Confira nosso guia de esporte para criança adequado para todas as idades; porque o esporte deve ser, antes de tudo, uma saída e uma fonte de diversão.

Crianças praticando esportes

Crianças praticando esportes – Foto: Freepik

Na vida de muitas crianças, o esporte é parte integrante e fundamental do crescimento físico e psicossocial: na verdade, ele não só ajuda no desenvolvimento físico, mas favorece encontros e amizades e ajuda a suavizar o caráter.

O esporte deve, antes de tudo, divertir quem o pratica, seguindo suas inclinações naturais e, eventualmente, acontecer ao ar livre.

Publicidade

A realização de atividades físicas deve começar por volta dos 3 a 4 anos por meio de disciplinas que permitam que a criança tenha consciência de seu corpo no espaço, enquanto na faixa etária de 7 a 9 anos as atividades em equipe são preferidas.

Vamos conhecer as atividades esportivas mais indicadas para cada idade.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Veja também: Futebol feminino: ótimos motivos para sua filha também jogar bola!

Esporte para criança de 3 Anos

Natação

Natação – Foto: Freepik

natação parece ser o melhor esporte para iniciar um percurso esportivo, aliás é viável desde os três anos de idade.

A natação estimula todos os grandes grupos musculares, sem expor a criança a riscos graves de trauma locomotor.

Esporte para criança de 4 e 5 Anos

Esporte para crianças

Ginástica artística – Foto: Freepik

Publicidade

ginástica artística ou rítmica, ideal é revelada já por volta dos cinco anos de idade. Esse esporte, de fato, permite que a criança desenvolva uma boa coordenação neuromuscular e controle do corpo no espaço. Além disso, essa atividade também requer um esforço muscular considerável.

Até o Atletismo é um esporte que exige um esforço de todos os músculos: correr, pular e lançar objetos; são atividades normais na vida de uma criança que podem ser direcionadas para uma disciplina.

Esporte para criança de 6 Anos

Esporte para crianças

Futebol – Foto: Freepik

Por volta dos seis anos é possível começar a cultivar o espírito de equipe e o respeito pelo adversário: o futebol, pode ser uma boa solução.

Embora preferidas pelos homens, ao longo dos anos as meninas também se aproximaram dessas atividades, obtendo considerável sucesso. Ambos os esportes combinam atividades atléticas e esportivas, embora na forma de um jogo.

Esporte para criança de 7 anos

Artes marciais

Artes marciais – Foto: Freepik

Publicidade

É em torno da faixa etária de seis a oito anos que começam a ser propostos esportes que aprimoram a concentração e a coordenação: artes marciaistênis ou esgrima podem ajudar na intenção.

Essas atividades, além de fortalecerem a atenção às regras e o respeito ao adversário, desenvolvem harmoniosamente todos os grupamentos musculares. Atividades que requerem o uso de uma ferramenta, como esgrima ou tênis, também auxiliam na correção de eventuais assimetrias no desenvolvimento muscular.

 

Esporte para criança de 8 Anos

Ciclismo

Ciclismo – Foto: Freepik

Chegou aos oito anos de idade, a criança já deve ter desenvolvido um bom senso de perigo; é por esta razão que se recomenda o ciclismo, combinado com dispositivos de segurança pessoal adequados (capacete, luvas).

O esporte deve ser praticado ao ar livre, em contato com a natureza, e permite um bom desenvolvimento da função cardiorrespiratória.

Tipos de esporte para criança

Natação

“A natação é o esporte mais completo”. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Na verdade, a natação é recomendada desde cedo.

A natação ajuda a coordenação e permite que os músculos trabalhem sem sobrecarregá-los. Isso torna a coluna mais elástica e melhora a postura.

É um esporte simétrico, portanto, é um excelente complemento para disciplinas assimétricas (como tênis ou esgrima).

Finalmente, permite um desenvolvimento físico harmonioso e promove a coordenação sem sobrecarregar o aparelho locomotor.

Geralmente, não é recomendado para crianças com problemas de ouvido!

Atletismo

Atletismo

Atletismo – Foto: Freepik

Este “pré-atletismo” é excelente como base motora e deve ser realizado com tempo e esforço proporcionais à idade da criança. Começando com movimentos simples e instintivos, as atividades se transformarão em correr, pular e arremessar.

Todas as atividades têm como objetivo o desenvolvimento de habilidades de coordenação e ampliação de estímulos motores. Sendo principalmente um esporte individual, as crianças aprendem a assumir responsabilidade direta por seus sucessos ou fracassos.

Aprendem que o sucesso pessoal é fruto exclusivamente do próprio empenho e constância na formação, perseguindo o objetivo de se aperfeiçoar em qualquer nível.

Tênis e esgrima

Estes também são esportes individuais e promovem um senso de responsabilidade e concentração. Os percursos podem ser iniciados a partir dos 6-7 anos, mas é aconselhável combiná-los com uma atividade que restaure a simetria (por exemplo, natação).

Ambos desenvolvem coordenação, habilidades motoras e fortalecimento do tronco, pernas e visão!

Dança

Esporte para crianças

Dança – Foto: Freepik

Dançar não é apenas se mexer e se divertir ao ritmo da música. Em vez disso, é uma combinação perfeita de atividade física, interação social e estimulação mental.

Na verdade, a dança melhora a qualidade de vida de várias maneiras: saúde, autoconfiança, auto expressão, socialização, relaxamento e diversão.

O principal benefício é a postura correta. A dança clássica favorece uma postura correta graças ao trabalho contínuo dos músculos das costas e ombros, a coluna se alonga.

Futebol

A idade adequada para começar a jogar futebol é de 7 a 8 anos: como acontece com outros esportes coletivos, na verdade, antes dessa idade a criança é muito pequena para entender certas regras e cumprir funções.

Os benefícios deste esporte são muitos:

  • melhora a capacidade respiratória;
  • estimula a compreensão do espírito de equipe;
  • promove a coordenação;
  • desenvolve velocidade e resistência.

No entanto, o futebol tem duas contraindicações: desenvolve principalmente os membros inferiores e pode incitar a competição excessiva (mas esta é uma característica de todos os esportes praticados em nível competitivo).

Judô e caratê

Para crianças a partir dos 5 anos, as artes marciais são uma excelente solução desportiva, visto que se prestam de forma ideal para apoiar as funções associadas ao desenvolvimento da idade. Em particular, o aspecto psicológico parece se beneficiar.

Para esse esporte, as crianças precisam de força e de coordenação neuromotora, que virão com o tempo, mas podem ser úteis para crianças tímidas e inseguras porque inspiram confiança em suas habilidades e, para as mais animadas, porque ensinam a controlar sua agressividade.

A competitividade é indicada no caratê a partir dos 10 anos, para o judô a partir dos 14 anos.

Mini basquete e mini vôlei

Esporte para crianças

Basquete – Foto: Freepik

Como o futebol, ambos são esportes que estimulam o espírito de equipe.

A introdução deste esporte deve se concentrar em uma faixa etária entre 7 e 8 anos, pois é necessário já ter desenvolvido uma boa coordenação neuromuscular, ambas as atividades trabalham as pernas e braços, alongam a coluna e fortalecem os músculos abdominais. Habilidades como coordenação e precisão também são desenvolvidas.

Bicicleta

Ajuda a ganhar autoconfiança, ensina o equilíbrio e fortalece os membros inferiores.

Andar de bicicleta na maior parte do tempo você aprende durante uma tarde no parque com mamãe e papai, e a partir desse momento pode ser uma maneira agradável de passar um domingo ao ar livre todos juntos. Geralmente, começamos a nos mover sem rodas por volta dos 4-5 anos.

Patinação

A patinação desenvolve habilidades de coordenação. É um esporte que pode ser iniciado bem cedo, por volta dos 5 anos, mas deve ser acompanhado de uma atividade genérica, como natação ou ginástica, pois estimula principalmente os membros inferiores.

Assim como a bicicleta, ela permite que você aprenda um equilíbrio diferente do que está acostumado, sendo uma excelente oportunidade para desenvolver habilidades de coordenação.

Yoga

Esporte para crianças

Criança fazendo Yoga – Foto: Freepik

Essa é uma prática adequada para qualquer criança, mas é especialmente indicada para crianças que têm dificuldade em ficar paradas, ou que são agressivas, ansiosas, medrosas ou com distúrbios de atenção e aprendizagem.

Capoeira

A capoeira é indicada a partir de 4 anos de idade. O esporte desenvolve o senso de ritmo, escuta e mobilidade, além de mais consciência do seu corpo.

A capoeira também ensina a abordar diferentes culturas.