Incentivar a prática de esportes entre a garotada é praticamente um dever que nós, pais, temos que assumir se queremos que nossos filhos cresçam com saúde. Para isso, o mais bacana é abrir a cabeça e oferecer um leque de opções para que a criança escolha a modalidade em que se sentir mais à vontade. Aqui no blog, por exemplo, eu já mostrei que atividades ainda não muito convencionais como capoeira e yoga têm inúmeros benefícios para oferecer aos pequenos! E, nesse post, eu venho falar de mais um esporte muito legal e pouco divulgado: o futebol feminino.

futebol feminino

futebol feminino. Foto: freepik

Estou enaltecendo o futebol feminino porque, ainda hoje, não são todos os pais que cogitam oferecer a prática do esporte às filhas (mas é evidente que, entre os meninos, jogar bola também faz um bem danado!).

Para quebrar esse tabu, eu listo abaixo 8 motivos para os pais verem que futebol também é coisa de menina – e, se algum preconceito restar, eu espero que esse post quebre.

Publicidade

Vem ver (e não deixa de me contar nos comentários a experiência da sua casa, se você tem uma mini craque!):

8 motivos para os pais verem que futebol também é coisa de menina

1- Futebol é um exercício completo

Quem não curte muito futebol às vezes se pergunta: “mas que graça tem ficar correndo atrás de uma bola?”. Mas se não tem graça para uns, para quem está em campo não só tem graça, como exige um baita de um esforço físico!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Acredite: ficar correndo pelo gramado é um exercício e tanto. O treino de futebol feminino é repleto de movimentos que trabalham a resistência física e os músculos do corpo todo, das pernas aos braços!

2- Trabalha o cérebro

Mais uma grande vantagem da prática de futebol feminino é o esforço mental, porque, antes de cada partida, todo um planejamento tático é trabalhado.

Isso consiste na definição de estratégias que serão utilizadas em campo e exige da jogadora uma percepção rápida durante o jogo (especialmente quando, na prática, o que foi planejado foge do roteiro por algum motivo!).

meninas jogadoras de futebol conversando

meninas jogadoras de futebol conversando. Foto: freepik

Publicidade

3- Estimula o espírito de equipe

O futebol, assim como qualquer esporte praticado em grupo, acumula a grande vantagem de incentivar o espírito de equipe.

E isso é extremamente enriquecedor, porque a criança aprende desde cedo o quanto é importante criar uma rede de apoio, contar (e ajudar!) os amigos e dividir o peso das responsabilidades. A sociabilidade é bastante trabalhada no futebol feminino.

Veja também: 7 dicas para levar seu filho ao estádio de futebol

4- Cria confiança

Estar em uma partida de futebol também implica em enfrentar medos: é preciso coragem para impedir que o time adversário domine a bola, para tentar assumir o comando quando a bola é perdida e, claro, para chegar ao gol.

Saber se defender e se preparar para dividir a bola com as colegas é um baita aprendizado de confiança, que acaba refletindo em todos os aspectos da vida também.

menina feliz com troféu na mão

menina feliz com troféu na mão. Foto: freepik

Publicidade

5- Ajuda a relaxar

A prática de esportes resulta na liberação de endorfina, um calmante natural produzido pelo nosso corpo.

Resultado? O futebol ainda vai proporcionar às meninas momentos de relaxamento e alívio da ansiedade e estresse (tem coisa melhor durante uma semana de provas?).

6- Incentiva o crescimento sem preconceitos

Como eu disse no início do texto, ainda hoje o preconceito contra meninas no futebol é muito grande, infelizmente. E nós, pais, temos um poder significativo de mudarmos condicionamentos ruins como esse, comuns da nossa geração, para que eles não existam no futuro.

Então, basta ensinar aos nossos filhos que a realidade é outra. Nesse sentido, apostar em atitudes como incentivar a prática de meninas em um esporte majoritariamente masculino é bem transformador (para que elas cresçam com outra cabeça e influenciem mais crianças).

Veja também: Tema de festa: futebol (para meninas!)

7- Cria representatividade

O futebol feminino não tem nem de longe a repercussão que o masculino tem. E, se as jogadoras não aparecem tanto na mídia, como criar exemplos para que nossas filhas se inspirem?

Para criar referências, nada melhor que mostrar a elas, na prática, que a presença de meninas no futebol também é uma realidade (e ainda incentivamos as pequenas a quererem saber mais sobre as nossas craques, aumentando o leque das meninas de mulheres inspiradoras!).

menina jogadora de futebol

menina jogadora de futebol. Foto: freepik

8- Prova que elas também podem

Ainda no sentido do tópico acima, a prática de futebol feminino é muito bacana porque mostra que as meninas também são extremamente capazes! Provando a elas que uma garota pode, sim, se sair muito bem em um esporte tão marcado como “masculino”.

Essas meninas vão ganhar uma baita aula de empoderamento feminino e igualdade de direitos entre gêneros (assuntos que parecem coisa de gente grande mas que, na prática e com atividades gostosas, podemos introduzir aos nossos pequenos com facilidade – e o futuro vai mostrar que vale a pena!).

Não se esqueça, você também pode se envolver

Todos esses benefícios estão disponíveis para sua filha, mas há um elemento-chave que será a base: seu apoio. Incentivar sua filha e apoiá-la até mesmo nos momentos difíceis no esporte será crucial para seu sucesso e crescimento como um todo.

Lembre-se de que forçá-la a fazer mais é bom em pequenas medidas. No entanto, sempre tente deixar sua ambição guiar o caminho a seguir. Assistir seu filho jogar futebol não é apenas emocionante; é importante vê-la se desenvolver e se tornar uma mulher jovem.

Os esportes têm um poder transformador pelas maneiras como ensinam o trabalho em equipe, a cooperação e a liderança. Quando você combina essas coisas com os benefícios da aptidão física, é realmente um excelente esporte para meninas em todo o mundo.

Pense em perguntar a sua filha sobre o interesse dela hoje!