saudável.

E tudo isso pode ser ainda mais bem aproveitado quando essa prática é feita em família. Nesse caso, o vínculo familiar também poderá ser trabalhado e fortalecido, de modo a aproximar todos.

Sua família pode avaliar quais esportes mais combinam com os perfis de cada membro, montando times e grupos para brincar nos fins de semana ou até mesmo participar de algum tipo de campeonato que acontece entre famílias mesmo.

Quem sabe, esse tipo de atividade acabe despertando um lado atlético nos seus filhos, não é mesmo?

Veja também: Esporte para crianças: o melhor para cada faixa de idade

8. Montar uma horta juntos

Montar uma hortinha pode ser algo incrível para fortalecer o vínculo entre pais e filhos. Vocês podem iniciar indo à agropecuária ou floricultura escolher quais serão as hortaliças da horta, considerando o espaço que têm disponível em casa.

Depois disso, podem preparar o terreno, plantar as mudinhas e cuidar, diariamente, dessas plantinhas.

Incentive a criança a ter responsabilidades sobre a horta, regando sempre que necessário, cuidando para não haver pragas, e assim por diante.

Mais tarde, vocês podem fazer a colheita em conjunto, enquanto a criança descobre a beleza da natureza por meio de uma atividade tão simples.

Essa proximidade entre os familiares, ao montar uma hortinha, poderá fortalecer o vínculo e, ainda, ensinar muito sobre a natureza e sobre a vida, concorda?

fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Pai ensinando filho a andar de bicicleta. Foto: Canva.

9. Desenvolver um diário para fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Se os seus pequenos adoram papelaria ou desenhos, montar um diário em conjunto pode ser uma excelente maneira para fortalecer o vínculo entre pais e filhos.

Nesse diário, vocês podem registrar a temática que quiserem. Por exemplo, podem fazer um diário das férias, com recortes, colagens, desenhos e escritas, feitos todas as noites durante as férias.

E também podem fazer um diário de uma viagem, diário de fim de semana, diário com resumo do mês, enfim! São muitas as possibilidades.

Cabe a vocês escolherem o que faz mais sentido e combina com o que vocês desejam anotar e memorizar, por meio dos registros cheios de amor. Mais tarde, como por exemplo depois de um ano, podem olhar as páginas e relembrar os momentos vividos, criando laços ainda mais duradouros.

Veja também: Dica de livro: O Diário de Bordo do Parto

10. Caminhadas ao ar livre

Caminhar ao ar livre, perto de casa ou em cidades vizinhas e locais diferentes, pode ser uma forma de fortalecer o vínculo entre pais e filhos. Assim, a família pode conhecer locais diferentes ou simplesmente observar as casas, comércios e até paisagens que têm perto de casa.

Durante a caminhada, pode-se conversar, contar sobre o dia, inventar histórias sobre o que está sendo visto e até coletar itens, como folhas, pedras e flores, para colar no diário, caso exista algum.

Além de tudo, essa atividade ainda será um exercício físico para toda a família, combatendo o sedentarismo em conjunto.

fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Família feliz se abraçando. Foto: Canva.

11. Cursos em família para fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Sabe aqueles cursinhos que podem ter na sua região? Eles também podem servir de subsídio para fortalecer o vínculo entre pais e filhos. Para isso, você pode matricular a sua família e todos participarem desse cursinho, que pode ser de artes, dança, música, culinária, artesanato, enfim!

Essas atividades podem promover aprendizagem e interações valiosas, além de ser uma maneira de se divertir e curtir um momento junto com quem amamos.

Vocês podem decidir em conjunto qual será o curso que vocês irão fazer, permitindo que todos votem nas possibilidades. Além disso, podem fazer mais de um curso, de tempos em tempos, vivendo momentos super diferentes do cotidiano, concorda?

No fim das contas, poderão usar essas habilidades para criar novas rotinas e até tradições em casa. Por exemplo, se fizerem um curso de culinária, poderão ter as noites na cozinha, nas quais todos cozinham e aproveitam para preparar delícias em conjunto.

Perceba que cada atividade para fortalecer o vínculo entre pais e filhos pode gerar muitas outras, fortalecendo ainda mais a interação entre todos os envolvidos.

Veja mais: Qual a importância da arte na infância?

12. Desenvolvimento de tradições únicas

Como comentamos no começo deste artigo, cada família é única e possui as suas próprias características. É impossível replicar a história de uma família e os sentimentos que são nutridos dentro dela.

Por isso, nossa sugestão para fortalecer o vínculo entre pais e filhos é justamente pensar em tradições que podem ser únicas da sua família. Pense um pouquinho na história de vocês, no que sempre foi importante para todos e nas coisas que têm grandes significados.

Isso pode ajudar na hora de refletir sobre ideias de tradições que poderão ser criadas de modo a ter atividades que sejam a cara de vocês.

E nem estamos falando de coisas mirabolantes, podem ser coisas simples, como ter a noite de escrever cartas uns para os outros, ter tradições natalinas específicas, enfim. Não precisa ser algo “exclusivo”, mas pode ser algo que esteja alinhado com a personalidade de vocês.

Dessa forma, pode-se ter algo ainda mais único e significativo, que será responsável por criar memórias cheia de afeto, carinho e amor. Acredite, essa análise pode fazer a diferença!

Outro ponto importante, sobre esse fator, é que não há necessidade de criar do zero uma tradição, nem “forçar a barra” para isso. Às vezes, temos tradições familiares que apenas executamos, mas nem nos damos conta delas.

Experimente fazer essa análise e veja como a sua família pode ter atividades que já faz, e que podem ser ainda mais fortes.

fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Pai contando história para o filho. Foto: Canva.

13. Limpeza doméstica em conjunto para fortalecer o vínculo entre pais e filhos

Você sabia que incluir  as crianças na limpeza e organização da casa também pode fortalecer o vínculo entre pais e filhos? Isso porque elas estarão compartilhando esses momentos com você.

Além disso, aprenderão o quanto o trabalho em equipe é valioso, e o quanto cuidar das nossas coisas é recompensador.

Os momentos em família, durante a faxina, podem ser mais descontraídos, e focados nessa proximidade, na responsabilidade das crianças, etc. Não espere que os pequenos já façam tudo perfeito, mas, sim, incentive que façam do jeitinho deles, como for possível, pouco a pouco.

À medida que o tempo passa, eles irão adquirir mais habilidades para limpar a casa do jeito que você gosta. Mas, nesse momento, a proximidade e o vínculo que são criados nessas atividades podem ser mais importantes.

Experimente esse tipo de atividade e viva momentos mais próximos com os pequenos.

 

Esperamos que este conteúdo possa ter te inspirado de alguma maneira. Até mais!

Veja agora: